O pilates é um tipo de exercício corpóreo criado por Joseph Pilates que visa o desenvolvimento do aprumo corpóreo por meio do estímulo da consciência, da flexibilidade e dos núcleos de força. Essa atividade corporal funciona para diferentes pessoas, como bailarinas, atletas, mulheres grávidas e pessoas que se encontram em processo de reabilitação corpórea. Devido aos seus pontos positivos, o pilates tem se tornado o queridinho do público brasileiro.

Adultos e crianças têm praticado essa atividade a fim de ter uma vivência mais saudável, diminuir as sensações de estresse e ansiedade e tratar determinadas patologias. Além disso, o pilates é capaz de combinar as movimentações corporais e respiratórias, envolver atividades que promovam o desenvolvimento dos músculos, principalmente das costas e do abdômen e proporcionar um posicionamento corpóreo mais adequado.

Por fim, as sessões de pilates estimulam a circulação, aumentam a flexibilidade, melhoram a resistência corpórea e proporcionam uma melhora no porte.

Por conta dos seus diversos favorecimentos e da sua popularidade, separamos as principais informações sobre o pilates. Para saber tudo sobre essa atividade, confira a matéria e saiba mais!

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História do pilates: o que todo aluno quer saber

Pilates leva o nome de Joseph Pilates. Ele foi um imigrante alemão que foi para a Grã-Bretanha e depois para os Estados Unidos, onde concebeu a metodologia do Pilates como uma nova abordagem para atividades e acondicionamento corporal nas primeiras décadas do século passado.

Essa abordagem incluía o uso de equipamentos por ele referidos como aparelhos. Talvez o equipamento mais conhecido como o Reformador de Pilates.

Joseph Hubertus Pilates - primeiros anos

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Instrutor de pilates no solo com bola
Um instrutor da metodologia de criada por Joseph muitas vezes também dá aula de yoga.

Joseph Hubertus Pilates começou sua carreira como professor da “cultura física” - um movimento de base ampla que defende a educação física por meio de atividades, excelência atlética e disciplina mental.

Por meio de sua própria experiência e ensino, ele criou um sistema de exercícios corretivos que introduziu no mercado norte-americano no final dos anos 1920.

Pilates nasceu em Mönchengladbach, Alemanha, em 9 de dezembro de 1883. Em 1913, ele viajou para a Inglaterra. Quando a Primeira Guerra Mundial estourou em 1914, Pilates foi levado sob custódia como estrangeiro inimigo e mantido na Ilha de Man, localizada na costa oeste da Inglaterra. Lá ele liderava as rotinas de ginástica do campo para os mais de 24.000 presidiários. Nesse período, Pilates desenvolveu suas ideias sobre fitness e ganhou experiência como professor.

Após a guerra, no início de 1919, Pilates foi repatriado para a Alemanha. Em Hamburgo e Berlim, ele aprendeu com os médicos enquanto formulava suas ideias sobre preparo e vigor corporal.

O pensamento de Pilates foi moldado por seu trabalho com soldados feridos durante a guerra, assim como o envolvimento de seu pai com ginástica e esportes. Terapias holísticas europeias, como hidroterapia, terapia de ponto de gatilho e trabalho de respiração influenciaram o desenvolvimento do Pilates, assim como a meditação e a dança moderna.

Joseph inventou um aparelho, aprimorando o equipamento padrão da época, que podia tanto tratar de disfunções físicas ou lesões quanto do condicionamento corporal. O aparelho protótipo de Pilates acabou se tornando o Reformador Universal.

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Década de 1920

Pilates listou pela primeira vez seu Pilates Universal Gymnasium na lista telefônica da cidade de Nova York no outono de 1929, mesmo ano em que ele entrou com seu pedido de cidadania nos Estados Unidos.

Década de 1930-1950

No final dos anos 30, a cidade de Nova York havia se tornado uma meca para dançarinos. Durante esta era, Pilates desenvolveu uma reputação por sua capacidade de "consertar" lesões de dançarinos. Muitos dançarinos reputados da época encaminharam colegas feridos para ele.

Entre aqueles que foram para o Pilates Studio estavam dois dançarinos modernos famosos, Ruth St. Dennis e Ted Shawn. Shawn convidou Pilates para desenvolver um programa de exercícios para seu acampamento de dança nas montanhas de Berkshire, Jacob’s Pillow, onde Pilates ensinou entre 1942 e 1947. Os exercícios de solo característicos do Pilates se desenvolveram durante este período.

Mulheres fazendo ginástica de pilates em aparelhos
Faça aula com máquinas ou faça com o peso corporal: você não precisa de muito para atingir resultados satisfatórios com essa ginástica revolucionária.

Pilates publicou suas ideias pela primeira vez em seu livro Your Health em 1934. Seu segundo livro, Return To Life Through Contrology, publicado em 1945, definiu de maneira mais adequada seu credo para o bem-estar total. Ele acreditava apaixonadamente que, se seus métodos fossem universalmente adotados e ensinados nas instituições educacionais dos Estados Unidos, todas as facetas de vivência - do individual ao social - seriam aprimoradas.

Sua visão era que uma abordagem sistemática e disciplinada do domínio físico e mental elevaria o indivíduo a um lugar de maior consciência pessoal, e impactaria positivamente o mundo, eliminando o sofrimento humano e reduzindo a necessidade de hospitais, sanatórios, instituições mentais e até mesmo prisões.

Pilates continuou a projetar equipamentos de ginástica, adicionando uma linha de cadeiras e camas corretivas, embora ele possuísse muito poucas patentes para suas invenções. Além de sua invenção mais famosa, o Reformador Universal, suas outras inovações incluíram:

  • Mesa Trapézio,
  • Cadeira Wunda,
  • Círculo Mágico,
  • Corretor de Pés,
  • Ped-O-Pull,
  • Arnês de Cabeça,
  • Corretores de Dedos,
  • Corretor de Coluna,
  • Barril de Escada,
  • Guilhotina,
  • Catapulta...

Além dos aparatos citados acima, Joseph ainda criou ma variedade de dispositivos que ele usou para corrigir e aperfeiçoar o porte corporal e o controle da respiração.

Pilates trabalhou assiduamente, ensinando suas ideias sobre corpo, saúde e bem-estar.

Ele teve seu perfil publicado em revistas, jornais e na televisão ao longo de sua carreira, mas seu trabalho permaneceu confinado a um grupo de elite de seguidores leais.

Na década de 1950, Pilates aumentou seus esforços para ver seu trabalho adotado pelos sistemas médico e educacional. No entanto, ele não obteve sucesso. Ele ficou amargurado com o que considerou a definição passiva da comunidade médica de saúde, uma visão estreita para medicina preventiva e padrões inadequados de vigor físico.

Depois de 1959, as condições do prédio do estúdio onde ele abrigava seu estúdio se deterioraram, o bairro onde ele se localizava tornou-se mais perigoso e os negócios declinaram.

Décadas de 1960-1980

Mulher faz pilates no solo.
Você está se recuperando de uma lesão e quer dicas para ficar melhor através da ginástica criada por Joseph? Então consulte o seu instrutor ou um profissional da área.

Apesar de não ser aceito pela comunidade médica, o conceito se enraizou discretamente em várias instituições de Manhattan, incluindo a New York University, o Dance Theatre of Harlem, a 92nd Street Y e a Katherine Dunham School.

Em meados dos anos 1960, coreógrafos de dança moderna adicionavam treino de Pilates Mat aos seus aquecimentos de dança. Além disso, essa metodologia começou a viajar para além de Nova York, chegando à Califórnia, Novo México e até mesmo a Paris.

A primeira geração de discípulos de Pilates continuou praticando e ensinando sua filosofia e técnicas a uma população crescente de alunos e professores.

Depois de uma existência longa e produtiva, Joseph Pilates morreu em outubro de 1967 aos 83 anos. Sua esposa Clara continuou a ensinar e dirigir seu estúdio até sua aposentadoria em 1970. O aluno, advogado e amigo John Steel formou sociedades para ajudar Clara, primeiro a administrar os negócios e, após sua aposentadoria, a atrair investidores que desejassem manter o estúdio aberto. Clara faleceu em 1976.

Na década de 1980, os professores de segunda geração construíram suas escolas em todo os Estados Unidos, formalizando programas de formação de professores. O Pilates Studio, Inc. passou por dificuldades financeiras e foi comprado duas vezes em meados de 1980 por estudantes dedicados, para garantir o futuro da academia. Em 1989, o estúdio fechou abruptamente. Clientes e professores acabaram se mudando para o The Gym, que mais tarde ficou conhecido como Drago’s. O Pilates Studio continua operando neste local até hoje.

Aceitação Médica e Recurso Mais Amplo

Dr. James Garrick, Diretor de Ortopedia do Hospital St. Francis em San Francisco, Califórnia, criou uma das primeiras clínicas de medicina da dança em 1983. Reconhecendo o valor do treino de Pilates, Garrick contratou Ron Fletcher para ajudar no estabelecimento da primeira clínica de programa Pilates. Ao mesmo tempo, ortopedistas proeminentes na cidade de Nova York começaram a encaminhar pacientes para treinos da disciplina para pós-reabilitação.

Em 1995, o interesse da mídia, as sessões em grupo, a programação das academias de ginástica e a curiosidade dentro da comunidade médica começaram a impulsionar a metodologia. A palavra "Pilates" tornou-se um verbete no Dicionário Webster - outra indicação da ampla aceitação da metodologia e filosofia desenvolvidos por Joseph.

Uma virada histórica no perfil público deste tipo de treino foi o processo de marca registrada Pilates, ocorrido em outubro de 2000. A decisão no caso negou o uso da palavra “Pilates” como marca registrada. O tribunal decidiu que “Pilates” é uma designação genérica para um tipo específico de ginástica. A palavra tornou-se comumente associada a este tipo especial de ginástica, utilizando um aparelho único, um sistema de exercícios e uma pedagogia que não pode ser chamado por outro nome.

A Nova Era Pilates

Mulher faz pilates com aparelho
Durante a aula, você receberá dicas sobre como trabalhar sua flexibilidade. Ninguém precisa chegar em forma na sua primeira aula, já que o treino é desenvolvido para melhorar este ponto.

Seguindo a decisão da marca registrada, o crescente interesse em disciplinas mente-corpo, e opções de atividades inteligentes finalmente catapultou a visão de Joseph Pilates para um fenômeno global, conhecido como simplesmente "Pilates".

Estúdios e academias de ginástica, programas de formação de professores, endossos de celebridades e ampla publicidade da mídia agora exaltam regularmente as vantagens do contato com o Pilates.

A compreensão intuitiva do corpo de Joseph Pilates, e o design inovador dos equipamentos são elementos de uma visão mais ampla de um paradigma universal de vida, com base na prática diária intencional para a vitalidade em geral.

No nível corporal, a sua execução regular leva a melhorias físicas, ampliando as opções de trabalho e lazer. Em um nível psicológico mais profundo, ela aumenta o bem-estar emocional e a capacidade de lidar com tensões e conflitos.

As recompensas da execução regular e atenta do método Pilates são a auto cura e, em última análise, o desenvolvimento do caráter.

A visão de Pilates continua sendo uma potência quase 50 anos após sua morte. Sua mensagem é tão relevante hoje quanto o era na década de 1940. Com seu trabalho agora ensinado em países ao redor do mundo, influenciando milhões de alunos, o sonho de Joseph Pilates agora está sendo realizado.

Agora que você já sabe tudo sobre a história deste tipo de ginástica e preparação corporal, que tal aprender mais sobre como fazê-la?!

Aula de pilates no solo !

aulas de pilates no solo
Treinos no solo tonificam os músculos, melhoram o fôlego e aumentam a consistência corporal. Além disso,  combatem as dores geradas por posicionamentos corporais mal executados.

Esse tipo de atividade chegou ao Brasil nos anos 2000 e têm tido vários adeptos. Isso porque essa atividade proporciona diversas vantagens para quem a pratica. De forma resumida, os treinos de pilates solo consistem na realização de exercícios físicos sem uso de camas, molas e equipamentos de pilates.

Acessórios utilizados nas sessões no solo

Para complementar a aula, pode-se usar também alguns acessórios simples, como faixas elásticas, pesos leves e bolas de diferentes tamanhos. É importante ressaltar que as técnicas de pilates são muito efetivas. Logo depois de um determinado período de treino é possível notar muitas diferenças positivas no corpo e na saúde. A prática de pilates solo não possui o uso de molas, camas e outros recursos que ajudam na realização das poses. Por isso, as sessões de pilates solo dependem exclusivamente do peso do próprio praticante que realiza as atividades. Durante a prática, a força é aplicada por meio da coluna lombar e do abdômen.

Formas de praticar pilates no solo

Os treinos podem ser realizadas de forma coletiva em estúdios ou com professores particulares online. As aulas de pilates online são boas opções para quem deseja aprender essa atividade sem precisar sair de casa através de cursos à distância.

Como funciona um curso de pilates com aparelhos ?

aulas de pilates com aparelhos
Para os iniciantes, as sessões com aparatos são as mais indicadas. Com a assistência de professores particulares, o praticante pode ter excelentes resultados em relação à sua vitalidade.

O pilates com aparelhos possibilita a realização de uma série de poses de forma controlada e rítmica, com ênfase na correção na pose corpórea e melhoria da maneira de se respirar. A intensidade dos treinos é gerada por conta das molas que possuem uma classificação de acordo com a sua cor, podendo ser verde, azul, amarela, vermelha e preta. Além disso, esses aparatos geram uma maior resistência durante os treinamentos. Os aparelhos mais utilizados nesse tipo de pilates são o cadillac, chair, reformer, barrel e universal. Os pontos positivos gerados por essa modalidade são:

  • Aumento da robustez dos músculos;
  • Melhoria da postura;
  • Definição dos músculos;
  • Diminuição de problemas relacionados com dores crônicas;
  • Diminuição da sensação de ansiedade e estresse;
  • Aumento da consistência corporal;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhoria na resistência corporal.

Todos essas posturas são realizados com aparelhos idealizados por Joseph Pilates. Por meio dos equipamentos de pilates é possível ter uma maior variação de poses e atividades, além de sessões de pilates mais dinâmicas. Isso faz com que os resultados sejam ainda mais efetivos, melhorando a vitalidade corpórea como um todo.

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Como é a modalidade de pilates com bola ?

Ao praticar o pilates solo, pode-se contar com a ajuda de diversos acessórios, como bolas, faixas elásticas e pesos leves. O pilates com bola é uma das principais formas de realizar a versão desta disciplina no solo. Essa técnica, assim como as demais, proporciona diversos benefícios para o ser humano. Isso porque as aulas de pilates com bola ajudam no processo de emagrecimento e na manutenção do equilíbrio, melhoram a resistência e a forma corpóreos, e fortificam os músculos. Esses benefícios são proporcionados pelos treinos de pilates porque os acessórios auxiliam na realização dos movimentos feitos no solo. As principais vantagens proporcionadas pelo pilates funcional são estas a seguir:

  • Aumenta a flexibilidade;
  • Provoca melhorias na capacidade respiratória;
  • Auxilia na manutenção da boa-forma;
  • Melhora a sensação de bem-estar;
  • Provoca a tonificação da musculatura;
  • Melhora a coordenação e o controle;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Aumenta a consistência corporal;
  • Aumenta a mobilidade do corpo;
  • Diminui a sensação de estresse e ansiedade;
  • Aumenta a mobilidade das articulações;
  • Auxilia no desenvolvimento psico motor;
  • Aumenta a resistência e a força;
  • Promove o equilíbrio;
  • Fortalece a coluna;
  • Promove a reabilitação corporal.

O fortalecimento do abdômen e o emagrecimento são os principais objetivos de quem pratica o pilates com bola. Para isso são feitos movimentos específicos, como flexão na bola, flexão lombar na bola, abdominal na bola, agachamento com bola, fortificação das pernas com bola e elevação das pernas com bola.

Tudo sobre o pilates funcional

exercícios de pilates funcional
O pilates funcional é uma ótima opção para quem deseja aumentar a resistência cardiovascular e muscular, emagrecer, ter maior controle motor e um bem-estar satisfatório.

Todos sabem que o pilates pode gerar diversas vantagens corporais, de forma a aprimorar o vigor corpóreo e aumentar a postura e a robustez. O funcionamento da vertente chamada de funcional é ainda mais intenso do que os outros tipos citados anteriormente. Assim, ele pode apresentar ainda mais melhorias e provocar a tonificação e o emagrecimento. O pilates funcional foi criado nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 90. Essa técnica contemporânea tem ganhado diversos adeptos, sendo um dos principais exercícios que geram consistência muscular. Isso ocorre porque o pilates aumenta a robustez, o aprumo corporal, a flexibilidade, a mobilidade e a estabilidade. Além disso, um curso de pilates ajuda a melhorar a funcionalidade corporal, de modo a facilitar a realização de atividades diárias. Por isso, o pilates pode ser considerado um grande aliado na perda de peso e na melhoria do funcionamento do corpo e da saúde. As técnicas do pilates funcional são embasadas no pilates tradicional. A maior diferença entre os dois pilates, é que o funcional entende as necessidades de cada indivíduo, de forma a adequar as poses conforme as particularidades de cada aluno, entendendo cada indivíduo como um ser humano único.

O que é mat Pilates ?

aulas de mat pilates
O mat pilates é uma excelente opção para quem deseja ter uma vivência cotidiana mais gratificante.

O pilates consiste em um conjunto de exercícios compostos por movimentações livres, com ou sem acessórios, a fim de gerar uma integração corporal e espiritual. Isso exige bastante esforço e concentração por parte do praticante. Todas as atividades desse tipo são utilizados com tapete, e por isso o nome "mat". As sessões de mat pilates incluem treinamento diferenciado e uso de equipamentos específicos, como estes a seguir:

  • Bases de equilíbrio;
  • Banda elástica;
  • Bola suíça;
  • Over ball;
  • Magic circle.

Isso não impede que outros tipos de atividades sejam realizadas durante as sessões de pilates. Isso porque as atividades físicas podem ser alteradas de acordo com o objetivo dos exercícios, de forma a respeitar os princípios e os propósitos do pilates. Uma boa opção é fazer treinos de pilates com professores particulares.

Aulas de pilates para criança

Por conta da conhecida "geração de apartamento", diversas crianças não possuem o hábito de subir em árvores, brincar nas ruas e realizar brincadeiras ao ar livre. A criança que vive dentro de casa e não faz atividade corporal acaba tendo uma rotina cada vez mais sedentária, de forma a contrair patologias. Por conta das inúmeras doenças que têm aparecido devido ao sedentarismo do público infantil, os pais estão inscrevendo os seus filhos nas aulas de pilates para crianças. Essas sessões proporcionam diversos benefícios para a criançada, incluindo melhorias na circulação sanguínea e no porte corporal, aumento do nível de atenção, redução do estresse e da ansiedade, aumento da potência muscular e promoção do crescimento da criança. Assim, as sessões de pilates evitam vícios posturais, sobrecargas, dores, sedentarismo e doenças como depressão e ansiedade. Tudo isso faz com que os praticantes levem a vida com mais leveza e disciplina. Por conta disso, as aulas de pilates kids têm se tornado muito populares no Brasil. Se você deseja matricular os seus filhos em sessões de pilates para crianças, procure boas instituições de atividades corporais e os inscreva. Isso pode melhorar a vitalidade no dia-a-dia da criança e gerar hábitos mais saudáveis.

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.