O pilates é um dos tipos de exercícios físicos mais completos da atualidade. As aulas de pilates com equipamentos proporcionam ainda mais benefícios para quem pratica. Por conta da sua importância, cada vez mais as pessoas têm se interessado em praticar os exercícios do pilates a fim de obter uma melhor qualidade de vida.

Os movimentos e exercícios que envolvem o pilates são simples e podem ser realizados por qualquer pessoa. Mas é necessário ter o acompanhamento de profissionais especializados para que os atletas realizem os movimentos da forma correta, de modo que os resultados obtidos sejam positivos para o corpo do indivíduo.

Para te ajudar a entender melhor como funciona os exercícios de pilates com aparelho, neste artigo separamos as principais informações sobre esse exercício físico. Continue acompanhando a matéria para saber tudo acerca do pilates!

Para quem é indicado o pilates com aparelho ?

aula de pilates com aparelho
Os exercícios físicos do pilates são indicados para mulheres grávidas e pessoas que possuem pouca resistência física e problemas de coluna.

O pilates é um tipo de exercício físico que proporciona diversos benefícios para o atleta. Esse método de ginástica foi desenvolvido no século passado e possui como principal objetivo unir a mente e o corpo. Além disso, esse exercício físico não possui um conjunto de movimentos generalizados e prontos.

Isso porque o profissional irá observar as necessidades do aluno e adaptar os exercício de acordo com a demanda. Assim é possível proporcionar o máximo de vantagens para o atleta. Por isso, todos os profissionais possuem a responsabilidade de estudar os sinais do corpo do aluno e fazer um planejamento com um conjunto de exercícios que irão atender às necessidades corporais do indivíduo.

Desse modo ocorre a integração entre espírito, corpo e mente, de forma que o corpo entre em equilíbrio e o indivíduo tenha uma maior qualidade de vida. Esses exercícios são muito importantes para quem pratica pilates já que apenas o próprio indivíduo consegue ter total controle sobre o seu corpo.

Assim, o resultado é que a pessoa consegue ter um controle consciente em relação aos movimentos de todo o seu corpo. Para isso são aplicados os princípios e fundamentos desenvolvidos pela teoria do pilates, como o movimento fluido, a concentração, o controle, a precisão, o centramento e a respiração.

A respeito da concentração, o pilates tem o princípio de que o indivíduo precisa ter total concentração em relação aos movimentos realizados pelo seu corpo. Isso porque é necessário ter a garantia de que os exercícios estão sendo desenvolvidos com o máximo de eficiência possível.

Assim como a concentração, o controle também é importante já que é preciso realizar os movimentos de forma harmônica e suave. Além disso, é preciso ter muito foco para que ocorra o fortalecimento da musculatura, de modo a alinhar e estabilizar o tronco do indivíduo.

Em meio a todas essas formas de concentração, controle e foco é necessário também ter uma sincronização em relação à respiração já que ao realizar os movimentos, o indivíduo precisa respirar da forma correta para que os resultados sejam benéficos para o seu corpo.

Seguindo todos os princípios e regrinhas que envolvem os fundamentos do pilates é possível obter todas as vantagens proporcionadas por esse exercício físico. Os principais benefícios gerados por essa ginástica são estes a seguir:

  • Aumenta a flexibilidade e a resistência mental e física;
  • Tonifica os músculos do corpo;
  • Corrige os problemas de postura;
  • Diminui o atrito entre as articulações;
  • Aumenta a coordenação motora;
  • Diminui as dores musculares;
  • Aumenta a concentração;
  • Expande a consciência do corpo;
  • Equilibra as funcionalidades do corpo;
  • Controla o peso corporal;
  • Previne problemas ósseos;
  • Fortalece os músculos do corpo;
  • Aumenta a sensação de relaxamento e aumenta a autoestima;
  • Melhora a respiração e aumenta a flexibilidade do corpo;
  • Elimina as toxinas que fazem mal ao organismo;
  • Promove o bem-estar.

Com tantas vantagens, o pilates é indicado para quem possui problemas relacionados com ansiedade e estresse e problema ósseos e de respiração. Esse exercício também é ideal para quem deseja diminuir de peso e precisa melhorar o condicionamento físico e para mulheres grávidas.

Qualquer pessoa pode iniciar as aulas de pilates com aparelhos. Isso porque pessoas de qualquer idade e que possuem qualquer condicionamento físico podem realizar os movimentos que envolvem esse exercício físico. Para quem deseja começar a fazer esse tipo de exercício físico, uma boa opção é fazer aulas de pilates para iniciantes.

Quais são os aparelhos do Pilates ?

aula de pilates com professor particular
Há excelentes equipamentos que ajudam os atletas a realizarem os movimentos e exercícios do pilates. Esses equipamentos são muito utilizados nas aulas de pilates realizadas em estúdios e instituições que cuidam do corpo humano.

Existem diversos tipos de aparelhos do pilates. Os principais são: cadillac, ladder barrel, prancha de molas, reformer e step chair. Esses equipamentos são ideais para quem deseja melhorar a respiração, a postura e ter um maior equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O cadillac é um dos aparelhos de pilates mais tradicionais que existe. Esse equipamento consiste em uma mesa e um trapézio no qual são realizadas acrobacias aéreas. Além disso, o cadillac proporciona um maior fortalecimento dos músculos, aumento da flexibilidade e tonificação muscular para o corpo do atleta.

Já o ladder barrel é um aparelho muito utilizado nos exercícios do pilates. Esse equipamento possui alguns degraus e uma superfície redonda, se assemelhando muito com um barril, como o nome já diz. O ladder barrel é muito utilizado em alongamentos e fortalecimento dos músculos.

A prancha de molas proporciona um trabalho revigorante para todo o corpo. Esse tipo de equipamento é muito utilizado porque é simples e não ocupa muito espaço nos ambientes. Além disso, a prancha de molas gera diversos benefícios para o corpo do indivíduo.

A reformer é a máquina queridinha dos alunos. Essa máquina é muito utilizada para trabalhar a musculatura do corpo em diversas posições, como em pé, em quatro apoios, vertical e sentado. Além disso, a reformer proporciona uma maior resistência para o corpo do indivíduo ao conduzir trabalhos alinhados com a força.

Por fim, o step chair é um tipo de exercício que proporciona força muscular, estabilização pélvica, concentração, melhor respiração e mobilidade articular. Esse aparelho também é um dos mais utilizados pelos alunos e professores particulares de pilates.

Quanto custa uma aula de pilates ?

valor do curso de pilates
Não é possível definir um valor exato para as aulas de pilates. Cabe ao indivíduo pesquisar os cursos de pilates de sua região para escolher o que possui o melhor custo-benefício.

As aulas de pilates podem ser realizadas com professores particulares, em estúdios ou online. Estas são as principais características de cada uma das modalidades:

Aula de pilates com professor particular

As aulas de pilates solo podem ser feitas com professores particulares em casa. As aulas com professores particulares são uma boa opção para quem ainda é iniciante e deseja ter um profissional acompanhando todos os seus movimentos. Em geral, as aulas de pilates com professores particulares possuem um preço um pouco maior do que as aulas de pilates coletivas. Mas essa é uma excelente opção para quem gosta de ter um acompanhamento especializado.

Essas aulas de pilates com professores particulares podem ser realizadas presencialmente ou online. Normalmente, quando essas aulas são realizadas de forma presencial, o profissional vai até a casa do aluno para ensinar os movimentos e os exercícios de pilates.

Já as aulas de pilates online podem ser realizadas através de plataformas que oferecem esse tipo de curso. Nesse tipo de aula, o aluno também não precisa sair de casa e pode realizar as aulas ao vivo. Em geral, essas aulas possuem o melhor custo-benefício, ou seja, possuem um valor acessível e muita qualidade.

Aula de pilates em estúdio

exercícios de pilates com aparelhos
Em geral, as aulas de pilates feitas em estúdio são realizadas com diversas pessoas que possuem o mesmo objetivo: praticar exercícios físicos e ter uma melhor qualidade de vida.

Em geral, as aulas de pilates em estúdio são realizadas em grupo. Assim várias pessoas se juntam para assistirem às aulas dadas por profissionais da área. Essas aulas em estúdio são realizadas em horários e dias da semana pré-determinados em um ambiente adequado e com os equipamentos recomendados.

Essa é uma excelente opção para quem gosta de praticar exercícios físicos em conjunto com várias pessoas. Isso pode melhorar a energia do local e motivar o atleta.

Aula de pilates online

As aulas de pilates online também são excelentes opções para quem é um atleta iniciante. Para assistir às aulas online é necessário buscar boas plataformas que oferecem esse tipo de conteúdo. Atualmente no Brasil existem bons sites que possuem essas aulas e as oferecem em tempo real, ou seja, ao vivo.

Assistindo às aulas de pilates online é possível ter acompanhamento com profissionais especializados e professores particulares que fazem um acompanhamento específico. Há profissionais muito competentes pelo Brasil que dão aulas de pilates online.

Diante de tantas opções para praticar pilates, cabe a você escolher o método que mais se adequa às suas necessidades. Portanto, escolha o melhor tipo de aula de pilates e inicie os seus exercícios físicos para ter uma melhor qualidade de vida!

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.