Os movimentos e exercícios do pilates são conhecidos por diversas pessoas, mas nem todo mundo sabe quais são os benefícios proporcionados por essa atividade física. Esse método oferece muitas vantagens para a saúde e para o corpo do indivíduo, de forma a unir a mente e o corpo do praticante, melhorando a sua qualidade de vida.

As aulas de pilates com bolas são as mais conhecidas. Elas são ideais para quem precisa melhorar a postura, diminuir as dores nas costas ou se encontra em um período de gravidez, por exemplo. Além disso, pessoas que possuem problemas de osteoporose, artrite e esclerose múltipla também são indicadas para fazer aulas de pilates com bolas.

Muitas pessoas têm o desejo de iniciar as aulas de pilates, mas não entendem como dá-se o seu funcionamento. Para ajudar todas as pessoas que têm curiosidade em relação a esse exercício físico, neste artigo separamos as principais informações sobre o assunto. Continue acompanhando a matéria para saber mais sobre as aulas de pilates com bolas!

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Para que serve o Pilates ?

aulas de pilates com bolas ao ar livre
O pilates é um dos tipos de exercícios físicos mais populares da atualidade. Isso porque essa atividade física gera diversos benefícios para o atleta.

O pilates é uma das principais opções de exercícios físicos da atualidade. Isso porque essa atividade física possui muitos benefícios, sendo o principal deles a união do corpo com a mente. O pilates é capaz de estimular a coordenação motora, aumentar a flexibilidade do corpo, diminuir a gordura corporal, corrigir a postura, tratar problemas cardiovasculares, prevenir problemas ósseos e melhorar a concentração.

Além disso, há uma outra infinidade de benefícios que auxiliam o corpo e a mente. A prática desse esporte pode ser realizada por qualquer pessoa, ou seja, indivíduos de 8 a 80 anos podem praticar o pilates. É válido salientar que é fundamental que o indivíduo seja acompanhado por profissionais que entendem sobre o assunto, principalmente nas aulas de pilates kids. A maioria dos atletas preferem ter aulas de pilates com professores particulares.

Todos que praticam pilates percebem as seguintes melhorias no corpo: aumento da flexibilidade, mobilidade e postura. Além disso há melhoria na distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen e estabilização da pélvis e ombros. Por fim, existem pessoas que iniciam as aulas de pilates para melhorar o seu desempenho durante as relações sexuais.

Por conta das vantagens proporcionadas pelos diversos tipos de pilates, diversas pessoas têm iniciado as suas aulas de exercícios físicos. Principalmente os movimentos de pilates com bola têm feito bastante sucesso. Esses exercícios são indicados para pessoas que possuem problemas de coluna e dores nas costas. Muitos profissionais da área da saúde indicam esse exercício para mulheres grávidas já que elas tendem a desenvolver problemas de coluna ao longo da gravidez.

O pilates também ajuda na reabilitação física, na coordenação e no equilíbrio do corpo, principalmente de idosos. Após a realização das aulas com pilates, os praticantes sentem um grande alívio em relação às dores no corpo e melhoria na circulação. Por conta disso, indivíduos que possuem doenças como esclerose múltipla, artrite, osteoporose e escoliose iniciam as aulas a fim de tratar as doenças.

Por conta dos movimentos nos músculos pélvicos durante as aulas de pilates, muitas pessoas conseguem ter uma melhor desenvoltura sexual. Além disso, as aulas ajudam a ter uma maior sensibilidade no corpo, o que ajudam as mulheres a sentirem mais prazer durante as relações sexuais.

A melhoria na memória também é um outro fator beneficiado pelas aulas de pilates. Isso porque há movimentos de coordenação durante os exercícios de pilates que melhoram o equilíbrio do corpo do indivíduo e o desempenho da sua mente.

Como são as aulas de pilates com bola ?

aulas de pilates com bolas em estúdio
Há diversos tipos de movimentos e exercícios que são realizados nas aulas de pilates com bolas. Todos eles melhoram a postura, a mobilidade e a flexibilidade do corpo do praticante.

As aulas de pilates com bolas envolvem diversos exercícios e movimentos. Por conta disso, as pessoas que praticam essa atividade física podem realizar diversos tipos de exercícios. Além disso, esses movimentos proporcionam vários benefícios para o corpo do atleta. Estes são os principais tipos de treinamentos físicos realizados nas aulas de pilates com bolas:

Pilates com bolas para os músculos abdominais

Os exercícios do pilates com bola ajudam os praticantes a tornearem o abdômen, ou melhor, os músculos da barriga. Para isso é necessário deitar na bola de pilates, escorregar o corpo um pouco para frente e deixar as costas apoiadas. Depois é só colocar as mãos na cabeça e realizar os movimentos de contração do abdômen. É importante repetir esse movimento quantas vezes for necessário, de acordo com a recomendação do profissional da área de saúde.

Pilates com os pés na bola

Nesse tipo de exercício, o praticante precisa se deitar em cima de uma esteira, colocar os pés em cima da bola e deixar os joelhos estendidos. Depois é necessário erguer o abdômen e mexer os braços para cima e para baixo. É fundamental fazer quantas repetições forem recomendadas pelo professor particular de pilates.

Ponte na bola

Nesse tipo de exercício, é preciso se deitar de costas em uma esteira e colocar os pés em cima da bola. Depois é preciso erguer o corpo, como se esse fosse uma ponte. Por fim, o praticante precisa afastar a bola usando os pés. Os movimentos realizados devem ser de aproximar e afastar a bola. Esse é um dos principais exercícios para quem deseja melhorar a postura e diminuir as dores de coluna.

Abdominal com bola

Para fazer o exercício de abdominal com bola é preciso se sentar no objeto e apoiar a lombar e as mãos na parte detrás da cabeça. Depois é preciso descer o corpo de forma lenta e realizar esse movimento repetidas vezes. Esse exercício trabalha a região da musculatura em volta da cintura. Além disso, a abdominal com bola é um dos exercícios recomendados para quem tem problemas nos músculos do abdômen, por exemplo.

Curso de pilates com bola para mulheres grávidas

pilates para grávidas
As aulas de pilates com bola são excelentes para mulheres grávidas. Os exercícios e movimentos realizados no pilates ajudam a mulher no processo do parto e aumenta a sua flexibilidade.

Muitos profissionais indicam as aulas de pilates para mulheres grávidas por conta dos benefícios proporcionados pelos exercícios. A metodologia dessa atividade física respeita a individualidade de todas as mulheres, fazendo com que os exercícios sejam ainda mais seguros.

O pilates é indicado para mulheres grávidas porque essa atividade física ajuda no fortalecimento e alongamento do corpo, ajudando as mulheres que desejam ter um parto normal, por exemplo. Além disso, as aulas de pilates ajudam no processo de respiração das mulheres grávidas que se encontram com dificuldade. Por isso, os exercícios facilitam a oxigenação do bebê, de modo que a mulher tenha uma maior conexão com as transformações do seu corpo e com o seu filho.

Os exercícios do pilates para mulheres grávidas são adaptados para cada corpo e situação física. Por isso, para a indicação dos exercícios, o profissional estuda a condição física de cada mulher. É válido salientar que os movimentos são realizados de forma controlada e lenta para que a mulher consiga acompanhar os movimentos do pilates. Estes são os principais benefícios do pilates para mulheres grávidas:

  • Estabilização da coluna lombar;
  • Diminuição da sobrecarga das articulações;
  • Fortalecimento dos músculos pélvicos.

Por conta desses benefícios, as aulas de pilates têm se tornado os exercícios queridinhos das mulheres grávidas. Afinal, nada melhor do que cuidar do corpo antes de entrar em trabalho de parto, não é mesmo? É válido salientar que muitas mulheres também realizam as aulas após o parto já que os exercícios ajudam na recuperação da flexibilidade do corpo.

Os benefícios do pilates com bola

aulas de pilates com bolas
São diversos os benefícios proporcionados pelos movimentos do pilates com bolas. Essa é uma excelente opção para quem deseja iniciar as atividades físicas e melhorar a qualidade de vida.

Há vários benefícios que são proporcionados pelo pilates com bola. Quando os atletas de pilates utilizam a bola, os movimentos propiciam várias vantagens para a mente e o corpo do indivíduo. Estes são os principais benefícios:

  • Melhora a postura;
  • Aumenta o equilíbrio;
  • Aumenta a mobilidade;
  • Melhora o metabolismo e o sistema imunológico;
  • Melhora a digestão;
  • Aumenta o controle do corpo;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a sensação de bem-estar;
  • Ajuda a manter a boa forma do corpo;
  • Diminui a sensação de ansiedade e estresse;
  • Aumenta a mobilidade das articulações;
  • Aumenta a consistência corporal;
  • Aumenta a resistência e a força do corpo;
  • Ajuda na coordenação motora;
  • Melhora a capacidade de respiração;
  • Promove a reabilitação do corpo;
  • Realiza a preparação do assoalho pélvico para o processo de gravidez.

Essa é uma lista de benefícios gerados pelos movimentos do pilates com bola. Por conta disso, muitas pessoas têm procurado realizar esse tipo de atividade física. Se você ficou interessado em iniciar o curso de pilates, se matricule em aulas de pilates para iniciantes. Essa é uma boa opção para obter uma melhor qualidade de vida e se livrar de vez das dores no corpo!

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.