Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Esportes de combate: como as mulheres ganharam espaço?

De Glicia, publicado dia 12/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Quais as diferenças entre boxe feminino e masculino?

Não é novidade que cada vez mais as mulheres têm se interessado pelos esportes de combate. Atividades consideradas muito masculinizados até alguns anos atrás, hoje em dia as artes marciais, em especial o boxe, têm se adaptado para agradar ao público feminino.

Diferentes modalidades derivadas do boxe surgiram para responder a demanda feminina, como o aeroboxe, uma versão fitness do boxe tradicional, ou ainda o funcional fight, focalizado essencialmente nas necessidades e objetivos das mulheres.

O boxe é um dos esportes mais completos que existe, pois além de queimar gordura e ajudar no emagrecimento, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima saúde. Uma hora de treino de boxe queima entre muitas calorias.

De forma geral, qualquer pessoa que não tenha nenhum problema de saúde ou restrição médica pode praticar boxe. Mas então, por que fala-se tanto em boxe feminino e boxe masculino?

Esta nada mais é do que uma maneira de falar. Não existe boxe feminino e masculino, a não ser quando nos referimos às categorias de competição em torneios e Jogos Olímpicos, mas as regras do esporte são as mesmas para ambos os sexos.

O que existe, e que pode ser classificado de forma genérica pelo termo “boxe feminino”, são modalidades derivadas do boxe e de outros esportes de combate que foram desenvolvidas levando em consideração a demanda do público feminino.

As mulheres geralmente buscam atividades que ajudam a modelar e tonificar o corpo, mas muitas delas não tem interesse no confronto direto. Assim, “boxe feminino” é um termo genérico usado para classificar estas atividades. Aliás, sempre que o citarmos neste e em outros artigos do mesmo tema, estaremos nos referindo às modalidades fitness, praticadas em academias.

Neste artigo em especial nós preparamos um guia explicativo para você entender como estas diferenças funcionam na prática. Continue lendo!

Não deixem de conferir nosso guia para mulheres que desejam aprender boxe!

A evolução do boxe ao longo dos séculos

Originalmente, o boxe é uma antiga disciplina que surgiu na Grécia, por volta do século VIII a.C. Ele é derivado do pugilato e do pancrácio.

No pugilato, os lutadores podiam atacar somente com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro para protegê-los.

Já o pancrácio era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado uma prova extremamente violenta, cujos concorrentes poderiam vir a morrer. Tudo era permitido, com exceção de enfiar dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder.

homens e mulheres que praticam boxe Desde a antiguidade até o surgimento do boxe moderno, a disciplina era exclusivamente masculina.

Assim, desde a antiguidade até o surgimento do boxe moderno, esta era uma disciplina totalmente reservada aos homens, associada à preparação física para a guerra ou ao entretenimento masculino. Em meados do século XIX, o boxe foi classificado como um esporte de combate e logo fez sua aparição nos Jogos Olímpicos de 1920.

Entretanto, somente nos JO de 2012 foi introduzida a categoria feminina de boxe  na competição!

Desta forma, é compreensível que muitas mulheres não manifestam nenhum interesse em esportes de combate, pois durante séculos esta foi considerada uma atividade exclusivamente masculina.

Outro fator importante é o fato que muitas mulheres têm medo de praticar esportes de combate, por acharem que podem se machucar ou ficar com o corpo muito musculoso (em especial os braços). Ora, essa é uma idéia totalmente errônea!

O boxe, por si só, não permite um grande ganho de massa magra, pois se trata de uma atividade muito mais focada na resistência e na agilidade. E sobre se machucar, a menos que você queira praticar boxe de forma profissional, para competir, as aulas de boxe dispensadas em academias praticamente não têm contato direto com o adversário.

Com o aumento da demanda feminina, novas categorias surgiram, como o aeroboxe, que combina socos, pontapés e exercícios localizados para partes específicas do corpo. Esta categoria está entre as preferidas pelas mulheres, mas se trata de uma atividade fitness e não uma arte marcial.

O muay thai, este sim uma arte marcial thailandesa,  também é bastante praticado pelas mulheres, mas em uma versão mais soft, sem confronto direto. Já o aeroboxe, atividade puramente fitness também, mescla diferentes tipos de exercícios para trabalhar partes específicas do corpo.

Entre os homens, o tipo de boxe mais praticado é provavelmente o boxe inglês (pugilismo), também conhecido como “nobre arte”. O MMA, combinação de diferentes artes marciais, dentre elas o boxe, também é bastante praticado pelos homens, mas a disciplina vem conquistando o público feminino também.

A seguir veremos mais em detalhes as principais diferenças da prática do boxe por homens e mulheres.

Descubra como o boxe pode te ajudar a perder peso!

Como os homens praticam boxe?

Os homens geralmente praticam o boxe num contexto diferente das mulheres. Os homens costumam procurar por este esporte com o objetivo de participar de torneios e campeonatos e sentir a adrenalina de um confronto direto.

Isto não significa que não exista mulheres que procuram o boxe pelas mesmas razões, mas nossa proposta neste artigo é falar sobre como a indústria fitness adaptou o boxe para as mulheres.

homens e mulheres boxeadores O boxe masculino sempre teve mais destaque na mídia.

Assim, as academias especializadas em boxe são geralmente voltadas àqueles que desejam treinar e aprimorar sua técnica para o combate. Há também quem pratique boxe apenas por hobby, mas ainda assim os homens costumam escolher academias que levam o treinamento mais a sério.

Vale ressaltar que, estas academias não são masculinas. As mulheres que também desejam se profissionalizar no esporte podem frequentar uma academia especializada para treinar. Essa não é uma exclusividade dos homens!

As categorias e tipos de boxe e outros esportes de combate que geralmente encontramos em academias especializadas  são:

  • Boxe americano (ou full contact),
  • Boxe tailandês (muay thai),
  • Kickboxing
  • Boxe inglês (pugilismo),
  • Boxe francês (savate),
  • MMA (ou Mixed Martial Arts),
  • Entre outros.

Uma diferença flagrante entre homens e mulheres quando o assunto é boxe está no destaque midiático que é dado ao esporte. Assim como no futebol, no boxe é raro ouvirmos falar dos torneios e campeonatos femininos. Estes sequer são transmitidos na televisão e quando o são, a divulgação é quase inexistente.

Quer começar a praticar boxe? Descubra onde as mulheres podem praticar lutas.

A indústria fitness e o boxe feminino

Vale lembrar que, como citamos anteriormente, não existe “boxe feminino”. O termo é usado apenas para designar as modalidades esportivas inspiradas do boxe.

Então, aqui falaremos do sucesso do boxe voltado para o setor fitness, mais especificamente para o público feminino, que tem ganhado destaque nos últimos anos e que ficou popularmente conhecido como boxe feminino.

As aulas de boxe que geralmente encontramos nas academias, tem por objetivo oferecer uma atividade física diferenciada às mulheres, permitindo que elas possam usufruir dos benefįcios do boxe como, perda de peso e tonificação muscular, sem para tanto precisarem aprender todas as regras do combate.

mulheres lutadoras de boxe As mulheres escolhem o boxe por ser uma atividade intensa e dinâmica.

Aliás, estas aulas de boxe são normalmente sem contato físico. Os ataques e golpes são apenas simulados ou aplicados em um saco de pancadas. Normalmente os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo à corpo com o auxílio de patas de ursos.

O objetivo das aulas são, geralmente, melhora do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e sobretudo, se divertir praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Na aula de boxe feminino, a ênfase é dada aos seguintes aspectos:

  • Um treinamento intenso e completo que permite aumentar a força, resistência e agilidade,
  • Técnicas de auto-defesa que podem ser úteis na vida quotidiana,
  • Aulas para aprender as técnicas de ataque e defesa corretas,
  • Exercícios suplementares que ajudam a melhorar a flexibilidade, aumentam a definição muscular e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Alguns modalidades foram criadas especialmente para as mulheres que desejam se iniciar no boxe e não se sentem à vontade de frequentar uma academia mista de boxe. Outras são voltadas para objetivos específicos como emagrecimento ou pelo simples prazer de praticar uma atividade física dinâmica.

Veja algumas modalidades de boxe populares entre as mulheres:

  • Aeroboxe
  • Funcional fight
  • Boxe francês
  • Muay thai

Lembrando que, as aulas de boxe feminino na academia podem ser uma excelente forma de conhecer melhor o esporte e quem sabe, despertar o interesse em buscar aulas mais técnicas.

Confira os melhores esportes de combate para mulheres!

Conheça os benefícios proporcionados pelo boxe

Segundo Anderson Alex da Silva Corrêa, professor e ex-lutador, os benefícios da prática são inúmeros. Ainda segundo o professor, é muito comum as pessoas buscarem o boxe porque querem aprender a lutar e saber se defender. Mas, apesar do domínio da técnica e dos  movimentos ajudarem na defesa pessoal, este não é o único motivo para você se interessar pelas aulas de boxe.

boxe melhora o condicionamento Praticar boxe traz muitos benefícios para a saúde.

O esporte traz inúmeros outros benefícios para sua vida, como:

  • Melhora da coordenação motora
  • Redução do estresse
  • Saúde cardiovascular
  • Aumento da força
  • Melhora visível da composição corporal
  • Corrige e melhora da postura

Para quem quer perder peso ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções de atividade física. Os movimentos são alternados, ou seja, para dar um soco com a mão direita, você movimenta todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdômen, o peitoral, os braços até a cabeça.

Em 60 minutos de treino o participante pode queimar entre 500 e 1000 calorias. O treinamento é intenso e inclui desde pular corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, até corrida e exercícios de agilidade.

O boxe é também uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda  a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o esporte exige.

Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhora visível da postura. Outro aspecto positivo e que atrai especialmente as mulheres é a defesa pessoal.

Seja você uma mulher ou um homem, o que você precisa saber é que para progredir e melhorar sua técnica, é necessário fazer aulas de boxe com uma certa frequência.

Se na sua cidade não há boas academias de boxe, ou mesmo se você prefere aulas mais personalizadas, saiba que no Superprof você encontra aulas de boxe de todos os estilos, tanto para homens, quanto para mulheres. Não deixe de conferir!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar