Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conjugação verbal: Curso de língua arábica

De Joseane, publicado dia 11/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Aprenda árabe com um professor qualificado

Especialistas garantem que aprender árabe não é assim tão complicado, ao contrário, é até simples comparado ao aprendizado das línguas latinas que possuem uma gramática extensa, cheia de regras e de muitos nós.

Bem, não é isso que os estudantes de árabe pensam ao se deparar com a língua árabe. Começando pela escrita que passa longe de ser parecida com o português! A língua árabe assusta qualquer marinheiro de primeira viagem.

Falada por aproximadamente 206 milhões de interlocutores, o árabe é uma das línguas com o maior número de falantes! Aqui entre nós no Brasil e no Portugal tem ganhado cada vez mais espaço, sobretudo na área comercial e dos negócios. O árabe é a língua de grandes potências mundiais como o Emirados árabes Unidos e sua grande Dubai e também do Qatar.

Aprender árabe é um desafio mas também é uma conquista. Dominar a língua dos sheiks abre portas no mundo profissional.

Não à toa, nos últimos anos, muitas pessoas tem procurado por aula de árabe, curso particular de árabe, professor de árabe. Aprender árabe tem se tornado uma urgência para alguns.

Recentemente, no Brasil, com a chegada dos refugiados árabes, muitas entidades sentiram necessidades de formar os seus profissionais na língua árabe.

A boa notícia é que dá sim para aprender árabe estudando sozinho, em uma escola de idiomas e também com um professor particular de árabe nativo ou não.

Hoje, o Superprof decidiu dar um “empurrãozinho” para os corajosos que decidiram aprender o idioma semítico.

Quer falar árabe? Confira algumas astúcias para aprender a conjugação verbal árabe com o seu professor particular.

Conjugação árabe: é possível aprender sozinho

Aprender sozinho a conjugar verbos em árabe pode não ser um exercício de árabe dos mais fáceis, mas com um pouco de esforço mental, dá sim para começar a compreender o sistema verbal do árabe.

Aprenda a conjugar em árabe Como se diz “chá de menta” em árabe?

Para quem começou apenas a aprender o árabe, certamente terá dificuldades de compreender a conjugação dos verbos. Em se tratando de uma língua semítica que apresenta um sistema de escrita e uma gramática completamente diferente da nossa língua materna, dominar a conjugação árabe exigirá um certo esforço.

Antes de aprender realmente a conjugar os verbos será necessário já ter adquirido pelo menos o nível intermediário na linguagem do profeta.

Para compreender o sistema dos verbos e a conjugação verbal do árabe, de fato, será necessário saber ler  e escrever em árabe, a começar obviamente pelo aprendizado do alfabeto árabe.

Por essa razão, nos dirigimos ao aprendiz que já domina um pouco a língua árabe . Aquele que já sabe ler e escrever na língua do profeta.

É possível aprender sozinho a conjugar verbos em árabe. Para tanto, se ligue nessas informações:

A conjugação verbal do árabe é menos complexa do que a do português. Enquanto nas línguas românicas devemos aprender a terminação de cada grupo de verbos (primeira conjugação, segunda conjugação, terceira conjugação e irregulares), a formação de palavras em árabe envolve apenas a adição de vogais a raiz de base.

São as vogais que irão ditar a classe gramatical da palavra e definir se trata de um verbo, um adjetivo, de um substantivo, entre outros.

 Outra especificidade da conjugação verbal em árabe: os verbos são muitas vezes conjugados na primeira, segunda ou terceira pessoa do singular.

Em geral, o pronome pessoal é pouco usado na escrita do árabe literário: isso facilita bastante a conjugação!

O que se aprende no nível básico do ensino de árabe?

Ficar fluente em árabe é um processo que dura algum tempo. É preciso ter foco para aprender a língua de Maomé.

cozinha árabe Aprenda palavras da culinária árabe e aumente o seu vocabulário!

Além de aprender o alfabeto árabe e o seu sistema de escrita da direita para a esquerda, os alunos do nível básico de árabe, devem ser capazes de:

  • Entende e usar expressões cotidianas, familiares e fazer declarações simples;
  • Se apresentar ou apresentar alguém;
  • Fazer perguntas sobre alguém (local de residência, relações sociais, trabalho, etc.) e responder ao mesmo tipo de perguntas;
  • Se comunicar de maneira simples se o seu interlocutor fala devagar e claramente.

Além de poder se apresentar ou apresentar alguém ou algo em árabe no tempo presente, um estudante também aprenderá a expressar uma frase de negação ou responder a perguntas no futuro, os alunos também devem aprender a se expressar utilizando o imperativo.

O nosso tempo verbal do presente é chamado na língua árabe de incompleto e refere-se a uma ação que está em andamento, ou que foi feita muito recentemente.

Numa aula de conjugação verbal do árabe , os alunos aprenderão a conjugar com o radical do verbo ao infinitivo, composto de três letras: A formação de palavras em árabe se faz a partir de uma raiz comporta de três letras (consoantes), às quais se junta as vogais que darão a classe gramatical da palavra ou a pessoa do verbo, quando conjugado.

O aprendizado do árabe para o nível intermediário

Quando os estudantes de árabe já sabem ler e escrever em árabe. O ensino começa a focalizar mais na gramática e estrutura da língua.

Nessa etapa os alunos já conhecem alguns dos verbos mais frequentemente utilizados da língua árabe e, portanto, começam a estudar o sistema de conjugação verbal que, como já dito, não é tão complexo como o do Português.

Como conjugar no presente em árabe Uma viagem pelos países árabes para melhor aprender a língua?

É geralmente nesta etapa que os alunos descobrem que, em árabe literário, o singular se refere a um elemento e o plural a mais de dois elementos e este último é representado pelo modo conhecido como dual.

A forma do modo dual será diferente de acordo com o caso: nominativo, acusativo ou genitivo.

Aprende-se que a conjugação verbal do árabe é baseada em dois “aspectos” principais, que estão relacionados mais com a natureza da ação do que propriamente com o fator tempo: o aspecto completo para descrever a ação que já foi realizada e o incompleto para descrever uma ação que está sendo realizada ou acabou de ser realizada muito recentemente.

  • o completo é equivalente ao tempo presente do modo indicativo em português
  • e o incompleto equivale ao nosso passado, o pretérito do indicativo.

Antes de embarcar no aprendizado do vocabulário árabe, na história da civilização árabe-muçulmana ou nas formas dialetais do árabe, como árabe dialetal marroquino – darija -, árabe sírio ou tunisiano, um professor nativo ou experiente provavelmente terá que revisar as bases do árabe básico com os seus alunos.

No nível intermediário se trabalha também:

  • A construção das frases negativas e o imperativo
  • As formas verbais do futuro
  • A acentuação diacrítica e a formação da palavras
  • Os verbos irregulares

Note que, em árabe existem 14 formas verbais, das quais nove são utilizadas com freqüência. São formas derivadas do que se chama de “primeira forma”, que é equivalente ao verbo simples, verbo conjugado a partir de seus três radicais.

A conjugação de todos os verbos simples não implica quaisquer outras adições além do prefixo e sufixo de conjugação, nem mesmos das vogais curtas.

Nas tabelas de conjugação dos verbos árabes com formas derivadas do verbo simples, a vogal do segundo radical não varia. Esta é a razão pela qual a forma derivada é a mais usada na linguagem cotidiana: não é preciso se perguntar sobre a vogal do tempo incompleto por exemplo!

Conjugando os verbos na sua aula particular de árabe

Ter aula particular de árabe será certamente a sua melhor decisão. A língua árabe requer muita atenção pois possui bastante detalhes que podem ser difíceis de compreender para um falante de língua latina.

Como aprender os verbos árabes Conjugar os verbos em árabe é realmente fácil?

Um professor particular de árabe ajudará o aluno a melhor compreender as bases da língua árabe para que então possa progredir no aprendizado da língua.

Não dá para atropelar as coisas quando se trata de árabe. É preciso dominar casa etapa, cada regra. Os verbos do presente, do passado e os verbos do futuro. Compreender como se faz a formação de palavras em árabe e, claro, saber ler e escrever utilizando o alfabeto árabe.

Um professor particular de árabe ajudará o aluno a distinguir o árabe dialetal do árabe literário e, claro, vai trabalhar a pronúncia da língua árabe. Existem sons do árabe que não existem no quadro fonético do português, logo, será necessário acostumar o aparelho fonador a reproduzir os fonemas árabes.

Além disso, ter aula de árabe com professor particular te dará ainda mais motivação para que você aprenda árabe. O professor particular costuma não somente focar nos aspectos gramaticais mas, ainda, falar da cultura, civilização, curiosidades, culinária e todo o resto que faz o mundo árabe excepcional!

A motivação será necessária para que você consiga progredir em árabe. O professor particular vai dinamizar a sua aula com música, poesia, e outros recursos que te ajudarão a dominar a língua do profeta!

Se tornar fluente em árabe é possível com um pouco de esforço e dedicação e, claro, com a ajuda profissional de um professor de árabe.

Aqui no Superprof você vai encontrar professores de árabe nativo e não nativos com qualificação para te ajudar a dominar a língua árabe.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar