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Esportes de combate para mulheres: qual escolher?

De Glicia, publicado dia 28/04/2019 Blog > Esporte > Boxe > Os melhores cursos para boxeadoras profissionais e amadoras

Praticado em academias, ou mesmo profissionalmente, o boxe tem grandes atletas femininas no Brasil. Como Adriana Salles, primeira campeã brasileira da categoria  boxe feminino, e Duda Yankovich, nascida na Sérvia, naturalizada brasileira, campeã mundial em 2006 pela WIBA  (Women’s International Boxing Association).

Apesar dos preconceitos que muitas boxeadoras ainda sofrem e da falta de patrocínio, o esporte continua se destacando entre as mulheres. Segundo dados da Federação Paulista de Boxe, mais de 70% dos alunos de boxe em academias do estado de São Paulo são do sexo feminino.

Mas, porque ainda existe tanto preconceito com relação a este esporte? O boxe é uma antiga arte marcial que surgiu na Grécia, por volta do século VIII a.C. Ele é derivado do pugilato e do pancrácio. No pugilato, os lutadores podiam atacar somente com os punhos, já o pancrácio era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado uma prova extremamente violenta.

mulheres no mundo da luta Apesar de ainda existir muito preconceito, as mulheres vêm conquistando espaço no mundo dos esportes de combate.

Assim, desde a antiguidade até o surgimento do boxe moderno, esta era uma disciplina totalmente reservada aos homens, associada à preparação física para a guerra ou ao entretenimento masculino. Apenas em meados do século XIX o boxe foi classificado como um esporte de combate e fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de 1920.

Desta forma, é compreensível que muitas mulheres não manifestem nenhum interesse em esportes de combate, pois durante séculos esta foi considerada uma atividade exclusivamente masculina.

Entretanto, os tempos mudaram e as mentalidades estão evoluindo. Hoje em dia muitas mulheres escolhem o boxe como atividade física principal e não é para menos, pois o esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e a saúde.

Você sabe como escolher suas aulas de boxe? Neste artigo nós te contaremos tudo que você precisa saber!

Não deixem de conferir nosso guia para mulheres que desejam aprender boxe!

O que você deve saber antes de começar a fazer aulas de boxe

Não é novidade que as mulheres aderiram às aulas de boxe e a demanda feminina por este esporte só tem aumentado nas academias.

Não é para menos! Aulas de boxe trazem muitos benefícios, tanto do ponto de vista físico, como emocional. O boxe pode te ajudar a ter um corpo mais forte, definido e saudável, e isso se reflete diretamente no seu bem-estar e na auto-estima.

Para lutar boxe é preciso ter uma boa coordenação motora e ser ágil nos movimentos.  Você deve estar preparada para ser o alvo de um golpe e reagir prontamente para se esquivar ou se defender ao mesmo tempo que tanta atacar seu oponente. A continuidade da prática garantirá que que você evolua e tenham maior consciência corporal para conciliar defesa e ataque.

E se você tem medo de praticar boxe, pois acha que vai se machucar ou que este é um esporte masculino, esqueça esses preconceitos! De olho no público feminino, hoje em dia há academias que estão investindo em turmas exclusivas para mulheres.

Além disso, para se proteger e evitar de se machucar, o uso de alguns acessórios é recomendado. Você pode investir em protetores bucais e, claro, em luvas de boxe. As bandagens também são recomendadas e devem ser usadas por baixo das luvas, para prevenir um roxo aqui ou ali, e para aumentar a potência do soco.

Convencida? Se ainda está reticente, veja a seguir  alguns dos benefícios que o boxe pode te proporcionar.

Como as aulas de boxe podem te ajudar a manter a boa forma?

Quando você precisa perder peso, nem sempre as aulas oferecidas na academia respondem de forma eficiente seus objetivos. As aulas de Zumba, Body Pump, entre outras são ótimas para se movimentar e queimar umas calorias.

aulas de boxe para entrar em forma Tenha um corpo forte e saudável praticando boxe!

Mas, se o que você deseja é uma boa perda de peso, ganhar força e definição muscular, já pensou em testar as aulas de boxe? O boxe é uma atividade cardiorrespiratória que pode ajudar muitas pessoas a se sentirem mais seguras e felizes com a imagem que veem no espelho.

O esporte pode garantir queima calórica e estímulo extra para o funcionamento metabólico, o que garante um emagrecimento saudável  e redução das medidas desejadas de forma rápida. Dependendo da intensidade dos golpes e do condicionamento físico, pode-se eliminar até até mil calorias durante uma aula de boxe.

O índice de obesidade no Brasil subiu muito nos últimos anos. Estima-se que que quase metade da população brasileira esteja acima do peso.

Os problemas ligados ao sobrepeso vão muito além das questões estéticas. Trata-se, na verdade, de uma questão de saúde pública, pois a obesidade pode desencadear outras doenças e prejudicar a saúde e qualidade de vida da pessoa como um todo.

Em alguns casos, o ganho de peso pode estar ligado a um acontecimento específico, como um período de estresse e ansiedade, uma gravidez, ou ainda um período de convalescência.

Independente do motivo pelo qual você ganhou uns quilos a mais, para perdê-los e recuperar uma boa forma física não tem muito segredo! É preciso se exercitar com frequência e dar preferência a uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

O mais legal de praticar boxe é que por ser uma atividade super completa, pouco importa seu objetivo. A sessão de boxe  trabalha todos os músculos do corpo, especialmente da barriga, das pernas (no caso do muay thai ou boxe françês) e dos ombros.

Tenha um corpo forte e definido praticando boxe

No boxe, todos os músculos do corpo são solicitados. Trata-se de uma atividade super completa, que além de definir a musculatura, ajuda a preservar o sistema cardiovascular e prevenir doenças.

Mas, se você quer saber quais partes do corpo são mais trabalhadas na aula de boxe, veja a seguir:

  • Bíceps, tríceps e ombros,
  • Abdômen, que deve estar contraído durante todos os movimentos,
  • Qradríceps,
  • Posteriores da coxa,
  • Panturrilhas.

Praticar boxe exige uma quantidade surpreendente de força, afinal você fica o tempo todo pulando de um lado para o outro e distribuindo socos em sacos de pancadas que geralmente pesam em torno de 50 kg. No caso do muay thai, você também usa as pernas para dar chutes.

O boxe, é um exercício ótimo para a resistência dos braços, especialmente os músculos dos ombros. Por isso é um esporte que trabalha bastante a parte superior do corpo, fortalecendo a musculatura dos braços, além de trabalhar também o abdômen.

Com a crescente demanda pelo esporte, as academias hoje em dia oferecem aulas que combinam boxe e outros treinamentos de força e intensidade ao treino. Realizando exercícios de agachamentos, flexões, pranchas e outros treinos que além de te ajudarem a perder gordura, ainda ajudam a definir sua musculatura.

Boxe feminino: as diferentes modalidades derivadas do boxe tradicional

O boxe é um tradicional esporte de combate, inspirado de antigas técnicas de artes marciais. Hoje em dia é um esporte que faz muito sucesso nas academias e o motivo é simples: treinos intensos que podem queimar até mil calorias!

E não é por acaso que o público feminino também tem aderido a essa prática que ajuda bastante a emagrecer e definir o corpo. A indústria fitness viu nesta crescente popularidade do esporte uma oportunidade para desenvolver novas modalidades e oferecer cada vez mais atividades diversificadas ao público feminino.

Foi assim por exemplo que, Eduardo Munra, ex-lutador de MMA, teve a brilhante idéia de criar o Funcional Fight. Ele explica que começou a observar o que suas alunas gostavam ou não nas aulas de luta e percebeu que a maioria delas não se interessavam pelo confronto direto, pois não queriam se machucar durante a atividade.

boxe atividade física Você conhece as modalidades derivadas do boxe tradicional?

O Funcional Fight é um tipo de aula especialmente voltada para o público feminino, que traz todos os benefícios dos esportes de combate, mas sem confronto direto. Muitas famosas já aderiram a esta atividade que promete emagrecimento, perda de gordura localizada, ganho de força e aumento da flexibilidade e agilidade.

Outra atividade inspirada nos movimentos de lutas e muito popular entre as mulheres é o Body Combat, criado pela gigante do setor fitness, Les Mills. O Body Combat é uma aula que combina movimentos de diversos tipos de artes marciais, como karatê, boxe, tai chi chuan e muay thai.

O exercício não apenas auxilia na queima de gordura, como também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e a flexibilidade.

Por fim, uma atividade que vem ganhando muito destaque entre as mulheres também é o Aeroboxe. O Aeroboxe é uma modalidade de atividade que simula um treino de boxe, voltado para quem deseja tonificar os músculos e queimar muitas calorias.

Trata-se de uma atividade aeróbica, que ajuda a queimar gordura e trabalhar o sistema cardiovascular. É uma alternativa mais eficaz se comparada aos exercícios aeróbicos tradicionais, pois produz um ganho mais rápido de força muscular e flexibilidade além de perda de peso.

Descubra como o boxe pode te ajudar a perder peso!

Como escolher suas aulas de boxe de acordo com seus objetivos?

Como já mencionamos, o boxe traz inúmeros benefícios para o corpo e a saúde. Uma hora de treino de boxe queima muitas calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.

Além disso, o boxe ajuda a perder a gordura a visceral, que fica por trás da parede abdominal. Em grande quantidade, este tipo de gordura pode aumentar os riscos de problemas  cardiovasculares. Por isso é importante controlar a alimentação e praticar atividades físicas com frequência.

Outro aspecto muito positivo do boxe é que além de queimar gordura, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima forma e condicionamento.

escolha de esporte de combate para mulheres O boxe é um esporte super completo e ajuda a definir o corpo.

Então, dependendo do seu objetivo, escolher a atividade mais adaptada é sempre o recomendado. Que tipo de resultado você busca exatamente?

  • Perder peso de forma geral?
  • Tonificar uma parte específica do corpo?
  • Queimar gordura abdominal?
  • Ganhar massa magra?
  • Aumentar a força e a resistência?

Existem diferentes tipos de boxe e cada um deles pode te ajudar a atingir seus objetivos de maneira mais eficiente. Entre os tipos de boxe mais tradicionais estão: boxe inglês, boxe francês, boxe tailandês e boxe americano.

  • Boxe inglês: nesta modalidade usa-se somente os punhos, então esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores;
  • Boxe francês: os participantes usam tanto os punhos quanto os pé. O boxe francês, também chamado de savate, é uma atividade aeróbica ideal para quem deseja afinar a silhueta;
  • Boxe tailandês: também conhecido como muay thai, no boxe tailandês usa-se os pés, os punhos e também os cotovelos e joelhos. É uma atividade de alta intensidade, que trabalha todo o corpo e queima muitas calorias;
  • Boxe americano: é também conhecido como boxe full-contact e como o nome indica, permite o contato total entre os oponentes. Durante o combate os dois adversários ficam extremamente próximos um do outro. Não é uma modalidade muito comum em academias e também menos popular entre as mulheres.

Há ainda outras modalidades de esportes de combate que misturam diferentes artes marciais, inclusive boxe. É o caso do MMA. Uma aula de MMA exige um excelente condicionamento físico e trabalha diferentes habilidades e diferentes partes do corpo.

Apesar de ser um esporte bastante violento, tem chamado a atenção de muitas mulheres. Temos, inclusive, grandes lutadoras e campeãs de MMA brasileiras, como Amanda Nunes e Cris “Cyborg”.

Para aquelas que ainda têm medo de começar a praticar esportes de combate por acharem que se trata de atividades muito masculinizadas, existe a opção de aulas 100% femininas, inspiradas nos movimentos praticados no boxe e outras lutas.

Estes tipos de boxe para mulheres foram pensados para agradar e responder às necessidades femininas. Geralmente, essas aulas são combinadas a outros exercícios como agachamento, afundo, abdominais e flexões que garantem um trabalho corporal completo, modelam o corpo, afinam a silhueta e proporcionam um corpo mais definido e harmonioso.

Ainda acha que boxe é um esporte masculino? Veja nosso artigo sobre esportes de combates para homens e mulheres!

Como começar a praticar aulas de boxe para mulheres?

Para se iniciar no boxe você pode começar fazendo aulas em uma academia. Nas grandes capitais brasileiras você encontra diferentes opções de curso de boxe, para todos os gostos e todos os bolsos.

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Em São Paulo você pode fazer boxe na Reebok Sports Club ou na Funcional Fight Club. Esta última é especializada apenas em Funcional Fight, modalidade inspirada de diferentes artes marciais e desenvolvida especialmente para as mulheres.

Já quem mora no Rio de Janeiro tem a possibilidade fazer aulas de boxe e outros esportes de combate na Team Nogueira, uma das maiores redes de academias de artes marciais do mundo. Fundada pelos irmãos Nogueira, renomados atletas de MMA, a academia inovou o mercado ao trazer o método de treinamento de atletas profissionais para pessoas comuns.

Outra academia que oferece aulas de boxe é a Bodytech, uma rede de academias presente em diferentes cidades brasileiras, e que oferece um altíssimo padrão de qualidade e de serviço.

Mas, se você deseja ir mais longe e aprender todas as técnicas do boxe e, quem sabe, participar de competições, nosso conselho é que você contrate um professor particular.

Com um professor particular você poderá ter aulas de:

  • Diferentes tipos de boxe: inglês, francês, thai, etc;
  • Aulas de boxe combinadas com exercícios para tonificar e definir os músculos;
  • Aulas de defesa pessoal;
  • Aulas de MMA;
  • Treinamento e preparação para uma competição;
  • E muito mais.

No Superprof, nossos professores possuem todas as qualidades necessárias para dar aulas de boxe. Além de serem apaixonados pelo que fazem, eles dedicam sua carreira para transmitir essa paixão, ensinar as táticas de combate e compartilhar sua experiência no esporte.

Se você é iniciante, pode fazer uma primeira aula gratuita com os melhores atletas e profissionais esportivos, que te darão dicas e conselhos para seguir um plano de treinamento infalível, de acordo com seus objetivos.

Praticar boxe com um de nossos “super profes” traz muitas vantagens: aulas individuais e personalizadas, acompanhamento e orientação para otimizar seus treinos, dicas e conselhos de um profissional qualificado e experiente, sem falar da comodidade de fazer suas aulas de boxe na sua própria casa.

Mais especificamente, um professor particular de boxe vai te ensinar tudo que você precisa saber sobre o esporte e te ajudará a seguir um treinamento adaptado aos seus objetivos.

Quer começar a praticar boxe? Descubra onde as mulheres podem praticar lutas.

Alimentação saudável e boxe: uma dupla imbatível

Você sabia que nosso corpo consome energia em forma de calorias o tempo todo, inclusive quando estamos dormindo ou em repouso? Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, nosso organismo precisa de energia e para oferecer esta energia ao corpo, precisamos consumir  os alimentos certos, no momento certo.

Nós acreditamos que um profissional especializado em nutrição é indispensável para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Após uma avaliação e alguns exames para verificar se sua saúde está em ordem e se você não tem nenhum tipo de alergia, ele irá elaborar cardápios contendo a quantidade de calorias correta para seu corpo e para o seu gasto calórico médio.

O nutricionista adaptará sua alimentação em função dos seus objetivos e da sua rotina de exercícios. Quem pratica boxe com frequência precisa dar uma atenção especial aos macronutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo seu corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Se seu objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, você terá que aumentar seu consumo de proteínas. Outro aspecto importante quando se busca perder peso ou apenas melhorar a forma física, é entender que a mudança deve ser gradativa e que o mais indicado é fazer uma reeducação alimentar, para evitar o tão temido efeito sanfona. O nutricionista também pode orientá-lo nesse quesito, mostrando quais alimentos são melhores e quais devem ser evitados ou consumidos raramente.

alimentos adaptados prática esportiva Uma boa alimentação associada ao esporte traz muitos benefícios para a saúde!

Veja a seguir nossas dicas para comer bem e de forma saudável para perder peso:

  1. Planeje e prepare suas refeições da semana com antecedência: quando você tem um planejamento, é muito mais fácil se manter na dieta e evitar de comer alimentos sem nenhum valor nutricional. Isso também vai ajudá-lo a preparar refeições mais variadas;
  2. Nunca vá ao supermercado com fome: este é um dos erros mais comum que as pessoas cometem. Quando estamos com fome, temos tendência a refletir menos sobre o que vamos comer e acabamos sempre indo pelo caminho “mais fácil” dos alimentos industrializados cheios de gorduras e açúcar;
  3. Coma devagar e mastigue bem os alimentos: tente fazer suas refeições com calma e em um ambiente tranquilo. Mastigar cada garfada muitas vezes e devagar não só vai ajudá-la a saborear melhor os alimentos, como também vai favorecer a digestão;
  4. Faça pequenos lanches entre as refeições: fazer pequenos lanches ajuda a manter seu corpo nutrido e a dividir melhor as refeições para comer menos e de forma mais saudável. Para seus snacks privilegie alimentos ricos em nutrientes como iogurtes, castanhas de todos tipos, frutas secas, pães a base de farinha integral e grãos, frutas frescas, etc.;
  5. Insira muitas fibras na sua alimentação: este nutriente traz benefícios para o organismo porque, além de estimular a digestão de forma correta, também pode ser um grande aliado para combater o colesterol. Tente ingerir diariamente alimentos que contenham fibras como a frutas, os legumes, pães e cereais integrais.

 

 

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