Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As mais belas frases da língua espanhola

De Carolina, publicado dia 02/09/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > O top 7 das citações em espanhol

Você está aprendendo espanhol?

Você, portanto, quer saber mais sobre a cultura da língua espanhola (50 informações úteis!) em toda a sua riqueza e diversidade. Aqui está uma ótima oportunidade de viajar o mundo e nas épocas graças a essa língua falada em todos os continentes. Por isso, descubra algumas das citações mais bonitas em espanhol.

Como um português, há muitas expressões populares e até parecidas ou iguais na língua espanhola. As expressões também são um traço cultural e sabemos muito sobre um povo ao conhecer as palavras e seus significados na língua.

Há muitas citações criadas e difundidas em todo mundo por pessoas famosas de origem hispânica. Mas eles não vêm necessariamente da literatura: eles podem ter se tornado conhecidos através de suas pinturas, outras formas de artes e outras formas de trabalho. Entre eles, não não há somente figuras espanholas, mas também mexicanas, chilenas, cubanas e outras nacionalidades hispanófonas.

Aprender espanhol é também conhecer suas expressões Dom Quixote é uma das principais obras da literatura mundial

Como Cervantes disse, em uma linda citação:

“Os provérbios são máximas curtas tiradas de uma longa experiência.”

Citações filosóficas, sobre a solidão, românticas, dos filme… Selecionamos para você belas frases (que salvarão sua vida em espanhol!) e expressões para meditar antes de seu curso de espanhol online ou presencial. As citações de amor mais bonitas também estão no solo ibérico.

Escolhemo-as de forma completamente arbitrária e separamos 7 entre tantas, cada uma mais bonita e emocionante que a outra! Colocamos uma versão bilíngue de cada uma feita por aqueles que já ficaram para a eternidade…

Citações-provérbios sobre a vida, para você de bandeja! Se a citação de Miguel de Cervantes estiver certa, você vai aprender com este post o suficiente para 7 vidas!

Quer aprender espanhol? Veja curso de espanhol no Superprof!

1. Frases mais bonitas de Miguel de Cervantes

“La pluma es la lengua del alma.”

O que significa: “A pluma (caneta) é o idioma da alma”

Essa citação do El Ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha faz sentido começando pela escrita de Miguel de Cervantes.

A gente não chama o espanhol (aula de espanhol) de a língua de Cervantes por nada… Miguel de Cervantes é o escritor espanhol mais famoso no exterior, mas também o mais lido na Espanha.

O seu trabalho mais famoso foi publicado em 1605: Dom Quixote foi um sucesso instantâneo, uma obrigação na literatura espanhola.

Basta dizer que Cervantes é para a Espanha o que William Shakespeare é para a Inglaterra, Camões para Portugal e Machado de Assis para o Brasil.

Mas geralmente consideramos Cervantes como o inventor do romance moderno na Europa: sua obra teve consequências duradouras nos séculos seguintes!

Os provérbios, citações caracterizam o Dom Quixote, principalmente através do personagem de Sancho Panza, que, montado em seu burro, encarna a sabedoria popular.

Mas se você está procurando por provérbios de amor, procure outro livro…

Se você está aprendendo espanhol, dê uma olhada na história da língua e da vida de Cervantes. Você descobrirá uma vida muito rica.

Figura principal da era de ouro espanhola, Cervantes era um romancista, poeta e dramaturgo, mas sua história não para por aí.

Ele também liderou, como soldado, uma vida cheia de aventuras. Participou da Batalha de Lepanto (1572) contra os turcos. Essa luta lhe custou os movimentos de sua mão esquerda, ferida durante a guerra.

Ele foi capturado pelos bárbaros e passou cinco anos em escravidão em Argel antes de ser comprado por caridosos compatriotas e retornar para a Espanha.

A partir desse momento, ele escreveu suas principais obras: La Galatea em particular, Viagem de Parnaso e o famoso Dom Quixote, reconhecido como a primeira novela moderna. Obras que são obviamente parte da fabulosa história da língua espanhola.

Esse é um clássico frequentemente estudado em aulas de espanhol. Que alegria!

2. Uma citação em espanhol de Salvador Dali

“O amor é como”…; “A vida é”…; “A felicidade é”…; “O silêncio é”… ou “A amizade é”…: vamos deixar esses clichês de lado e voltemos diretamente para as citações que valem a pena! Dali é uma aposta segura para sair do lugar comum.

“El que quiere interesar a los demás tiene que provocarlos”

“Quem quiser ser interessante para os outros, deve provocá-los”: uma citação reveladora da personalidade e da vida do artista!

Seu bigode e seu humor fazem parte da cultura espanhola Ele inspirou vários artistas, principalmente os grafiteiros

Nascido em 1904 em Figueras, esse pintor, escultor, gravurista, roteirista e escritor é uma das figuras emblemáticas do surrealismo.

Ele também é um dos pintores mais famosos do século XX. Estudou nas Belas Artes de Madri, no Instituto San Fernando, uma escola da qual foi excluído. Ele então chega a Paris, onde vai encontrar artistas como Picasso, André Breton, Paul Éluard, cuja esposa, Gala, se tornará a companheira e a musa de Dali. Esses artistas e outros mudaram completamente a forma de ver a arte e criaram a base da arte contemporânea. Eles formaram o grupo dos surrealistas.

Um personagem provocador, irreverente e excêntrico, Dali marcou a paisagem artística com sua inteligencia e seu trabalho. Entre as pinturas mais famosas, podemos citar a Persistência da Memória, Girafas em Chamas, O Grande Masturbador, Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar

O tipo de egoísmo e humor de Dali no “trigésimo sexto” grau são suas maiores marcas.

Aquele que se diz monárquico e o anarquista, bem como católico apostólico romano, deixou vários momentos audiovisuais memoráveis, como quando conheceu Denise Glaser em 1971 para um programa Discorama na televisão francesa.

Na ocasião, descubra também as principais diferenças entre espanhol e catalão

3. Uma frase inspiradora de Pablo Picasso

Em nosso almanaque de Picasso, a citação do dia será, ao invés de um provérbio chinês:

“Todos los niños nacen artistas. El problema es cómo seguir siendo artistas al crecer.”

“Em cada criança há um artista. O problema é como permanecer um artista ao crescer.”

Pablo e suas obras são muito famosas Ele criou uma forma de arte reconhecida nos quatro cantos do mundo

Poderíamos completar essa citação com uma segunda frase que reflete o pensamento do artista:

“Quando eu era criança, eu desenhava como Rafael. Demorei uma vida inteira para aprender a desenhar como uma criança. “

Depois de mencionar Dali, impossível ignorar Pablo Picasso, fundador do cubismo entre outros. Todo mundo conhece pelo menos uma obra de Picasso: Guernica. Essa pintura, que simboliza todo o horror da guerra, é uma das obras mais famosas do mundo.

Ela está lá para nos lembrar que a vida é curta e trazemos nossos pensamentos para o que importa, sempre. Devemos viver desse amor que nunca passa!

Feito após o bombardeio da cidade durante a Guerra Civil Espanhola, o trabalho é exibido em 1937 como parte da Exposição Internacional em Paris.

Falar apenas dessa pintura é, naturalmente, redutor para esse artista que fez mais de 1.800 durante sua vida, incluindo muitos retratos. Para não mencionar os desenhos e outros pratos decorados… Então, mergulhe em seu trabalho!

Uma anedota diz que um visitante alemão contemplando Guernica teria dito a Picasso: “Você fez isso?” E o pintor responde: “Não, é você!”

Uma certeza, é que poderíamos, pelo menos, agradecer-lhe por nos dar tanta inspiração…

4. Uma citação sobre as mulheres de Pedro Almodóvar

“Una es más auténtica, mientras más se parece a lo que soñó de sí misma.”

“Uma mulher é autêntica quando se parece com a imagem que sonha em ter dela mesma.”

Essa fórmula incisiva é uma reminiscência de um certo humor anglo-saxão, digno de um Winston Churchill. Mas diz muito sobre a língua espanhola (saiba tudo) e sobre sua cultura em que as mães têm um valor fundamental.

Pedro Almodovar quis estudar cinema desde pequeno. Aos 18 anos, enquanto seu país ainda estava sob o fascismo e a ditadura, a Escola de Cinema de Madri foi fechada. Mas isso não impediu o cineasta de multiplicar as experiências artísticas pessoais notavelmente com a ajuda de sua super câmera 8.

Um cineasta emblemático da nova onda espanhola, de uma arte decadentista, Pedro Almodóvar é um diretor internacional cujos filmes sempre trazem uma dose de surpresa.

Mas que faz seus filmes famosos e autênticos? Um profundo conhecimento da classe média espanhola, seus dramas e suas misérias. Ele também também escreveu notícias publicadas em revistas e fez romances fotográficos.

Disso você deve saber: ele é o diretor de Mulheres à beira de um ataque de nervos, Tudo sobre minha mãe, Volver, Fale com ela, entre muitos outros títulos famosos. Anticonformismo, exagero, transgressão, sofisticação… Os filmes de Almodóvar são incomparáveis ​​e muitas vezes colocam as mulheres no centro das atenções. Ele ganha sucesso por esse estilo único, que no entanto já lhe rendeu críticas muito ruins, categorizando-o de vulgar.

Tacones lejanos, Todo Sobre Mi Madre, Mujeres al Borde de um Ataque de Nervios, Hable Con Ella, Volver… fazem parte dos inevitáveis ​​filmes – para assistir em VO, claro!

5. Lindos poemas de Pablo Neruda

Soy el desesperado, la palabra sin ecos, el que lo perdió todo, y el que todo lo tuvo.”

“Sou eu desesperado, a palavra sem eco, aquele que teve tudo e que perdeu tudo.”

Existe uma atmosfera comparável à dos poemas de Gérard de Nerval, onde a velhice e a indiferença se cruzam contra um pano de fundo de desgosto ou a necessidade de virar a página. Com certeza, temos poetas mais otimistas…

Escritor e um grande poeta chileno, Pablo Neruda escreveu esses versos da coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada. Publicado em 1924 quando o jovem autor tinha apenas 19 anos, esse livro continuou sendo uma de suas principais obras. Uma grande personalidade para a cultura hispanófona e sua diversidade. Aliás, conheça os diferentes sotaques do espanhol!

O poeta chileno marcou a literatura mundial O escritor e sua irmã quando ainda era muito jovem

Neruda também é cônsul e político muito comprometido com a extrema esquerda. Como membro do Conselho Mundial pela Paz, em 1953 recebeu o Prêmio Staline pela Paz (sic).

Matilde Urrutia, sua terceira esposa (sim, sim!), foi o maior amor de sua vida. Ela inspirou seus poemas mais bonitos, incluindo os 100 sonetos contidos no livro Cem Sonetos de Amor.

Tristeza ou felicidade, mensagem de amor e ternura, os belos textos de Neruda são citações inspiradoras. Para consumir sem moderação se você está procurando belas palavras de amor. Para quem quiser comparar as semelhanças entre o português e o espanhol, pode ler Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta brasileiro que escreveu poemas na mesma época que Neruda.

Descubra outro poema de Neruda:

El viento en la isla (Pablo Neruda)

El viento es un caballo:
óyelo cómo corre
por el mar, por el cielo.

Quiere llevarme: escucha
cómo recorre el mundo
para llevarme lejos.

Escóndeme en tus brazos
por esta noche sola,
mientras la lluvia rompe
contra el mar y la tierra
su boca innumerable.

Escucha como el viento
me llama galopando
para llevarme lejos.

Tradução: O vento na ilha (Pablo Neruda)

O vento é um cavalo
Ouça como ele corre
Pelo mar, pelo céu.

Quer me levar: escuta
como recorre ao mundo
para me levar para longe.

Me esconde em teus braços
por somente esta noite,
enquanto a chuva rompe
contra o mar e a terra
sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para me levar para longe.

Com tua frente à minha frente,
com tua boca em minha boca,
atados nossos corpos
ao amor que nos queima,
deixa que o vento passe
sem que possa me levar.

Saiba onde encontrar um bom curso de espanhol  em São Paulo e redondezas!

6. Belas frases de Gabriel García Márquez

“La sabiduría nos llega cuando ya no nos sirve de nada.” 

“A sabedoria nos chega quando já não serve de mais nada.”

Gabriel José García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Ficou muito conhecido pela forma que narrava as suas histórias. Ele foi um representante do realismo mágico: elementos mágicos e fantásticos, com o intuito de fornecer verossimilhança ao leitor, entre outras sensações. Um exemplo disso é sua obra-prima: Cem anos de Solidão.

Recebeu diversos prêmios, entre eles está o Prémio Internacional Neustadt de Literatura, de 1972. E o Nobel de Literatura de 1982, por conta do sucesso de suas novelas e histórias.

Conheça outras frases célebres deste grande autor:

7. A felicidade segundo Mario Vargas Llosa

“Sólo un idiota puede ser totalmente feliz.”

“Somente um idiota pode ser totalmente feliz.”

É um escritor, jornalista, ensaísta e político peruano, membro da Real Academia Espanhola da Língua e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010. Considerado um dos autores que mais marcaram nas últimas décadas a literatura latino-americana, Vargas Llosa passou sua infância na cidade de Cochabamba na Bolívia e estudou Direito e Letras na Universidade de San Marcos, em Lima. Em 1959 mudou-se para Madri, onde ingressara no Doutorado em Filosofia e Letras.

8. Uma bela frase de Julio Cortázar

“Ser valiente es siempre más fácil que ser hombre”

“Ser valente é muito mais fácil do que ser homem”

Cortázar foi um escritor argentino, considerado o mestre do Realismo Fantástico – corrente literária que uniu a realidade ao universo mágico.

Apesar de nascer em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 1914, Cortazar se muda para Buenos Aires aos 4 anos, junto de seus pais argentinos. Passou parte da vida na Argentina, formou-se em Letras e atuou como professor universitário. Com a ascenção do peronismo, logo abandonou o magistério e fixou-se na França por mais de 30 anos.

Durante a década de 60, Julio Cortázar se tornou uma das principais figuras do chamado “boom” da literatura hispano-americana. Seu nome foi colocado ao lado de Gabriel Garcia Marquez, Mario Vargas Llosa, Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, entre outros.

Melhores obras para ler o espanhol

A língua espanhola é complexa, não se iluda! A leitura do idioma é muito importante para você perceber as nuanças

Bem, já que estamos falando em citações de escritores, pintores e artistas hispanófonos, não podemos deixar de trazer aqui algumas sugestões de leitura para você que deseja praticar o seu espanhol!

Se você pensa que somente os livros de teoria, aqueles didáticos, são bons para se aprender uma língua estrangeira, então está muito enganado(a)!

A ultra rica literatura espanhola é um ótimo meio para se jogar no idioma e ainda se divertir! Claro que você não vai começar a ler um equivalente de Shakespeare. É importante que você tenha o cuidado de escolher obras que cubram o nível de proficiência na língua que você estiver no período de sua leitura. A melhor escolha são autores mais acessíveis, mas nem por isso menos interessantes.

Confira algumas sugestões para começar a se lançar no aprendizado do espanhol e de sua leitura:

  • Gabriel García Márquez El relato de un náufrago: obra sobre o relato verídico do único sobrevivente de um naufrágio de um navio de guerra colombiano de 8 tripulantes. O livro conta com uma série de entrevistas com Luis Alejandro Velasquez, o único dentre eles que voltou com vida da aventura. Se você gosta de polêmicas, então a publicação é um deleite! Isso porque o governo da Colômbia relatou publicamente que a embarcação afundou devido à questões meteorológicas. Já Velasquez testemunha que a fatalidade ocorreu por causa de um carregamento ilegal mal estocado que se desprendeu do navio, ocasionando o acidente.
  • Joseph JoffoUn saco de canicas: obra autobiográfica que se passa durante a Segunda Guerra Mundial (1941-1944). Ela conta a história da fuga de dois irmãos judeus através do território francês depois da ocupação nazista.
  • Armando Palacio ValdesLa hermana San Sulpicio: este é um grande clássico do gênero realista espanhol. O livro conta a história do amor impossível entre uma freira e um médico galego. Se você ama aventuras de amor, então, com certeza, esta publicação cairá no seu agrado!
  • Carmen Martín GaiteCaperucita en Manhattan: baseada no conto da Chapeuzinho Vermelho, este livro conta a história de como Sara Allen, que vive em Manhattan, aprende a ler, escrever e pensar de maneira original graças ao namorado da sua avó.
  • Carlos Ruiz ZafonLa sombra del viento: em uma Barcelona pós-guerra, este romance mistura suspense, amor e literatura ao redor de Daniel Sempere, personagem principal.

Para aqueles que já alcançaram um nível intermediário, o melhor conselho é a escolha de clássicos da literatura hispânica. Veja algumas sugestões:

  • Miguel de CervantesEl Quijote ou Don Quijote de la Mancha: este livro, já mencionado, é, sem sombra de dúvidas, um dos mais populares da literatura espanhola;
  • Autor desconhecidoLazarillo de Tormes: o texto apareceu pela primeira vez em 1554 e o responsável pela obra permanece misterioso até os dias de hoje;
  • Leopoldo Alas y Ureña (ou Clarín), La regenta: este clássico já ganhou adaptações para o cinema, televisão e teatro;
  • Fernando de RojasLa celestina: uma das mais belas obras da literatura do idioma hispânico. Ele é lido pela maioria dos jovens nativos da língua;
  • Pedro Calderón de la BarcaLa vida es sueño: este não é um dos títulos mais fáceis a ser lido. Sendo assim, um nível próximo ao B1 é o mais aconselhável para sua boa “degustação”;
  • Rodrigo Díaz, Cantar de mio Cid: escrito há mais de um milênio, este livro permitirá aos apaixonados pela língua de descobrir sua poesia;
  • Juan RuizLibro de buon amor: considerado o livro mais importante da época medieval espanhola, ele foi escrito pelo autor que ganhou o apelido de “arcipreste de Hita”;
  • Pedro Calderón de la BarcaEl alcalde de Zalamea: esta publicação é considerada como uma obra-prima do Século de Ouro espanhol;
  • Vicente Blasco IbáñezCañas y Barro: leitura ideal para quem quer fazer uma viagem à Valência (Espanha), pois este é um dos autores mais respeitados da região;
  • Benito Pérez GaldósFortunata y Jacinta: escrito no século XIX, este livro faz parte dos grandes clássicos do gênero realista espanhol.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 6 votos)
Loading...
avatar