Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Shadow boxing pode ser importante para fortalecer seu corpo

De Fernando, publicado dia 12/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Use os movimentos do boxe como parte dos seus exercícios

O boxe sombra (shadow boxing) é um método de treinamento de boxe tão antigo e eficaz quanto fácil de implementar. A ideia é trazer os movimentos do combate para um ritmo mais lento e sendo feito de maneira individual, você lutando contra o vazio, o nada… uma sombra!

Dessa maneira é possível corrigir os movimentos, fortalecer os posicionamentos e otimizar a sua postura no esporte, mesmo que você nunca faça isso contra outra pessoa.

Nesse post específico falaremos por muito tempo sobre boxe sombra, mas principalmente dentro de um plano de emagrecimento , isto é, apresentando e demonstrando suas qualidades para todos que gostariam de perder peso.

Imitar os movimentos quase como uma mímica ou dança e treinando um esporte enquanto se diverte, é unir o melhor de dois mundo, deixando o exercício mais dinâmico, trabalhando a concentração e os músculos em um momento com baixos níveis de estresse e grande socialização. Então é hora de colocar suas luvas de boxe e começar a praticar esse esporte!

Tenha disciplina e lute contra as sombras Essa prática é feita sem um oponente, o que depende muito da sua imaginação

Por que e como lutar contra o excesso de peso?

O primeiro ponto é saber onde começa e termina o excesso de peso, porque alguns conceitos tendem a ser ainda muito amplos.

Uma definição mundialmente reconhecida é um acúmulo de gordura anormal ou excessiva que representa um risco para a saúde. Em linhas bem simplistas e gerais, para determinar a presença desse excesso num indivíduo, o Índice de Massa Corporal  é usado, calculando o peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros – isto é, quilo do peso / metros quadrados da altura.

Os índices considerados normais estão entre 20 e 25 e o excesso de peso ocorre com um IMC superior ou igual a 25 . Uma vez que este limite é cruzado, é importante se recuperar o mais rápido possível e reagir, de modo a não cruzar a linha vermelha de obesidade que é a partir de um IMC 30 .

Sobrepeso e obesidade cresceram 60% nos últimos 10 anos no Brasil. Isso pode levar a conseqüências infelizes, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoartrite e exposição superior ao câncer.

Portanto, um ponto é muito importante ao pensarmos no nosso bem estar: é preciso incluir os exercícios na nossa rotina para evitar que os processos que podem tirar sua saúde e fazer tudo que podemos para desacelerar a chegada do fim da vida. Para isso, uma receita é simples: coma de maneira equilibrada e mantenha uma atividade física regular, como boxe e você terá o emagrecimento bem perto de você!

Mas ainda devemos ter todas as cartas em mãos para escolher o esporte que será o melhor … Pensamos espontaneamente nos grandes clássicos: caminhada, corrida, ciclismo, musculação, natação… Você já pensou em praticar uma atividade particularmente atraente, como o boxe? E cuidado com a sabedoria convencional: você pode treinar boxe sem arriscar muito o seu corpo durante o combate, especialmente através de boxe sombra – ou do boxe fitness, já conhece essa modalidade?

qual o seu melhor fundamento como boxeador? Com ou sem luvas, você precisa saber bem os movimentos

O que é boxe sombra ?

Mesmo se você nunca ouviu falar em shadow boxing, não precisa ser bilíngue para entender o conceito. Você estará sozinho, lutando contra sombras. A grande vantagem é que seu oponente não aplica golpes ou revida os que você dá!

Aplicado ao boxe, a expressão das sombras pode parecer estranha, mas você vai entender rapidamente o que é.

Shadow boxing pode ser feito sozinho, em qualquer lugar. Não haverá necessidade de um saco de pancadas ou até mesmo de luvas de boxe (ou undergloves) ou capacetes de proteção par boxe.

Shorts e camiseta será equipamento suficiente com meias, tênis ou sapatilhas de boxe de acordo com o piso em que se treinará.

Claro, para ter os pontos de referência de um boxeador qualificado, será melhor estar dentro de um ringue ao invés de um tatami de uma academia de artes marciais, a sala de espelhos de uma academia comum ou sua sala de estar. A leve sensação de rebote encontrada entre as cordas pode não ser tão fácil assim de replicar, mas você conseguirá fazê-lo com sua imaginação. O importante é já começar a treinar sem grandes empecilhos e seguir uma boa rotina de treinamentos.

Trata-se de lutar contra uma sombra ou fantasma, ou seja, um desafiador imaginário. No entanto, deve ser muito focado: o atleta deve realmente acreditar e viver sua luta fictícia . Para tornar seu esforço maior, você deve bater no vazio – o que é muito mais cansativo do que você pensa, porque a ausência de um alvo sólido rapidamente se torna exaustivo para o bíceps e tríceps.

Há algo das touradas, praticado pelos maiores toureiros que esboçam passos e movimentos lentos em suas rotinas. O objetivo é assimilar perfeitamente os gestos básicos e colocá-los em prática beirando a perfeição, com calma, consciência e foco.

Sem a parte da crueldade animal, você pode entender melhor o boxe com as touradas Como no balé de uma tourada, é preciso ter consciência do seu corpo para se movimentar bem

Em câmera lenta assim como em velocidade real ou acelerado, o boxe sombra ocorre em qualquer programa completo de treinamento de boxe, é uma etapa educativa do programa . Não há um único dia, em que um boxeador profissional não faz isso! Ele cria novas sequências para aplicar no dia do grande combate e transformar sua técnica com mais atenção aos detalhes.

O melhor de tudo, a sombra no boxe é útil e praticado em todas as modalidades: boxe , savate, kickboxing, boxe profissional, boxe birmanês, boxe tailandês , MMA (Mixed Martial Arts )… De uma disciplina para outra, apenas os movimentos esboçados variam, dependendo do que as regras admitidas por cada federação de esporte.

O ideal é ter um treinador de esportes para observá-lo e corrigir quando necessário ou, alternativamente, boxear sombras cercado por espelhos para se ver e rever todos os seus movimentos, um olho crítico. Já pensou em talvez gravar um treino até mesmo com o celular e se observar? Pode ser uma ideia boa.

E, como sempre, é necessário um aquecimento, bem como um alongamento no final da sessão.

As virtudes físicas do treinamento

Claro, tudo dependerá da duração das suas sessões de boxe sombra. Mas um bom trabalho de pés contínuo irá substituir uma corrida por conta própria, tornando-se um exercício de cardio real dentro do seu programa de treinos.

Simplicidade e versatilidade caracterizam um exercício esportivo ao alcance de todos e permitindo que você perca gordura e ganhe músculos, pouco a pouco, especialmente se você pode complementá-lo com sessões de musculação usando máquinas e pesos.

Ao longo de seus treinamento de exercícios , você irá criar uma boa musculatura no centro do corpo, essencial para sua postura e uma barriga mais definida. Seu abdominais estarão bem trabalhados e mais delineados do que antes de começar a se exercitar.

Relaxar também será natural, com força explosiva sendo aplicada, enquanto você aperfeiçoou sua arte de lutar com suas mãos. Não se esqueça de usar esse momento com sabedoria e não como fonte de violência gratuita, você é um atleta!

O boxe clássico é bem completo e é perfeito para abstrair sua mente e sentir sua concentração. Isso permitirá que você tenha um sono melhor e, portanto, uma recuperação acelerada.

Em um gênero menos convencional, se você quer um estilo de boxe dinâmico sem risco de lesões, que vai além do quadro de um treinamento de boxe clássico, mas ajuda a combater o excesso de peso, você pode se transformar com o fitness boxe, usando os fundamentos em uma aula com bastante música, animação e uma turma!

Cansado de boxe de sombra?  Faça aula de box de outra forma!

Como usar melhor as mãos no esporte Todos os fundamentos podem ser melhorados com o shadow boxing

O que fazer uma vez que você chegou ao seu objetivo físico?

A luta contra o excesso de peso exige uma alimentação saudável e um esporte regular. Mas uma vez que alcançamos esse peso ideal, não podemos nos cansar e desistir rapidamente de praticar o boxe.

Normalmente, uma sombra de boxe seriamente praticada por semanas e meses vai fazer você querer descobrir ainda mais a arte nobre, esse esporte clássico e que é tão cheio de variações e possibilidades. Em seguida, você poderá passar por uma academia de boxe e encontrará uma boa equipe para treiná-lo – uma aula experimental de teste geralmente é oferecido para treinamentos esportivos específicos. Ou buscar novos estilos, como o boxe tailandês.

Seria hora de aperfeiçoar sua técnica e treinar contra opositores reais, boxeadores em um ringue, para se tornar um grande campeão em sua cidade?

De qualquer forma, para executar bem o seu boxe sombra , é obrigatório saber de antemão os movimentos principais do boxe: uppercut, combate corpo a corpo, mão-a-mão, defesas, movimentos de pés…

Uma escola de boxe de qualidade irá treiná-lo rapidamente, e você aproveitará o seu capacete de couro sintético para entrar em uma luta contra oponentes da sua categoria. Se for esse o caso, depois de perder o peso da sua gordura anterior, você vai querer ganhar peso, mas apenas com a massa muscular desta vez e encontrar a sua melhor categoria, que são definidos pelo peso.

De qualquer forma, você ganhou autoconfiança e autocontrole. Então, para evitar o excesso de peso novamente, mantenha-se no esporte e com foco em sua saúde. Nada de se envolver com dopping, anabolizantes ou remédios proibidos. Você precisa ter qualidade de vida e por isso procurou o boxe, lembra?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar