Aulas:
. Online e Presencial;
OBS: Utilização da plataforma Zoom para as aulas com disponibilização dos arquivos de vídeo da aula gravada e material didático (slides).
. Dinamismo (Utilização de diversas linguagens no processo ensino aprendizagem);
. Foco no objetivo pretendido pelo estudante;
Jovem e já experiente professor e pesquisador da área de História, bacharelado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e com especialização em Educação das Relações étnico-raciais no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II (Ererebá, RJ), tem atuação na educação popular desde 2012 e com passagens por escolas tradicionais e pré-vestibulares conhecidos na região Metropolitana do Rio de Janeiro como Colégio e Curso pH e Colégio MOPI. Atualmente, é professor de História e Filosofia do Colégio Realengo e educador popular no curso Pré-vestibular Social Igreja São Januário. No campo da pesquisa, tem trabalhos apresentados em várias cidades do Brasil e publicados em periódicos acadêmicos e/ou não acadêmicos com foco nas questões do mundo moderno a partir de concepções teóricas e metodológicas da História Social da Cultura, Ensino de História das Américas, Descolonização das Mentes e História das Relações Étnico-raciais na Modernidade.
. LinkedIn: (informação ocultada)
. CurrículoLattes: (informação ocultada)
APRESENTAÇÃO PESSOAL
Profissional da área de História com práticas em pesquisa e educação, ex-aluno do
Colégio Pedro II e graduado pela Universidade Federal Fluminense. Experiência
desde o início da carreira na Educação Popular (Pré-vestibullares comunitários), aulas
particulares e, atualmente, com foco nas experiências pedagógicas em sala de aula e
no desenvolvimento de pesquisas com ênfase no Ensino de História das Américas,
História Social do Samba e das Sensibilidades Modernas. Além disso, músico
percussionista com presença no mundo do samba e atuação em diversos projetos da
região metropolitana e estado do Rio de Janeiro.
ENTRE EM CONTATO
Endereço: Rua Luis Barbosa, 152 (Vila
Isabel, RJ)
Rio de Janeiro, Brasil
Email: (informação ocultada)
HISTÓRICO PROFISSIONAL
Justiça Federal SJRJ (2010-2011)
. Estagiário
. Recebimento, cadastramento e conferência de processos, malotes e
correspondências.
VIII MIRIM (Modelo Intercolegial das Relações Internacionais)
. Delegado Relações Internacionais
. Participação como delegado representante da Costa do Marfim (África do Oeste) no
comitê de discussão sobre a situação dos Refugiados e Deslocados Internos (ACNUR)
das Organizações das Nações Unidas (ONU)
PECEP Projeto Educacional Comunitário da Escola Parque (2012-2014)
. Professor das disciplinas regulares Sociologia e Cultura Geral;
. Elaboração de materiais de apoio teóricos, listas de exercícios, simulados e
orientações em visitas públicas guiadas junto aos educandos.
FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL
Ensino Básico
Formação na Educação Básica dentro do sistema de educação pública
brasileira nos níveis Municipal e Federal.
Ensino Fundamental I: Colégio Municipal Dr. Cícero Penna
(Copacabana, RJ);
Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Colégio Pedro II - Unidade
Centro (Centro, RJ).
Ensino Superior
Licenciatura e Bacharelado em História: Universidade Federal
Fluminense (UFF-Niterói, 2012-2018):
. Coeficiente de Rendimento (CR): 8.70/ Orientadora: Prof.ª Martha
Campos Abreu, monografia: O VALE TAMBÉM SAMBA, MALUNGO!:
a trajetória de Tata Ti Inkice e a cultura dos imigrantes e
seus descendentes do Vale do Paraíba no Mundo do Samba
Carioca;
Pós-graduação
Especialista em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino
Básico (Ererebá, Colégio Pedro II- RJ, 2018-2020):
. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Berlim, monografia: “E SE EU
ACHAVA QUE VUDU ERA UM SIMPLES BONECO, HOJE EU NÃO
ACHO MAIS”: A Revolução de Saint-Domingue (Haiti) em sala de
aula.
Bolsista Pesquisador
Programa de Educação Tutorial/Conexão de Saberes PET História UFF (2012-2013)
. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Laura Maciel
. Entrevistas, manipulação da metodologia da História Oral, organização
e planejamento de acervos documentais, grupos de estudos internos, entre outras
tarefas.
Bolsista Pesquisador
Cores, raças e qualidades na América Portuguesa C. 1640-1750 PIBIC/ CNPq
(2013-2014)
. Orientador: Profº. Drº. Ronald Raminelli;
. Leitura/ tradução de fontes históricas, da bibliografia sobre o tema indicado pelo
orientador, apresentação de trabalhos e discussões internas com fins de produção de
pesquisas inéditas e contribuições com as já existentes.
Bolsista Pesquisador
Territórios jongueiros na cidade do Rio de Janeiro (século XX) (2014-2015)
. Orientadora; Prof.ª Dr.ª Martha Campos Abreu;
. Leitura/ tradução de fontes históricas, da bibliografia sobre o tema indicado pelo
orientador, apresentação de trabalhos e discussões internas com fins de produção de
pesquisas inéditas e contribuições com as já existentes;
. Construção de uma planilha com referências, fichas biográficas e informacionais
derivadas das pesquisas postas em prática durante a vigência da bolsa.
Colégio MOPI (2014-2017)
. Monitor de História
. Monitoramento junto aos alunos, fiscalização de provas, substituição de professores,
elaboração de exercícios, elaboração de material pedagógico, participação das
reuniões de planejamento, entre outras.
Colégio e Curso pH (2015-2016)
.Monitor de História
. Monitoramento junto aos alunos, monitoria online, fiscalização de provas,
substituição de professores, elaboração de material pedagógico, acompanhamento
em passeios, entre outras.
PenseBem Aulas Particulares (2016-2018)
. Professor de História
. Acompanhamento pedagógico com fins de reforço escolar e preparação para provas
e concursos (individual e/ou grupo).
Colégio Realengo (2018-Atual)
. Professor de História
. Membro do Núcleo Comum (História e Filosofia) e Departamento de Turismo;
. Ministrar aulas, construção de planejamentos mensais, trimestrais e anuais, correção
de provas, participação em conselhos de classes, entre outras tarefas;
. Monitoramento personalizado para educandos especiais, entre outras;
. Elaboração e utilização de ferramentas pedagógicas (lúdicas, tecnológicas e
teóricas) para fins de sala de aula;
. Trabalho nos segmentos Ensino Fundamental II, Ensino Médio Técnico e Pós-Médio;
Pré-vestibular São Januário (2016-Atual)
. Professor de História
. Ministrar aulas, construção do planejamento anual, confecção de materiais voltados
para projetos de vestibular (ex: ENEM, UERJ, e militares), entre outras tarefas.
QUALIFICAÇÕES
“Formas de organização dos trabalhadores no capitalismo contemporâneo”
Minicurso
(NIEP-MARX UFF, 2012)
“A procura da ‘raça nacional’: intelectuais e o debate racial no Brasil (1840-1930)”
Minicurso
(XII Semana de História da Universidade Federal de São João Del Rei, 2013)
“A história do futebol no Rio de Janeiro: do amadorismo ao profissionalismo
(1902-1937)”
Minicurso
(PPGH-UFF, Biblioteca Pública de Niterói, 2015)
“Festas na Fresta”
Minicurso
(Curso ministrado pelo Prof.º Luiz Antonio Simas, Mata de Ketendê, Centro-RJ, 2019)
“Modernidade e Pós-modernidade: contrapontos”
Minicurso
(VI Encontro Cultura e Memória: Golpe de 1964: Cultura e Memória, UFPE, 2014);
“O PCB cai no Samba: Os Comunistas e a Cultura Popular (1945-1950)”
Minicurso
(Laboratório de Estudos sobre Estado e ideologia [LEI], IFCS/UFRJ, 2016)
“A Questão e Relações Étnico-raciais no Ensino de Geografia”
Minicurso
(UERJ, 2019)
“Religiões em Contato”
Minicurso
(Instituto dos Pretos Novos [IPN], Curso ministrado pelo Prof.º Dr.º João Carlos Nara Jr.,
2019)
Antropologia para Historiadores
Curso de Externsão
(Curso ministrado pelo Profº.Drº Ciro Flamarion Cardoso, 2012)
“O Brasil gosta de samba?”
Curso/Canjira
(Curso ministrado pelo Profº. Luiz Antonio Simas, Restaurante Al-Farabi, Centro-RJ, 2016)
“O Brasil gosta de samba?”
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
. Artigos escritos em periódicos e blogs (ex: (informação ocultada)
(informação ocultada) (informação ocultada)
de-almas-do-povo/; por exemplo);
. Curso Metodologia da Pesquisa – Conhecimento, saber e ciência (FGV online, 2010)
. Curso Ciência e Tecnologia (FGV online, 2010);
. 3º Lugar Vestibular UFF 2012 (Licenciatura/História);
. 6º Lugar Vestibular UNIRIO 2012 (Licenciatura/Filosofia);
. 7º Lugar Vestibular UERJ 2012 (Licenciatura/História);
. Experiência com aulas particulares (Desde 2012);
. Músico percussionista com participação em projetos na Região Metropolitano do Rio de
Janeiro (G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel, G.R.B.C Traz a Caçamba, Samba da Rezadeira e Samba
Opinião, entre outros)
Achei o Diego um ótimo professor, ele é super inteligente, dedicado, parece amar o que faz e sempre tenta contextualizar e criar conexões para facilitar o aprendizado. Recomendo muito!
Conhecimento e didática incrível super recomendo o melhor professor que eu já tive!
Excelente profissional, muito educado e atencioso. Super recomendo!!!
Ótimo professor
Muito dedicado e atencioso !
Melhor professor que conheço, excelente pesquisador com conhecimento muito além do teórico. Um cara que não apenas ensina mas vive e sente a história.
Um excelente profissional , com ótima didática e uma gama de conhecimento histórica e cultural. Agradeço a ele por todo aprendizado.
Diego é o professor mais ético e comprometido que eu conheci. Muito didático e com profundo domínio sobre os conteúdos. Realiza um trabalho de excelência com os alunos. Fico muito grato de ter aprendido com esse grande mestre!
Procura por aulas de história perto de sua casa? Nós te apresentamos uma lista seleta de professores que podem te ajudar. Superprof também oferece aulas de preparação vestibular científico se precisar. Aprender já não é mais problema, há aulas de cultura geral para todos os gostos! Encontrar aulas de outras ciências humanas nunca foi mais fácil: você vai adorar aprender.
Na casa do professor | Casa do aluno | Por webcam | |
1 hora | Não disponível | R$68 | R$60 |