Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual nível ter para dar aulas da línguas das arábias?

De Carolina, publicado dia 08/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Quais diplomas ter para ser professor de árabe?

Embora o inglês e o espanhol sejam as duas línguas estrangeiras mais procuradas pelas pessoas, outros idiomas estão surgindo e atraindo o interesse de futuros professores e recrutadores.

A língua árabe é uma dessas felizes eleitas. Aprender árabe é um trunfo!

Mas qual nível você precisa ter para ensinar árabe? Devemos ter vários diplomas? É necessário ter uma graduação, mestrado ou mesmo o doutorado para dar curso de árabe?

Superprof faz um apanhado geral para entender melhor esse fenômeno crescente que é o ensino da língua árabe e especialmente para indicar os meios para alcançá-lo.

O ensino da língua árabe no Brasil

No Brasil, há vários tipos de cursos de idiomas.

Claro, você pode aprender e ensinar francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, mas também pode ensinar idiomas considerados difíceis, como japonês, húngaro, cantonês, coreano e… árabe.

De fato, há cada vez mais pessoas interessadas por curso de arabe para brasileiros. Elas desejam iniciar o aprendizado da língua ou melhorá-lo.

Qual é a formação necessária para ensinar o idioma arábico? O diploma é tão importante para dar aula de línguas?

Diante dessa demanda, que tal a oferta? Existem muitos professores de árabe no Brasil?

A resposta permanece negativa porque não há muitas escolas e formações para se tornar um professor de árabe…

É por isso que muitos professores ou pessoas que queiram ensinar essa língua estão se voltando para associações ou para uma escola de línguas estrangeiras.

Nessas estruturas alternativas, o árabe pode estar incluído na lista de opções.

Mas se não, como se tornar um professor de árabe?

Os 3 tipos de ensino da língua árabe

Existem 3 tipos de ensino de árabe (escrito e oral) no Brasil, aqui estão eles:

  • Um ensino que gira em torno da necessidade de aprender não só a língua árabe mas também a cultura e a história.
  • Ensino em escolas de idiomas particulares com uma introdução às línguas estrangeiras.
  • Um ensino feito através de associações religiosas que se baseiam principalmente em mesquitas ou lugares dedicados inteiramente a esse ensino (árabe, idioma arábico, árabe literário).

Esses vários métodos de ensino da língua árabe são desvalorizados pelo sistema escolar devido à falta de envolvimento na cultura das crianças e adolescentes de hoje.

Não deve ser esquecido que os professores de árabe não são muito integrados na equipe educacional da escola, assim como os professores de japonês, chinês. É somente na universidade que seu reconhecimento é observado. Mas é difícil aprender arabe? É ainda mais importante ensiná-lo?

Aulas particulares

Nessas condições, não é incomum ver professores de árabe ensinando sua língua usando o sistema de determinados cursos de árabe, registrando-se em plataformas de suporte.

O sistema de aula particular permite que o professor ofereça um programa individualizado aos alunos em árabe: com pleno conhecimento das várias escolas, universidade, currículos, conhecendo as necessidades e expectativas durante exames e competições em árabe. Esse curso de arabe será capaz de se adaptar de acordo com as necessidades e expectativas do aluno.

Como personalizar seu curso de árabe com os alunos? Desfrute de um momento único com seu aluno para ensinar como falar arabe.

Ao inscrever-se em uma plataforma de apoio escolar, você será igualmente valorizado e reconhecido por suas habilidades. Não há diferenças enquanto a isso em um instituto particular, uma associação ou simplesmente uma faculdade ou escola.

No entanto, existem alguns critérios básicos para dar aulas de árabe:

  • Ter experiência no ensino
  • Ser um pedagogo
  • Ter um diploma reconhecido pelo Estado
  • Ser acessível e disponível
  • Concordar em trabalhar e receber até R$ 70, R$ 80 por hora / aula em média dando aulas particulares

Cursos de formação e diplomas para ministrar cursos em árabe

Quaisquer que sejam as oportunidades, quando você ensina a língua árabe, você deve saber que os estudos não são curtos. Você e seus alunos devem estar preparados para uma longa jornada.

Destaque suas qualidades para dar aula do idioma das arábias Você já morou em algum país que fala a língua árabe?

Leva pelo menos 4 a 5 anos de estudo, pelo menos, ou seja, obter um diploma de graduação em um curso de Letras ou fazer estudos mais longos como um mestrado ou doutorado para se tornar um professor de árabe.

Curso de graduação de Letras

Os cursos de graduação em Letras, Língua, Literatura Estrangeira e Civilização são particularmente voltadas para os amantes da literatura.

Esse curso é geralmente a melhor maneira de levá-lo para a profissão que tanto sonha, ser professor de língua árabe.

Para a graduação de Letras com habilitação em árabe, você vai estudar a gramática árabe, a escrita e a fala. Mas você também vai aprender os conceitos fonéticos da língua árabe, literatura e civilização (cultura e história árabe), linguística, etc.

Note que durante a graduação, outros cursos podem ser oferecidos para ajudá-lo a se especializar: estágios na área, trabalhos de tradução, documentação, etc.

Depois da graduação, você naturalmente vai se orientar para um mestrado…

Normalmente, nos cursos de Letras, há as opções de ter um diploma de bacharel ou de licenciatura.

O diploma de bacharel é mais direcionado para o mundo corporativo. Geralmente, ele se concentra no mercado editorial ou em traduções: inglês-espanhol, inglês-árabe, inglês-chinês, português-árabe, árabe-português, etc.

Esse diploma é focado na prática da língua no contexto profissional, razão pela qual uma parte do programa incide em outras áreas como a economia, direito, comércio, turismo, TI, tradução, gestão, etc.

Após essa graduação, você pode continuar com uma pós-graduação ou mestrado.

Já a licenciatura é mais voltada para o meio da educação. Nela, matérias como psicologia, pedagogia, metodologia são direcionadas para aqueles que querem posteriormente dar aulas de línguas (quanto custa as de árabe?), literatura…

Mestrado

O mestrado normalmente é oferecido pelas mesmas universidades onde há graduação de Letras com habilitação em árabe.

Ele incide principalmente na preparação para concursos realizados no âmbito universitário. Claro que, nesse caso, o mestrado tem que ser seguido também de um doutorado.

Mas também é uma maneira de se aprofundar em assuntos que você se interessou durante a graduação.

Então, procure mais informações nas universidades onde há habilitação em árabe.

Essa é uma excelente oportunidade para aprender árabe nas regras da arte e ensinar nesses níveis ao receber uma educação sólida.

O seu segundo ano do mestrado normalmente é dedicado à dissertação. Mas, para os mais corajoso, você pode conciliá-lo com aulas de árabe (dicas imperdíveis), trabalhar como professor em uma escola (equivalente a um terço do tempo em termos de horas).

Então, você pode dar aula de arabe na escola ou aulas particulares durante seus anos de mestrado.

Ser um professor diplomado

Para aqueles que queiram ensinar árabe no ensino médio ou faculdade, é muito necessário tê-lo, mesmo mais de um.

Para aqueles que querem trabalhar no setor privado, o diploma também é muito importante.

Para os professores que querem ensinar árabe, mas querem, ao mesmo tempo manter um nível de excelência em conhecimento, prática e reflexão sobre a língua árabe, a carreira universitária é o melhor caminho.

Como ensinar literatura árabe de alto nível? Como dar aulas de árabe na universidade?

Dar aulas do idioma arábico Com certeza, a experiência é muito importante na hora de ensinar

O diploma de doutorado permite que você ensine árabe na faculdade, em escolas de ensino médio, mas especialmente no ensino superior.

Dar aulas online

Graças à internet e canais como Youtube ou Dailymotion, você pode oferecer curso de arabe para brasileiros para todos os usuários que estão ansiosos para aprender esse idioma.

Você pode organizar o seu curso como achar melhor, oferecer ajudas pontuais  de gramática da língua árabe. Você pode encontrar uma maneira divertida de ensinar o alfabeto árabe ou até mesmo descobrir a caligrafia árabe.

Para aqueles que são apaixonados por história e cultura árabe, aulas de vídeo são uma excelente alternativa com a possibilidade de fornecer links diretos para ilustrar as palavras.

Com esse tipo de educação, não há necessidade de um determinado diploma para ministrar cursos, mas um certo domínio da língua, e um senso de pedagogia certamente será apreciado.

É preciso diploma?

Para ser professor de língua árabe? É preciso, acima de tudo, ter conhecimento. Isso é o mais importante, tendo diploma ou não. A experiência com o uso da língua, por exemplo, já morou no Egito? E em dar aulas pode contar muito também, mais que ter um diploma em uma universidade famosa.

Porque, na hora de ensinar, o que vai contar mesmo é a sua capacidade de transmitir o conhecimento que tem. Claro, se for bom em pedagogia, mas não tiver o conteúdo exigido para dar aulas, não adianta muita coisa.

Por isso, é possível sim ser professor de língua árabe sem ter um diploma específico em Letras ou equivalente.

Porém, ser professor sem diploma em universidades é quase impossível. Porque o diploma dos professores é um requisito para dar aulas no ensino superior.

Mas, se não quiser seguir carreira acadêmica nem dar aulas em escolas, é possível ser professor sem diploma. E como? A aula particular é um bom caminho para isso.

Dê aulas de idioma arábico Como escolher o curso ideal para ser professor de árabe?

Porque, na maioria dos casos, os professores que trabalham com aulas particulares encontram seus alunos (de árabe) graças ao boca a boca ou anúncios em plataformas como o Superprof ou classificados.

Para isso, o que mais conta é a qualidade das aulas do professor, não os diplomas. Claro que muitos alunos podem se sentir mais seguros quando o professor tem diploma na hora de escolhê-lo.

Mas, repetindo, se o aluno chegar ao professor através de indicação, o famoso boca a boca, os diplomas vão contar pouco.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar