O pilates é um tipo de exercício físico criado por Joseph Pilates que visa o desenvolvimento do equilíbrio do corpo por meio do estímulo da consciência, da flexibilidade e dos núcleos de força. Essa atividade física funciona para diferentes pessoas, como bailarinas, atletas, mulheres grávidas e pessoas que se encontram em processo de reabilitação física.

Devido aos seus benefícios, o pilates tem se tornado o queridinho do público brasileiro. Adultos e crianças têm praticado esse exercício público a fim de ter uma vida mais saudável, diminuir as sensações de estresse e ansiedade e tratar determinadas patologias.

Além disso, o pilates é capaz de combinar os movimentos do corpo e da respiração, envolver exercícios que promovem o desenvolvimento dos músculos, principalmente das costas e do abdômen e proporcionar uma melhor postura. Por fim, as aulas de pilates estimulam a circulação, aumentam a flexibilidade, melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma melhor postura.

Por conta dos seus diversos benefícios e da sua popularidade, separamos as principais informações sobre o pilates. Para saber tudo sobre esse exercício físico, confira a matéria e saiba mais!

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Aula de pilates no solo !

aulas de pilates no solo
As aulas de pilates no solo tornam o corpo mais flexível e forte, tonificam os músculos, melhoram a respiração e aumentam a consistência corporal. Além disso, os movimentos combatem as dores geradas pela má postura.

As aulas de pilates chegaram no Brasil nos anos 2000 e têm tido vários adeptos. Isso porque essa atividade física proporciona diversos benefícios para quem a pratica. De forma resumida, as aulas de pilates solo consistem na realização de exercícios físicos sem uso de camas, molas e equipamentos de pilates.

Acessórios utilizados nas aulas de pilates no solo

Para complementar a aula, pode-se usar também alguns acessórios simples, como faixas elásticas, pesos leves e bolas de diferentes tamanhos. É importante ressaltar que as técnicas de pilates são muito efetivas. Logo depois de um determinado período de treino é possível notar muitas diferenças positivas no corpo e na saúde.

A prática de pilates solo não possui o uso de molas, camas e outros recursos que ajudam na realização dos movimentos. Por isso, as aulas de pilates solo dependem exclusivamente do peso do próprio praticante que realiza os exercícios. Durante a prática, a força é aplicada por meio da coluna lombar e do abdômen.

Formas de praticar as aulas de pilates no solo

As aulas de pilates podem ser realizadas de forma coletiva em estúdios ou com professores particulares online. As aulas de pilates online são boas opções para quem deseja aprender esse exercício físico sem precisar sair de casa através de aulas à distância.

Como funciona um curso de pilates com aparelhos ?

aulas de pilates com aparelhos
Para os iniciantes, as aulas de pilates com aparelhos são as mais indicadas. Com a assistência de professores particulares, o praticante pode ter excelentes resultados em relação à sua saúde.

Os exercícios de pilates com aparelhos possibilitam a realização de uma série de movimentos de forma controlada e rítmica, com ênfase na correção da postura e melhoria da respiração. A intensidade dos exercícios é gerada por conta das molas que possuem uma classificação de acordo com a sua cor, podendo ser verde, azul, amarela, vermelha e preta. Além disso, esses aparelhos geram uma maior resistência durante os treinamentos.

Os aparelhos mais utilizados nesse tipo de pilates são o cadillac, chair, reformer, barrel e universal. Os benefícios gerados por essa modalidade de pilates são estes a seguir:

  • Aumento da força dos músculos;
  • Melhoria da postura;
  • Definição dos músculos do corpo;
  • Diminuição de problemas relacionados com dores crônicas;
  • Diminuição da sensação de ansiedade e estresse;
  • Aumento da consistência corporal;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhoria no condicionamento físico.

Todos esses exercícios são realizados com aparelhos idealizados por Joseph Pilates. Por meio dos equipamentos de pilates é possível ter uma maior variação dos movimentos e exercícios, além de aulas de pilates mais dinâmicas. Isso faz com que os resultados sejam ainda mais efetivos, melhorando o condicionamento de todo o corpo.

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Como é a modalidade de pilates com bola ?

Ao praticar o pilates solo, pode-se contar com a ajuda de diversos acessórios, como bolas, faixas elásticas e pesos leves. O pilates com bola é uma das principais formas de realizar o método de pilates no solo. Essa técnica de pilates, assim como as demais, proporciona diversos benefícios para o corpo humano.

Isso porque as aulas de pilates com bola ajudam no processo de emagrecimento e no equilíbrio do corpo, melhoram o condicionamento e a forma física e fortificam os músculos do corpo. Esses benefícios são proporcionados pelas aulas de pilates porque os acessórios auxiliam na realização dos exercícios feitos no solo. As principais vantagens proporcionadas pelo pilates funcional são estas a seguir:

  • Aumenta a flexibilidade;
  • Provoca melhorias na capacidade respiratória;
  • Auxilia na manutenção da boa-forma;
  • Melhora a sensação de bem-estar;
  • Provoca a tonificação da musculatura;
  • Melhora a coordenação e o controle;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Aumenta a consistência corporal;
  • Aumenta a mobilidade do corpo;
  • Diminui a sensação de estresse e ansiedade;
  • Aumenta a mobilidade das articulações;
  • Auxilia no desenvolvimento psico motor;
  • Aumenta a resistência e a força;
  • Promove o equilíbrio;
  • Fortalece a coluna;
  • Promove a reabilitação do corpo.

O fortalecimento do abdômen e o emagrecimento são os principais objetivos de quem pratica o pilates com bola. Para isso são feitos exercícios, como flexão na bola, flexão lombar na bola, abdominal na bola, agachamento com bola, fortificação das pernas com bola e elevação das pernas com bola.

Tudo sobre o pilates funcional

exercícios de pilates funcional
O pilates funcional é uma ótima opção para quem deseja aumentar o condicionamento físico, emagrecer, ter maior controle motor e obter uma melhor qualidade de vida.

Todos sabem que o pilates pode gerar diversas vantagens para o corpo, de forma a melhorar o condicionamento físico e aumentar a postura e a força. O método de funcionamento do pilates funcional é ainda mais intenso do que os outros tipos de pilates. Assim, ele pode apresentar ainda mais melhorias e provocar a tonificação e o emagrecimento.

O método do pilates funcional foi criado nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 90. Essa técnica contemporânea tem ganhado diversos adeptos, sendo um dos principais exercícios que geram consistência muscular. Isso ocorre porque o pilates aumenta a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a mobilidade e a estabilidade.

Além disso, as aulas de pilates ajudam a melhorar a funcionalidade do corpo, de modo a facilitar a realização de atividades diárias. Por isso, o pilates pode ser considerado um grande aliado na perda de peso e na melhoria do funcionamento do corpo e da saúde.

As técnicas do pilates funcional são embasadas no pilates tradicional. A maior diferença entre os dois pilates, é que o funcional entende as necessidades de cada indivíduo, de forma a adequar os exercícios conforme as suas particularidades, entendendo cada indivíduo como um ser humano único.

O que é mat Pilates ?

aulas de mat pilates
O mat pilates é uma excelente opção para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida.

O pilates consiste em um conjunto de exercícios compostos por movimentos livres, com ou sem acessórios, a fim de integrar o corpo e a mente. Isso exige bastante esforço e concentração por parte do praticante. Todos os exercícios desse tipo de pilates são utilizados com tapete, e por isso o nome "mat".

Os movimentos do mat pilates incluem exercícios diferenciados e uso de equipamentos específicos, como estes a seguir:

  • Bases de equilíbrio;
  • Banda elástica;
  • Bola suíça;
  • Over ball;
  • Magic circle.

Isso não impede que outros tipos de exercícios e movimentos sejam realizados durante as aulas de pilates. Isso porque as atividades físicas podem ser alteradas de acordo com o objetivo dos exercícios, de forma a respeitar os princípios e os propósitos do pilates. Uma boa opção é fazer essas aulas de pilates com professores particulares.

Aulas de pilates para criança

Por conta da conhecida "geração de apartamento", diversas crianças não possuem o hábito de subir em árvores, brincar nas ruas e realizar brincadeiras ao ar livre. A criança que vive dentro de casa e não realiza exercícios físicos acaba tendo uma vida cada vez mais sedentária, de forma a contrair patologias.

Por conta das inúmeras doenças que têm aparecido devido ao sedentarismo do público infantil, os pais estão inscrevendo os seus filhos nas aulas de pilates para crianças. Essas aulas proporcionam diversos benefícios para a criançada, incluindo melhorias na circulação sanguínea e na postura, aumento do nível de atenção, redução do estresse e da ansiedade, aumento da força muscular e promoção do crescimento da criança.

Assim, as aulas de pilates evitam vícios posturais, sobrecargas, dores, sedentarismo e doenças como depressão e ansiedade. Tudo isso faz com que os praticantes levem a vida com mais leveza e disciplina. Por conta disso, as aulas de pilates kids têm se tornado muito populares no Brasil.

Se você deseja matricular os seus filhos em aulas de pilates para crianças, procure boas instituições e estúdios de exercícios físicos e os inscreva. Isso pode melhorar a qualidade de vida da criança e gerar hábitos mais saudáveis.

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.