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Boxe para mulheres: mude seu corpo praticando esportes de luta

De Glicia, publicado dia 26/04/2019 Blog > Esporte > Boxe > Como os esportes de combate podem te ajudar a emagrecer?

O boxe vai muito além de um simples esporte de combate e é, na realidade, um estilo de vida. E quando falamos em estilo de vida no âmbito esportivo, estamos necessariamente falando de cultivar hábitos saudáveis e manter uma boa higiene de vida.

Órgãos públicos de saúde como a Organização Mundial da Saúde, recomendam a prática frequente de atividades físicas para se manter em forma. Segundo o órgão público, o ideal seria praticar pelo menos 30 minutos de atividades por dia.

A prática regular de esportes traz inúmeros benefícios para a saúde, aumenta a disposição e melhora a qualidade do sono, além de contribuir para a perda de peso de forma saudável.

Hoje em dia o boxe deixou de ser um esporte exclusivamente masculino. Muitas mulheres em busca de um estilo de vida mais ativo escolhem os esportes de combate como atividade física principal. E não é para menos! O boxe é um esporte que exige mais dos seus músculos, o que estimula o aumento da resistência, da massa muscular e do metabolismo. Tudo isso sem deixar de cuidar da saúde cardiovascular.

Então meninas, prontas para entrar no ringue? Não deixem de conferir nosso guia para mulheres que desejam aprender boxe!

Como o boxe ajuda na perda de peso?

O índice de obesidade no Brasil subiu muito nos últimos anos. Estima-se que que quase metade da população brasileira esteja acima do peso.

Os problemas ligados ao sobrepeso vão muito além das questões estéticas. Trata-se, na verdade, de uma questão de saúde pública, pois a obesidade pode desencadear outras doenças e prejudicar a saúde e qualidade de vida da pessoa como um todo.

perder peso praticando boxe feminino. O boxe se tornou um esporte muito popular entre as mulheres.

Em alguns casos, o ganho de peso pode estar ligado a um acontecimento específico, como um período de estresse e ansiedade, uma gravidez, ou ainda um período de convalescência.

Independente do motivo pelo qual você ganhou uns quilos a mais, para perdê-los e recuperar uma boa forma física não tem muito segredo! É preciso se exercitar com frequência e dar preferência a uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

Mas, claro que alguns esportes são conhecidos por serem muito mais eficazes quando o assunto é perda de peso. É o caso do boxe e você já vai entender porque.

Uma hora de treino de boxe queima muitas calorias, dependendo da intensidade dos movimentos. Além disso, o boxe ajuda a perder a gordura visceral, que é aquela que fica por trás da parede abdominal, que em grande quantidade pode ser um fator de risco e desencadear problemas de saúde, inclusive doenças cardiovasculares.

Outro aspecto muito positivo do boxe é que além de queimar gordura, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima saúde.

Em geral, começamos a praticar uma atividade física por diferentes motivos: ganhar tonus muscular, aumentar a autoestima, ter uma vida mais saudável, recuperar o corpo depois de uma gravidez, emagrecer, etc.

O mais legal de praticar boxe é que por ser uma atividade super completa, pouco importa seu objetivo. A sessão de boxe  trabalha todos os músculos do corpo, especialmente da barriga e dos ombros.

E não se esqueça que, o esporte sozinho não faz milagres! Para obter bons resultados e emagrecer de forma saudável é necessário manter uma alimentação correta e uma boa higiene de vida, ou seja: consumir alimentos naturais como vegetais e proteínas de qualidade, não abusar de bebidas alcoólicas, beber pelo menos 1,5 litro de água por dia e dormir bem.

Ainda acha que boxe é um esporte masculino? Veja nosso artigo sobre esportes de combates para homens e mulheres!

Qual o melhor tipo de boxe para emagrecer?

Seja para perder alguns quilos, para mudar de estilo de vida ou para modelar uma ou várias partes do corpo, emagrecer definitivamente e manter um corpo definido e saudável é possível.

mulheres que praticam artes marciais Boxe francês, boxe inglês, ou ainda as modalidades derivadas como funcional fight: qual delas escolher?

Primeiramente você precisa entender que a perda de peso durável, sem efeito sanfona, se dá através de uma mudança comportamental. Esqueça os regimes milagrosos e atividades físicas mirabolantes.

O que você precisa para emagrecer e manter a boa forma é escolher uma atividade física que ofereça um bom gasto calórico e manter uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares e produtos industrializados.

Tendo isto em mente, resta escolher a modalidade de boxe mais adequada à sua morfologia e aos seus objetivos. Que tipo de resultado você busca exatamente?

  • Perder peso de forma geral?
  • Tonificar uma parte específica do corpo?
  • Queimar gordura abdominal?
  • Ganhar massa magra?
  • Aumentar a força e a resistência?

Existem diferentes tipos de boxe e cada um deles pode te ajudar a atingir seus objetivos de maneira mais eficiente. Entre os tipos de boxe mais tradicionais estão: boxe inglês, boxe francês, boxe tailandês e boxe americano.

Todos são esportes de alta intensidade e proporcionam alta queima calórica. No boxe inglês usa-se somente os punhos, então esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores.

Já o boxe francês utiliza tanto os punhos quanto os pé, e o boxe tailandês usa os pés, os punhos e também os cotovelos e joelhos, proporcionando trabalhar todo o corpo.

O boxe americano é também conhecido como boxe full-contact e como o nome indica permite o contato total e durante o combate  os dois adversários ficam extremamente próximos um do outro.

Há ainda outras modalidades de esportes de combate que misturam diferentes artes marciais, inclusive boxe. É o caso do MMA. Uma aula de MMA exige um excelente condicionamento físico e trabalha diferentes habilidades e diferentes partes do corpo.

Para aquelas que ainda estão reticentes em começar a praticar boxe por acharem que se trata de um esporte muito masculinizado, existe a opção de aulas 100% femininas, inspiradas nos movimentos praticados no boxe. Geralmente, essas aulas são combinadas a outros exercícios como agachamento, afundo, abdominais e flexões que garantem um trabalho corporal completo.

Para obter um resultado ainda melhor, você pode alternar seu treino de boxe com outras atividades físicas: treinos de musculação para aumentar a massa muscular e ganhar força, ou ainda corrida, para melhorar o metabolismo e trabalhar o sistema cardiovascular.

Quer começar a praticar boxe? Descubra onde as mulheres podem praticar lutas.

Como escolher suas aulas de boxe de acordo com seus objetivos?

Como já mencionamos, o boxe traz inúmeros benefícios para o corpo e a saúde. Uma hora de treino de boxe queima muitas calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.

emagrecer praticando boxe Escolha a modalidade de boxe em função dos seus objetivos. Alguns tipos de boxe queimam mais calorias do que outros!

Além disso, o boxe ajuda a perder a gordura a visceral, que fica por trás da parede abdominal. Em grande quantidade, este tipo de gordura pode aumentar os riscos de problemas  cardiovasculares. Por isso é importante controlar a alimentação e praticar atividades físicas com frequência.

Outro aspecto muito positivo do boxe é que além de queimar gordura, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima forma e condicionamento.

Então, dependendo do seu objetivo, escolher a atividade mais adaptada é sempre o recomendado. Que tipo de resultado você busca exatamente?

  • Perder peso de forma geral?
  • Tonificar uma parte específica do corpo?
  • Queimar gordura abdominal?
  • Ganhar massa magra?
  • Aumentar a força e a resistência?

Existem diferentes tipos de boxe e cada um deles pode te ajudar a atingir seus objetivos de maneira mais eficiente. Entre os tipos de boxe mais tradicionais estão: boxe inglês, boxe francês, boxe tailandês e boxe americano.

  • Boxe inglês: nesta modalidade usa-se somente os punhos, então esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores;
  • Boxe francês: os participantes usam tanto os punhos quanto os pé. O boxe francês, também chamado de savate, é uma atividade aeróbica ideal para quem deseja afinar a silhueta;
  • Boxe tailandês: também conhecido como muay thai, no boxe tailandês usa-se os pés, os punhos e também os cotovelos e joelhos. É uma atividade de alta intensidade, que trabalha todo o corpo e queima muitas calorias;
  • Boxe americano: é também conhecido como boxe full-contact e como o nome indica, permite o contato total entre os oponentes. Durante o combate os dois adversários ficam extremamente próximos um do outro. Não é uma modalidade muito comum em academias e também menos popular entre as mulheres.

Há ainda outras modalidades de esportes de combate que misturam diferentes artes marciais, inclusive boxe. É o caso do MMA. Uma aula de MMA exige um excelente condicionamento físico e trabalha diferentes habilidades e diferentes partes do corpo.

Apesar de ser um esporte bastante violento, tem chamado a atenção de muitas mulheres. Temos, inclusive, grandes lutadoras e campeãs de MMA brasileiras, como Amanda Nunes e Cris “Cyborg”.

Para aquelas que ainda têm medo de começar a praticar esportes de combate por acharem que se trata de atividades muito masculinizadas, existe a opção de aulas 100% femininas, inspiradas nos movimentos praticados no boxe e outras lutas.

Estes tipos de boxe para mulheres foram pensados para agradar e responder às necessidades femininas. Geralmente, essas aulas são combinadas a outros exercícios como agachamento, afundo, abdominais e flexões que garantem um trabalho corporal completo, modelam o corpo, afinam a silhueta e proporcionam um corpo mais definido e harmonioso.

O ringue é o melhor lugar para queimar calorias

Quando queremos perder peso, é normal passarmos horas pesquisando os esportes que mais queimam calorias. Quem nunca ficou umas boas horas na frente do computador procurando no Google a atividade física milagrosa para acabar com os quilos indesejáveis?

mulheres que lutam boxe Se você deseja perder peso não tenha medo de experimentar atividades intensas como o boxe.

A maioria das pessoas e o senso comum acreditam que o melhor esporte para emagrecer é a corrida. Certo, a corrida tem um grande efeito positivo na nossa saúde e ajuda a perder peso, entretanto, para que uma sessão de corrida seja de fato eficaz, é preciso que ela seja intensa.

Ora, correr por 1 hora, ou mesmo 30 minutos, a uma intensidade elevada não é assim tão fácil. Geralmente, durante uma corrida o corredor vai alternar entre momentos de alta velocidade (sprint) e momentos de velocidade constante. Em alguns casos, dependendo do condicionamento, o ritmo da corrida sera relativamente lento.

Em uma aula de boxe é possível manter o ritmo e a intensidade dos exercícios sempre elevados, e assim queimar muitas calorias em cada aula. Além do mais, a aula de “boxe feminino”, por exemplo, mescla diferentes exercícios, o que potencializa o gasto calórico e a queima de gordura em todas as partes do corpo.

Qualquer exercício físico aliado a uma boa alimentação é interessante para a perda de peso. Mas, o boxe é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores esportes para emagrecer de forma rápida. Veja os principais benefícios deste esporte:

  • Queima gordura abdominal,
  • Fortalece o corpo,
  • Alivia o estresse,
  • Tonifica os músculos,
  • Melhora a auto-estima.

Como começar a praticar aulas de boxe para mulheres?

Para se iniciar no boxe você pode começar fazendo aulas em uma academia. Nas grandes capitais brasileiras você encontra diferentes opções de curso de boxe, para todos os gostos e todos os bolsos.

Em São Paulo você pode fazer boxe na Reebok Sports Club ou na Funcional Fight Club. Esta última é especializada apenas em Funcional Fight, modalidade inspirada de diferentes artes marciais e desenvolvida especialmente para as mulheres.

Já quem mora no Rio de Janeiro tem a possibilidade fazer aulas de boxe e outros esportes de combate na Team Nogueira, uma das maiores redes de academias de artes marciais do mundo. Fundada pelos irmãos Nogueira, renomados atletas de MMA, a academia inovou o mercado ao trazer o método de treinamento de atletas profissionais para pessoas comuns.

Outra academia que oferece aulas de boxe é a Bodytech, uma rede de academias presente em diferentes cidades brasileiras, e que oferece um altíssimo padrão de qualidade e de serviço.

Mas, se você deseja ir mais longe e aprender todas as técnicas do boxe e, quem sabe, participar de competições, nosso conselho é que você contrate um professor particular.

Com um professor particular você poderá ter aulas de:

  • Diferentes tipos de boxe: inglês, francês, thai, etc;
  • Aulas de boxe combinadas com exercícios para tonificar e definir os músculos;
  • Aulas de defesa pessoal;
  • Aulas de MMA;
  • Treinamento e preparação para uma competição;
  • E muito mais.

como começar a praticar boxe? Quer começar a praticar boxe? No Superprof você encontra os melhores coachs!

No Superprof, nossos professores possuem todas as qualidades necessárias para dar aulas de boxe. Além de serem apaixonados pelo que fazem, eles dedicam sua carreira para transmitir essa paixão, ensinar as táticas de combate e compartilhar sua experiência no esporte.

Se você é iniciante, pode fazer uma primeira aula gratuita com os melhores atletas e profissionais esportivos, que te darão dicas e conselhos para seguir um plano de treinamento infalível, de acordo com seus objetivos.

Praticar boxe com um de nossos “super profes” traz muitas vantagens: aulas individuais e personalizadas, acompanhamento e orientação para otimizar seus treinos, dicas e conselhos de um profissional qualificado e experiente, sem falar da comodidade de fazer suas aulas de boxe na sua própria casa.

Mais especificamente, um professor particular de boxe vai te ensinar tudo que você precisa saber sobre o esporte e te ajudará a seguir um treinamento adaptado aos seus objetivos.

Conheça as diferentes modalidades de boxe feminino derivadas do boxe tradicional

A indústria fitness viu na crescente popularidade dos esportes de combate entre as mulheres uma oportunidade para desenvolver novas modalidades e oferecer cada vez mais atividades diversificadas ao público feminino.

Foi assim por exemplo que, Eduardo Munra, ex-lutador de MMA, teve a brilhante idéia de criar o Funcional Fight. Ele explica que começou a observar o que suas alunas gostavam ou não nas aulas de luta e percebeu que a maioria delas não se interessavam pelo confronto direto, pois não queriam se machucar durante a atividade.

O Funcional Fight é um tipo de aula especialmente voltada para o público feminino, que traz todos os benefícios dos esportes de combate, mas sem confronto direto. Muitas famosas já aderiram a esta atividade que promete emagrecimento, perda de gordura localizada, ganho de força e aumento da flexibilidade e agilidade.

Outra atividade inspirada nos movimentos de lutas e muito popular entre as mulheres é o Body Combat, criado pela gigante do setor fitness, Les Mills. O Body Combat é uma aula que combina movimentos de diversos tipos de artes marciais, como karatê, boxe, tai chi chuan e muay thai.

O exercício não apenas auxilia na queima de gordura, como também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e a flexibilidade.

Por fim, uma atividade que vem ganhando muito destaque entre as mulheres também é o Aeroboxe. O Aeroboxe é uma modalidade de atividade que simula um treino de boxe, voltado para quem deseja tonificar os músculos e queimar muitas calorias.

Trata-se de uma atividade aeróbica, que ajuda a queimar gordura e trabalhar o sistema cardiovascular. É uma alternativa mais eficaz se comparada aos exercícios aeróbicos tradicionais, pois produz um ganho mais rápido de força muscular e flexibilidade além de perda de peso.

Processo de emagrecimento: combine o boxe com uma alimentação saudável

Como enfatizamos anteriormente, praticar exercícios permite uma perda de peso saudável, entretanto, a alimentação é a principal chave na mudança de estilo de vida.

Você sabia que nosso corpo consome energia em forma de calorias o tempo todo, inclusive quando estamos dormindo ou em repouso? Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, nosso organismo precisa de energia e para oferecer esta energia ao corpo, precisamos consumir  os alimentos certos, no momento certo.

Confira os melhores esportes de combate para mulheres!

cardápio para emagrecimento Saiba escolher os alimentos corretos para perder peso!

Por alimentos corretos nós estamos nos referindo a alimentos de de alta qualidade nutricional, que trarão todos os nutrientes e vitaminas necessários: prteínas, carboidratos de qualidade, verduras, legumes, frutas e água.

Nós acreditamos que um profissional especializado em nutrição é indispensável para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Após uma avaliação e alguns exames para verificar se sua saúde está em ordem e se você não tem nenhum tipo de alergia, ele irá elaborar cardápios contendo a quantidade de calorias correta para seu corpo e para o seu gasto calórico médio.

O nutricionista adaptará sua alimentação em função dos seus objetivos e da sua rotina de exercícios. Quem pratica boxe com frequência precisa dar uma atenção especial aos macro-nutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo seu corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Se seu objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, você terá que aumentar seu consumo de proteínas. Outro aspecto importante quando se busca perder peso ou apenas melhorar a forma física, é entender que a mudança deve ser gradativa e que o mais indicado é fazer uma reeducação alimentar, para evitar o tão temido efeito sanfona. O nutricionista também pode orientá-lo nesse quesito, mostrando quais alimentos são melhores e quais devem ser evitados ou consumidos raramente.

Veja a seguir nossas dicas para comer bem e de forma saudável para perder peso:

  1. Planeje e prepare suas refeições da semana com antecedência: quando você tem um planejamento, é muito mais fácil se manter na dieta e evitar de comer alimentos sem nenhum valor nutricional. Isso também vai ajudá-lo a preparar refeições mais variadas;
  2. Nunca vá ao supermercado com fome: este é um dos erros mais comum que as pessoas cometem. Quando estamos com fome, temos tendência a refletir menos sobre o que vamos comer e acabamos sempre indo pelo caminho “mais fácil” dos alimentos industrializados cheios de gorduras e açúcar;
  3. Coma devagar e mastigue bem os alimentos: tente fazer suas refeições com calma e em um ambiente tranquilo. Mastigar cada garfada muitas vezes e devagar não só vai ajudá-la a saborear melhor os alimentos, como também vai favorecer a digestão;
  4. Faça pequenos lanches entre as refeições: fazer pequenos lanches ajuda a manter seu corpo nutrido e a dividir melhor as refeições para comer menos e de forma mais saudável. Para seus snacks privilegie alimentos ricos em nutrientes como iogurtes, castanhas de todos tipos, frutas secas, pães a base de farinha integral e grãos, frutas frescas, etc.;
  5. Insira muitas fibras na sua alimentação: este nutriente traz benefícios para o organismo porque, além de estimular a digestão de forma correta, também pode ser um grande aliado para combater o colesterol. Tente ingerir diariamente alimentos que contenham fibras como a frutas, os legumes, pães e cereais integrais.

Como você pode notar, a prática frequente do boxe aliada a uma alimentação equilibrada te ajudarão a perder peso de forma saudável e a manter o corpo em boa forma.

 

 

 

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