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Boxe para mulheres: mude seu corpo praticando esportes de luta

De Glicia, publicado dia 11/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Como os esportes de combate podem te ajudar a emagrecer?

O boxe vai muito além de um simples esporte de combate e é, na realidade, um estilo de vida. E quando falamos em estilo de vida no âmbito esportivo, estamos necessariamente falando de cultivar hábitos saudáveis e manter uma boa higiene de vida.

Órgãos públicos de saúde como a Organização Mundial da Saúde, recomendam a prática frequente de atividades físicas para se manter em forma. Segundo o órgão público, o ideal seria praticar pelo menos 30 minutos de atividades por dia.

A prática regular de esportes traz inúmeros benefícios para a saúde, aumenta a disposição e melhora a qualidade do sono, além de contribuir para a perda de peso de forma saudável.

Hoje em dia o boxe deixou de ser um esporte exclusivamente masculino. Muitas mulheres em busca de um estilo de vida mais ativo escolhem os esportes de combate como atividade física principal. E não é para menos! O boxe é um esporte que exige mais dos seus músculos, o que estimula o aumento da resistência, da massa muscular e do metabolismo. Tudo isso sem deixar de cuidar da saúde cardiovascular.

Então meninas, prontas para entrar no ringue?

Como o boxe ajuda na perda de peso?

O índice de obesidade no Brasil subiu muito nos últimos anos. Estima-se que que quase metade da população brasileira esteja acima do peso.

Os problemas ligados ao sobrepeso vão muito além das questões estéticas. Trata-se, na verdade, de uma questão de saúde pública, pois a obesidade pode desencadear outras doenças e prejudicar a saúde e qualidade de vida da pessoa como um todo.

perder peso praticando boxe feminino. O boxe se tornou um esporte muito popular entre as mulheres.

Em alguns casos, o ganho de peso pode estar ligado a um acontecimento específico, como um período de estresse e ansiedade, uma gravidez, ou ainda um período de convalescência.

Independente do motivo pelo qual você ganhou uns quilos a mais, para perdê-los e recuperar uma boa forma física não tem muito segredo! É preciso se exercitar com frequência e dar preferência a uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

Mas, claro que alguns esportes são conhecidos por serem muito mais eficazes quando o assunto é perda de peso. É o caso do boxe e você já vai entender porque.

Uma hora de treino de boxe queima muitas calorias, dependendo da intensidade dos movimentos. Além disso, o boxe ajuda a perder a gordura visceral, que é aquela que fica por trás da parede abdominal, que em grande quantidade pode ser um fator de risco e desencadear problemas de saúde, inclusive doenças cardiovasculares.

Outro aspecto muito positivo do boxe é que além de queimar gordura, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima saúde.

Em geral, começamos a praticar uma atividade física por diferentes motivos: ganhar tonus muscular, aumentar a autoestima, ter uma vida mais saudável, recuperar o corpo depois de uma gravidez, emagrecer, etc.

O mais legal de praticar boxe é que por ser uma atividade super completa, pouco importa seu objetivo. A sessão de boxe  trabalha todos os músculos do corpo, especialmente da barriga e dos ombros.

E não se esqueça que, o esporte sozinho não faz milagres! Para obter bons resultados e emagrecer de forma saudável é necessário manter uma alimentação correta e uma boa higiene de vida, ou seja: consumir alimentos naturais como vegetais e proteínas de qualidade, não abusar de bebidas alcoólicas, beber pelo menos 1,5 litro de água por dia e dormir bem.

Qual o melhor tipo de boxe para emagrecer?

Seja para perder alguns quilos, para mudar de estilo de vida ou para modelar uma ou várias partes do corpo, emagrecer definitivamente e manter um corpo definido e saudável é possível.

mulheres que praticam artes marciais Boxe francês, boxe inglês, ou ainda as modalidades derivadas como funcional fight: qual delas escolher?

Primeiramente você precisa entender que a perda de peso durável, sem efeito sanfona, se dá através de uma mudança comportamental. Esqueça os regimes milagrosos e atividades físicas mirabolantes.

O que você precisa para emagrecer e manter a boa forma é escolher uma atividade física que ofereça um bom gasto calórico e manter uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares e produtos industrializados.

Tendo isto em mente, resta escolher a modalidade de boxe mais adequada à sua morfologia e aos seus objetivos. Que tipo de resultado você busca exatamente?

  • Perder peso de forma geral?
  • Tonificar uma parte específica do corpo?
  • Queimar gordura abdominal?
  • Ganhar massa magra?
  • Aumentar a força e a resistência?

Existem diferentes tipos de boxe e cada um deles pode te ajudar a atingir seus objetivos de maneira mais eficiente. Entre os tipos de boxe mais tradicionais estão: boxe inglês, boxe francês, boxe tailandês e boxe americano.

Todos são esportes de alta intensidade e proporcionam alta queima calórica. No boxe inglês usa-se somente os punhos, então esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores.

Já o boxe francês utiliza tanto os punhos quanto os pé, e o boxe tailandês usa os pés, os punhos e também os cotovelos e joelhos, proporcionando trabalhar todo o corpo.

O boxe americano é também conhecido como boxe full-contact e como o nome indica permite o contato total e durante o combate  os dois adversários ficam extremamente próximos um do outro.

Há ainda outras modalidades de esportes de combate que misturam diferentes artes marciais, inclusive boxe. É o caso do MMA. Uma aula de MMA exige um excelente condicionamento físico e trabalha diferentes habilidades e diferentes partes do corpo.

Para aquelas que ainda estão reticentes em começar a praticar boxe por acharem que se trata de um esporte muito masculinizado, existe a opção de aulas 100% femininas, inspiradas nos movimentos praticados no boxe. Geralmente, essas aulas são combinadas a outros exercícios como agachamento, afundo, abdominais e flexões que garantem um trabalho corporal completo.

Para obter um resultado ainda melhor, você pode alternar seu treino de boxe com outras atividades físicas: treinos de musculação para aumentar a massa muscular e ganhar força, ou ainda corrida, para melhorar o metabolismo e trabalhar o sistema cardiovascular.

O ringue é o melhor lugar para queimar calorias

Quando queremos perder peso, é normal passarmos horas pesquisando os esportes que mais queimam calorias. Quem nunca ficou umas boas horas na frente do computador procurando no Google a atividade física milagrosa para acabar com os quilos indesejáveis?

mulheres que lutam boxe Se você deseja perder peso não tenha medo de experimentar atividades intensas como o boxe.

A maioria das pessoas e o senso comum acreditam que o melhor esporte para emagrecer é a corrida. Certo, a corrida tem um grande efeito positivo na nossa saúde e ajuda a perder peso, entretanto, para que uma sessão de corrida seja de fato eficaz, é preciso que ela seja intensa.

Ora, correr por 1 hora, ou mesmo 30 minutos, a uma intensidade elevada não é assim tão fácil. Geralmente, durante uma corrida o corredor vai alternar entre momentos de alta velocidade (sprint) e momentos de velocidade constante. Em alguns casos, dependendo do condicionamento, o ritmo da corrida sera relativamente lento.

Em uma aula de boxe é possível manter o ritmo e a intensidade dos exercícios sempre elevados, e assim queimar muitas calorias em cada aula. Além do mais, a aula de “boxe feminino”, por exemplo, mescla diferentes exercícios, o que potencializa o gasto calórico e a queima de gordura em todas as partes do corpo.

Qualquer exercício físico aliado a uma boa alimentação é interessante para a perda de peso. Mas, o boxe é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores esportes para emagrecer de forma rápida. Veja os principais benefícios deste esporte:

  • Queima gordura abdominal,
  • Fortalece o corpo,
  • Alivia o estresse,
  • Tonifica os músculos,
  • Melhora a auto-estima.

Processo de emagrecimento: combine o boxe com uma alimentação saudável

Como enfatizamos anteriormente, praticar exercícios permite uma perda de peso saudável, entretanto, a alimentação é a principal chave na mudança de estilo de vida.

Você sabia que nosso corpo consome energia em forma de calorias o tempo todo, inclusive quando estamos dormindo ou em repouso? Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, nosso organismo precisa de energia e para oferecer esta energia ao corpo, precisamos consumir  os alimentos certos, no momento certo.

cardápio para emagrecimento Saiba escolher os alimentos corretos para perder peso!

Por alimentos corretos nós estamos nos referindo a alimentos de de alta qualidade nutricional, que trarão todos os nutrientes e vitaminas necessários: prteínas, carboidratos de qualidade, verduras, legumes, frutas e água.

Nós acreditamos que um profissional especializado em nutrição é indispensável para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Após uma avaliação e alguns exames para verificar se sua saúde está em ordem e se você não tem nenhum tipo de alergia, ele irá elaborar cardápios contendo a quantidade de calorias correta para seu corpo e para o seu gasto calórico médio.

O nutricionista adaptará sua alimentação em função dos seus objetivos e da sua rotina de exercícios. Quem pratica boxe com frequência precisa dar uma atenção especial aos macro-nutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo seu corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Se seu objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, você terá que aumentar seu consumo de proteínas. Outro aspecto importante quando se busca perder peso ou apenas melhorar a forma física, é entender que a mudança deve ser gradativa e que o mais indicado é fazer uma reeducação alimentar, para evitar o tão temido efeito sanfona. O nutricionista também pode orientá-lo nesse quesito, mostrando quais alimentos são melhores e quais devem ser evitados ou consumidos raramente.

Como você pode notar, a prática frequente do boxe aliada a uma alimentação equilibrada te ajudarão a perder peso de forma saudável e a manter o corpo em boa forma.

 

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