Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Para principiantes: como aprender a língua espanhola do zero?

De Fernanda, publicado dia 23/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Começar a estudar espanhol

Iniciar um idioma não é fácil. Isso requer um verdadeiro plano de ação. Uma estratégia. E uma metodologia muito especial.

Especialmente quando se trata dos mais jovens. O que fazer para assimilar a língua espanhola?

Em seguida, para adolescentes e adultos, como se aproximar dos níveis avançados e se tornar bilíngue?

Descubra todas as nossas soluções…

Dicas para começar a estudar espanhol

Aprender uma língua estrangeira é provavelmente uma das coisas mais gratificantes deste mundo.

Se você é iniciante, o primeiro passo na sua aprendizagem do espanhol será compreender os conceitos básicos. Para aprender o idioma facilmente, significa descobrir:

  • O alfabeto espanhol;
  • A pronúncia em espanhol e a acentuação tônica;
  • Os diferentes gêneros em espanhol;
  • Os artigos e os adjetivos;
  • O vocabulário básico (palavras, frases, saudação, cor, números, hora ou vestuário);
  • A gramática e a construção de frases simples afirmativas, interrogativas e exclamativas;
  • A negação;
  • Os verbos auxiliar “ser” (ser), “haber” (ter) e “estar”;
  • A conjugação dos verbos no presente, no pretérito passado e no futuro;
  • Os pronomes;
  • O condicional;
  • O imperativo e o subjuntivo presente e pretérito imperfeito;
  • Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições.

Começar estudando uma língua estrangeira. Por onde começar seus estudos de espanhol? Quais os conteúdos de base? A aventura começa!

Depois disso vai ser o momento de progredir um pouco mais! Para tal, nada melhor que contratar um professor de espanhol em casa. Ele vai adaptar seu programa às suas necessidades e o levará a um nível totalmente novo. Não menospreze a contribuição de recursos como jornais online, filmes, podcasts e aplicativos!

O próximo passo é aprender espanhol na Espanha. Por que não organizar uma turnê de idiomas na América Latina? Você descobrirá os diferentes sotaques, a fonética, a pronúncia, e ainda melhora sua expressão oral e sua compreensão.

Finalmente, o próximo passo é avançar para o nível de bilíngue: se tornar fluente na linguagem de Cervantes. E como? Pela imersão completa! Além da estadia linguística, a imersão total consiste em trabalhar e viver no local por várias semanas ou meses. Aprenda espanhol da vida cotidiana!

Encontre um bom professor para uma aula de espanhol online no Superprof!

A partir de quantos anos podemos estudar espanhol?

Muitos pais se questionam sobre quando ensinar uma língua estrangeira ao seu filho. É possível começar sem que os pais sejam bilíngues? E neste caso: o ensinamento será bom ou suficiente?

Da mesma forma, muitos pais têm receio das dificuldades que uma criança pode enfrentar no início de uma educação bilíngue. É demais para ela? Isso afetará seu nível de português? Será que ela vai fazer a distinção entre as duas línguas?

Na verdade, especialistas na primeira infância e na aquisição da linguagem nunca estabeleceram um “idade mínima” para a assimilação de uma língua estrangeira. Pelo contrário, aliás. Recomenda-se que o processo deva ser iniciado desde o nascimento, em paralelo com o português, se esse for seu objetivo.

Existe uma idade mínima para aprender castelhano? Desde cedo um pai pode começar a ensinar um novo idioma a seu filho.

Podemos afirmar que existem três marcos na assimilação da uma linguagem estrangeira na vida infantil: o primeiro, no nascimento. Os pais, se assim o desejarem, podem se expressar em espanhol com seu bebê. Para treinar o ouvido e criar seu ambiente linguístico.

Então, a idade dos 4 anos, quando a criança diferencia completamente as duas línguas, de modo que elas não se misturam mais no seu vocabulário.

A partir daí, o passo final para a assimilação completa do espanhol como língua nativa é a idade de 7 anos. Os sete anos são identificados pelos pesquisadores como o momento em que o cérebro atinge seu limite de maturidade.

E, neste contexto, parece inevitável mencionar a muito controversa “hipótese do período crítico”. Desenvolvido por Penfield e Roberts (1959) e mais tarde por Lenneberg (1967), este conceito defende que existe um período ideal de aprendizagem de línguas para o homem. Uma “janela de tempo” fora da qual a assimilação de uma segunda língua torna-se mais difícil.

Também chamamos essa noção de “período sensível“.

Eric Lenneberg, por meio de experimentos diversos, sugere que esse período comece aos 2 anos de idade e termine com o fim da plasticidade neuronal (ou seja, no início da puberdade).

Mais tarde em 1989 e depois em 1995, foram realizados estudos para tentar aprofundar esta hipótese do período crítico ou sensível. Foi então constatado que:

  • Após a puberdade, o aprendiz de espanhol não pode alcançar as habilidades de um “falante nativo”, do mesmo jeito que uma criança aprende um idioma em idade precoce.
  • Por outro lado, parece que o adulto faz progressos mais rápidos nos estágios iniciais da aprendizagem de línguas. Mas, em seguida, desacelera em relação à criança.

No entanto, é necessário deixar claro aos nossos leitores que a hipótese do período crítico é hoje ainda muito contestada e discutida.

Como ensinar espanhol a crianças?

Que tal passar da teoria para a prática?

Se você já sabe como apresentar a língua espanhola para adolescentes e adultos (morar na Espanha ou América do Sul, cursos intensivos de verão, cursos universitários, aulas de conversação, aulas de gramática em casa, professor de espanhol particular, etc.), como ensinar espanhol a uma criança?

E por que não estudar espanhol começando com os tablets? Os sites e aplicativos reúnem pais e filhos para aprender o básico da linguagem.

Já os desenhos animados e os livros infantis sempre são os prediletos dos pequenos! Histórias, fotos engraçadas, personagens coloridos e aventuras são recursos lúdicos e criativos!

O professor de espanhol continua sendo a solução mais tradicional, mas a mais efetiva. Existem curso de espanhol para crianças de 3 a 10 em todo o Brasil, assim como professores particulares que se deslocam até sua casa.

Finalmente, nada supera a família! Se você tem a sorte de ter pais, primos, tios ou avós na América Latina ou na Espanha, as férias escolares certamente serão a melhor chance de você dar aos seus filhos aulas de espanhol grátis e eficazes!

Quanto tempo para se tornar bilíngue espanhol?

A expressão bilíngue é usada para designar que a pessoa consegue ler, escrever e falar sem qualquer dificuldade. Como esta noção é bem subjetiva, a única maneira de identificar o nível de domínio de um idioma é por meio de um exame ou certificação.

Quanto levo para dominar o castelhano? Em função de cada pessoa e da metodologia empregada, pode se levar meses ou anos para aprender!

O tempo para alcançar tal nível sempre depende do método utilizado. No caso de aulas individuais, é necessário esperar vários meses ou anos. Em termos de imersão linguística, no entanto, uma pessoa pode contar com 6 meses de imersão total: isso significa estudos, trabalho, vida ativa, amizade e amor no país estrangeiro…

Além disso, em paralelo com estes dois métodos, é recomendado explorar soluções como “aplicativos para smartphone”, “podcasts”, “leituras” ou “sites”. Veja essas dicas:

  • Baixe um aplicativo em espanhol para usar no seu tempo livre: o Duolingo, por exemplo, pode ser usado tanto no smartphone quanto no tablet. 100% grátis, este aplicativo é divertido e ajuda a aprender espanhol por meio de jogos: você ganha pontos e perde vidas com base em suas respostas.
  • Descubra sites gratuitos para aprender espanhol. Seja durante uma pequena pausa no trabalho ou enquanto espera o bolo cozinhar no forno… Basta ler uma aula e fazer os exercícios dia após dia para adquirir as bases essenciais do espanhol. Que tal, por exemplo, o Babbel?
  • Assista ou ouça notícias em espanhol para treinar sua escuta e sua compreensão oral. Uma maneira de estudar sem esforço. Não se esqueça de assistir a canais gerais como Antena 3, La Sexta, Laotra (canal de TV de Madri) ou Ejido TV (canal local de Almaria na Andaluzia), todos disponíveis online!
  • Leia em espanhol sempre que possível. Hoje em dia você encontra centenas de sites de jornais e revistas gratuitos. Por exemplo, mergulhe nas notícias argentinas com o jornal 26noticias ou descubra a vida cotidiana do Paraguai com ABC Color.

Lembre-se de que sempre será mais fácil para uma criança aprender a falar espanhol com fluência (quanto tempo?) do que para um adulto.

Sou velho demais para aprender espanhol?

Tempo. Ah, o tempo…

Depois de falarmos tanto sobre aprendizagem de espanhol, será que existe um limite de idade para aprender o idioma espanhol?

Aprender uma língua é um processo com data de validade? Uma pergunta que também surge quando você quer aprender russo, francês, alemão, japonês, português, chinês, inglês …!

Bem, e nós afirmamos que não! Não há idade máxima para aprender: nem os números, nem vocabulário, nem a conjugação, tampouco as expressões idiomáticas.

Mesmo que a criança possa aprender espanhol rapidamente, o adulto tem suas próprias vantagens:

  • Sua maturidade,
  • Uma metodologia de aprendizado,
  • A capacidade de se concentrar mais,
  • Uma motivação pessoal,
  • Identificar semelhanças com a língua materna: o português.

Acima de tudo, o adulto tem à sua disposição ferramentas e métodos adaptados, como aulas de espanhol privadas em casa, a possibilidade de viajar para o exterior para progredir rapidamente, assistir filmes em versão original e fazer parte de grupos de conversação.

Pense e sonhe em espanhol

Será que é possível ter sonhos em outras línguas? Sonhar em castelhano = ser bilíngue?

E se você tivesse sonhos em espanhol?

Pode admitir: quando você está estudando castelhano, sonhar em espanhol representa tipo o nível máximo! Isso que dizer que você é bilíngue ou é extremamanete apaixonado por esta língua estrangeira.

No entanto, não há evidências de que isso possa acontecer em um determinado momento.

É óbvio que ter um nível básico do idioma, como o do ensino médio ou universitário não seja suficiente para ter sonhos em versão original espanhol. O bilinguismo parece quase necessário. E mesmo a imersão linguística total.

Ouvir e falar SOMENTE o espanhol todos os dias força o cérebro a pensar nessa língua sem parar. E, de repente, em um momento, como por magia, o subconsciente também. Comece agora!

Por onde começar a estudar espanhol?

Vamos terminar este artigo com novas dicas para começar em espanhol de forma eficaz

Como podemos obter um rápido progresso?

Muitas vezes, temos a tendência de pensar que a linguagem de Cervantes é relativamente fácil de aprender para os lusófonos. Isso não está longe de ser verdade…

As duas línguas latinas são muito próximas em muitos aspectos. Muitas palavras são facilmente traduzíveis! Cuidado, no entanto, para não se confundir com os falsos amigos e acabar criando o seu próprio portunhol!!

Na verdade, a linguagem de Salvador Dalí é bastante complexa em muitos aspectos!

Exemplos? Aqui estão alguns:

  • Discurso falado: muito complexo!
  • A conjugação: pelo menos tão complexa quanto o português!
  • Todos os acentos: de uma província para outra na Espanha, ou de um país para outro na América Latina… O espanhol tem uma infinidade de sotaques!
  • Pronúncia em espanhol: entre o jota espanhol, esse “j” ibérico muito gutural, a baixa diferenciação de “s”, “c” e “z”, o “ll” encontrado em “Como te Llama? “… A pronúncia reserva muitas surpresas!

Portanto, é importante primeiro se concentrar nas principais dificuldades, para ter a certeza de dominar os fundamentos. Siga essas dicas e se torne bilíngue!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar