Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Demora muito para falar a língua do Oriente Médio?

De Camila, publicado dia 24/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Quanto tempo para aprender árabe?

Embarcar na aventura de aprender a língua árabe não é algo que se decide por simples capricho.

Com uma reputação de ser de difícil aprendizado por ser tão diferente do português, é melhor se perguntar se você está pronto para investir o tempo e a dedicação necessários para assimilar o idioma. Afinal de contas, serão preciso meses de estudo árduo para conseguir alcançar seu objetivo.

Muitas pessoas perguntam: “em quanto tempo é possível aprender arabe?” A resposta, certamente, depende de você, sua vontade, sua motivação, sua diligência e suas expectativas.

Veja algumas reflexões em torno do idioma árabe.

Identifique seus desejos e necessidades

Para ter sucesso em aprender o idioma árabe, é importante que seu objetivo inicial seja claramente definido e que, acima de tudo, você não se desvie dele.

É preciso ainda pensar sobre seus desejos, suas necessidades e suas expectativas diante o aprendizado do idioma: por que aprender árabe?

Você é fascinado tanto pela língua quanto pela sua cultura e sua história e por isso quer aprender o idioma?

Você quer conhecer pessoas da cultura árabe ou muçulmana e acha necessário conseguir se comunicar no idioma deles?

Você está interessado em livros sagrados relacionados ao Islã e quer consegui lê-los em versão original?

Ou é simplesmente por puro prazer, relaxamento e a liberdade de poder viajar para o coração das populações árabes durante suas férias?

Todas essas são boas razões para se lançar de cabeça no aprendizado do árabe!

Fazer aulas de árabe pode ser relaxante para muitos. Para alguns, aprender árabe é um momento de descontração.

Aprendizagem difícil e regular

Diferenças notáveis

Mesmo munido de grande motivação, é preciso ter em mente que este não é o único ingrediente necessário para aprender gramática, ortografia e sintaxe árabe.

Se você só quer aprender como se comunicar oralmente em árabe, então não vai demorar o mesmo tempo para atingir resultados satisfatórios do que aqueles que desejam falar e escrever no idioma. Como todos que estudam uma nova língua, é preciso treinar o alfabeto, a gramática, frases básicas e especialmente as peculiaridades da língua árabe.

Do ponto de vista do alfabeto, é preciso ter paciência, pois como o árabe não possui raiz latina, ele é completamente diferente do que conhecemos em português.

Além disso, cada letra se move dentro da mesma palavra, de acordo com o significado que queremos aplicar a ela. Na mesma palavra, uma letra pode ser colocada no início, no centro ou no final dela.

À primeira vista, a transcrição e as características do alfabeto árabe são bastante desconcertantes.

Mas…

Você sabia que a língua espanhola contém pelo menos 4000 palavras em árabe, o que seria o resultado da dominação árabe séculos?

A língua portuguesa também tem uma herança da língua árabe, mas o número de palavras é menor.

Um tempo definido?

Assim como o aprendizado de qualquer nova língua, o árabe exige um investimento grande e regular. Se você quiser aprender árabe rapidamente, saiba que isso levará alguns meses.

É impossível memorizar vocabulário, expressões e estruturas sintáticas em árabe trabalhando apenas uma ou duas horas por semana.

Para ter sucesso em falar e escrever o idioma da Tunísia corretamente, é preciso uma dedicação diária para que seu cérebro fique totalmente imerso na cultura árabe. Esta é a única maneira na qual o idioma se tornará familiar e poderá ser finalmente dominado.

O cérebro é igual a um músculo: ele precisa ser exercitado para reter informações. Quanto mais você exercitar seu cérebro, mais rápido ele assimilará a língua árabe.

Quanto mais você treinar seu cérebro para aprender, memorizar, identificar e reproduzir novas palavras em árabe, mais ele tornará tais habilidade em um reflexo, fazendo-o e ganhar tempo e energia na hora de assimilar o idioma.

Estima-se que para um lusófono ou um anglófono falar árabe corretamente, quase 220 horas de aulas de árabe seriam necessárias, em uma média de 80 semanas, ou mais de um ano e meio.

Alguns acreditam que o árabe é tão complexo quanto o chinês ou o coreano.

Se você está se perguntando de quanto tempo você precisa para dominar o idioma árabe perfeitamente, então é válido pensar nas duas perguntas abaixo:

  • Quantos minutos ou horas por dia preciso estudar?
  • Por quantos dias, semanas ou meses preciso estudar?

A escolha do tempo diário de dedicação ao aprendizado depende apenas de você: é a sua motivação, o seu investimento pessoal, a sua ambição e, especialmente, a sua disponibilidade, que irão direcioná-lo para o tempo que você pode associar ao estudo do árabe.

A segunda pergunta está diretamente associada à primeira, mas sabemos que é quase impossível aprender árabe em apenas algumas poucas semanas.

Na melhor das hipóteses, você pode conseguir uma visão geral do idioma, memorizando algumas de suas expressões rapidamente. Na pior das hipóteses, ao tentar correr demais com o aprendizado, você corre o risco de passar batido pelas sutilezas e beleza próprios do idioma, podendo ainda adquirir maus hábitos ortográficos e gramaticais.

Descubra algumas das dificuldades enfrentadas por quem faz aula de árabe.

Você decide quando aprender árabe

Se você pensar sobre isso, existem 24 horas no seu a serem dedicadas ao estudo da língua árabe.

É claro que precisamos dormir, comer, trabalhar, nos locomovermos de um local ao outro (casa – trabalho – casa no mínimo), nos dedicarmos a cuidados pessoais (banho, idas ao banheiro, escolha da roupa do dia…), etc., etc., etc.

Independente de como você preencha o seu dia, o importante é reservar um tempo específico para se dedicar ao aprendizado do idioma das arábias.

Geralmente, aconselhamos entre 15 e 20 minutos por dia em um lugar calmo e agradável (se possível sem música no fundo). Isso apenas para revisão, sem contar com seu tempo de curso de arabe para brasileiros.

Por que “apenas” 20 minutos por dia?

Vinte minutos é o tempo mediano para o cérebro humano fazer um esforço violento e se concentrar 100% sem ter que fazer uma pausa.

Obviamente, nada impede que você estenda esse tempo de estudo da língua árabe caso tenha energia para seguir em frente. No entanto, saiba que esse mínimo é amplamente aceitável para funcionar de maneira eficaz.

Revisar um pouco todos os dias é essencial para conseguir aprender árabe rapidamente. Guarde este número: 20 minutos é o tempo ideal de revisão da matéria do seu curso de árabe.

Ter meios adequados

Se você tiver todas as boas cartas necessárias para aprender a língua árabe e se certificar de que o aprendizado dura por um certo número de anos, então agora chegou a hora de se equipar com as ferramentas certas para que possam te ajudar nessa jornada.

Isso significa que você deve usar todos os meios à sua disposição para coletar informações de maneira progressiva e regular.

Livros e vídeos

Para aqueles que são bastante tradicionais, aprender árabe facilmente com livros, vídeos, DVDs pode ser de grande ajuda durante o seu período de assimilação da língua. A internet pode ser uma ótima fonte para encontrar tal tipo de material. Nada como fazer uma busca no Google para obter uma enorme lista do que quer que seja!

Intercâmbio linguístico

Para aqueles que possuem meios financeiros, permanecer em um país de língua árabe é um excelente opção para progredir incrivelmente. Quanto ao país a escolher, não há nenhum em particular a ser recomendado; baste que ele seja do seu agrado.

Com tal imersão, você não só aprenderá a lidar com o árabe coloquial ao ver e imitar os gestos das pessoas locais e aprenderá o vocabulário da “rua”, mas também será impregnando pela cultura local.

É você quem decide qual país te atrai mais. O leque de opções é, no entanto, muito grande, ja que o árabe é falado em cerca de 23 países ao redor do mundo (Síria, Líbano, Arábia Saudita, Iêmen, Tunísia, Egito, Marrocos, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, etc.).

Ao falar diariamente com os habitantes locais, de todas as categorias sociais, o seu conhecimento em árabe se desenvolverá a passos largos.

Cursos em institutos ou universidades

Tanto universidades quanto institutos ligados ao mundo árabe oferecem cursos com professores extremamente capacitados a darem aula de árabe como língua estrangeira.

Cursos como esses desempenham um papel importante no aprofundamento do conhecimento do aprendiz. Sem contar que é sempre super benéfico possuir alguém expert no idioma capaz de supervisionar seu aprendizado.

Normalmente, as aulas de árabe são distribuídas ao longo de um ano letivo e você seguirá um programa específico sem necessariamente ser capaz de se desviar, caso deseje algo mais voltado para um interesse pessoal específico.

Por outro lado, você se beneficiará do know-how de um profissional de ensino, de um professor que talvez possua o árabe como língua materna e que seja reconhecido por suas capacidades educacionais.

Aulas particulares de árabe

Para quem não pode ir a um instituto especializado em ensinar árabe ou para quem não tem tempo por causa de uma agenda profissional carregada, fazer aulas particulares em árabe é uma excelente alternativa.

De acordo com suas expectativas, o professor chegará a sua casa e avaliará seu nível levando em conta suas deficiências, necessidade, objetivos e pontos fortes.

Com você, ele definirá um cronograma e um programa inteiramente feito sob medida para que o aprendizado do árabe aconteça nas melhores condições possíveis.

A vantagem é que este professor está inteiramente à sua disposição: se você tiver questões de ordem gramatical, sintática e ortográfica, você pode perguntar sem constrangimento ou medo e ele vai se certificar de responder e até mesmo te dar dicas bem úteis.

O professor particular pode responder a todas as suas dúvidas sobre a língua árabe. Aulas de árabe com um professor particular pode ser a melhor maneira de encurtar o tempo de aprendizado.

Quer dicas para te ajudar a ter sucesso em aprender árabe em trinta dias?

Cursos de árabe online

Para quem gosta de trabalhar em casa, para nerds que gostam de cercar-se de múltiplas telas e soluções digitais, cursos de árabe online são uma alternativa super adequada.

No entanto, tenha cuidado com as fórmulas propostas, porque nem todas são gratuitas e algumas são apenas publicidade para um determinado método.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar