Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se conjugam os verbos na língua do profeta?

De Joseane, publicado dia 12/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Saiba tudo sobre a conjugação verbal árabe

Não podemos dizer que somos o povo mais dedicados do mundo quando o assunto é aprender línguas estrangeiras. Se falar inglês, espanhol ou falar francês  já é coisa rara entre nós, imagina aprender uma língua completamente diferente?

Aprender árabe, falar árabe, ler em árabe, aprender o alfabeto árabe, aprender os verbos em árabe, dominar a gramática do árabe certamente não seria uma tarefa fácil para nós do mundo de cá.

Mas o que parece impossível pode se tornar fácil se colocado o empenho e a dedicação necessária.

Fato é que aprender a língua árabe exige bastante esforço, mas também pudera já que se trata-se de uma língua semítica, cujo sistema de escrita é bastante diferente daqueles utilizados pelas língua latinas.

Começando pelo alfabeto árabe– o abjad- que é na verdade um alfabeto de 28 símbolos, cada símbolo representando uma consoante. A representação das vogais é feita através de um sinal gráfico sobre ou sob as letras. Bem diferente do nosso alfabeto latino né?

Na língua árabe, as vogais geralmente não são representadas na escrita informal. Isso resulta de uma característica interessante das línguas afro-asiáticas em que as palavras são compostas a partir de uma base consonantal (composta de três letras).

Assim, um falante de árabe consegue ler corretamente a palavra se essa for previamente conhecida. Por exemplo, a palavra ‘peixe’ em árabe é ‘samaku’, porém é escrita no alfabeto árabe somente com as letras que correspondem no alfabeto latino a ‘s’, ‘m’ e ‘k’ (smk –  سمك), tornando difícil saber quais as suas vogais sem conhecer a palavra – a não ser que estejam presentes os indicadores de vogais (diacríticos).

Além disso, a língua árabe é escrita da direita para esquerda, contrariamente ao nosso sistema de escrita que começa do lado esquerdo.

Muito curioso não é mesmo? Mas as particularidades da língua árabe não param por aí!

O sistema de conjugação verbal do árabe é também bastante particular e nesse artigo explicaremos justamente como conjugar os verbos em árabe.

Tempos verbais na língua do profeta

No português assim como nas demais línguas de origem latina, o nosso sistema verbal considera a temporalidade e também o modo, por exemplo (tempos do presente do indicativo, tempos do pretérito perfeito, imperfeito, futuro, tempos do subjuntivo, condicional)….

Como conjugar na língua árabe Seria heresia tentar a´prender os verbos utilizando o alcorão?

Na língua arabe a coisa muda de figura. Na língua do profeta o verbo conjuga-se em apenas dois “aspectos” principais, que estão relacionados mais com a natureza da ação do que propriamente com o fator tempo: completo e incompleto.

O tempo passado em árabe ( Completo)

Os verbos no tempo passado/completo expressa uma ação acabada ou a ponto de ser acabada. Essa ação pode ser passada ou presente, mas deve ter sido já realizada ou tenha acabado de se realizar. O verbo é conjugado de acordo com o contexto em que a ação ocorre e não sobre a temporalidade desta , como é o caso das línguas românicas (francês, italiano, espanhol, português, romeno) ou germânico (alemão, inglês).

O completo corresponde ao nosso pretérito , é formado a partir de um sufixo de acordo com a pessoa, o número e o gênero. É nesse tempo verbal relativo ao “passado” que encontramos a maioria dos verbos da língua árabes cuja forma radical é composta de três letras.

Observemos, por exemplo, alguns exemplos de frases no tempo “completo”:

عمري ماقريت حاجة زي كده (3omri ma’areit Héga zaiie keda)
Eu nunca li nada como isto.

للأسف ماقدرتش آجي عشان كنت عيانة (lil-asaf ma’dirtish aagi 3ashaan kunte 3aiiaana)
Infelizmente, eu não pude vir porque eu estava doente.

O tempo presente em árabe (incompleto)

incompleto, tempo verbal árabe que corresponde ao presente da língua portuguesa, é utilizado para indicar uma ação que ainda não foi terminada, uma ação habitual que está sendo executada no momento da fala.

O incompleto apresenta uma  variedade de aspectos temporais, por essa ração é possível distingui-lo em três modos, cada qual relacionado a graus distintos de afirmação (ou negação) do verbo, a saber: indicativo, subjuntivo e apocopado.

  • O indicativo, que apresenta a ação que será certamente realizada, ex:  قـَدْ يَذْهَبُ الْيَوْمَ (“Pode ser que” ou “Talvez ele vá hoje”)
  • O subjuntivo, que evoca uma ação incerta, potencialmente realizável, ex: لـَنْ نـَسافِرَ (“Não viajaremos”).
  • O apocopado, que é uma variante árabe do subjuntivo, que indica hipótese (condicional), ex: إنْ تـَدْرُسْ تـَنـْجَحْ (“Se você estudar, será bem-sucedido”)

Viu só? A língua árabe é cheia de particularidades, mas você pode aprender arabe facilmente!

Os verbos de base em árabe

O sistema verbal de uma língua é certamente a parte da gramática que dá mais trabalho. Aprender os verbos regulares em árabe ou mesmo os verbos arabes irregulares pode ser um grande desafio para aqueles que desejam falar árabe.

Quais os verbos arabes mais importantes? Consegue identificar os verbos árabes?

Mas a verdade é que aprender os verbos é inevitável para aqueles que querem falar arabe e se tornar fluentes na língua do profeta.

Para facilitar o aprendizado dos verbos árabes, uma ótima técnica é a memorização. Primeiramente, é preciso que você se conheça e saiba como funciona a sua memória. Cada pessoa possui seu próprio processo de memorização. Algumas possuem uma memória mais visual, outras possuem memória auditiva e existe ainda aquelas que possuem memória cinestésica.

Uma vez que você saiba a melhor maneira para memorizar os verbos da língua árabe, pode começar a pesquisar diferentes listas de verbos em árabe e começar o seu processo de aprendizado e memorização.

Comece com essa lista dos verbos árabes mais utilizados:

Transliteração Árabe Translit. Árabe Translit. Árabe Português
katabt كتبت baktb بكتب ‘aktb أكتب ESCREVO
la’abt لعبت bala’ab بلعب ‘ala’ab ألعب BRINCO;JOGO
shrabt شربت bashrab بسرب ‘ashrab أشرب BEBO
akalt أكلت bakol بكول ‘akol أكول COMO
naamt نمت banaam بنام ‘anaam أنام DURMO
Sahaat صحيت baShaa بصحا ‘aShaa أصحا ACORDO
nazalt نزلت banzel بنزل ‘anzel أنزل DESÇO
Talat طلعت baTla بطلع ‘aTla أطلع SUBO
khrugt خرجت bakhrug بخرج ‘akhrug أخرج SAIO
dkhalt دخلت badkhol بدخل ‘adkhol أدخل ENTRO
sama’at سمعت bassma’a بسمع ‘assma’a أسمع OUÇO
ruht روحت baruh بروح ‘aruh أروح VOU
raga’at رجعت barga’a برجع ‘arga’a أرجع VOLTO
Dhakt ضحكت baDhak بضحك ‘aDhak أضحك RIO
za’alt زعلت baza’al بزعل ‘aza’al أزعل ZANGAR
aiiaT عيطت ba’aiiaT بعيط ‘a’aiiaT أعيط CHORO
etkalemt تكلمت batkalem بتكلم ‘atkalem أتكلم FALAR
sakat سكبت basskut بسكت ‘asskut أسكت CALO
shuft شوفت bashuf بشوف ‘ashuf أشوف VEJO
etfaragt تفرجت batfarag بتفرج ‘atfarag أتفرج ASSISTO

Fonte (https://www.arabeegipcio.com/2012/11/lista-de-verbos-com-pronome-eu-em-arabe.html)

Os verbos dessa lista estão conjugados apenas com o pronome EU- ana.

Respectivamente no passado ex: eu escrevi, (em árabe = “t” no final do verbo), no presente contínuo ex: escrevendo ( em árabe = “ba” no inicio do verbo- ex: bakteb), no presente simples ex: eu escrevo.

Tente não somente decorar os verbos mas também construir frases simples com eles, esse tática ajuda a memorizar os verbos, além de te ajudar a aumentar o seu vocabulário de árabe.

Exercícios para aprender árabe

Agora que você já conhece o sistema de escrita em árabe, o alfabeto e também a conjugação verbal arabe, te convidamos a exercitar o seu aprendizado fazendo exercícios para progredir em árabe.

Lista de exercícios de árabe Fique calmo para aprender árabe!

Diferentes métodos e diferentes tipos de exercícios estão disponíveis para te ajudar a progredir em língua árabe. Por exemplo, para trabalhar a escrita e melhor o seu vocabulário em árabe, a melhor maneira é anotar tudo o que você puder em árabe.

Lista do supermercado, tarefas que você deve realizar, a sua agenda da semana, escreva em árabe!

Use a internet a seu favor, na rede é possível encontrar exercícios de árabe através dos quais você pode treinara  sua expressão oral e também a sua compreensão oral em árabe.

Leia tudo o que puder em árabe para treinar a sua compreensão de arabe escrito!

Aprenda árabe com um professor qualificado

Ter aulas de árabe com um professor de árabe te permitirá ter um acompanhamento regular e progressivo. Além disso tem coisas que só um professor de arabe qualificado saberá te explicar!

Como aprender árabe em curso de árabe Aprenda árabe com um professor particular

Se a conjugação dos verbos em árabe está te impedindo de progredir na língua do profeta, não espere mais e busque ainda hoje um professor particular de árabe.

Se você se perguntou onde aprender árabe? A resposta é muito simples: em curso de árabe em grupo, escola de idiomas,  ou em aula particular de árabe, estudar com um professor fará toda a diferença. O professor de árabe é essencial no processo de aprendizagem dessa língua que é tão diferente da nossa.

O professor de árabe costuma atender os alunos iniciantes em árabe, assim como os alunos do nível intermediário e nível avançado de árabe.

Além de ensinar a gramática da língua árabe, os verbos em árabe, o vocabulário e as particularidades linguísticas, o professor de árabe ainda ensina sobre cultura e outros assuntos relacionados como a gastronomia árabe, civilização árabe, costumes árabes.

Com certeza vale a pena estudar árabe com um professor. Aqui no Superprof você poderá encontrar professores nativos de árabes e também professores não nativos mas com vasto conhecimentos e habilidades de ensino de árabe.

Tá esperando o que para ficar fluente na língua de Dubai?

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar