O pilates é um exercício físico que proporciona muitas vantagens para quem o pratica. Isso porque os movimentos dessa atividade física aumentam a flexibilidade do corpo e promovem uma maior consistência corporal. Além disso, esse exercício fortalece a musculatura e o tônus, o que pode ajudar o indivíduo a sentir um maior prazer durante as relações sexuais.

Por conta dos seus benefícios, o pilates é um exercício em crescimento no Brasil e cada vez mais ganha novos adeptos. Por isso, os profissionais da área da educação física e da fisioterapia têm procurado estudar mais sobre essa atividade física a fim de se tornar mais qualificado profissionalmente. As aulas pilates solo são muito comuns nos estúdios de atividades físicas.

Devido ao grande interesse do público em relação ao assunto de pilates, neste artigo explicaremos tudo acerca desse exercício físico. Para saber mais informações sobre esse assunto, continue acompanhando a matéria!

O que é Pilates ?

aula de pilates
Pilates é um exercício físico indicado para pessoas de todas as idades e que possuem qualquer tipo de condicionamento físico!

Pilates consiste em um conjunto de exercícios que podem ser realizados com equipamentos exclusivos ou no solo. Essa ginástica proporciona uma maior conexão entre o corpo e a mente de modo a oferecer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo que realiza a atividade. Através da realização do pilates é possível também restaurar a saúde das pessoas que se encontram com condições patológicas.

O exercício físico do pilates possui muita suavidade e baixo impacto quando comparado a outros tipos de atividades físicas. Essa ginástica gera um maior condicionamento físico para o indivíduo, ajuda no processo de emagrecimento e auxilia na definição dos músculos. Por isso, o pilates é muito utilizado como alternativa fitness e como método de reabilitação física.

A principal vantagem do pilates é que qualquer indivíduo pode praticá-lo, sendo possível que até mesmo pessoas que tenham a mobilidade reduzida possam desenvolver as movimentações da ginástica. Isso porque existem mais de 500 tipos de exercícios que podem ser realizados. Além disso, esses exercícios podem ser feitos em diferentes intensidades, podendo ser do nível mais básico ao avançado.

Assim, o pilates é muito acessível já que esse exercício respeita o nível de capacidade de todos os indivíduos, assim como as suas necessidades. Os exercícios do pilates são efetivos porque as suas atividades são realizadas com muito rigor técnico, precisão e consistência e os movimentos não são feitos de forma passiva ou automática.

Devido à sua importância, o pilates pode fortalecer os músculos do abdômen, gerar maior mobilidade para as articulações, criar maior consistência para o corpo, reeducar os movimentos e tornar os músculos mais alongados e a postura do corpo mais ereta.

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Para que o pilates é indicado ?

indicação da aulas de pilates
O pilates é indicado para melhorar a postura, gerar maior prazer sexual, melhorar a mobilidade das articulações e ter maior alívio de tensões. Por isso, muitas pessoas afirmam que o pilates é o exercício mais completo que existe!

Em geral, o pilates é indicado para melhorar a postura, aumentar a flexibilidade, aliviar as tensões, melhorar a mobilidade das articulações, aumentar o tônus da musculatura e ajudar na prática de outros exercícios físicos, como a corrida e a caminhada.

Isso porque o pilates é um exercício que estimula todo o corpo, influenciando positivamente na respiração e realizando movimentos com o peso do próprio corpo com o auxílio de molas em aparelhos. Assim, o incremento da flexibilidade, o alívio de tensões e o maior prazer durante a relação sexual são benefícios proporcionados pelo pilates.

A consistência do corpo obtida por meio do pilates e os movimentos com foco nos músculos corporais fazem com que as curvas na coluna sejam respeitadas, de modo a melhorar a postura do corpo. Por isso, muitas pessoas que possuem dores nas costas optam por fazer o pilates.

Os músculos existentes no assoalho pélvico também são trabalhados no pilates. Esse músculo ajuda indiretamente a proporcionar um maior prazer durante a relação sexual, principalmente nas mulheres. Devido a esse benefício, diversas mulheres que sentem dificuldade em sentir prazer, decidem iniciar os exercícios de pilates.

O processo de contração muscular que ocorre durante o exercício do pilates faz com que o atleta adquira uma maior flexibilidade. Isso porque durante a movimentação as fibras dos músculos são rompidas e reconstruídas, melhorando o contorno do corpo e realizando a troca da massa gorda pela massa muscular. Todo esse processo diminui as medidas do corpo do atleta. Por isso, muitas pessoas que desejam reduzir o peso, optam por fazer o pilates.

O pilates trabalha também a extensão das articulações e dos músculos, e isso gera excelentes mudanças no corpo do atleta. Esse trabalho muscular e de articulação é perceptível quando o indivíduo veste uma roupa ou amarra um par de tênis, por exemplo.

Para que todos esses movimentos sejam efetivos é necessário entender bastante sobre o assunto. Para obter todos os benefícios gerados pelo exercício, uma boa opção é fazer aulas de pilates com professor particular, seja online ou presencialmente.

Como é o pilates no solo ?

aulas de pilates solo
O pilates no solo tem como principal característica o uso do próprio corpo ou de pequenos acessórios para a realização de exercícios físicos.

Em geral, o pilates solo conta com diversos exercícios que são realizados utilizando o próprio corpo do atleta sem o uso de nenhum ou quase nenhum aparelho. Por isso, nesse tipo de exercício é necessário ter muito equilíbrio, alongamento, consistência e força.

Nesse tipo de exercício, os atletas não usam nenhum tipo de ferramenta, ou usam apenas um rolo de espuma, bola, banca elástica ou meia lua, por exemplo. Segundo os profissionais, qualquer indivíduo pode iniciar as aulas de pilates, seja um aluno iniciante ou avançado. Por isso, em qualquer momento da vida, as pessoas podem iniciar os estudos sobre as movimentações desse exercício físico.

Para realizar esse movimentos é necessário realizar alguns treinos, ter acompanhamento com um profissional e focar em aprender pilates. Desse modo é possível ter uma vida muito mais saudável. As aulas de pilates para iniciantes são fundamentais para quem deseja adentrar no mundo dos exercícios físicos que cuidam da mente e do corpo.

Quais os exercícios de pilates solo ?

aula de pilates ao ar livre
Para fazer os exercícios de pilates solo da maneira correta, é fundamental que o atleta faça aulas de pilates para entender mais sobre o assunto!

Roll Up

Nesse exercício, o indivíduo precisa ficar deitado de barriga para cima com todo o corpo estendido. No Roll Up é necessário realizar a contração dos glúteos e a pressão nas pernas (uma perna contra a outra). Para fazer essa movimentação, o atleta deve deixar os calcanhares juntos e os dedos separados.

Ao longo dos exercícios, o atleta deve expirar fazendo movimentações com a cabeça e inspirar levantando os braços em direção ao teto. Esse movimento precisa ser repetido de 3 a 5 vezes.

The Hundred

No movimento The Hundred, o atleta precisa ficar deitado de barriga para cima com a coluna estendida no solo, os joelhos flexionados em 90 graus e os pés flutuando. No momento da expiração, o indivíduo precisa elevar a cabeça e a parte de cima da coluna. Já no momento da inspiração, o aluno deve mover os braços para cima e para baixo. Essa movimentação deve ser realizada 5 vezes.

Esse movimento é um pouco mais complexo que os demais e para fazê-lo é necessário ter aulas de pilates para entender mais sobre o assunto e para que os professores possam ensinar como devem ser feitas as movimentações da forma correta. Isso porque é necessário aprender pilates para que o exercício tenha resultados positivos para o corpo. Para quem ainda não possui muito conhecimento, uma boa opção é fazer aula pilates solo para iniciantes.

The One Leg Circle

Nesse exercício também é preciso que o atleta fique deitado de barriga para cima. Todo o corpo deve ficar estendido no solo, e o indivíduo precisa inspirar nessa mesma posição e expirar subindo uma perna na posição vertical. Esse movimento precisa ser repetido de 3 a 5 vezes para que os resultados sejam eficientes.

Por conta da facilidade de movimentação, o The One Leg Circle é muito visto na aula pilates solo para iniciantes. As pessoas que não possuem muita mobilidade para fazer exercício podem realizá-lo com as pernas flexionadas, pois os resultados gerados também são bastante positivos.

Roll Over

No Roll Over, o atleta também precisa ficar deitado de barriga para cima como os demais tipos de movimentos citados anteriormente. Nesse momento é preciso deixar os glúteos contraídos, inspirar elevando as pernas juntas em direção ao teto e expirar articulando o coluna para cima. Esse exercício precisa ser repetido de 3 a 5 vezes para que os resultados sejam efetivos.

Para quem deseja aprender pilates e melhorar o seu condicionamento físico, uma boa opção é fazer aulas de pilates em estúdios ou em cursos online com professores particulares. As aulas de pilates online são excelentes para quem deseja aprender os movimentos desse exercício físico sem precisar sair de casa. Portanto, se o seu objetivo é adquirir maior mobilidade e flexibilidade no corpo, inicie as suas aulas pilates solo e melhore o seu condicionamento físico!

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.