Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O guia para dominar o violão sem fazer aulas!

De Fernanda, publicado dia 05/01/2019 Blog > Música > Violão > Como aprender guitarra sozinho?

“Aprender desperta a imaginação.” – Etienne Klein

Ler uma tablatura, afinar o violão, aprender a tocar com um metrônomo, saber ler um diagrama básico de acordes, arriscar uma improvisação …

Aprender a guitarra ou o violão abrange vários aspectos.

Existem várias maneiras de fazer isso: procurar por aulas com um professor de violão particular, fazer aulas em grupo na escola de música ou decidir começar a estudar sozinho a guitarra!

Para conseguir isso, é preciso ser rigoroso, paciente e perseverante. Aqui estão as dicas do Superprof!

Como se tornar um guitarrista sem fazer aulas?

Como se tornar um guitarrista sem fazer aulas? Quais as vantagens de aprender violão como autodidata?

O primeiro motivo que vem à mente para aprender sozinho a guitarra é a parte financeira!

Claro, tocar sozinho não significa não gastar nada. Em todos os casos, você vai ter de comprar uma guitarra, uma palheta, alguns jogos de cordas de guitarra, mas também um metrônomo e um afinador eletrônico (embora existam ótimos aplicativos para afinar sua guitarra).

Mas faça um cálculo rápido: com uma aula por semana, no final do ano você vai ter desembolsado um total de 2.964 reais! Orçamento sagrado para um estudante ou para uma família modesta …

Aprender em casa e sozinho é também ter a oportunidade de escolher suas horas de prática de guitarra. Você está totalmente livre para praticar mais se quiser, ou para reduzir um pouco o ritmo caso a sua agenda não permita que você estude mais vezes por semana.

Aprender um instrumento musical como o violão também é aprender como desenvolver noções de ritmo. E para isso você precisa ter consciência de seu ouvido musical e trabalhar nisso. Sozinho em casa, você não tem escolha a não ser ouvir e entender as frases musicais, o tempo e o compasso de uma música para poder tocá-la. Aprender ouvindo os sons é uma ótima maneira de dominar seu instrumento, especialmente se você estiver estudando com um metrônomo.

Tocar sozinho também é escolher o que você quer tocar em termos de estilo musicais, mas também de música ou simplesmente de solo de guitarra. Não há limite! Você pode decidir o que quer tocar e onde quer progredir. Se você quiser tocar clássicos na segunda-feira, blues na terça-feira, rock na quarta-feira, metal na quinta-feira e mpb na sexta-feira: quem decide é você!

Aprenda guitarra com os livros

Aprenda guitarra com os materiais impressos. Conheça os melhores métodos para aprender a tocar violão.

Começar a estudar guitarra é um compromisso de longo prazo. A maioria dos músicos se forma em no mínimo 7 anos, mas na realidade, a formação real pode durar uma vida inteira.

Há sempre um novo riff para aprender, um novo ritmo ou outra maneira de tocar a escala pentatônica.

Nem todo mundo pode pagar por um professor de violão em casa. Apesar de trazer bons resultados, é caro, e você precisa de vários cursos para progredir rapidamente.

Nem todos os estudantes podem assistir a aulas em uma escola de música. Os horários são rígidos, especialmente quando você tem um emprego, e os valores também podem ser altos. Além disso, o acompanhamento não é necessariamente personalizado como em um curso de violão particular.

Pois bem, a formação como autodidata tem suas vantagens:

  • Economize dinheiro: você pode comprar os métodos a um preço acessível em sebos ou na seção de usados de algumas livrarias especializadas
  • Evolua no seu próprio ritmo: sem restrição de tempo. Se você quer estudar à noite, você pode!
  • Escolha a sua pedagogia de aprendizagem: quando você está com um professor, é ele quem decide o que e como você aprende,
  • Aprenda a teoria musical no seu próprio ritmo: e se você quiser se contentar com as tablaturas de guitarra, também é possível!
  • Desenvolva noções de ritmo: não há ninguém para corrigi-lo – você terá que aprender a identificar notas falsas e erros,
  • Toque o estilo de música que você quiser: às vezes o professor tem a tendência de lhe apresentar as suas preferências musicais… Sozinho em sua casa, você pode decidir tocar rock, bossa nova, folk ou funk!

A vantagem dos livros é que o método é geralmente reconhecido, ao contrário das aulas de guitarra on-line gratuitas que podem oferecer conteúdo de má qualidade.

Neste artigo nós analisamos três sugestões de métodos e livros para você aprender o violão:

  • Guitarra e violão para leigos
  • Livros de Henrique Pinto
  • A obra de Chediak para amantes da mpb

Evolua na guitarra praticando em casa!

Evolua na guitarra praticando em casa! Tudo sobre como aprender violão como autodidata!

Como um guitarrista ou violonista autodidata, você tem que ser metódico, sobretudo se quiser alcançar um alto nível de guitarra jazz ou folk.

Antes de elaborar suas sessões de estudo, você vai ter que se preparar para isso:

  • Defina um intervalo de tempo: se você não definir quando pode estudar o violão, você nunca vai fazer isso. Claro, não precisa determinar que seja todos os dias, mas é muito importante identificar todas as suas disponibilidades para tal.  Por exemplo: 15 minutos de manhã, 30 minutos no intervalo do almoço, 30 minutos à noite antes de ir para a cama, 2 horas no sábado à tarde durante o treino de futebol do seu filho …
  • Planeje o conteúdo de sua sessão: para saber o que estudar, anote todos os exercícios que deseja fazer (escala pentatônica, ritmo, acorde de guitarra …). Você pode colocar números na frente dos elementos para trabalhar de acordo com suas prioridades. Certifique-se de encontrar exercícios específicos para os conteúdos desejados. Dessa maneira, no momento que você estiver tocando, vai saber exatamente o que estudar e assim não perde tempo,
  • Prepare tudo o que você precisa: metrônomo, afinador, palheta, exercícios, material didático, garrafa de água …
  • Desligue o telefone ou coloque-o no modo avião: para progredir, você precisa estar focado e não pode ser distraído por um telefone que vibra a cada notificação recebida. Também desligue a TV e fique isolado caso você more com outras pessoas, avisando-as de que você está estudando,
  • Relaxe: o violão tem esse poder de conciliação, mas às vezes ficamos estressados ​​demais depois de um dia de trabalho e precisamos relaxar antes. Uma boa dica é fazer alguns exercícios de respiração antes de começar.

Antes de estabelecer sua rotina de estudos de guitarra, defina uma meta específica:

  • Fazer uma improvisação em uma determinada escala,
  • Usar as seis cordas da guitarra para inventar um acorde,
  • Aumentar a velocidade de execução de uma música,
  • Melhorar sua destreza,
  • Progredir nos solos …

Uma rotina de trabalho deve incluir três etapas importantes: aquecer os dedos da mão (especialmente no inverno), exercícios técnicos para progredir e praticar uma música específica.

Reserve 2-3 minutos no final para tocar sem pensar, apenas para relaxar.

Os melhores conselhos para aprender o violão sozinho

Como aprender violão sozinho. Quais são as melhores dicas para guitarristas na web? | Deixe a internet um pouco de lado e toque seu violão!

Antes de embarcar no aprendizado da guitarra, é melhor saber qual é seu objetivo.

Você só quer tocar por diversão? Ou pretende se tornar um profissional? Quer tocar numa banda?

Pergunte a si mesmo o que você gostaria de aprender: Bach ou Metallica? Você vai cantar também? Você quer aprender a fazer solos? Ou prefere tocar samba? O estilo de música que você quer tocar determina o tipo de instrumento de cordas que você vai precisar.

Outra dica importante é tocar devagar. Quanto mais rápido tocamos, mais cometemos erros, pressionamos notas erradas, posicionamos mal os dedos, esquecemos o que devemos tocar, coordenamos mal as mãos… Siga seu instinto! Não há regras específicas: cada um tem seu ritmo de aprendizado. Toque lentamente, de maneira que você consiga realizar os exercícios e os acordes de maneira correta e com precisão. A velocidade ideal é quando você consegue posicionar bem seus dedos e coordenar os movimentos com tranquilidade. Depois de se sentir seguro, experimente acelerar gradualmente. Mas não muito! É importante fixar bem tudo antes de partir para os automatismos. Tocar depressa é algo que deve acontecer espontaneamente.

Além disso experimente gravar ou filmar a si mesmo.  Sem um professor de violão, pode ser difícil avaliar a si mesmo e corrigir os erros. Ao ouvir a si mesmo, você consegue identificar suas notas falsas e corrigi-las. Ao se ver, consegue corrigir sua postura.

Aceite o fato de que é impossível planejar tudo e dominar tudo rapidamente. Às vezes você perde tempo ou aprende coisas desnecessárias. É natural.

Você comete erros, isso faz parte dos estudos, leva tempo para aprimorar e evoluir.

Ser autodidata é aprender a ter perseverança.

Você não vai conseguir concluir todos os exercícios na primeira vez e isso é normal! Mas não desanime. Com estudo regular, seus esforços serão recompensados!

Por fim: pratique seu violão todos os dias! Se você estudar um pouco diariamente, a memória muscular é exercitada e o progresso se torna mais fácil.

Se você quiser progredir na guitarra, tem que fazer isso todos os dias.

Mesmo que seja apenas 10 ou 15 minutos por dia.

Claro, o ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia para progredir ainda mais rápido. Mas mesmo com apenas 15 minutos, você ainda vai progredir. Aprender o violão não é fácil. Como todos os instrumentos musicais, iniciar o violão requer tempo e prática regular.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar