Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Formalidades para se registrar em uma universidade árabe

De Ana, publicado dia 11/07/2019 Blog > Idiomas > Árabe > Como escolher a sua faculdade nos países arabófonos?

Por que estudar em uma universidade árabe?

Provavelmente, esta seja a pergunta que todos fazem quando demostram interesse em fazer um programa de estudos no exterior.

O que nem todo estudante sabe é que alguns países de língua árabe estão fazendo de tudo para atrair cada vez mais estudantes internacionais de todos os cantos do mundo.

Um exemplo disso são as universidades dos Emirados Árabes que entre 2006 e 2016 aumentaram em 4 vezes o número de cursos oferecidos pelas instituições.

Falamos dos Emirados Árabes, mas poderíamos falar do Catar, do Egito, da Jordânia, do Marrocos …

São tantas opções de universidades que o melhor é conferir nossas dicas de como escolher a sua universidade em um país árabe!

Os critérios para escolher sua universidade em um país árabe

Sabe onde encontrar um curso de árabe?

Obviamente, não é tão simples preparar uma viagem para o exterior, ainda mais escolher um países árabe que atenda as suas necessidades.

Dicas para escolher uma boa universidade árabe. Existem algumas questões a serem pensadas e um estudo da viabilidade para escolher um dos países árabes.

Confira os critérios que dever ser levados em consideração para escolher a sua universidade:

  • Em primeiro lugar, a segurança do países;
  • O prestígio da universidade desejada;
  • Seu nível de língua árabe;
  • Seu orçamento;
  • O custo de vida local;
  • Os custos da universidade …

Certamente, as universidades em Dubai têm custos muito maiores do que um programa de pós no Marrocos ou no Egito.

Entretanto, no ranking das melhores universidades do mundo árabe aparece algumas universidades da Arábia Saudita como referência de qualidade de ensino. E não é um país tão caro para se aprender árabe.

Se estiver inseguro quando ao seu nível na língua, umas aulas de árabe online ou um curso intensivo poderia deixá-lo mais bem preparado para prosseguir no ensino superior.

Você pode iniciar os seus estudos no idioma antes de ser admitido em uma universidade.

Normalmente, as aulas com o professor particular está focado no alfabeto árabe, gramática, vocabulário, compreensão e domínio da escrita árabe.

Além de levar o estudante a ter autonomia para entender documentos em árabe literário.

Ensino superior nos Emirados Árabes

Os Emirados Árabes é o destino de viagem preferido dos estudantes internacionais.

No entanto, estudar em uma universidade de Dubai ou Abu Dhabi pode ser um pouco mais cara do que em outras universidades árabes.

Dicas de como estudar nos Emirados Árabes. Depois de um longo dia de estudo, você pode dar um longo passeio no shopping no Emirados Árabes.

Sem contar que o processo de admissão para os programas de estudo em Dubai é bastante elitista, para se ter acesso as universidades o estudante dever apresentar um diploma universitário e ter notas altas. Além das altas taxas para se estudar no país.

O interessado em estudar no Emirados Árabes também precisa ser bilíngue, uma vez que os cursos são ministrados em árabe e inglês.

Sobre valores …

Normalmente, os custos nas universidades são elevados.

Então, os estudantes se candidatam as bolsas de estudo ou fazem empréstimos estudantis para se inscrever nos programas de bacharelado ou mestrado em Dubai ou Abu Dhabi.

Ensino superior no Bahrein

Bahrein pode até não ser tão requintado quanto seus vizinhos ricos como Abu Dhabi e Dubai, entretanto é um destino de viagem espetacular.

Bahrein é uma nação insular localizada no Oriente Médio de clima bastante agradável.

O país conta com aproximadamente 1,3 milhão nativos, porém quase 55% da população de Bahrein são imigrantes.

Os imigrantes são atraídos pela possibilidade de estudar em uma boa universidade pública.

Outros milhões são turistas que vem de todos os lugares do mundo desejando desfrutar das praias, locais históricos e as maravilhas naturais da ilha.

Sobre as universidades, o Bahrein tem universidades públicas que oferecem estudos voltados tanto para a saúde quanto estudo geral.

Normalmente, o primeiro semestre tem início em agosto e vai ate dezembro e o segundo semestre, tem início em janeiro e vai até maio.

O país também dispõe de boas universidades particulares, algumas oferecem os famosos cursos de verão.

Não pense duas vezes, Bahrein é um destino incrível para quem busca programas de graduação!

Estude árabe nas universidades do Egito

Existem mim razões para você estudar no país das pirâmides, entretanto um motivo tem afastado os estudantes estrangeiros: o crescente medo dos extremistas.

Dicas de como estudar em uma universidade no Egito. O Egito sempre terá o seu encanto, pois é uma escolha de viagem surpreendente, seja para “turistar” ou fazer um programa de estudo no exterior.

Confira as diversas razões para escolher o Egito como destino de viagem.

Os programas de graduação no países permitem que o estudante estrangeiro possa estudar em instituições de baixo custo e respeitadíssimas.

Estudar no Egito é mergulhar na história e tradição cultural do país que mistura as influências africanas, árabes e mediterrâneas.

Aprender árabe no Egito é incrivelmente fascinante!

O país dispõe de aproximadamente 20 universidades públicas e outras 23 faculdades privadas. A maioria oferece programas de graduação e pós para estudantes estrangeiros.

Muitas dessas universidades de prestígio estão atuando na capital do países, no Cairo.

Os estrangeiros que desejam aperfeiçoar seu inglês, além de árabe podem se candidatar no programas oferecidos nos campus satélites.

O que é isso?

São universidades de origem estrangeira montada no Egito. Temos dois exemplos de campus satélite: a Universidade Americana no Cairo e a Universidade Britânia no Egito.

As duas instituições abrigam programas com aulas inteiramente ministradas em inglês.

Estude árabe nas universidades da Jordânia

A Jordânia é um convite especial para desfrutar das belíssimas paisagens do país. Embora seja pequeno em tamanho, a Jordânia oferece um gama lugares exóticos para conhecer.

Nos últimos tempos, a Jordânia tem desenvolvido um sistema de ensino superior muito bem estruturado, permitindo que estudantes estrangeiros possam participar dos excelente programas de pós-graduação.

Ao sair das salas de aula, os estudantes podem visitar os locais turísticos da Jordânia: lugares arqueológicos, históricas e as belas paisagens.

Algumas das especialidades das universidades da Jordânia são da área de gestão, comunicação, finanças, marketing, ciências…

Sem contar que os estudantes formados pelos programas de universitários da Jordânia têm vantagens competitivas no mercado de trabalho.

Seja como destino de viagem turística ou destino de estudos, vale muito conhecer essa pais localizado próximo da Mesopotâmia e o Egito.

Estude árabe em Omã

Muito pequeno em tamanho, mas grande em termos de infraestrutura.

Omã é uma dos países que falam árabe marcado pela enorme desenvolvimento econômico. Hoje é considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo árabe.

Omã tem excelente infraestrutura. Omã é uma pequena potência que domina o mar!

Por muitos anos, esse país localizado na Península Arábica tem valorizado a sua riqueza cultural.

O estudante pode se beneficiar de um lugar onde a população é bastante amigável, conhecida por serem humildes e hospitaleiros.

Se o estudante for do tipo que ama culinária, a especialidade do lugar é o marisco, mas existem relatos de pessoas que experimentaram tubarão. Uma iguaria local.

Se você escolheu Omã, esteja preparado pela diferença cultural, o país é governado por uma monarquia absoluta de tradição islâmica.

A sua experiência em Omã pode ser enriquecedora.

Aproveite para aprender árabe apreciando a culinária de Omã.

Estude árabe nas universidades do Líbano

Infelizmente, o Líbano não está passando por um momento tão bom, o país está experimentando período de conflitos.

No entanto, esse pequeno país localizado no Oriente Médio é rica em história. A capital do pais, Beirute, tem se tornado cada vez mais popular entre os estrangeiros.

Muitos dos visitantes estrangeiros procuram Beirute  pela fascinante cultura, grande vida noturna ou para estudar.

Isso mesmo, a República do Libanesa tem muitas universidades de prestígio, elas atraem estudantes estrangeiros de todos os cantos do mundo.

Aproveitar a atmosfera cosmopolita de Beirute é vantagem de estudar na capital do Líbano!

No quesito universidade, Beirute possui duas instituições  que mantém laços estreitos com o Ocidente, a Université Saint-Joseph e a Universidade Americana de Beirute. Também tem um universidade pública muito famosa, a Universidade Libanesa.

Estude árabe nas universidades da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é o destino preferido de quem almeja aprender sobre petróleo e cultura Islã.

Estude em um dos países mais ricos do Oriente Médio.

Acredita que o países seja o quinto mais importante em reservas de petróleo no mundo. Por esse motivo, a Arábia Saudita é um polo educacional no campo da engenharia de petróleo e gás.

Sendo assim, são mais de 20 universidades administradas pelo governo oferecendo programas de mestrado e doutorada com a finalidade de atrair estudantes estrangeiros  para o país.

Curiosamente, homens e mulheres estudam em diferentes instituições. Os programas de estudos podem durar 4 anos para ciências humanas e sociais e 6 anos para engenharia e medicina.

Sobre mestrado e doutorado…

A maioria dos cursos são ministrados em inglês, podendo ter algumas aulas em árabe.

O famoso mestrado voltado para estudantes internacionais estão focados para área de marketing, estudos religiosos, finanças e tecnologia.

Estude árabe nas universidades do Catar

O que de dizer desse países encantador que faz fronteira com a Arábia Saudita?

O Catar tem um dos maiores PIB per capita do mundo!

O Qatar é um pequeno país árabe localizado no Golfo Pérsico. Sua principal fonte de renda está focada no petróleo, gás natural e o turismo.

Curiosamente, menos da metade da população de Catar é árabe, mais da metade é composta de estrangeiros oriundos do Paquistão, Irã, Índia, entre outros lugares.

Por que o Catar é tão interessante para os estrangeiros?

O Catar tem muitas filiais de universidades ocidentais no país, essas universidades fazem parte da Cidade da Educação. O país também possui o instituto de ensino superior, a Universidade do Catar.

No entanto, o que chama mais a atenção dos estudantes internacionais é a Cidade da Educação. Essa instituição é considerado um centro educacional de excelência.

Muitos estudantes buscam as instalações educacionais e de pesquisa do Catar para se profissionalizar!

Aproximadamente, 2.000 alunos estudam na Cidade da Educação, desse número, a metade são estudantes internacionais e a outra metade são moradores de Catar.

Decidiu onde pretende estudar?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar