O pilates é um exercício físico criado por Joseph Pilates que envolve movimentos que trabalham todas as partes do corpo do indivíduo. Isso faz com que o praticante tenha um maior condicionamento físico e se recupere de possíveis patologias. Além disso, o pilates atua na mente - com foco na respiração -, de modo a aumentar a sensação de bem-estar e diminuir problemas relacionados com estresse e ansiedade.

Quando realizado com exercícios mais intensos, o pilates funcional auxilia no processo de emagrecimento do praticante. Esse tipo de treinamento foi desenvolvido nos Estados Unidos e chegou no Brasil na década de 90. Atualmente essa técnica é considerada um exercício contemporâneo. Por conta dos seus benefícios, o pilates funcional tem ganhado diversos adeptos no país, se tornando um dos métodos mais populares do Brasil.

Os exercícios de pilates funcional proporcionam uma melhor qualidade muscular, desenvolvimento flexibilidade, força, estabilidade, equilíbrio e mobilidade para o corpo. Sendo assim, o pilates ajuda a manter a funcionalidade do corpo, auxiliando o praticante na realização de suas atividades diárias. Para saber mais informações sobre o pilates funcional, continue lendo o artigo.

O que é pilates funcional ?

aula de pilates funcional ao ar livre
O pilates funcional tem como principal característica a grande velocidade na realização de movimentos. Isso gera diversos benefícios para o corpo do praticante, como maior mobilidade, flexibilidade e equilíbrio.

A prática do pilates funcional é considerada ainda muito recente no Brasil. Esse exercício foi introduzido no país apenas na década de 90 e cada vez mais essa atividade física tem se tornado popular. No entanto, o treinamento funcional de pilates existe desde o período da Grécia Antiga, quando os atletas das olimpíadas realizavam esses exercícios a fim de melhorar a sua performance nas competições.

Na essência do pilates funcional, há alguns movimentos básicos que são realizados durante os exercícios físicos. Os movimentos são baseados de acordo com as necessidades dos homens primitivos. Essas movimentações consistem em empurrar, levantar, abaixar, avançar e girar o corpo. Por isso, esses exercícios são muito parecidos com os realizados no dia a dia.

Atualmente, os treinamentos de pilates funcional envolvem velocidade, agilidade, resistência, flexibilidade e potência. Além disso, são trabalhadas todas as outras capacidades físicas inerentes ao corpo humano e que são utilizadas no dia a dia. Daí o nome de "pilates funcional" já que todos os movimentos possuem alguma relação com as atividades rotineiras.

Além disso, o treinamento funcional de pilates enfatiza o fortalecimento dos músculos profundos e de centro. Isso visa uma maior movimentação dos músculos da extremidade. Com isso é possível gerar uma maior estabilidade e evitar a ocorrência de possíveis futuras lesões durante a realização de outras atividades físicas.

Em geral, o pilates é realizado com pesos livres, equipamentos e aparelhos que trabalham a resistência através do peso do próprio corpo do praticante. Por isso, durante as aulas de pilates ocorre a simulação de atividades que são realizadas no cotidiano dos praticantes. Esses exercícios têm como principal objetivo corrigir problemas neuromusculoesqueléticos incorretos que podem provocar problemas na saúde corporal.

Os principais benefícios gerados pelas aulas de pilates funcional envolvem um melhor condicionamento físico aeróbico, aumento do gasto energético, ganho de velocidade na realização de movimentos, emagrecimento e aumento do controle motor.

O aumento do condicionamento aeróbico ocorre porque os movimentos de pilates funcional são realizadas em uma maior velocidade, levando em consideração a qualidade dos movimentos. Esse benefício não é obtido de forma efetiva realizando o pilates clássico, por exemplo.

Por conta da alta velocidade na realização dos movimentos do pilates funcional, ocorre o aumento da frequência cardíaca e respiratória. Isso faz com que haja um maior gasto energético, ou seja, um maior gasto de calorias. Por isso, o pilates funcional pode facilitar o processo de emagrecimento.

Mas, lembre-se: o principal objetivo do pilates funcional não é auxiliar o praticante a emagrecer, mas a melhorar a mobilidade, flexibilidade e equilíbrio do corpo. Esses exercícios físicos podem ser realizados em estúdios ou através de plataformas online. Estas são as principais formas de praticar os tipos de pilates funcional:

Pilates funcional em estúdio

As aulas de pilates funcional podem ser realizadas em estúdio. Em geral, essas aulas são realizadas de forma coletiva, ou seja, com diversos outros alunos. Porém, as aulas também podem ser feitas de forma individual com professor particular. Essas aulas são indicadas para quem deseja ter um maior acompanhamento de profissionais.

É muito comum que as pessoas façam aulas de pilates funcional em estúdio porque não conhecem as aulas de pilates funcional com professor particular online. Essa é uma opção inovadora que pode ajudar o praticante a aprender os exercícios de pilates sem precisar sair de casa.

Pilates funcional com professor particular online

pilates funcional com professor particular
As aulas de pilates online são uma boa opção para aprender os exercícios sem precisar sair de casa e com professores capacitados de qualquer lugar do Brasil.

As aulas de pilates funcional podem ser feitas com professor particular online. Isso porque há diversas plataformas que oferecem aulas e cursos de pilates. Nos sites que oferecem essas aulas é possível aprender pilates com professores particulares de qualquer lugar do Brasil, ou seja, com profissionais muito capacitados.

Se você deseja aprender pilates sem precisar sair de casa, se matricule em um curso e vá em busca de excelentes profissionais. Assim é possível iniciar as aulas, melhorar o seu condicionamento físico e obter uma maior resistência corporal.

Quais os exercícios do pilates funcional ?

exercícios de pilates funcional
O exercício físico de pilates promove melhorias na saúde corporal do indivíduo. Por isso, essa atividade física tem se tornado uma das mais populares do Brasil.

Como já foi dito, as aulas de pilates funcional podem ser realizadas de forma coletiva ou individual. Os cursos podem ser realizados com professores particulares online ou presencialmente. Cabe ao praticante escolher o método que oferece o melhor custo-benefício para o seu bolso.

Em geral, as aulas de pilates se iniciam com alongamentos para o praticante ganhar maior flexibilidade. Além disso são realizados exercícios para aumentar a mobilidade da coluna. Quando o praticante possui alguma patologia, as dores são tratadas, de forma a fortalecer as partes dos corpo necessárias para o tratamento. Para quem não possui patologia, o início das aulas de pilates são voltadas para ganho de força.

O treinamento funcional é um pouco mais dinâmico do que os exercícios de pilates tradicional. Esse exercício é caracterizado pela mescla de diferentes tipos de movimentações corporais a fim de aumentar a capacidade física do praticante. Além disso, são utilizados exercícios rotineiros que tendem a ser realizados no dia a dia do praticante de pilates.

Pelo fato do treinamento funcional ser mais intenso e trabalhar todo o corpo do praticante, há mais chances de obter lesões durante a realização do pilates funcional. Essas aulas duram em torno de 1 hora, e em determinados exercícios a carga de trabalho consiste no uso do peso do próprio corpo do praticante. Além disso, podem ser utilizados equipamentos e aparelhos.

As aulas tendem a ser muito intensas e podem ser intercaladas com exercícios aeróbicos, utilizando equipamentos como bicicleta, transport, esteira e simulador de escada. Assim, as aulas de treinamento são classificadas em três tipos:

  • Transferência de exercícios convencionais para funcionais;
  • Treinamento do powerhouse/core;
  • Propriocepção para melhorar o condicionamento do corpo para a realização de outras atividades físicas.

Os treinamentos de pilates funcional consistem na reprodução de ações realizadas no cotidiano. Assim, por meio dos exercícios, ocorre a melhoria do condicionamento físico e maior gasto energético. É válido salientar que os treinamentos de pilates funcional podem se modificar de acordo com as necessidade do praticante, levando em consideração se ele possui alguma patologia, por exemplo.

Todas as aulas de pilates funcional são realizadas de forma específica para cada praticante. O ideal é conversar com o professor particular de pilates ou com algum profissional da área da saúde. Assim, qualquer pessoa pode melhorar o seu condicionamento físico e a resistência corporal fazendo as aulas de pilates funcional.

Quem pode fazer pilates funcional ?

pilates funcional em estúdio
O treinamento funcional pode ser realizado por qualquer tipo de pessoa, independente do sexo, idade ou da existência de alguma patologia.

Pessoas de qualquer idade podem fazer pilates funcional. Esse tipo de exercício pode ser feito por pessoas de 8 a 80 anos de idade, e por isso crianças e idosos podem realizar o pilates. Além disso, pessoas de qualquer sexo também podem fazer pilates, sendo homem ou mulher. As mulheres gestantes também podem fazer pilates funcional, pois esse exercício melhora o seu condicionamento físico durante a gestação.

É necessário somente tomar cuidado com os praticantes que possuem alguma patologia, pois o aluno pode ter alguma limitação na realização de determinadas atividades. Por conta disso, os professores de pilates realizam progressões nas aulas, recomendando atividades mais simples e, com o tempo, passando atividades que exigem maior condicionamento físico.

Se você ainda tem dúvidas se pode praticar o pilates, não tenha medo: converse com um profissional da área da saúde, faça exames e inicie as suas aulas de pilates funcional, ou de pilates kids. A prática desse exercício irá melhorar o seu condicionamento físico e proporcionar maior flexibilidade e mobilidade para o seu corpo. Então, se matricule já!

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.