Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

10 dicas para começar a tocar violão como autodidata

De Fernanda, publicado dia 05/01/2019 Blog > Música > Violão > Os melhores conselhos para aprender o violão sozinho

“Eu nunca perco. Ou eu ganho ou aprendo.”- Nelson Mandela

Se você prefere Hendrix, Clapton ou Chico Buarque, não importa: em todos os casos, é preciso estudar bastante o violão para progredir depressa.

Aprender sozinho o violão requer mais perseverança e estudo do que quando você faz aulas de violão. Mas cada esforço é válido e no final você vai ficar ainda mais orgulhoso de ter conseguido dominar sozinho seu instrumento.

Aqui estão algumas dicas para você aprimorar seus estudos!

Escolha o instrumento de acordo com o estilo de música que aprecia

Onde aprender guitarra? Qual é o melhor guitarrista de todos? | É necessário escolher a guitarra mais adequada em função das suas preferências musicais!

Antes de embarcar no aprendizado da guitarra, é melhor saber qual é seu objetivo.

Você só quer tocar por diversão? Ou pretende se tornar um profissional? Quer tocar numa banda?

Pergunte a si mesmo o que você gostaria de aprender: Bach ou Metallica? Você vai cantar também? Você quer aprender a fazer solos? Ou prefere tocar samba?

O estilo de música que você quer tocar determina o tipo de instrumento de cordas que você vai precisar.

O mais importante é experimentar seu violão antes de comprá-lo. Você tem que se sentir confortável ao tocar, nada pode te machucar. Se for muito grande ou se não gostar da cor, escolha outro.

Você vai passar muitas horas estudando, portanto escolha um que você goste e que combine com você!

Faça antes uma pesquisa na internet para ter certeza de fazer a escolha certa em termos de qualidade x preço. Mas saiba que um violão para iniciantes deve custar entre 200 e 500 reais.

E que tal fazer aulas de violão para iniciantes?

Dica importante para guitarristas: adote uma boa postura

Uma boa postura no violão vai fazer você evitar dores nas costas ou na parte superior do corpo.

Posicionar bem suas mãos também é importante para tocar as notas corretamente e emitir um bom som na guitarra ou no violão.

Reserve um tempo para se sentar adequadamente e relaxar a parte superior do corpo antes de começar a tocar.

Aprenda os fundamentos do violão

Quando você aprende a guitarra ou o violão, a teoria é importante. Então, depois de aprender como afinar o seu violão, trocar suas cordas de guitarra ou segurar sua palheta, concentre-se um pouco na teoria musical!

Mesmo sabendo que aprender teoria musical não seja essencial, ainda é importante.

Muitas vezes os iniciantes acham que a teoria é chata, inútil ou difícil de aprender. Então eles nem querem tentar!

Antes de fazer isso, pelo menos tente aprender um pouco de teoria. Na realidade não é tão difícil assim, e pode lhe trazer muitos benefícios a médio prazo.

Encontre aqui as melhores aulas de violão!

Dica para guitarristas iniciantes: toque devagar

Este é um erro comum entre os iniciantes e ainda assim é um dos piores: tocar muito rápido.

Quanto mais rápido tocamos, mais cometemos erros, pressionamos notas erradas, posicionamos mal os dedos, esquecemos o que devemos tocar, coordenamos mal as mãos…

O pior é que quando um guitarrista aprendiz toca muito rápido durante um exercício ou na hora de aprender um riff, o cérebro vai registrar: “Olha, isso é o que é você precisa aprender.”

Seu cérebro aprende os movimentos errados muito rapidamente. O processo de memorização vai ser mais lento e menos bem feito.

Esta não é a melhor maneira de evoluir no violão clássico, no violão sete cordas ou na guitarra elétrica. Pelo contrário! É totalmente contraproducente.

Para tocar bem o violão, você tem que aprender devagar e ter tempo para fazer os movimentos certos, posicionando as mãos corretamente.

O resto, é repetir e repetir, para progredir e poder aumentar sua velocidade de execução.

Mas quanto devagar? E até quando? A resposta é… Siga seu instinto! Não há regras específicas: cada um tem seu ritmo de aprendizado. Toque lentamente, de maneira que você consiga realizar os exercícios e os acordes de maneira correta e com precisão. A velocidade ideal é quando você consegue posicionar bem seus dedos e coordenar os movimentos com tranquilidade. Depois de se sentir seguro, experimente acelerar gradualmente. Mas não muito! É importante fixar bem tudo antes de partir para os automatismos. Tocar depressa é algo que deve acontecer espontaneamente.

Toque com o metrônomo e adquira ritmo ao tocar violão

O erro mais grave de um iniciante é provavelmente negligenciar o estudo do ritmo.

O ritmo representa 50% da música. Os outros 50% são as notas.

Não tocar no ritmo é o mesmo que tocar notas erradas ou fazer mal um acorde na guitarra.

Pode ser tentador colocar o estudo do ritmo de lado, especialmente depois de ter dificuldade em aprender acordes básicos, pestanas ou a escala pentatônica.

Não tocar com ritmo é como escrever sem pontuação: você lê o texto, mas fica bem difícil de entender o significado sem ter que pensar.

A música não deve ser reproduzida roboticamente. Ela deve ser sentida!

Portanto, é preciso aprender o ritmo ao mesmo tempo que as notas. Nada deve ser feito isoladamente. Caso contrário, o estudo pode ser desperdiçado futuramente.

Além disso, se você quiser tocar em uma banda mais tarde, é melhor tocar com ritmo! Caso contrário seus parceiros não vão ficar muito satisfeitos!…

Dica para o guitarrista autodidata: não gaste muito tempo na internet

Na internet, existem muitos tutoriais, vídeos, exercícios para estudar… É um recurso muito prático para aprender o básico da guitarra ou do violão. Há tantos materiais de apoio gratuitos e de fácil acesso…

Mas saiba que existe o outro lado da moeda! Pois é…

É importante ter tempo para fazer pesquisas e descobrir com qual exercício técnico praticar, como fazer um arpejo ou como estudar o ritmo.

Mas para aprender qualquer tipo de instrumento de cordas, seja guitarra, violão sete cordas ou violão clássico, são necessários dias, até mesmo semanas de prática em um determinado ponto para poder evoluir.

Como aprender violão sozinho. Quais são as melhores dicas para guitarristas na web? | Deixe a internet um pouco de lado e toque seu violão!

O problema da internet é justamente o excesso de recursos. O iniciante tende a pensar que se ele não for bem sucedido depois de um dia ou dois, é porque ele tem que encontrar outros tutoriais, outras dicas, outros exercícios … E ele retoma sua pesquisa de novo.

A internet também traz muitas distrações: de um tutorial você pode passar para um clipe de uma banda que aprecia, depois para um exercício que não tem ligação com a técnica que está estudando, depois para uma notícia que chamou a atenção…

No final, o tempo gasto na web poderia ter sido o tempo gasto praticando o violão. Você teria aprendido mais, e com certeza já teria passado para o próximo exercício.

Conclusão: encontre um equilíbrio!

Grave e filme a si mesmo na guitarra ou no violão

Sem um professor de violão, pode ser difícil avaliar a si mesmo e corrigir os erros.

O melhor é se gravar e até mesmo se filmar. Ao ouvir a si mesmo, você consegue identificar suas notas falsas e corrigi-las. Ao se ver, consegue corrigir sua postura.

Dica: não apague os vídeos para ver a extensão do seu progresso! Isso pode ser um elemento de motivação de vez em quando, sobretudo quando você desconfiar que está estagnado ou regredindo.

Dica para o violonista autodidata: seja perseverante

Quando você aprende sozinho a guitarra, é normal se sentir um pouco perdido às vezes.

Aceite o fato de que é impossível planejar tudo e dominar tudo rapidamente. Às vezes você perde tempo ou aprende coisas desnecessárias. É natural.

Você comete erros, isso faz parte dos estudos, leva tempo para aprimorar e evoluir.

Ser autodidata é aprender a ter perseverança.

Você não vai conseguir concluir todos os exercícios na primeira vez e isso é normal!

Mas não desanime. Com estudo regular, seus esforços serão recompensados!

Pratique seu instrumento todos os dias

Aprender o violão não é fácil. Como todos os instrumentos musicais, iniciar o violão requer tempo e prática regular.

A armadilha de quando você começa a tocar guitarra é dizer “eu posso estudar quando bem entender”.

Se seguir este passo, você não vai progredir. Mesmo se este momento durar de 2 a 3 horas. Se você não fizer nada por uma semana ou duas, seus esforços serão inúteis!

Por outro lado, se você estudar um pouco todos os dias, a memória muscular é exercitada e o progresso se torna mais fácil.

Se você quiser progredir na guitarra, tem que fazer isso todos os dias.

Mesmo que seja apenas 10 ou 15 minutos por dia.

Claro, o ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia para progredir ainda mais rápido. Mas mesmo com apenas 15 minutos, você ainda vai progredir.

Como estudar sozinho guitarra? Por que você tem que praticar o violão todos os dias? | Encontre tempo na sua agenda atarefada!

Encontre uma banda para progredir na guitarra

Tocar sozinho é legal no começo. Mas o guitarrista pode rapidamente ficar entediado ou estagnado.

Mas, na verdade, ser músico também significa tocar muito sozinho. O estudo é feito sozinho, a maior parte do aprendizado é feito sozinho.

Então por que não se juntar a uma banda para evitar de ficar sozinho o tempo todo?

Esqueça sua timidez e não se intimide com o nível dos outros músicos.

Fazer música é também se destacar e querer dar o melhor de si.

Tocar em grupo é uma das melhores experiências possíveis para um músico. Você vai progredir de maneira diferente, conhecer outros músicos, talvez faça amigos, aprenda a se apropriar de músicas, componha, improvise em grupos …

Em resumo, se tornar um músico de verdade!

E você, quais são as melhores dicas que você pode dar como guitarrista iniciante?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar