Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A grande história da língua de Cervantes

De Carolina, publicado dia 30/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Saiba tudo sobre o espanhol

A língua espanhola, todo mundo conhece mais ou menos mesmo sem ter feito aulas de espanhol. A gente é capaz de balbuciar algumas palavras ou frases.

Porém, a gente conhece relativamente sua história? Ela, que é tão próxima da gente, conheceu várias peripécias antes de chegar a dominação linguística que percebemos hoje.

Ela tem vários sotaques e se parece muito com várias línguas a começar com o português. Se não, todas as línguas de origem latina têm muitas semelhanças como o francês, o italiano, o catalão…

Descubra, etapa por etapa, a grande história da língua espanhola!

A grande história do catalão e da língua espanhola

A língua espanhola é a terceira mais falada no mundo no século XXI (depois do mandarim e do inglês). Entre todas as línguas estrangeiras, ela é ensinada nos quatro cantos do mundo em aulas de espanhol por vários estudantes: vocabulário (palavras, léxica, expressões, frases…), expressões orais ou comunicação oral, pronúncia, conversação, gramática…

Visite as cidades e incorpore a cultura hispânica A melhor forma de saber tudo sobre a língua espanhola é vivendo in loco

O aprendizado do espanhol é proposto em quase todos os países. Mais de 20 têm o idioma como língua materna! Além do castelhano, a história da Espanha é muito rica e também vale a pena ser contada.

Mas antes de tudo isso, foi preciso fazer várias peripécias para concluir o nascimento dessa linguagem. Entre o século III e I a.C., os romanos conquistaram a Península Ibérica, não deixando a língua basca persistir. Depois disso, somente uma língua era permitida e falada: o latim (latim escrito e latim popular).

No século V, a invasão dos visigodos trouxe alguns toques germânicos ao latim vulgar. Depois, com a invasão dos mouros, milhares de palavras do árabe se incrustaram na língua latina. Aliás, é a partir de 800 que o castelhano fez sua aparição depois de várias vitorias territoriais feitas pelos bascos. Os séculos se passaram, a monarquia espanhola se formou e, então, o castelhano se expandiu mais ainda. Mas foi na Reconquista (reconquista cristã nas terras do sul da Espanha das populações muçulmanas) com todo o poder do reino de Castilha que o castelhano foi se propagando.

O século de ouro e as conquistas do Novo Mundo permitiram o espanhol de se difundir progressivamente no mundo: nas Américas (central e sul) e nas Filipinas.

Mas o declínio do império espanhol veio no século XIX. E com ele, as diferentes guerras de independência das colônias espanholas espalhadas em todo mundo. Com isso, os movimentos separatistas vieram e as outras línguas ganharam espaço como o catalão e o galego. Mas o castelhano guarda todo o seu poder!

Porém, com o governo ditatorial de Franco, as outras línguas como o catalão, o andaluz foram proibidas. Através dessa medida, o povo foi obrigado a falar só espanhol e ficou ressentido por não poder falar as línguas regionais.

Catalão e língua espanhola: quais são as diferenças?

Então, vocês entenderam! O espanhol tal como a gente conhece hoje é o castelhano. Uma linguagem que a gente pode aprender na escola (aulas de espanhol), na internet (espanhol online), em aulas de línguas no centro de uma escola de idiomas, na universidade (estudar espanhol na graduação, pós-graduação, doutorado em Letras) ou em um intercâmbio linguístico.

É possível aprender espanhol na Espanha (aulas de espanhol em Barcelona, Madrid ou em outras cidades), na América Latina (exceto Brasil, Suriname e Guiana Francesa) ou Central. Uma imersão total para adquirir as competências linguísticas necessárias para se transformar em um verdadeiro bilíngue.

Mas como a gente decide em aprender o espanhol, francês, inglês, alemão, catalão?

O castalão tem a sua própria gramática, seu vocabulário, seu território (a Catalunha), sua pronúncia, sua fonética, seu alfabeto… e é a língua mais falada de uma nação sem estado.

O catalão é bem diferente do castelhano. A gente diz que o catalão é muito próximo do francês, como o castelhano é próximo do português. Se o espanhol é facilmente traduzido para o português, em catalão é mais difícil! Veja como o catalão é próximo da língua francesa: “bona nit” (boa noite) / “bonne nuit” (em francês) ou “Quin és el teu nom?” (qual é o seu nome em português e quel est ton prénon em francês). Idem para alguns números (catalão/francês): “zero / zéro, quatre / quatre, cinc / cinq, sis / six”.

A Espanha é rica em cultura A língua é um reflexo da história dos povos que formaram a nação espanhola

Quais são as semelhanças entre o catalão e castelhano? Elas são muitas e a gente pode falar de uma origem em comum, derivadas do latim galo-romano. Duas línguas latinas com um acento tônico forte com algumas pronúncias parecidas (o “v” que se pronuncia “b”, por exemplo). A Catalunha tem duas línguas oficiais e pratica o bilinguismo.

Os sotaques espanhóis

A política colonialista da Espanha nos séculos XV e XVI fez com que a Espanha conquistasse vários territórios na América do Sul (Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile…), América Central (Costa Rica, México, Guatemala), no caribe (Cuba) assim como na África (Guiné Equatorial).

O que explica a importância da população hispanófona e hispânica no mundo, da União Européia à América Latina. O espanhol é hoje a língua oficial de 21 países através do mundo e possui quase o mesmo tanto de sotaques  hispânicos diferentes!

Aprender a língua espanhola e os várias sotaques também é bem variado na Espanha, apesar do tamanho pequeno do país. O sotaque andaluz, por exemplo, é marcado pela pouca articulação. É comum não entender o castelhano falado por um andaluz no começo. As sílabas são comidas como algumas letras no final das palavras (o “s” e o “d”). O “ll” se pronuncia como um “y”, o “c” e o “s” em “th”… É complicado!

O catalão pronuncia o “l” como no inglês e o galego canta quase o mesmo tanto que fala.

O castelhano é uma língua romana e seu sotaque está bem espalhado na Espanha toda.

Visite todas as cidades da Espanha e aprenda o idioma Os espanhóis são muito ricos em histórias e em línguas, aprenda o espanhol

E o da América do Sul hispanofalante? Há quem diga que o sotaque das Américas Central e do Sul parece um pouco com o andaluz. Porém, o “c”, o “s” e o “z” são pronunciados todos como um “s”. O “s” no final das palavras quase não é pronunciado. Eles também puxaram a pronúncia do “ll” como “y” do sotaque andaluz.

Aprender o espanhol é também estudar os seus diferentes sotaques, É possível fazer isso em um intercâmbio linguístico, com um alfabeto fonético, um dicionário espanhol português.

Quais são as semelhanças entre o português e o espanhol?

O espanhol e o português têm vários pontos em comum! A gente entende muitas vezes o espanhol sem nunca ter aberto um livro da matéria na vida. Afinal, as duas línguas têm as mesmas origens, o latim, e permaneceram muito tempo sendo um idioma só.

Há muitos recursos hoje para se aprender em aulas de espanhol online, a história da Espanha e suas antigas colônias no mundo.

A gramática espanhola e do português se parecem muito! Muitas palavras em espanhol são escritas da mesma forma e têm o mesmo significado em português, somente a pronúncia que muda.

Vamos nos colocar na cabeça de um gringo e imaginar: e se tivesse que escolher entre o português e o espanhol, qual das duas eu escolheria?

As razões para estudar espanhol ao invés do português são muitas, começando pelos milhões de hispanofalantes espalhados pelo mundo (mais de 450 milhões têm o espanhol como língua materna). Já o português, se tirarmos nós, brasileiros, resta-nos somente 60 milhões de lusófonos…

Para um gringo, eles têm muito mais oportunidades de se comunicar em espanhol que em português, isso é fato! Sem contar que a gente pode falar espanhol também nos Estados Unidos.

Mas sem querer desmerecer da nossa língua, o Brasil também oferece muitas oportunidades para quem quiser morar aqui (apesar da crise política e econômica…). Alguns estrangeiros gostam tanto do nosso país que formaram uma verdeira comunidade, como os franceses, por exemplo. Eles são mais de 30 mil instalados aqui!

As frases úteis em espanhol

O vocabulário espanhol, sua compreensão, saber se expressar, progredir rapidamente: tudo isso pode ser fazer em aulas de espanhol intensivas. Ou quem sabe em aulas de espanhol na Espanha?

Fale o idioma e conquiste o mundo Madrid cheia de charme espera você para aprender tudo da língua espanhola

Cada palavra espanhola é uma pequena vitória que nos permite sobreviver em um meio 100% hispanófono.

Mas quais são as palavras e frases mais úteis em espanhol?

Todas que servem para cumprimentar alguém: “Buenos dias”, “buenas noches”, “Hola”, “adios”, “hasta luego”, “hasta manhaña”…

As indispensáveis: “si”, “gracias”, “por favor”, “de nada”, “perdon”…

Para se apresentar: “me llamo”, “soy brasileño”, “tengo 31 anos”…

Como se virar sem saber fazer uma pergunta? Dizer se concorda ou não? Expressar as condições? Parabenizar? Desculpar-se? Perguntar o caminho? Virar-se no hotel ou no restaurante?

Parece missão impossível, mas não se preocupe! Mesmo se nunca fez uma aula de espanhol na vida, você vai aprender fácil o básico! Afinal, são línguas próximas!

Mas não pense que espanhol é “portunhol” e não perca tempo! Faça algumas aulas particulares de espanhol para não ficar perdido no mundo da hispanofonia!

O top 5 das citações em espanhol

Quer saber mais sobre a cultura da língua espanhola em toda a sua riqueza e diversidade? Aqui está uma ótima oportunidade de viajar o mundo e nas épocas graças a essa língua falada em todos os continentes. Por isso, descobra algumas das citações mais bonitas em espanhol.

1. Frases mais bonitas de Miguel de Cervantes

“La pluma es la lengua del alma.”

O que significa: “A pluma (caneta) é o idioma da alma”

Essa citação do El Ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha faz sentido começando pela escrita de Miguel de Cervantes.

A gente não chama o espanhol de a língua de Cervantes por nada… Miguel de Cervantes é o escritor espanhol mais famoso no exterior, mas também o mais lido na Espanha.

2. Uma citação em espanhol de Salvador Dali

Dali é uma aposta segura para sair do lugar comum.

“El que quiere interesar a los demás tiene que provocarlos”

“Quem quiser ser interessante para os outros, deve provocá-los”: uma citação reveladora da personalidade e da vida do artista!

3. Uma frase inspiradora de Pablo Picasso

Em nosso almanaque de Picasso, a citação do dia será, ao invés de um provérbio chinês:

“Todos los niños nacen artistas. El problema es cómo seguir siendo artistas al crecer.”

“Em cada criança há um artista. O problema é como permanecer um artista ao crescer.”

4. Uma citação sobre as mulheres de Pedro Almodóvar

“Una es más auténtica, mientras más se parece a lo que soñó de sí misma.”

“Uma mulher é autêntica quando se parece com a imagem que sonha em ter dela mesma.”

Essa fórmula incisiva é uma reminiscência de um certo humor anglo-saxão, digno de um Winston Churchill. Mas diz muito sobre a língua espanhola (saiba tudo) e sobre sua cultura em que as mães têm um valor fundamental.

5. Um lindo poema de Pablo Neruda

“Soy el desesperado, la palabra sin ecos, el que lo perdió todo, y el que todo lo tuvo.”

“Sou eu desesperado, a palavra sem eco, aquele que teve tudo e que perdeu tudo.”

Existe uma atmosfera comparável à dos poemas de Gérard de Nerval, onde a velhice e a indiferença se cruzam contra um pano de fundo de desgosto ou a necessidade de virar a página. Com certeza, temos poetas mais otimistas…

Escritor e um grande poeta chileno, Pablo Neruda escreveu esses versos da coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada. Publicado em 1924 quando o jovem autor tinha apenas 19 anos, esse livro continuou sendo uma de suas principais obras.

Algumas informações sobre a cultura espanhola

  1. Há quatro línguas oficiais na Espanha (castelhano, catalão, basco e galiciano), três regionais não oficiais (asturiano, aragão e aranês) e vários outros dialetos.
  2. Os espanhóis tem um ritmo completamente diferente. Eles almoçam geralmente entre 13h a 15h e jantam perto das 22h.
  3. cultura espanhola (saiba 50 informações úteis sobre ela) influenciou muito a arte moderna do final do século XIX e século XX. Eles tiveram artistas como Antoni Gaudi (Art Nouveau), Pablo Picasso (Expressionismo, cubismo, surrealismo), Joan Miró (surrealismo) e Salvador Dali (surrealismo). Sem contar que hoje conta com um dos principais diretores contemporâneos de cinema. Seu nome? Almodóvar que mostra tanto da cultura de seu país!
  4. O flamenco não é realmente uma dança, mas um estilo musical.
  5. 58 milhões de turistas vão à Espanha a cada ano o que faz dela o quarto país mais visitado do mundo.
  6. A Espanha é conhecida por seus festivais muito animados, inclusive o San Fermín (tourada) em Pamplona e Tomatina (a batalha de tomates) em Buñol.
  7. Mais de 150.000 tomates são normalmente jogados fora em La Tomatina.
  8. O nome oficial da Espanha é o “Reino da Espanha”.
  9. O hino nacional da Espanha é sem letras, somente uma introdução.
  10. Não há leis sobre a nudez em espaço público na Espanha.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar