Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que e como assimilar o idioma do Oriente Médio?

De Camila, publicado dia 25/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Aprender árabe é difícil, mas pode ser rápido?

Muitas pessoas pensam que aprender árabe é difícil: o alfabeto, a gramática e a pronúncia são drasticamente diferentes das nossas raízes linguísticas.

Um brasileiro pode facilmente aprender a falar italiano, espanhol ou inglês, já que as línguas indo-europeias foram construídas a partir das mesmas raízes do português.

Quando se trata em aprender árabe, a empreitada é muito mais complicada do que pensamos.

Para um iniciante completo, assimilar esse idioma em um curso de arabe para brasileiros pode parecer uma missão quase impossível no início.

A jornada será certamente difícil, mas, como disse como disse Jacques Coeur – primeiro mercador e comerciante francês a estabelecer, no século XV, relações comerciais com os povos do Levante (atual Oriente Médio),

“Nada é impossível para um coração cheio de vontade”

Quanto tempo você consegue aprender árabe? Um mês? Um ano? Vários anos?

Quanto trabalho exige essa aventura para finalmente saber falar arabe?

Quais dificuldades esse idioma apresenta para nós, lusófonos?

Isto é o que vamos esclarecer nesta matéria: aqui estão as nossas reflexões em torno do idioma árabe sobre a dificuldade e o tempo ligados ao seu aprendizado.

É difícil aprender árabe?

Superprof mostra algumas das dificuldades enfrentadas por quem faz aula de arabe e como elas não são nenhum bicho de sete cabeças!

Desconfie dos clichês sobre a língua árabe

Muitos alunos perguntam se é difícil de aprender arabe antes de decidirem integrar um curso do idioma. Se você faz parte dessa turma, então aqui vai uma boa resposta: sim… e não!

Leva tempo para aprender árabe. É preciso regularidade nos estudos e muita prática.

A boa notícia é que a gramática árabe tem menos exceções do que a portuguesa.

Obstáculos a serem relativizados

Objetivamente, não existem línguas que sejam fáceis ou difíceis de aprender.

Tudo é apenas uma questão de opinião, aptidão, investimento pessoal e força de vontade.

Com as nossas dicas, você enfrentará as dificuldades de aprender árabe! Muitos obstáculos podem aparecer durante o aprendizado do árabe e é preciso superá-los para finalmente aprender a falar o idioma.

Não dramatize as dificuldades!

A língua árabe é muito distante da língua portuguesa, tanto em termos de estrutura quanto de sons. Essas diferenças, no entanto, não devem afetar na hora de fazer uma escolha relacionada ao seu aprendizado.

Tenha cuidado com os rótulos!

Sem perceber, facilmente associamos determinados clichês a determinados idiomas.

Se você quer mesmo aprender arabe, então descobrirá rapidamente que existem dezenas de métodos para alcançar seu objetivo.

Como avaliar a dificuldade do árabe?

Existem vários critérios – desta vez não subjetivos – que indicam se o idioma da Tunísia possui ou não um aprendizado complicado.

A relação com a sua língua materna

Existe um relatório que avalia a dificuldade de uma língua levando em conta a proximidade (ou distância) dela com a sua língua materna.

É compreensível que quanto mais se afaste das raízes portuguesas ou latinas, mais complexa a língua nos parece, fazendo com que as dificuldades aumentem.

Sons existentes

Muitas vezes, algumas pronúncias em outros idiomas se assemelham bastante ao português. Isso nos faz pensar que aprender tal língua é mais fácil para nós do que outras que não apresentem tantas semelhanças fonéticas.

Mas com a língua árabe, é difícil encontrar semelhanças nos sons.

A partir deste ponto, é possível arriscar a afirmar que o aprendizado do árabe é mais difícil para nós brasileiros do que para outras regiões do mundo.

Uma gramática bastante complexa

o árabe tem várias variantes, especialmente entre o árabe literário e o árabe coloquial, falado na rua.

O árabe literário não é obrigatório para aqueles que querem aprender árabe, mas é um excelente ponto de partida que previne que o aprendiz adquira maus hábitos de linguagem.

árabe coloquial já é outra coisa. Na verdade, todo país árabe e muçulmano tem seu próprio dialeto árabe, com expressões específicas e uma gramática que próprio dele.

Uma escrita não tão óbvia

No Brasil, usamos o alfabeto latino. Sendo assim, é fácil reconhecer as letras principais que compõem o nosso alfabeto português.

Com o alfabeto árabe, a história é outra: primeiro, há 27 letras que trocam de lugar de acordo com as palavras.

Sem contar que precisamos nos acostumar a ler da direita para esquerda! Não é preciso começar a aprender arabe para perceber que a escrita do idioma não é nada óbvia para nós!

3 sons desconhecidos

É no nível da pronúncia que as dificuldades reais aparecem: na língua árabe, existem 3 sons que os falantes do idioma que o escrevem utilizando o alfabeto latino substituem pelos números 3, 7 e 9.

Estes 3 sons não existem em português.

É possível aprender árabe em um mês?

Superprof mostra algumas dicas que poderão te ajudar a ter sucesso em seus cursos intensivos para que você consiga aprender árabe em trinta dias.

Curso intensivo de árabe em escolas de idiomas

Com um bom professor ou uma escola de idiomas de qualidade, você vai gaguejar alguns elementos básicos, aprender a ler e a escrever as letras do alfabeto árabe rapidamente.

Cursos intensivos ajudarão na iniciação às bases fundamentais do idioma.

Se você se dedicar regularmente, você será capaz de adquirir um nível iniciante da língua, suficiente para ler e escrever o básico em árabe.

Aprenda árabe em trinta dias com aula particular

A aula particular é uma alternativa à escola de idiomas que permite um relacionamento privilegiado do aluno com um professor. O profissional do ensino oferece ao aprendiz um programa personalizado de aulas, que podem acontecer na casa do aluno ou do professor, sendo preparado especialmente visando o progresso do pupilo.

Cursos online para aprender árabe gratuitamente e rapidamente

Os sites para aprender árabe online são numerosos. Alguns são gratuitos, outros cobram uma taxa de utilização, mas todos oferecem programas abrangentes de cursos online intensivos com alfabetização básica, leitura, redação e desenvolvimento de habilidades básicas de conversação.

Mesmo que você tenha apenas trinta dias, a prática diária de exercícios de revisão de árabe fará você progredir.

Para os alunos disciplinados e motivados, esta é uma excelente maneira de aprender a falar árabe em trinta dias sem restrições e a um preço menor!

Fazer intercâmbio em um país árabe

Guardamos o melhor para o fim: não existe maneira mais eficiente de aprender a falar árabe do passando uma temporada em um país onde o idioma é a língua oficial.

O intercâmbio linguístico e cultural é a maneira mais rápida de se estudar uma língua. Tal experiência te oferece um coquetel de técnicas para melhorar a leitura, a escrita, a gramática e as habilidades de expressão oral em árabe em tempo recorde.

A melhor opção para falar árabe rapidamente é fazendo um intercâmbio linguístico. Que tal fazer as malas e ir aprender árabe em um país arabófono?!

Quanto tempo é preciso para aprender árabe?

Muitas pessoas perguntam: “em quanto tempo é possível aprender arabe?” A resposta, certamente, depende de você, sua vontade, sua motivação, sua diligência e suas expectativas.

Identifique seus desejos e necessidades

Para ter sucesso em aprender o idioma árabe, é importante que seu objetivo inicial seja claramente definido e que, acima de tudo, você não se desvie dele.

Aprendizagem difícil e regular

Diferenças notáveis

Se você só quer aprender como se comunicar oralmente em árabe, então não vai demorar o mesmo tempo para atingir resultados satisfatórios do que aqueles que desejam falar e escrever no idioma. Como todos que estudam uma nova língua, é preciso treinar o alfabeto, a gramáticafrases básicas e especialmente as peculiaridades da língua árabe.

Um exemplo?

Cada letra se move dentro da mesma palavra, de acordo com o significado que queremos aplicar a ela. Na mesma palavra, uma letra pode ser colocada no início, no centro ou no final dela.

Um tempo definido?

Estima-se que para um lusófono ou um anglófono falar árabe corretamente, quase 220 horas de aulas de árabe seriam necessárias, em uma média de 80 semanas, ou mais de um ano e meio.

  • Quantos minutos ou horas por dia preciso estudar?
  • Por quantos dias, semanas ou meses preciso estudar?

A segunda pergunta está diretamente associada à primeira, mas sabemos que é quase impossível aprender árabe em apenas algumas poucas semanas.

Na melhor das hipóteses, você pode conseguir uma visão geral do idioma, memorizando algumas de suas expressões rapidamente. Na pior das hipóteses, ao tentar correr demais com o aprendizado, você corre o risco de passar batido pelas sutilezas e beleza próprios do idioma, podendo ainda adquirir maus hábitos ortográficos e gramaticais.

Você decide quando aprender árabe

Geralmente, aconselhamos entre 15 e 20 minutos por dia em um lugar calmo e agradável (se possível sem música no fundo). Isso apenas para revisão, sem contar com seu tempo de curso de arabe para brasileiros.

Obviamente, nada impede que você estenda esse tempo de estudo da língua árabe caso tenha energia para seguir em frente. No entanto, saiba que esse mínimo é amplamente aceitável para funcionar de maneira eficaz.

Ter meios adequados

Agora chegou a hora de se equipar com as ferramentas certas para que possam te ajudar nessa jornada.

Livros e vídeos

Para aqueles que são bastante tradicionais, aprender árabe facilmente com livros, vídeos, DVDs pode ser de grande ajuda durante o seu período de assimilação da língua.

Intercâmbio linguístico

Para aqueles que possuem meios financeiros, permanecer em um país de língua árabe é um excelente opção para progredir incrivelmente. Quanto ao país a escolher, não há nenhum em particular a ser recomendado; baste que ele seja do seu agrado.

Pode ser o sonho de muitos amantes da língua árabe! Você já se imaginou passando uma temporada no Egito?!

Cursos em institutos ou universidades

Tanto universidades quanto institutos ligados ao mundo árabe oferecem cursos com professores extremamente capacitados a darem aula de árabe como língua estrangeira.

Cursos como esses desempenham um papel importante no aprofundamento do conhecimento do aprendiz. Sem contar que é sempre super benéfico possuir alguém expert no idioma capaz de supervisionar seu aprendizado.

Aulas particulares de árabe

Para quem não pode ir a um instituto especializado em ensinar árabe ou para quem não tem tempo por causa de uma agenda profissional carregada, fazer aulas particulares em árabe é uma excelente alternativa.

Cursos de árabe online

Para quem gosta de trabalhar em casa, para nerds que gostam de cercar-se de múltiplas telas e soluções digitais, cursos de árabe online são uma alternativa super adequada.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar