Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pilates: guia para iniciantes

De Glicia, publicado dia 23/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Saiba tudo sobre o método de Joseph Pilates

Nas últimas décadas o pilates conheceu um grande sucesso e se tornou uma das atividades físicas mais procuradas. Os praticantes de pilates buscam, geralmente, mais equilíbrio e qualidade de vida através da prática de exercícios e de um estilo de vida mais saudável.

Uma das filosofias pregadas pelo método pilates é justamente o equilíbrio físico e espiritual, que pode ser alcançado por meio de práticas que permitem reconectar o corpo e a mente. O pilates promete uma redescoberta de si mesmo e traz muitos preceitos semelhantes aos pregados pelo yoga.

Quando Joseph Pilates criou a disciplina, por volta de 1920, ele se inspirou de diferentes atividades físicas e esportivas, tais quais o kung-fu, o boxe, a ginástica e o hatha-yoga. Sua idéia era oferecer um tipo de atividade física capaz de proporcionar não apenas bem-estar físico, mas também espiritual.

Partindo desse princípio, o primeiro objetivo do pilates é a qualidade dos movimentos e não a quantidade ou intensidade, permitindo que o praticante saia da aula revigorado após a prática.

Assim, aliando exercícios de força, concentração, alongamento e relaxamento,  além de manter o corpo em forma, o pilates permite manter uma conexão profunda com a mente.

Se você tem vontade de fazer aulas de pilates, mas não sabe por onde começar, leia nosso guia e saiba tudo sobre essa disciplina e como fazer aulas.

Quais são as diferenças entre pilates e yoga?

Por incrível que pareça, muitas pessoas acreditam que pilates e yoga são a mesma coisa. Não é raro vermos pessoas confusas com relação a isso e no entanto, apesar de bastante similares, pilates e yoga são bem mais diferentes do que se imagina.

Essa confusão pode ser explicada pelo fato de que as duas práticas trabalham elementos parecidos como concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração por meio de exercícios.

Tanto yoga quanto pilates fazem parte de uma categoria de atividades que caíram no gosto popular. Ambos trabalham com uma filosofia que busca a harmonia entre o corpo e a mente e trazem inúmeros benefícios para a saúde.

o yoga busca o autoconhecimento através da meditação Yoga é uma filosofia de vida, criada na Índia há mais de 5.000 anos.

Quais são as principais diferenças entre essas duas disciplinas, então?

Yoga

Yoga, também conhecido como ioga,  é um termo de origem sânscrita que significa unificar. Se trata de uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos.

Podemos dizer que o yoga é um sistema holístico, que trabalha diferentes aspectos físicos e mentais. A prática constante proporciona um profundo relaxamento, aumenta a concentração, traz tranquilidade mental, melhora o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As principais vertentes do yoga são: raja-yoga, jnana-yoga, carma-yoga e hatha-yoga. Todas elas utilizam o peso do próprio corpo como resistência, focando o movimento principalmente no fluxo de energia entre um movimento e outro.

Pilates

O método pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, por volta de 1920.  Assim como o yoga, baseia-se em um conjunto de exercícios que tem como objetivo o controle e a conexão entre corpo e mente. O pilates é geralmente indicado no tratando de diversas dores corporais, algumas doenças e maus hábitos posturais.

Há diversas formas de realizar os exercícios de pilates, seja no solo ou com equipamentos. A principal finalidade dessa atividade é aumentar a qualidade de vida de quem a pratica, assim como trabalhar os músculos mais profundos do corpo, responsáveis pela força e resistência.

Entenda melhor as diferenças entre pilates e yoga.

Como são as aulas de pilates?

Inspirando-se em diferentes atividades físicas, Joseph criou o método pilates como uma alternativa de atividade para pessoas com algum tipo de patologia.

pilates traz muitos benefícios para a saúde e melhora a postura Pilates proporciona bem-estar e melhora o fortalecimento muscular e a flexibilidade.

O pilates é uma disciplina bastante semelhante ao yoga em alguns aspectos, principalmente no que se refere ao equilíbrio físico e mental. Seu criador se inspirou e buscou influências na filosofia de vida indiana e na medicina tradicional chinesa.

Um aspecto muito positivo do pilates é que ele trabalha diferentes grupos musculares ao mesmo tempo. Por meio de movimentos suaves e contínuos, sempre dando ênfase à concentração, os exercícios vão agir no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo.

A prática constante traz equilíbrio entre força muscular e resistência física, além de conectar o corpo à mente, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar. Uma aula de pilates dura em média de 45 a 60 minutos, seja uma aula em grupo ou individual. São trabalhados os músculos mais profundos do corpo, a postura através do alinhamento da coluna vertebral, assim como a respiração.

Baseando-se em 6 princípios fundamentais (centro de força, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração), os exercícios de pilates têm por objetivo principal desenvolver uma tomada de consciência do próprio corpo como sendo uma extensão da mente e do espírito.

Ficou interessado? Então descubra como é uma aula de pilates.

Quanto custa uma aula de pilates?

Antes de decidir fazer uma atividade física tomando como base o preço cobrado pelas aulas, reflita bem sobre seus objetivos, sobre o que você busca praticando aquela atividade física em questão. Quem procura por aulas de pilates, geralmente tem objetivos precisos, que seriam dificilmente alcançados através de outros tipos de atividades físicas.

Ainda que existam formas gratuitas de aprender o básico do pilates, certas disciplinas necessitam dos conhecimentos e da expertise de um profissional qualificado, especialmente quando se trata de exercícios físicos.

faça aulas particulares de pilates e pagando um preço justo Seja para aulas individuais ou em grupo, o professor particular é a melhor alternativa para economizar.

Quanto mais complexos se tornam os exercícios de pilates, mais a presença de um professor qualificado será  necessária. Sem as orientações e a supervisão de um profissional, você não terá a menor idéia se seus movimentos e postura estão corretos, correndo assim o risco de se machucar gravemente.

Se você quer fazer algumas economias, as aulas em grupo costumam apresentar preços mais interessantes em comparação com as aulas individuais de pilates. O valor médio das aulas coletivas em um studio de pilates na cidade de São Paulo está em torno de R$250,00. Outra maneira de fazer aulas em grupo é entrando em contato com um professor particular.

Alguns instrutores de pilates aceitam dar aulas particulares para pequenos grupos. Essa é uma oportunidade incrível de chamar seus amigos ou familiares para se exercitar e ainda pagar um preço bem mais em conta.

Já as aulas individuais costumam ser mais caras e custam por volta de R$330,00 em uma academia ou studio. Uma alternativa é contratar um professor particular. Os estabelecimentos  têm muito mais gastos como aluguel do local, serviço de limpeza, salário dos funcionários, etc., o que encarece o preço das aulas. Já um professor particular costuma atender em domicílio ou online, o que reduz consideravelmente os gastos.

Antes de contratar um professor particular, certifique-se de que se trata de um profissional realmente qualificado. Peça uma primeira aula gratuita antes de confirmar sua intenção de trabalhar com o profissional em questão.

Veja aqui quanto custam as aulas de pilates!

Como escolher suas aulas de pilates?

Escolher fazer aulas de pilates é uma decisão que deve ser tomada com cuidado . Além do custo elevado das aulas, muitos outros aspectos entram em jogo quando se trata de encontrar um curso que corresponda às suas expectativas.

O primeiro deles é a escolha do professor, pois ele é a pessoa que orientará o aluno, seja motivando ou corrigindo a postura e os movimentos. Ele é, dessa forma, a chave para a progressão do aluno.

que aulas de pilates são mais adaptadas para você? Escolha as aulas que mais correspondam às suas expectativas.

Assim, é natural querer escolher suas aulas de pilates baseando-se nas qualificações do professor. O instrutor de pilates vai acompanhar você ao longo das sessões, logo é muito importante escolher o profissional adequado.

Mesmo que uma aula de pilates não dependa apenas do professor/instrutor, ele é a pedra angular do curso, pois se trata de uma disciplina bastante complexa, que necessita da presença de um profissional capacitado para ser bem executada.

Dessa maneira, não adianta se precipitar e escolher a primeira aula de pilates que aparecer pela frente. Antes de se inscrever em uma academia é preciso ficar atento a alguns detalhes como: a qualidade das aulas, a formação e o diploma dos professores,  se o ambiente onde são dadas as aulas é adequado para a prática da disciplina, etc.

Se for contratar um professor particular, a vigilância deve ser a mesma. Não aceite de cara o oferta daquele que cobra mais barato, pois apesar do preço fazer uma grande diferença na hora de decidir, ele não pode ser mais importante do que a qualidade das aulas.

Fique atento também às diferentes modalidades de aulas. Por exemplo, se você é do tipo solitário, ou se seus objetivos são mais focados na progressão rápida do que no espírito coletivo, não hesite em procurar a ajuda de uma professor particular para fazer aulas individuais.

Porém, tenha em mente que esse tipo de aula é muito mais cara do que as aulas em grupo. Se você não pode investir uma soma tão alta nas aulas, mas gostaria mesmo assim de começar a praticar pilates, então a solução mais simples é fazer aulas em grupo.

Uma aula em grupo, quando ministrada por um professor competente, não possui menos qualidade do que uma aula individual. A maior diferença é que dependendo do número de alunos, o instrutor não poderá dar atenção especial a todos e os exercícios serão mais genéricos, de forma a agradar o maior número de pessoas.

Se você deseja saber como escolher suas aulas de pilates, leia nosso artigo.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar