Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Astúcias para bem escolher um tutor de aulas de reforço!

De Joseane, publicado em 12/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Escolhendo um professor de Apoio Escolar

Como escolher um professor para a aula de reforço escolar do seu filho? Uma problemática que atinge muitos pais.

Realmente a escolha de um bom tutor faz toda a diferença quando o assunto é dificuldades na escola, provas de final de ano, reprovação.

É normal que os pais e familiares se preocupem em fazer uma boa escolha, pois isso sera fundamental para melhorar o nível do aluno com relação a suas notas e resultados.

Sem dúvida, o momento da escolha do professor pode ser estressante num primeiro momento.

Porém, sem a sua ajuda (e a do futuro professor / herói), seu filho continuará a apresentar os mesmos resultados correndo o risco de repetir no final do ano.

Você não quer isso! Eu vejo daqui o NÃO que você está fazendo com a cabeça.

Mas não se preocupe!

  Aqui estão algumas dicas que nós da equipe Superprof selecionamos para facilitar na sua busca por um bom professor particular de tutoria.

Nossas recomendações permitirão que seu filho trilhe o caminho do sucesso para se tornar o primeiro em sua classe.

Se você tomou a sábia decisão de incluir aulas de reforço escolar no currículo do seu filho,  você está no lugar certo!

Qual perfil de professor de apoio escolar eu devo considerar?

Para começar, é super normal se interessar ao perfil do candidato a professor particular do seu filho, afinal de contas, ele vai passar um tempo considerável em companhia do seu filho.

Assim, sem se deixar cair nos excessos que o inspiram a examinar todos os elementos da vida privada do novo professor, há vários critérios importantes a ter em conta para escolher o professor certo entre todos os professores que oferecem aulas particulares.

Muita atenção na hora de escolher o seu professor ideal…

Qual o nível?

Antes de continuar, eu te convido a se perguntar o por que de você recorrer à aula de tutoria?

Isso feito, é altamente recomendável que você se informe sobre o nível de estudos dos professores que você escolheu.

Para tanto, você pode muito bem questioná-los sobre a trajetória acadêmica dos mesmos, inclusive antes de se tornar professor e, ainda, verificar seus diplomas.

Isso pode ajudá-lo a definir sua experiência em assistência à infância, ajuda com lição de casa e aulas particulares. Obviamente, se seu filho estiver na escola primária, o nível de seu professor particular será menos importante do que para um adolescente no ensino médio e classes de preparação para o vestibular.

No mais, se você procura um professor de aula particular pela internet, verifique em detalhes a sua ficha de cadastro. Se ele foi minucioso para completar a sua ficha com todas as informações, já pode ser um sinal de que ele está realmente motivado a fazer um bom trabalho.

Convenhamos que uma ficha de cadastro com pouca informação, com respostas evasivas, ou com muitos erros de ortografia não transmite muita confiança.

Será que alguém tão desatencioso (para não dizer desleixado) estará pronto a se dedicar para o sucesso do seu filho?

Qual matéria?

Obviamente, o conteúdo a ser trabalhado na área de reforço é um critério super importante.

Ainda que o professor de aula particular é um tanto versátil, essa flexibilidade pode ser mais apropriada quando o aluno está nas classes iniciais e no ensino fundamental. Tal feito, torna-se mais complicado quando se trata de aulas para o ensino fundamental 2 (do sexto ao nono ano) e para o ensino médio.

Quanto mais avançada a série, maior é a cobrança. O conteúdo imposto pelo currículo nacional também se multiplica e, as lições, tarefas e revisões se tornam mais específicas.

Quanto mais avançada a série, mais específicos são os conteúdos!

Seja preciso quanto aos assuntos que seu filho precisa trabalhar em prioridade.

E esteja pronto para contratar um professor particular de tutoria em Português, um professor de tutoria para aulas de matemática e uma um outro para química e  física, por exemplo.

Esse processo é muito trabalhoso (concordamos), além de refletir no orçamento, mas é o mais recomendado.

Uma dica superprof pra você: Veja aqui a idade ideal para começar a ter aulas de reforço escolar.

Pense em colocar o seu filho para fazer acompanhamento de tutoria enquanto ele estiver no ensino básico! Chegando mais preparado nas classes do ensino médio, ele precisará menos de aulas suplementares!

Para qual dificuldade?

Um tutor de reforço escolar não é apenas mais um transmissor de conteúdo programático na via do seu filho.

Ele está lá realmente para se comprometer com o sucesso do aluno.

Então, forneça ao professor à quem você confiou essa missão toda a informação que ele precisa para ajudar o seu filho ou filha. Conhecer as necessidades do aluno e também as expectativas dos pais, permitirá ao tutor de dar aulas mais efetivas.

Talvez seu filho esteja sofrendo de falta de organização e metodologia de estudo?

Não pensamos muito nisso, mas às vezes a simples falta de organização e rigor nos estudos pode ser a causa dos maus resultados na escola.

Talvez seu filho não tenha motivação?

A desmotivação reprova muito mais do que a falta de conhecimento propriamente dita!

Neste caso, ele precisará de alguém que o faça querer estudar o assunto que está lhe causando problemas.

Um professor entusiasta daqueles que transformam uma fórmula matemática em música, uma equação em piada! um daqueles professores figurões apaixonado pelo que faz e disposto a decifrar lições de matemática (entre outros) transformando-os em jogos divertidos.

Aprender novos conhecimentos não é necessariamente o que seu filho precisa.

Interrogue a criança ou adolescente e seus professores para identificar suas fraquezas.

Qual objetivo?

Uma vez que você fará um investimento contratando um professor de aulas particular, você atende um retorno!

Para que as coisas sejam claras, você precisa perguntar qual é o objetivo desse acompanhamento escolar? qual tipo de reforço o seu filho precisa?

Uma simples ajuda com o dever de casa?

Acompanhamento regular em um assunto específico?

Uma vez que você estabeleceu seu objetivo, recomendamos que você  programe com o professor escolhido apenas algumas sessões de tutoria a domicílio (durante as férias, por exemplo).

Você pode começar com aulas de tutoria algum tempo antes de uma prova programada. Se o seu filho obtiver um bom resultado você pode continuar com o curso por um período mais longo. Para definir seus objetivos futuros, a maneira mais fácil é conversar sobre isso com seu filho e também com o professor a domicílio que você escolheu.

Critérios de seleção para um curso de apoio escolar efetivo!

Agora que falamos sobre o perfil do professor, vamos dar uma olhada em alguns dos outros critérios de seleção para que a sua aula particular atenda as suas expectativas.

Quais são as competências pedagógicas de um bom professor particular ?

Fato é que cada professor tem o seu método próprio de ensino. Interesse-se pelo professor a quem você está prestes a confiar.

Se ele é um bom profissional, ele não vai hesitar em te informar sobre os conceitos básicos do seu método de trabalho. Se, ao questioná-lo sobre o assunto, ele apresente dificuldade ou enrole para responder…desconfie!

Faz parte da profissão. Um professor deve, de fato, saber como oferecer suporte personalizado e aulas de ensino adaptadas.

Se você ainda tiver dúvidas no assunto, pergunte ao professor Girafales!

Eu conheço todo o conteúdo, mas eu esqueci agora…

O professor privado é confiável?

É extremamente importante estabelecer uma relação de confiança com a pessoa que irá dar aula de tutoria para o seu filho.

Por confiança, queremos dizer, por exemplo, a pontualidade, o compromisso para com os objetivos do aluno, e a boa relação entre as partes. Você se sentirá mais seguro sabendo que o professor dará a sua criança a atenção necessária que o ajudará a progredir.

Para tanto, não há melhor forma o que ouvir seu instinto e ver como se passam as primeiras aulas.

Compromisso com seus alunos

Nada como um professor desinteressado para desmotivar o aluno e bloquear o professo de ensino-aprendizagem.

Por outro lado, um professor que se investe em seu trabalho será capaz de impulsionar seu filho ou adolescente rumo ao sucesso escolar.

Então, desde o momento da entrevista e das primeiras aulas, veja se o tutor está ouvindo os desejos e as necessidades de seu aluno. E se o professor oferece um acompanhamento por internet ou telefone, é ainda melhor!

Reputação do professor a domicílio

Essa vai principalmente para os pais que optam por selecionar um professor particular através da internet.

Em um mundo regido pela informação e tecnologia essa prática é super comum. Mas alguns detalhes são a considerar.

 Então, se você quiser ter certeza de escolher um professor que já tenha uma certa experiência, fique de olho na sua reputação (muitos comentários positivos em seu perfil na Internet, por exemplo).

Dito isto, gostaríamos de salientar que ,às vezes, pode ser interessante dar uma chance ao professores privados novatos. Por quê? Porque, como você será seu primeiro cliente, eles provavelmente estarão mais motivados para dar uma aula emocionante. Nesse caso, fique de olho na ficha de perfil dele e atentivo a todas as informações que ele escreveu!

Valores

Sim, os valores morais de um professor é um critério importante a se considerar, porém o valor financeiro também!

Já disse, em algum momento, Oscar Wilde:

Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.

Realmente o dinheiro é um fator importante e escolher um professor qualificado exigirá que você pague um determinado montante. Você conhece as razões que te motivaram a escolher a aula a domicílio e somente você saberá quanto  está disposto a pagar.

Nesse aspecto, a nossa dica é que você escolha o professor que garanta atender as necessidades específicas do aluno. E que o critério financeiro não seja determinante!

Boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar