Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como progredir no aprendizado da língua de Maomé

De Joseane, publicado dia 09/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Exercícios para aprender árabe

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O árabe é uma língua de origem semítica cuja aprendizagem apresenta um grande desafio para o falante não-nativo. A começar pelo sistema de escrita  (da direita para a esquerda) que é completamente diferente daquele utilizado entre as línguas latinas (francês, inglês, italiano, português, romeno, espanhol) e das línguas germânicas (inglês, alemão, etc). O sistema de escrita árabe utiliza um alfabeto de símbolos composto de vinte e oito carácteres. O alfabeto árabe, o Abjad foi formado no século IV a. C. a partir do aramaico nabateano e é umas das escrituras mais utilizadas no mundo.

Para aprender a falar árabe, é preciso conhecer o seu sistema de escritura e, claro, compreender a gramática, saber como a língua se constrói e se articula.  Primeiramente é preciso apropriar-se do alfabeto, que por si só já é bastante complicado para um falante de línguas não semíticas, depois é preciso aprender a formação de palavras, memorizar os sufixos e prefixos e, obviamente aprender o vocabulário.

Aprender a gramática e a conjugação de todos os verbos em árabe é essencial para poder ler e falar árabe com fluência.

A língua árabe é falada entre mais de 350 milhões de falantes, incluindo nativos e falantes de árabe como segunda língua, falar árabe e escrever em árabe agora é tão útil quanto o inglês ou o espanhol.

Quer progredir na língua de Maomé e conhecer uma das cultura mais antigas e ricas do mundo? Veja alguns exercícios que te ajudarão a mandar bem em árabe!

E veja também como conjugar corretamente em árabe!

Trabalhar a escrita árabe: alfabeto e vocabulário

Embora a língua árabe tenha se tornado bastante importante na relação internacional, e seja requisitada no mercado de trabalho, sobretudo no mundo dos negócios, ainda é muito difícil encontrar estrangeiros não-nativos que possam dominar essa língua com fluência.

Técnicas de memorização para aprender árabe Fichas para ajudar a memorizar a gramática da língua árabe

Uma das principais razões está ligada ao grau de dificuldade de aprender essa língua que se articula de uma forma completamente diferente das línguas ocidentais.

Apesar de tudo, a língua árabe é uma das mais faladas do mundo!

Então como aprender essa língua que vai certamente agregar valor ao seu currículo e te trazer oportunidades no mundo árabe?

Praticando! A resposta para aprender árabe de forma eficiente é praticando a língua, fazendo exercícios que ajudam a compreender o sistema linguístico do árabe.

Para aprender uma língua, muitas vezes nos concentra em aprender regras gramaticais em detrimento da leitura e do vocabulário.

Como resultado, aprendemos as letras do alfabeto para escrever em árabe e nos lançamos nas infindáveis tabelas de conjugação dos tempos verbais. E com isso esquecemos de duas pilares básicos para se comunicar em uma língua: o vocabulário e a pronúncia.

De todos os métodos utilizados ​​para aprender uma língua estrangeira, um muito simples mas bastante eficiente é o de fazer fichas de memorização. Graças a essa astúcia bem “basicona”, seria possível, por exemplo, aprender uma quantidade enorme de palavras árabes em um curto espaço de tempo.

Aprenda os verbos de base da língua árabe!

Como fazer?

Construa o seu estoque de palavras em árabe!

Faça listas de palavras classificadas por classes gramaticais ou campo lexical,  leia e revise de maneira repetitiva e constante.

Durante o exercício, é aconselhável dizer em voz alta a palavra ou verbos conjugados. Colocar a tradução em português ao lado da palavra também ajuda a memorizar.

Faça uma lista das palavrais mais importantes de acordo com o seu foco de comunicação, palavras do dia-a-dia, vocabulário de árabe para viagem, etc…

Por exemplo:

  • oi >>  مرحبا—marḥaba!
  • bom dia >> صباح الخير—ṣabāha l-ḫair
  • boa tarde >> يوم سعيد—yawmun sa ʾīd
  • obrigado >> شكرا—šukran!
  • até logo >> إلى اللقاء—ʾilā l-lāʾ!

Não deixe de preparar uma lista com os verbos e diferentes tempos verbais da língua árabe!

Treinar a conjugação verbal na língua do profeta

A verdade é que língua árabe está atraindo cada vez mais o interesse dos brasileiros e portugueses. Nos últimos anos, com a vinda de refugiados para o Brasil e Portugal, o ensino da língua foi uma das alternativas que muitas pessoas encontraram para viabilizar a vida no novo país, o que tem aumentado a oferta de professores inshalah.

Técnicas para aprender árabe rapidamente Com organização, aprender árabe pode se tornar muito mais fácil

Mais professores de língua árabe significa um maior número de pessoas estudando essa língua que é considerada uma das mais belas do mundo. Com sorte você encontra aqui no Superprof um professor nativo de língua árabe que te ajudará a progredir no aprendizado de árabe.

Pois bem, para falar árabe é preciso conhecer os verbos e claro, as diferentes conjugações verbais dessa língua.

Para aprender a conjugação árabe, freqüentemente trabalhamos com o árabe literário egípcio, o árabe padrão moderno como entendido em todos os países árabes, em contraste com o dialeto árabe – marroquino, argelino, tunisiano, sírio, libanês ou da Península Arábica.

Antes de aprender os verbos, é interessante já conhecer os pronomes pessoais, possessivos e os pronomes demonstrativos em árabe. Em seguida podemos fazer a nossa lista de “verbos mais úteis”, aqueles  que servirão como base para construir cada frase simples: os verbos ser, ter e fazer!

Como estudar a gramática da língua árabe?

Comecemos com os pronomes pessoais:

أَنَا ʾanā eu (m/f) نَحْنُ naḥnu nós
اَنْتَ ʾanta tu (m) أَنْتُمْ ʾantum vós (m)
أَنْتِ ʾanti tu (f) أَنْتُنَّ ʾantunna vós (f)
هُوَ huwa ele هُمْ hum eles
هِيَ hiya ela هُنَّ hunna elas
أَنْتُمَا ʾantumā eles (m/f, dual) هُمَا humā eles (m/f, dual)

Salientamos que a organização dos tempos verbais em árabe difere daquela que conhecemos no português. Ao passo que nas línguas ocidentais o verbo possui diversos “tempos”, que caracterizam o momento da ação, em árabe o verbo conjuga-se em apenas dois “aspectos” principais, que estão relacionados mais com a natureza da ação do que propriamente com o fator tempo: completo e incompleto.

Sobre a conjugação verbal em língua árabe, clique aqui.

Exercícios para progredir ainda mais em língua árabe

O aprendizado de uma língua estrangeira não precisa ser maçante! É possível aprender árabe de forma divertida.

A internet é uma excelente fonte de aprendizado para quem sabe aproveitar. No youtube, por exemplo, é possível ter lições básicas de árabe com professores nativos ou não.

Aproveite para ouvir músicas em árabe com tradução em português! Esse é, na verdade, um excelente exercício para treinar a sua compreensão oral em árabe.

Melhorara a compreensão em árabe Música é um excelente exercício para aprender árabe!

Para os simpatizantes com a religião islâmica, ouvir a emissão do alcorão na rádio online também ajuda a melhorar o seu conhecimento de língua árabe.

Se você prefere aprender árabe sem sair de casa, aposte nos sites de troca linguísticas como o duolingo por exemplo! Se corresponder com um falante nativo de árabe vai ajudar e muito no seu objetivo de aprender a língua árabe.

Recentemente algumas organizações de apoio ao emigrante de origem árabe tem oferecido aula de introdução a língua árabe como forma de reagrupar pessoas interessadas pela língua e cultura dos países árabes. Verifique se existe esse tipo de iniciativa na sua cidade e aproveite para aprender um pouco mais a língua dos Sheiks!

Alguns sites oferecem uma seleção de materiais gratuitos para os interessados em progredir na língua árabe. É possível fazer exercícios de gramática árabe, conjugação verbal em árabe, vocabulário em árabe…basta procurar!

Neste  site, os aprendizes de árabe encontrarão lições sobre adjetivos, advérbios, artigos, gênero e classes de palavras, forma negativa e afirmativa, substantivos, números, frases do dia-a-dia, plural, preposições, pronomes, verbos e listas de vocabulário.

Para aqueles que querem aprender árabe de uma forma divertida, existem também jogos educativos online.

Progredir em árabe enquanto viaja

Para viajar basta existir. Fernando Pessoa

Viajar é sem nenhuma sombra de dúvida uma das melhores e mais eficazes formas de aprender. Então por que não treinar o seu árabe enquanto viaja?

Como falar árabe fluente Aprenda árabe viajando pelos países árabes

O exercício é bastante simples. Enquanto viaja e conhece a riqueza arquitetônica e cultural do mundo árabe, tenha em mãos um livro de bordo onde você anotará todo o vocabulário que você puder. Desde o aeroporto comece anotando as palavras simples de serem identificadas como “saída, bagagem, transferência, conexão”.

Continue o seu tour vocabular anotando palavras escritas em placas, pontos de informação, locais turísticos, e claro, fique de ouvidos bem atentos para anotar as palavras que forem faladas na rua em situações específicas.

Não tem problema se, em um primeiro momento, você não souber o que significa cada palavra anotada. Esse é justamente o exercício. No fim do dia, em seu hotel, basta consultar um dicionário e verificar as palavras que você não conhece.

Seja aberto às pessoas. Sentar em praças e locais públicos como cafés e restaurantes pode ser uma excelente oportunidade para começar uma conversa rica e animada com um local.

Aproveite esse momento para “gastar” o seu árabe a vontade. Não hesite em falar bastante e se deixar corrigir. Aproveite para fazer perguntas relevantes e que possam te ajudar a progredir na língua árabe.

Lembre-se que língua e cultura caminham juntas! Aprender uma língua significa também compreender a (s) cultura (s) que a cerca. A língua árabe não é tão difícil, basta estudar árabe com um professor qualificado.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar