Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Todas as nossas dicas para se tornar boxeadora profissional ou amadora

De Glicia, publicado dia 21/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Guia para mulheres que desejam começar no boxe

As mulheres têm se interessado cada vez mais pelas artes marciais e esportes de luta. Atividades consideradas exclusivamente masculinas até alguns anos atrás, hoje em dia as mulheres representam mais da metade dos inscritos nas aulas de boxe em academias.

A indústria esportiva, em especial o setor fitness, soube explorar a crescente demanda do público feminino e desenvolveu diferentes modalidades inspiradas dos esportes de combate, adaptadas aos gostos e necessidades femininas.

Para aquelas que ainda estão reticentes em começar a praticar boxe por acharem que se trata de um esporte muito masculinizado, existe a opção de aulas 100% femininas, que combinam movimentos de boxe e exercícios como agachamento, afundo, abdominais e flexões que garantem um trabalho corporal completo.

As mulheres que, pelo contrário, não têm medo do confronto direto e desejam praticar uma modalidade de boxe tradicional, podem se inscrever em academias especializadas em artes marciais.

Preparamos um pequeno guia para ajudá-la a escolher qual esporte de combate escolher e onde praticá-lo. Continue lendo!

Mude seu corpo praticando boxe

Muitas mulheres buscam perder peso e ter um corpo mais em forma e saudável. Em alguns casos, o ganho de peso pode estar ligado a um acontecimento específico, como um período de estresse e ansiedade, uma gravidez, ou ainda um período de convalescência.

emagrecimento saudável com artes marciais Se você busca perder peso, saiba que as aulas de boxe podem te ajudar!

Independente do motivo pelo qual você ganhou uns quilos a mais, para perdê-los e recuperar uma boa forma física não tem muito segredo! É preciso se exercitar com frequência e dar preferência a uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

Alguns esportes são conhecidos por serem muito mais eficazes quando o assunto é perda de peso. É o caso do boxe e nós vamos te explicar o porque.

Uma hora de treino de boxe pode queimar até 1.000 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos. Além disso, o boxe ajuda a perder a gordura visceral, aquela que fica por trás da parede abdominal, e que em grande quantidade pode ser um fator de risco importante, desencadeando problemas de saúde, inclusive doenças cardiovasculares.

Outro aspecto muito positivo do boxe é que além de queimar gordura, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima saúde.

Em geral, começamos a praticar uma atividade física por diferentes motivos: ganhar tonus muscular, aumentar a autoestima, ter uma vida mais saudável, recuperar o corpo depois de uma gravidez, emagrecer, etc.

O mais legal de praticar boxe é que por ser uma atividade super completa, pouco importa seu objetivo. A sessão de boxe  trabalha todos os músculos do corpo, especialmente da barriga e dos ombros.

E não se esqueça que, o esporte sozinho não faz milagres! Para obter bons resultados e emagrecer de forma saudável é necessário manter uma alimentação correta e uma boa higiene de vida, ou seja: consumir alimentos naturais como vegetais e proteínas de qualidade, não abusar de bebidas alcoólicas, beber pelo menos 1,5 litro de água por dia e dormir bem.

Descubra como o boxe pode te ajudar a perder peso!

Quais as diferenças entre boxe masculino e feminino?

De forma geral, qualquer pessoa que não tenha nenhum problema de saúde ou restrição médica pode praticar boxe. Mas então, por que fala-se tanto em boxe feminino e boxe masculino?

prática de boxe por homens e mulheres Boxe feminino é um termo genérico para se referir às modalidades inspiradas do boxe e voltadas ao público feminino.

Esta nada mais é do que uma maneira de falar. Não existe boxe feminino e masculino, a não ser quando nos referimos às categorias de competição em torneios e Jogos Olímpicos, mas as regras do esporte são as mesmas para ambos os sexos.

O que existe, e que pode ser classificado de forma genérica pelo termo “boxe feminino”, são modalidades derivadas do boxe e de outros esportes de combate que foram desenvolvidas levando em consideração a demanda do público feminino.

As mulheres geralmente buscam atividades que ajudam a modelar e tonificar o corpo, mas muitas delas não tem interesse no confronto direto. Assim, “boxe feminino” é um termo genérico usado para classificar estas atividades.

A indústria fitness soube responder a crescente demanda feminina por esportes de luta e adaptou o boxe para as mulheres. As aulas de boxe que geralmente encontramos nas academias, tem por objetivo oferecer uma atividade física diferenciada às mulheres, permitindo que elas possam usufruir dos benefįcios do boxe como, perda de peso e tonificação muscular, sem para tanto entrarem em um confronto direto.

Aliás, estas aulas de boxe são normalmente sem contato físico. Os ataques e golpes são apenas simulados e geralmente os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo à corpo com o auxílio de patas de ursos, evitando assim o risco de se machucarem.

Na aula de boxe feminino, a ênfase é dada aos seguintes aspectos:

  • Um treinamento intenso e completo que permite aumentar a força, resistência e agilidade,
  • Técnicas de auto-defesa que podem ser úteis na vida quotidiana,
  • Aulas para aprender as técnicas de ataque e defesa corretas,
  • Exercícios suplementares que ajudam a melhorar a flexibilidade, aumentam a definição muscular e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Ainda acha que boxe é um esporte masculino? Veja nosso artigo sobre esportes de combates para homens e mulheres!

Onde as mulheres podem fazer aulas de boxe?

Para fazer aulas de boxe nas grandes metrópoles brasileiras o ideal é se inscrever em uma academia que ofereça a modalidade ou procurar clubes especializados em lutas e artes marciais.

aprender boxe para mulheres, professor Seja na academia ou com professor particular, praticar boxe traz muitos benefícios para o corpo.

Veja algumas academias na cidade de São Paulo:

  • Reebok Sports Club: as aulas de lutas na Reebok Sports Club oferecem um mix de atividades que melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a força, a potência muscular e a flexibilidade ao mesmo tempo;
  • Academia de Artes Marciais Attack: entre as modalidades de lutas e artes marciais oferecidas estão: Tae Kwon Do, Muay Thai, Capoeira e Boxe;
  • Funcional Fight Club: criado pelo ex-lutador de MMA, Eduardo Munra, faixa-preta em Jiu-jitsu, o espaço oferece aulas de Funcional Fight, modalidade de aulas especialmente desenvolvida para o público feminino, inspirada em diferentes tipos de lutas.

No Rio de Janeiro o melhor lugar para fazer esportes de combate é na academia Team Nogueira, uma das maiores redes de academias de artes marciais do mundo, fundada pelos irmãos Nogueira, renomados atletas de MMA. Os irmão inovaram o mercado ao trazer o método de treinamento de atletas profissionais para pessoas comuns.

Outra boa academia onde você pode fazer aulas de boxe é a Bodytech, uma rede de academias presente em diferentes cidades brasileiras. Dependendo da unidade, a academia oferece diferentes modalidades de lutas. Para mais informações acesse o site do estabelecimento (https://www.bodytech.com.br) e veja quais aulas são oferecidas em sua cidade.

Além das academias você ainda tem a opção de fazer suas aulas de boxe e outras artes marciais com um professor particular. Praticar boxe com um professor a domicílio traz muitas vantagens, como aulas individuais e personalizadas, um acompanhamento frequente, dicas e conselhos de um profissional qualificado, além da comodidade de fazer suas aulas na sua própria casa.

Na nossa plataforma Superprof você encontra os melhores atletas e profissionais esportivos, que te darão dicas e conselhos para seguir um plano de treinamento infalível.

Quer começar a praticar boxe? Descubra onde as mulheres podem praticar lutas.

Esportes de combate para mulheres: qual escolher?

A indústria fitness viu nesta crescente popularidade do boxe uma oportunidade para desenvolver novas modalidades e oferecer cada vez mais atividades diversificadas ao público feminino.

esportes de lutas para mulheres onde praticar O que você prefere: aulas 100% femininas ou em academias mistas?

Assim, há hoje  no mercado diferentes opções para as mulheres que querem praticar um esporte de luta, mas sem os riscos de se machucarem.

Separamos 3 opções de esportes de combate que te ajudarão a emagrecer e deixar o corpo em forma.

Funcional Fight

Eduardo Munra, ex-lutador de MMA, teve a brilhante idéia de criar o Funcional Fight. Ele explica que começou a observar o que suas alunas gostavam ou não nas aulas de luta e percebeu que a maioria delas não se interessavam pelo confronto direto, pois não queriam se machucar durante a atividade.

O Funcional Fight é um tipo de aula especialmente voltada para o público feminino, que traz todos os benefícios dos esportes de combate, mas sem confronto direto. Muitas famosas já aderiram a esta atividade que promete emagrecimento, perda de gordura localizada, ganho de força e aumento da flexibilidade e agilidade.

Body Combat

Outra atividade inspirada nos movimentos de lutas e muito popular entre as mulheres é o Body Combat, criado pela gigante do setor fitness, Les Mills. O Body Combat é uma aula que combina movimentos de diversos tipos de artes marciais, como karatê, boxe, tai chi chuan e muay thai.

O exercício não apenas auxilia na queima de gordura, como também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e a flexibilidade.

Aeroboxe

uma atividade que vem ganhando muito destaque entre as mulheres também é o Aeroboxe. O Aeroboxe é uma modalidade de atividade que simula um treino de boxe, voltado para quem deseja tonificar os músculos e queimar muitas calorias.

Trata-se de uma atividade aeróbica, que ajuda a queimar gordura e trabalhar o sistema cardiovascular. É uma alternativa mais eficaz se comparada aos exercícios aeróbicos tradicionais, pois produz um ganho mais rápido de força muscular e flexibilidade além de perda de peso.

Confira os melhores esportes de combate para mulheres!

Esperamos que com esse guia você consiga encontrar a aula certa para os seus objetivos 🙂

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Roberta Andrade Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Roberta Andrade
Convidado
Roberta Andrade

muito legal as informações. estou pensando em começar a fazer boxe e as dicas ajudaram.