A prática de exercícios físicos é fundamental para ter uma vida mais saudável. Para isso, nada melhor do que praticar atividades físicas que relaxam o corpo, aliviam as dores, promovem uma maior flexibilidade e proporcionam sensações de bem-estar.

Além do curso de yoga online e presencial, um dos métodos de exercícios mais completos e populares da atualidade é o pilates. Assim como aulas de yoga, aulas de pilates podem trazer vários benefícios para a saúde, tais como:

  • Ajuda no aumento da resistência física;
  • Apoia no aumento da flexibilidade;
  • Contribui para a melhora de problemas posturais;
  • Ajuda no aumento da concentração
  • Tonifica os músculos;
  • Trabalha a coordenação motora;
  • Permite a prática de exercícios com baixo atrito das articulações;
  • Ajuda a diminuir dores musculares;
  • Melhora a respiração;
  • Dentre vários outros!

O pilates, assim como a yoga para iniciantes, intermediários e avançados, possui diversas ramificações. Uma delas é o mat pilates. Esse exercício físico é realizado somente sobre o tapete colocado no chão. Vários itens como faixas e bolas auxiliam os exercícios (assim como os tijolos podem auxiliar a yoga iniciantes para quem ainda não é muito flexível). Aqui, o peso do próprio corpo do indivíduo é o que torna o exercício um pouco mais difícil. No entanto, ele diversos benefícios para o praticante.

Se você faz aula de yoga ou yoga em casa e agora quer começar a se dedicar ao matpilates, então você precisa conferir nossas dicas! A fim de te ajudar a saber mais informações sobre esse exercício físico, preparamos um guia sobre o assunto.

Para que serve as aulas de Pilates?

aulas de mat pilates
O pilates serve para o tratamento de diversas doenças patológicas e para a melhoria da flexibilidade do corpo. Por isso, diversos profissionais da área da saúde recomendam a prática do pilates.

Um pouco da história do Pilates

Pilates é um tipo de exercício físico criado no período da Primeira Guerra Mundial para fins de ganho de força muscular. Atualmente, essa atividade física é utilizada para melhoria da flexibilidade, reabilitação e ganho de equilíbrio. Além disso, esse exercício possui inspiração na cultura oriental já que as artes marciais, a meditação e a yoga foram grandes influenciadores do pilates.

Atualmente, o pilates possui quase 500 tipos de exercícios que visam fortalecer a mente e o corpo. Isso porque esse é o principal objetivo desse exercício físico. Em geral, as atividades físicas são desenvolvidas em aparelhos, suportes, tapetes, faixas de residências e outros complementos que são utilizados para maximizar os resultados gerados pelo pilates.

Algumas das finalidades do curso de Pilates

O pilates serve para promover a saúde em geral, incluindo melhorias na força, concentração, equilíbrio, postura, clareza mental e resistência. Além disso, há uma melhoria na capacidade pulmonar e na circulação, perda de peso e diminuição do nível de estresse e ansiedade.

Além disso, o pilates possui a proposta de fortalecer o núcleo e melhorar o equilíbrio por meio da repetição de movimentos e da resistência a fim de gerar um fluxo mais eficiente em relação à energia e os movimentos. Por conta disso, a prática do pilates exige respiração, concentração e precisão. Esses três pilares são necessários para a obtenção de bons resultados por meio dos exercícios físicos.

Os exercícios de pilates consistem em pequenos movimentos que exigem o uso dos músculos estabilizadores das costas e do núcleo. Os movimentos se iniciam com um trabalho de controle da respiração, o que provoca uma contração dos músculos. Por isso, em geral, o pilates é realizado em esteira ou equipamentos específicos para esse fim. Esse exercício físico é recomendado para tratar os seguintes problemas de saúde:

  • Incontinência urinária;
  • Lesões nas articulações;
  • Dor nas costas;
  • Condições respiratórias;
  • Artrite.

Sendo assim, se você possui algum dos problemas listados acima, então aulas de Pilates são ideais para você! Se combinadas com um curso de yoga iniciantes então, você terá benefícios em dobro!

Resumindo, se você possui dificuldades para segurar a urina, problemas de articulação, alguma dificuldade respiratória ou ainda dores nas costas ou artrite, então procura logo um professor de pilates online ou presencial!

Como é uma aula de mat pilates?

funcionamento da aula de mat pilates
As aulas de mat pilates fazem uso somente do tapete do chão e de alguns itens específicos, sem uso de aparelhos e equipamentos. Isso faz com que o praticante tenha uma maior concentração e controle corporal.

As aulas de mat pilates são uma nova versão do método de pilates. Esses exercícios são praticados somente com tapete no chão (mat), sem necessitar do uso de equipamentos e aparelhos físicos (por isso a grande semelhança com as aulas de yoga!). Isso faz com que os músculos do corpo sejam trabalhados de forma mais intensa por meio da tonificação e do alongamento.

Matpilates: trabalho do corpo e da mente

Por conta disso, nessa versão do pilates, há um trabalho muito intenso em relação à estabilidade e força abdominal. Devido à intensidade e falta de equipamentos, as aulas de mat pilates exigem que o praticante tenha muita concentração no momento da prática do exercício físico. Além disso, essa modalidade do pilates exige uma intensa participação do corpo e da mente do indivíduo (mais uma vez, grande semelhança com as sessões de yoga em casa ou no estúdio especializado).

Assim, o mat pilates é considerado uma das modalidades mais difíceis já que durante o procedimento não são utilizados equipamentos e aparelhos. Isso aumenta o nível de dificuldade dos movimentos, assim como a carga utilizada. Isso porque o peso utilizado é o do corpo do próprio praticante, exigindo uma maior concentração e controle corporal.

Objetos que podem auxiliar a prática de mat pilates

É válido salientar que se pode utilizar itens durante a prática do mat pilates, como faixas, bolas e pesos. Durante as aulas, o praticante encontra o seu próprio eixo do corpo, de modo a descobrir o seu centro de equilíbrio. Além disso, as pessoas conseguem compensar o seu corpo de modo a reencontrar o centro, que normalmente é perdido no dia a dia. Esse descompasso gera dores de coluna já que a coluna tende a entortar sobrecarregando uma parte do corpo.

A partir disso, ocorre o aparecimento de diversas dores no corpo, como na lombar, no joelho e nos pés. Por meio da estabilização do corpo ocorre o alívio das dores, diminuição do nível de estresse, melhoria no sono e na condição respiratória, maior concentração e equilíbrio e avanço nos aspectos neurológicos.

Esses benefícios são obtidos a curto prazo. A longo prazo pode ocorrer a definição da silhueta e do abdômen e diminuição da celulite. Portanto, as aulas de mat pilates podem proporcionar uma melhor saúde para o corpo do indivíduo, assim como melhorar a estética do seu corpo.

Isso porque durante os exercícios ocorre um trabalho conjunto de alongamento e tônus, de modo que os músculos fiquem equilibrados e definidos, sem ocorrer aumento de volume. Por fim, o mat pilates gera um maior conhecimento sobre si mesmo porque as aulas permitem o auto-conhecimento, de modo que o praticante ganhe uma melhor qualidade de vida. São por essas e outras características que não cansamos de falar que um curso de matpilates é tão bom para a saúde física e mental quanto um curso de yoga!

Para quem é indicado o matpilates?

indicação das aulas de mat pilates
O pilates é indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma melhor qualidade de vida. Por isso, crianças, adultos e idosos podem iniciar a prática do pilates!

Muitos profissionais da área da saúde indicam a prática do pilates para que o paciente possa ter maior flexibilidade, mobilidade e resistência no corpo. Porém, existem pessoas que se encontram em situações de saúde específicas que precisam iniciar a prática de pilates. Vale lembrar que existem ainda aulas de pilates para crianças, com exercícios específicos para ajudar os pequenos.

Pessoas que sofrem com dores nas costas

O pilates é muito indicado para quem sente dores nas costas. Isso porque esse exercício físico irá trabalhar a postura do praticante, de modo que ele permaneça ereto. Além disso, os músculos se tornam mais fortes e assim o indivíduo poderá ter um melhor alinhamento do corpo.

Pessoas que sofrem com ansiedade e estresse

As aulas de mat pilates visam equilibrar o corpo e a mente do praticante. Por isso, quem sofre com sensações de ansiedade e estresse pode se tratar realizando o pilates. Isso porque a realização dessa atividade física promove o relaxamento do corpo e melhora a respiração. Tudo isso ajuda na melhoria do estresse e da ansiedade.

Quais os benefícios do mat pilates

benefícios as aulas de mat pilates
São diversos os benefícios gerados pelo pilates. Por conta disso, esse exercício físico tem se tornado o queridinho dos brasileiros. Idosos e grávidas têm procurado bastante realizar essa modalidade de atividade física.

O mat pilates, assim como a yoga online, consiste em combinações de movimentos que não fazem uso de equipamentos. Isso faz com que seja necessário ter uma maior concentração e consciência corporal.

São muitos os benefícios proporcionados pelas aulas de mat pilates, assim como qualquer outra modalidade do exercício. Abaixo apresentamos algumas das principais vantagens de se fazer matpilates:

  • Melhoria da flexibilidade;
  • Envolve a participação do corpo e da mente;
  • Fortalecimento da musculatura de todo o corpo;
  • Aumento da mobilidade das articulações;
  • Melhoria da postura e alinhamento do corpo;
  • Aumento da consistência corporal;
  • Melhoria do alongamento corporal;
  • Aumento da coordenação motora;
  • Trabalho do Power House;
  • Trabalho da força abdominal e estabilidade;
  • Melhoria da tonificação do corpo;
  • Melhoria na estética do corpo, de modo a deixá-lo mais curvilíneo;
  • Melhoria em relação à sensação de estresse e ansiedade;
  • Melhoria no processo de respiração;
  • Melhoria do sono;
  • Facilita o processo de drenagem linfática;
  • Alívio de problemas relacionados a dores.

Por conta disso, pessoas que sofrem com dores no corpo - principalmente nas costas - podem aliviá-las fazendo aulas de mat pilates. Além disso, através dos exercícios de pilates é possível ter uma maior mobilidade e flexibilidade do corpo, de modo a fortalecer os músculos e aumentar a consistência.

As aulas de pilates ajudam a revigorar e a relaxar, tudo isso sem desgaste físico para o corpo do indivíduo. Além disso, os resultados positivos gerados pelas aulas de pilates aparecem de forma rápida e são bastante duradouros.

Sem falar que, o mat pilates elimina as toxinas do corpo. Por fim, o mat pilates fortalece os órgãos internos e promove a movimentação de todo o corpo.

Por isso, para iniciar as aulas de mat pilates não é preciso ser nenhum atleta de alto nível. Qualquer pessoa pode começar do zero e fazer as aulas de pilates para iniciantes. Desse modo, qualquer um em qualquer idade pode fazer esse exercício físico e obter todas as vantagens proporcionadas por ele.

Quer começar agora mesmo a se exercitar? Então que tal procurar por instituições ou sites que ofereçam esses diferentes tipos de aulas de pilates, como o Superprof?

Assim você poderá iniciar desde já uma vida mais saudável, de modo a proporcionar maior mobilidade e flexibilidade ao seu corpo.

Depois de tanta dica, deu para perceber que o mat pilates é uma excelente opção para ter uma vida tranquila e sadia, não é mesmo?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.