Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nível de dificuldade da língua do Oriente Médio

De Camila, publicado dia 24/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > É difícil aprender árabe?

Para alguns, apenas aprender uma nova língua e tudo o que diz respeito à sua gramática, ortografia e regras de conjugação é uma missão quase impossível. Já para outros, tal aventura é uma ótima oportunidade para conhecer algo novo, além de superar-se e abrir novos horizontes.

Mas e quando falamos do aprendizado do árabe?

Como é realmente aprender este idioma considerado tão difícil por muitos?

É verdade o que dizem sobre o árabe ser uma língua quase impossível de ser assimilado por quem tem o português como língua materna?

Se você faz parte dos amantes do idioma falado no Oriente Médio que morrem de medo de se lançar de cabeça em um curso de arabe para brasileiros, pois acredita não conseguir ultrapassar os obstáculos que possam surgir no meio do caminho, então esta matéria foi feita para você!

Superprof mostra algumas das dificuldades enfrentadas por quem faz aula de arabe e como elas não são nenhum bicho de sete cabeças!

Veja algumas reflexões em torno do idioma árabe.

Desconfie dos clichês sobre a língua árabe

Muitos alunos perguntam se é difícil de aprender arabe antes de decidirem integrar um curso do idioma. Se você faz parte dessa turma, então aqui vai uma boa resposta: sim… e não!

É claro que aprender uma língua estrangeira sempre requer trabalho, dedicação e investimento pessoal.

Leva tempo para aprender árabe. É preciso regularidade nos estudos e muita prática.

A boa notícia é que a gramática árabe tem menos exceções do que a portuguesa. Esse é um dos exemplos pelos quais a língua do Egito é considerada menos difícil do que o latim ou o alemão.

Obstáculos a serem relativizados

Objetivamente, não existem línguas que sejam fáceis ou difíceis de aprender.

Tudo é apenas uma questão de opinião, aptidão, investimento pessoal e força de vontade, pois, se você trabalha regularmente todos os dias, a tarefa será mais simples do que para aqueles que só estudam e praticam uma vez por semana.

Muita prática e determinação é a combinação necessária para falar árabe. Nada de preguiça na hora de aprender árabe: é preciso praticar muito!

Não dramatize as dificuldades!

A língua árabe é muito distante da língua portuguesa, tanto em termos de estrutura quanto de sons. Essas diferenças, no entanto, não devem afetar na hora de fazer uma escolha relacionada ao seu aprendizado.

Inicialmente, sempre haverá dificuldades para aprender árabe. Assim como todo aprendizado, o desse idioma é feito através de muita motivação, determinação e labuta. Se essa disciplina nos estudos for levada a sério, não tem nada que poderá te impedir de dominar a língua do Marrocos.

Com o tempo, os possíveis pontos que o preocupavam no início entrarão na sua cabeça e tudo parecerá subitamente simples e óbvio.

Tenha cuidado com os rótulos!

Sem perceber, facilmente associamos determinados clichês a determinados idiomas. Quando se entrevista um habitante de um país, ele muitas vezes responde que sua língua materna é uma das mais difíceis do mundo.

A verdade é que os falantes nativos estão sempre na pior posição para julgar a dificuldade de sua língua materna.

As aulas de árabe serão fáceis para elas, mas para você, elas parecerão difíceis.

Se você quer mesmo aprender arabe, então descobrirá rapidamente que existem dezenas de métodos para alcançar seu objetivo.

A maioria dos cursos de árabe é totalmente acessível.

Como avaliar a dificuldade do árabe?

Essa é uma questão que pode parecer um pouco matemática demais em se tratando de uma língua. No entanto, se sabe que existem cerca de 7.000 idiomas e expressões idiomáticas em todo o mundo – contando os vários dialetos – é muito difícil eleger a língua mais difícil com base em critérios sérios.

Enquanto algumas línguas africanas têm a reputação de ter uma gramática extremamente difícil ou uma construção frasal complicada, elas raramente são incluídas na lista das línguas mais difíceis de se aprender.

Então, como avaliar se uma língua como o árabe é difícil ou não?

Existem vários critérios – desta vez não subjetivos – que indicam se o idioma da Tunísia possui ou não um aprendizado complicado.

Com prática, dedicação e determinação, todo mundo pode aprender árabe! Não se desespere com o nível de dificuldade do idioma árabe.

Quer dicas para te ajudar a ter sucesso em aprender árabe em trinta dias?

A relação com a sua língua materna

Existe um relatório que avalia a dificuldade de uma língua levando em conta a proximidade (ou distância) dela com a sua língua materna.

Por exemplo, se o espanhol ou o italiano parecem mais fáceis de serem assimilado, é porque essas línguas têm raízes comuns com o português: o latim coloquial era a língua “oficial” de todo o Império Romano no início da nossa era.

O português, o espanhol e o italiano eram, então, apenas dialetos de uma mesma língua. Só mais para frente é que eles se divergiram, tornando-se dois idiomas diferentes. No entanto, eles continuaram a ser muito próximos em sua construção.

O inglês, enquanto isso, é uma língua aparentemente fácil de aprender porque a maior parte do seu vocabulário vem do… francês, idioma também derivado do latim! A pronúncia, ao contrário, é difícil pelo fato de vir do inglês antigo, usado alguns séculos atrás.

É compreensível que quanto mais se afaste das raízes portuguesas ou latinas, mais complexa a língua nos parece, fazendo com que as dificuldades aumentem.

Sons existentes

Muitas vezes, algumas pronúncias em outros idiomas se assemelham bastante ao português. Isso nos faz pensar que aprender tal língua é mais fácil para nós do que outras que não apresentem tantas semelhanças fonéticas.

Mas com a língua árabe, é difícil encontrar semelhanças nos sons.

Peça a um arabófono para pronunciar os sons “-in“, “-on” ou “-an” corretamente, e veja se ele saberá a diferença.

Se, de acordo com estudos, o idioma italiano é considerado a língua europeia mais bonita, é porque a maioria dos seus sons são encontrados em todas as outras línguas da Europa, em graus variados.

É essa familiaridade que nos leva, inconscientemente, a considerar o italiano como um idioma fácil de aprender.

Com a língua árabe, é difícil encontrar esses mesmos sons, especialmente porque ela é uma língua em que dificilmente pronunciamos as vogais (ou não as pronunciamos de jeito nenhum).

O alfabeto árabe, apesar de conter 27 letras, não se parece com nada que possa ser conhecido no Ocidente e menos ainda na língua portuguesa. Isso sem esquecer que as formas das letras mudam de acordo com o seu lugar na palavra.

A partir deste ponto, é possível arriscar a afirmar que o aprendizado do árabe é mais difícil para nós brasileiros do que para outras regiões do mundo.

Nada de choro na hora de fazer as aulas de árabe: é preciso dedicação para conseguir assimilar o idioma. Não precisa perder as esperanças: o árabe é uma língua muito distante do português, mas não é impossível de ser aprendida.

Uma gramática bastante complexa

A língua árabe é falada por quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

No entanto, o árabe tem várias variantes, especialmente entre o árabe literário e o árabe coloquial, falado na rua.

O árabe literário não é obrigatório para aqueles que querem aprender árabe, mas é um excelente ponto de partida que previne que o aprendiz adquira maus hábitos de linguagem.

O árabe coloquial já é outra coisa. Na verdade, todo país árabe e muçulmano tem seu próprio dialeto árabe, com expressões específicas e uma gramática que próprio dele.

Quem mora no Marrocos, não necessariamente entenderá o árabe tunisiano, o egípcio ou o dos Emirados Árabes Unidos.

É preciso levar em conta o tipo de árabe que você deseja falar e, em seguida, dirigir-se a um método adequado para se aprender árabe tunisiano, árabe egípcio ou qualquer de qualquer outro lugar.

Uma escrita não tão óbvia

No Brasil, usamos o alfabeto latino. Sendo assim, é fácil reconhecer as letras principais que compõem o nosso alfabeto português.

Com o alfabeto árabe, a história é outra: primeiro, há 27 letras que trocam de lugar de acordo com as palavras.

A mesma letra pode ser encontrada no começo, no meio ou no final da palavra, e isso faz com o seu significado mude completamente.

E é preciso ainda parar de ler da esquerda para a direita e inverter a direção de leitura, o que está longe de ser óbvio.

E que tal entender em quanto tempo é possível aprender árabe?

3 sons desconhecidos

É no nível da pronúncia que as dificuldades reais aparecem: na língua árabe, existem 3 sons que os falantes do idioma que o escrevem utilizando o alfabeto latino substituem pelos números 3, 7 e 9.

Estes 3 sons não existem em português.

Mas o que são eles? O som “qu” vem da parte inferior da garganta, o som “h” é muito áspero e finalmente o vocalizado “h” soa como o som “é”.

Como podemos ver, aprender a língua árabe exige muito investimento pessoal, pois demanda uma aprendizagem longa que deve ser contínua para ser bem sucedida.

Que tal recorrer a um professor particular de árabe para ajudá-lo nesse desafio? Ter a ajuda de um bom professor melhora muito suas chances de aprender bem o árabe em menos tempo.

Se você quer mais do que tudo falar e escrever a língua árabe, então é preciso possuir as ferramentas certas, como um dicionário bilíngue (uma das bases se você pretende aprender árabe através de livros), um bom método de aprendizagem em árabe ou um programa de computador adequado caso deseje aprender árabe na internet. Se possível, não hesite em ter aulas de árabe com um professor particular.

O árabe é uma língua viva que pode parecer complicada no começo, mas quando a prática vira um exercício constante dentro do seu cronograma de aprendizado, então você não tem com o que se preocupar: você, com certeza, será capaz de progredir e finalmente conseguir dominar o idioma da Jordânia e dos Emirados Árabes Unidos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar