Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pequeno teste sobre os hábitos hispânicos

De Carolina, publicado dia 15/04/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > 50 informações úteis sobre a cultura espanhola

O que saber sobre a Espanha?

Esse pequeno país da Península Ibérica atrai muitos turistas e tem uma cultura alegre, rica e sedutora. Junto com Portugal, ele também foi um dos primeiros a desbravar os mares nos séculos XV e XVI com o mercantilismo.

A Espanha dividiu com Portugal o chamado “Novo Mundo” através do Tratado de Tordesilhas. Por isso, o país ocupou os espaços que hoje formam a América Latina (exceto Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa).

A Espanha ainda tem uma herança dessa época, a monarquia, ao contrário de muitos países na Europa. Porém, possui um governo democrático e parlamentar com uma monarquia constitucional que limita o poder dos reis. Felipe VI foi coroado rei da Espanha em 2014 sucedido de seu pai João Carlos I.

Os dados históricos são importantes, mas vamos pensar também na cultura hispânica.

Se pensarmos nos clichês referentes a essa pátria, vamos pensar na tourada e flamenco. Mas ela é muito mais! A cultura espanhola é muito diversificada e possui hábitos, costumes, línguas, bandeiras bem diferentes em cada região. Andaluzia, Catalunha, Galiza, Navarra e País Basco são exemplos de comunidades autônomas espanholas e cada uma delas tem suas características próprias.

Para se ter uma ideia, não experimente perguntar para um verdadeiro catalão (qual é a diferença entre essa língua e o espanhol?) se a tourada vem da Catalunha (capital Barcelona)? Ou se existe flamenco? Pode ter certeza que ele não vai gostar muito da ideia generalizada… Na verdade, essas tradições acontecem mais na região da Andaluzia.

Além disso, o país possui vários grupos separatistas como na Catalunha, Galiza, Navarra e no País Basco. Muitos são radicais e utilizam (ou já utilizaram) a guerrilha como o Euskadi Ta Askatasuna (ETA), movimento separatista basco e seu nome significa “Pátria Basca e Liberdade” na língua basca. Esses movimentos também tem integrantes de outros países como a França (bascos, catalães…).

Acesse o Superprof para encontrar o melhor curso de espanhol!

Você também encontra várias imagens de Jesus no país O catolicismo tem muito peso na cultura espanhola e sua crença é respeitadas por todos

A Espanha também é muito mais que Barcelona, a cidade mais frequentada pelos turistas. Lembrando que a capital da Catalunha é a mais rica do país. Ou seja, essa cidade pode ser considerada a capital econômica da Espanha. Já Madrid é a capital oficial e política.

A Andaluzia tem a herança da ocupação árabe com as lindas cidades: Sevilha (Reales Alcázares), Córdoba (Mesquita), Granada (Alhambra). As ilhas como Maiorca, Minorca, Ibiza são paradeiros certos para quem quer curtir lindas praias e um agito (principalmente em Ibiza na alta temporada europeia).

Outra coisa muito importante da Espanha é a arte de bem viver nesse país. As pessoas não pensam só em dinheiro, gostam de comer bem, adoram se reunir em bares, praças, restaurantes, comer um bocadillo. Normalmente, eles são muito descontraídos, engraçados, acolhedores! Na Europa, é uma das culturas mais próximas da nossa, brasileira. Há quem diga que eles parecem mais com a gente que os próprios portugueses (às vezes muito sérios). E quais são as semelhanças entre o espanhol e o português?

Para confirmar essa desconfiança, eles também são loucos por futebol como a gente! A Espanha possui dois dos maiores times mundiais atuais: o Real Madrid e o Barcelona. Eles sempre ganham os campeonatos europeus e têm os maiores craques do mundo (e mais verba também): Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Neymar, Messi (Barcelona).

Então, a riqueza desse país não se esgota! Vamos então a algumas curiosidades sobre o país. Nós não fomos muito seletivos: aqui você encontra clichês, dados históricos, econômicos, sociais, culturais. Ou seja, de tudo um pouco sobre o país de Cervantes!

Você quer ir nesse país maravilhoso, mas você não conhece a cultura? Que tal fazer curso de espanhol e aprender mais sobre a língua e cultura espanholas?

Sem mais delongas, veja 50 fatos interessantes sobre a Espanha que você poderá ficar surpreso em saber!

Fatos interessantes sobre a Espanha e a cultura espanhola

  1. Todos os espanhóis falam castelhano ou espanhol. Aliás. aprenda as frases que vão salvar a sua vida… Há quatro línguas oficiais na Espanha (castelhano, catalão, basco e galiciano), três regionais não oficiais (asturiano, aragão e aranês) e vários outros dialetos.
  2. Os espanhóis tem um ritmo completamente diferente. Eles almoçam geralmente entre 13h a 15h e jantam perto das 22h.

    Castelos e ruínas existentes na cultura espanhola A arquitetura antiga também é uma grande riqueza desse país!

  3. A cultura espanhola (conheça a sua fabulosa história) influenciou muito a arte moderna do final do século XIX e século XX. Eles tiveram artistas como Antoni Gaudi (Art Nouveau), Pablo Picasso (expressionismo, cubismo, surrealismo), Joan Miró (surrealismo) e Salvador Dali (surrealismo). Sem contar que hoje conta com um dos principais diretores contemporâneos de cinema. Seu nome? Almodóvar que mostra tanto da cultura de seu país!
  4. O flamenco não é realmente uma dança, mas um estilo musical.
  5. 58 milhões de turistas vão à Espanha (saiba tudo sobre a sua língua) a cada ano o que faz dela o quarto país mais visitado do mundo.
  6. A Espanha é conhecida por seus festivais muito animados, inclusive o San Fermín (tourada) em Pamplona e Tomatina (a batalha de tomates) em Buñol.
  7. Mais de 150.000 tomates são normalmente jogados fora em La Tomatina.
  8. O nome oficial da Espanha é o “Reino da Espanha”.
  9. O hino nacional da Espanha é sem letras, somente uma introdução.
  10. Não há leis sobre a nudez em espaço público na Espanha.
  11. 43% da produção de azeite do mundo é feito na Espanha.
  12. De 2008 a 2013, a equipe de futebol nacional espanhola foi nomeada equipe da Fifa do ano. O futebol é uma religião na Espanha.
  13. A Espanha teve a sua primeira World Cup em 2010.
  14. O ratinho é chamado de Ratoncito Pérez na Espanha.
  15. Pausas, tempo livre, sesta fazem parte da cultura espanhola.
  16. A Espanha foi a terceira população turística mais popular do mundo em 2013 (depois da França e dos Estados Unidos).
  17. Dom Quixote, o famoso livro escrito pelo autor Miguel de Cervantes em 1605 foi votado o livro mais significativo de todos os tempos em 2002 por 100 autores.
  18. Normalmente, você tem dois sobrenomes na Espanha – o primeiro do pai e o segundo da mãe (a ordem é ao contrário no Brasil).

    Não deixe de visitar o litoral da península ibérica O país possui mais de 8 mil praias, cada uma mais bonita que a outra! Vale a pena visitar!

  19. Os espanhóis celebram o ano novo comendo um grão de uva para cada balada do sino com a família.
  20.  Cristóvão Colombo não é espanhol, mas italiano. O navegador responsável pela frota que alcançou as Américas em 1492 não teve financiamento de seu país e pediu ajuda ao reinado espanhol para cumprir sua missão.
  21. Os espanhóis fazem muitos gestos (como os italianos) para falar. Há quem diga que eles também falam bem alto (como nós brasileiros!).
  22. Há menos casamento na Espanha que em todos os outros países da União Europeia, exceto a Suécia.
  23. A porcentagem de divórcios na Espanha é de 17% (relativamente baixa com relação aos 50% dos Estados Unidos).
  24. Madrid se encontra no centro físico do país e a praça Puerta del Sol está exatamente no centro do país.
  25. A Espanha é o país com mais números de bar por habitantes. À noite, os espanhóis (de todas as idades) adoram se encontrar em um bar/restaurante do bairro.
  26. Na Espanha, a gente pode jogar o lixo no chão em todos os bares e restaurantes.
  27. Os espanhóis utilizam o termo “tortitas” para as tortillas de farinha/milho.
  28. A maioria das donas de casa compram pão fresco todos os dias.
  29. Tomate, batata, abacate, tabaco e cacau (chocolate) foram todos importados na Europa pela Espanha.
  30. A Espanha é conhecida pelo seu vinho tinto, mas a maioria dos vinhedos produz uvas brancas.
  31. A Espanha é um grande produtor mundial de açafrão, um ingrediente importante da paella.
  32. O metrô de Madrid é o segundo maior sistema subterrâneo na Europa e o sexto maior do mundo.
  33. A família é a base da estrutura social. Na Espanha, as refeições familiares são sagradas no domingo. Para inspirá-lo sobre a cultura espanhola, veja 5 citações de seus grandes artistas.
  34. Ter a casa própria é muito importante para os espanhóis. Quase 80% das casas espanholas são de proprietários.
  35. A maioria dos espanhóis são católicos. Os espanhóis são os mais praticantes na Europa junto com a Irlanda e Itália.
  36. As pessoas importantes são normalmente chamadas de Don ou Dona.
  37. Se você é convidado para ir na casa de um espanhol, a tradição diz de levar um presente para a dona da casa.
  38. Para os negócios, os espanhóis preferem o face-a-face que por telefone ou email. Uma noção para aprender para as aulas de espanhol além dos diferentes sotaques na língua.

    A bola também fala bem alto na cultura espanhola O Real Madrid e o Barcelona são verdadeiros rivais no esporte da Espanha

  39.  A boina (dita como tipicamente francesa) foi criada na Espanha!
  40. Não é normal dar gorjeta nem 10% na Espanha, principalmente nos lugares mais baratos.
  41. Cada região da Espanha – Pais Vasco, Cataluña, Galice, tem a sua própria língua e sua bandeira.
  42. Barcelona tem 15 milhões de visitantes por ano, enquanto Madrid tem somente 6, 7.
  43. O itinerário Madrid-Barcelona tem o maior número de voos por semana no mundo.
  44. A Espanha tem mais de 8 mil praias.
  45. O nome Espanha vem da palavra Ispania que significa terra de coelhos.
  46. No 15 de maio, todas as mulheres solteiras em Madrid visitam a capela chamada de Ermita de San Isidro para encontrar um marido.
  47. O casamento homossexual na Espanha é autorizado desde 2005.
  48. Em Barcelona, as pessoas têm o hábito de trocar um livro ou uma flor com as pessoas que gostam no dia 23 de abril.
  49. Os espanhóis têm mais carros que celulares
  50. Os espanhóis gostam muito de comida. Um ditado diz: “Ilena barriga, corazón contento” – barriga cheia, coração feliz!

Saiba como encontrar o melhor professor para suas aulas de espanhol no Superprof!

Não deixe de procurar um bom curso de espanhol online ou presencial no Superprof!

Flamenco: um dos símbolos da cultura espanhola

A Espanha, assim como outros países antigos, se destaca mundialmente por ser palco de tantos séculos de história. De acordo registros históricos, a longo dos anos, o território espanhol foi ocupado por diferentes civilizações: gregos, celtas, fenícios, romanos, muçulmanos e os visigodos.

Esses povos deixaram traços na contribuição da vasta riqueza cultural do país. O flamenco é fruto desse legado, ele é um dos grandes símbolos da cultura espanhola e uma das manifestações culturais mais populares do país.

Acredita-se que a cultura do flamenco tenha surgido da mistura de povos nômades, com origem na cultura cigana, mourisca, e também na influência da cultura árabe e judaica.

Atualmente, muitos dos praticantes de flamenco são de origem cigana, sendo uma tradição muito comum na região de Andaluzia, Múrcia e na comunidade autônoma da Espanha, Estremadura.

O flamenco é uma manifestação artística extremamente forte na música, no canto e na dança.

Normalmente, o flamenco é composto por quatro elementos:

  • Toque de guitarra;
  • Canto;
  • Dança;
  • Incentivos para aquecer a apresentação ( palmas, batidas de pés e gritos ):

Resumindo, o flamenco é a arte que se comunica através da musicalidade de uma guitarra espanhola, dos movimentos da mão, da expressão corporal e facial de quem dança e do intusiamo de quem assiste.

Siesta: Um costume tipicamente espanhol

A sesta é o tradicional sono durante o dia na Espanha, é o ato de dormir  no meio do dia para tirar um descanso.

É mais comum que as pessoas deem preferência para dormir depois do almoço. Mas enganasse quem pensa que o horário de almoço na Espanha é igual ao dos outros países, os espanhóis costumam almoçar bem mais tarde do que estamos acostumados no Brasil.

Aprender sobre cultura espanhola O flamenco está fortemente ligado à história e cultura da Espanha.

Essa inquestionável tradição da siesta, teve origens nos costumes romanos de descansar na sexta hora. O que seria isso? Dividindo os períodos de luz em 12 horas,  resultaria na Espanha este período entre 13:00 e 15:00, inverno e verão respectivamente. E foi assim que deu início a tradição da siesta.

No passado, a jornada de trabalho na Espanha era divida em duas etapas, o primeiro tem início de 9:00 às 14:00 e de 16:00 às 20:00, restando um intervalo de duas horas para almoçar.

Mas durante a Guerra Civil espanhola, por causa da crise, a população das zonais rurais faziam esses dois horários trabalhando em mais de um lugar, e por essa razão, era concedido a eles descansar no intervalo entre um trabalho e outro.

No início dos 50, o movimento era de sair das zonais rurais em direção às grandes cidades, o que antes era um direito de pausa para ir para o outro trabalho, transformou-se em descanso de um trabalho em tempo integral.

Atualmente, a siesta não é tão popular como no passado, a maior parte do comércio fecha nesse intervalo de duas horas para o almoço, mas as pessoas aproveitam esse momento para almoçar, resolver problemas, fazer um curso, etc.  Até porque, bem semelhante ao restante do mundo, a população espanhola está sempre na correria.

Nas grandes cidades onde o foco está no turismo, geralmente o comércio não fecha na hora de almoço, devido ao grande fluxo de pessoas pela cidade. Pode acontecer dos supermercados permanecerem abertos no horário de almoço.

No entanto, ainda é possível encontrar alguns adeptos da siesta, pois é um costume antigo que faz parte da tradição espanhola.

Festas populares da Espanha

A Espanha está repleta de festas populares que encantam, colorem e enchem de vida as grandes e pequenas cidades. Esses eventos populares também é um dos motivos para a Espanha atrair o grande número de turistas de toda parte do mundo.

Essas festas agradam os turistas de todo o mundo, são celebrações muito admiradas, como a festa de San Isidro, a festa de San Fermín, a Feira de Abril, etc. Vamos conferir algumas!

Semana Santa, em Andaluzia

A Semana Santa é conhecida como a celebração cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, ela é comemorada em todo o território espanhol, mas é em Andaluzia, ao sul da Espanha, que a festa ganha mais destaque.

Embora alguma pessoas não saibam, a Espanha possui mais da metade da população católica, talvez por essa razão a Semana Santa se destaca como uma das festividades mais importante no país.

Acredita-se que essa celebração tenha origem nas festividades da Espanha do século XVI que se manteve viva na cultura hispânica até os dias atuais.

Chamam a atenção as procissões e o grande número de festividades religiosas em todo território, se destacando as festividades da cidade de Sevilha.

A Semana Santa de Sevilha é considerada a maior festa cristã do mundo.

Descobrir a cultura da Espanha através das cidades históricas Passear pelas ruelas da Catalonia é mergulhar na história da Espanha.

A festa encanta a população com procissões que acontecem em todos os horários, manhã, tarde e noite. Elas são divididas em irmandades, cada uma possuindo seu próprio traje, símbolos e cores.

Nessas procissões é possível resgatar um pouco da história, representada nos trajes, nas canções, capelas e principalmente na intensidade da fé.

Na páscoa, as cidades são decoradas com muitas flores e símbolos religiosos, e as procissões percorrem pelas cidades. Durante a madrugada é que a magia acontece, pois o fervor dos fiéis somada a energia mística atingem  o seu nível máximo.

Sensibilizando tanto os católicos quanto os outros participantes. Todos os anos milhares de turistas ficam encantados com as festividades e a demonstração da fé inabalável da cultura espanhola.

Há quem alegue sentir arrepios durante essas festividades, reportando a sensação de muita fé, amor e paz de espírito.

Las Fallas, em Valência

Comemorada no mês de março, na típica cidade de Valência, La Fallas é um evento imperdível para quem deseja viajar para Espanha.

Essa festa é muito tradicional no país, pois reúne todos os anos um grande número de pessoas em uma competição de esculturas enormes conhecidas como “Fallas”.

As “Fallas” são grandes figuras satíricas, bonecos de madeira ou de papel machê distribuídos por toda a cidade e queimadas nas praças ou nas ruas no último dia de festividade.

A festa de Las Falhas é um hábito hispânico como um carnaval na cidade de Valência, lá acontecem os desfiles com roupas tradicionais, diversão, muitos espetáculos e fogos de artifícios para deixar a festa mais magnífica.

Acredita-se que essa seja a maneira que a população de Valência encontra para a chegada da primavera.  Recentemente, a UNESCO incorporou a festa de Las Fallas em sua lista de lugares de representatividade do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Festa de San Fermin, em Pamplona

A tão famosa Festa de San Fermin é uma tradicional festividade religiosa em homenagem ao São Firmino, o santo padroeiro da região. A celebração acontece entre os dias 06 e dia 14 de julho, na cidade de Pamplona, Espanha.

A festa de San Fermin é mundialmente conhecida por dois momentos:

Chupinazo ou txupinazo

Chupinazo é o nome dado ao início das festividade de San Firnin, esse momento é anunciado com o tradicional lançamentos de foguete pirotécnico, enquanto todos aguardam ansiosos pela festividade.

Tal acontecimento atrai todos os anos milhares de participantes que se aglomeram em uma pequena praça, conhecida como ayuntamiento. O evento também é televisionado no dia 6 de julho, transmitindo a cerimônia de abertura ao vivo.

O famoso encierro

O encierro é caracterizada pela conhecida corrida de touros e das pessoas pelas ruas da cidade. Nessa festividade, antes de saírem correndo pelas ruas estreitas da cidade, os participantes se vestem de branco e utilizam um lenço vermelho no pescoço para atrair os touros.

A festa de San Martin é o momento em que os participantes se encontram para as festividades, assistindo a beleza dos fogos. A celebração também envolve espetáculos de dança, shows e desfiles com grandes bonecos.

Nesse dia, devido a grande quantidade de álcool do evento, é muito comum os participantes andarem pelas ruas embriagados.

Tourada: uma tradição na cultura espanhola

Sempre que se fala em tourada, automaticamente associa-se a uma prática bastante tradicional na Espanha, também conhecida como touromaquia, tourada ou corrida de touro.

viajara através da cultura espanhola Apesar de ser considerada como parte da cultura espanhola, as touradas são espetáculos extremamente violentos.

Esse evento consiste em lidar com touros bravos e assim como a vaquejada no Brasil, a pratica está enraizada na história e na cultura do país.

Acredita-se que a origem da tourada teve início no período medieval, quando a pratica era realizada a cavalo e apenas por membros mais elevados da aristocracia.

Entretanto, o rei Filipe V não achava adequado que membros da aristocracia participassem das touradas, uma vez que ele precisava das armas e do cavalo para a guerra.

A proibição fez com que os plebeus assumissem a tradição para eles, mas como nem todos tinham cavalos, o espetáculo passou a ser exibido sem armas e sem cavalos. E foi assim que o enfrentamento aos touros passou a ser a pé.

Atualmente, as touradas são celebrações realizadas em locais conhecidos como Plaza de Toros.

A tourada é muito popular na Espanha, reunindo milhares de pessoas interessadas em assistir a festa mais tradicional do país.

No entanto, acredita-se que durante esse evento mais de 200 mil touros são mortos por ano em consequência das touradas espalhadas pelo mundo.

Estima-se que a popularidade dessa pratica esteja em baixa por conta dos maus-tratos ao touro. É muito comum na tourada que os touros sejam feridos pelos toureiros muitas vezes até morrer, causando uma certa baixa na popularidade.

Porém, parte da população espanhola afirma que a tourada é uma forma de arte, intimamente relacionada a história e cultura espanhola.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,67 sob 5 de 9 votos)
Loading...
avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JosiMaria Doralice Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Maria Doralice
Convidado
Maria Doralice

Não procurava apenas as encontrei. Gostei; obgda.

Josi
Convidado
Josi

Muito obrigada