Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que você precisa saber sobre o método de Joseph Pilates

De Glicia, publicado dia 19/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como é uma aula de pilates?

O pilates é uma dessas disciplinas que conheceram um sucesso avassalador nas últimas décadas e o número de adeptos só aumenta! Criado nos anos 20 pelo alemão Joseph Pilates, o método é um dos poucos exemplos de atividade física que permite uma conexão profunda entre o corpo e a mente.

Mas, do que se trata exatamente o método pilates?

Inspirando-se em diferentes atividades físicas como musculação, hatha-yoga, boxe, mergulho, kung-fu e a ginástica, Joseph criou o método pilates como uma alternativa de atividade para pessoas com algum tipo de patologia. Ele também estudou e se aprofundou em anatomia e medicina tradicional chinesa.

O principal objetivo do pilates é a qualidade dos movimentos e não a quantidade ou intensidade, permitindo que o praticante saia da aula revigorado após a prática.

Neste artigo explicamos tudo que você precisa saber sobre o método pilates antes de começar a praticar. Continue lendo, pois temos muitas informações para compartilhar com você!

Leia também: Pilates: guia para iniciantes.

Porque fazer aulas de pilates?

Bom, existem inúmeras razões para você começar a praticar pilates. A primeira delas é, sem dúvida alguma, o fato de se tratar de uma atividade física que traz benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente.

os benefícios do pilates são muitos Pilates alonga e fortalece os músculos mais importantes do corpo.

O pilates é uma disciplina bastante semelhante ao yoga em alguns aspectos, principalmente no que se refere ao equilíbrio físico e mental. Seu criador se inspirou e buscou influências na filosofia de vida indiana, no hatha-yoga e na medicina tradicional chinesa. Dessa forma, se trata de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento que aliviam a ansiedade e o estresse.

Outro aspecto muito positivo do pilates é que ele trabalha diferentes grupos musculares ao mesmo tempo. Por meio de movimentos suaves e contínuos, sempre dando ênfase à concentração, os exercícios vão agir no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo.

O pilates é também um ótimo treinamento físico para quem pratica outros esportes, pois se trata de uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar todo o corpo, aumentando assim a força e a resistência.

A prática constante de pilates traz equilíbrio entre força muscular e resistência física, além de conectar o corpo à mente, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar.

Assim, uma aula de Pilates combina tudo isso e muito mais, e é indicada para todos os níveis, seja você iniciante ou avançado.

Se você deseja saber como escolher suas aulas de pilates, leia nosso artigo

Qual o preço de uma aula de pilates?

Pilates é o exercício ideal para quem quer cuidar do corpo, mas detesta academias convencionais. Entretanto, praticar pilates demanda um grande investimento financeiro mensal.

Assim como as aulas de yoga, as aulas de pilates costumam ser bem caras! É preciso estar ciente de que se trata de um investimento elevado, mas que trará muitos benefícios para sua vida como um todo.

preços para praticar o método pilates Aulas de pilates são caras, mas quanto vale sua saúde e bem-estar?

Antes de se inscrever em um studio de pilates, é preciso verificar a qualidade das aulas, se os professores são competentes, se o ambiente é adequado para a prática da disciplina, etc.

Nas grandes métropoles como São Paulo, o preço médio para fazer aulas individuais uma vez por semana  é de R$330,00! Esse valor pode variar de acordo com o bairro, mas permanece globalmente caro. Se você não se importa de fazer aulas em grupos, o valores saem mais en conta.

Outra forma de praticar pilates é através de aulas particulares, em casa ou no escritório. O preço de uma aula com professor particular também é alto, no entanto é mais em conta que um studio de pilates. Sem mencionar o fato de que poder fazer suas aulas em casa ou no trabalho, durante seu horário de almoço, é muito mais cômodo, especialmente para quem tem a vida corrida.

Outra vantagem das aulas particulares é que você pode encontrar um professor em apenas 5 minutos, se conectando a uma plataforma de anúncios online. O Superprof é referência no ramo de aulas particulares e através de sua plataforma conecta alunos e professores em todo o Brasil.

Ainda não sabe como funciona o Superprof? É muito simples!

Você faz um cadastro e já pode começar a pesquisar por professores na sua localidade. Caso você encontre o professor ideal, é necessário pagar o Passe Aluno (R$69,00) para estabelecer contato com o professor selecionado.

Simples, rápido e seguro!

Saiba mais sobre os valores das aulas de pilates!

Como é a aula de pilates e qual a duração?

Uma aula de pilates dura em média de 45 a 60 minutos, seja uma aula em grupo ou individual. Durante esse tempo são trabalhados os músculos mais profundos do corpo, a postura através do alinhamento da coluna vertebral, a respiração  e a conexão entre o corpo e a mente.

O método pilates se baseia em 6 princípios que têm por objetivo principal desenvolver uma tomada de consciência do seu próprio corpo, como sendo uma extensão da mente e do espírito. Esses 6 princípios são:

  • o centro de força,
  • a concentração,
  • o controle,
  • a fluidez dos movimentos,
  • a precisão,
  • e por fin, a respiração.

Dessa forma, cada aula será focada nesses 6 aspectos, por isso a duração pode variar.

quanto tempo dura uma aula de pilates e os aspectos trabalhados A aula de pilates dura de 45 a 60 minutos!

Mas, o que é trabalhado em cada um desses aspectos?

Centro de força

Trabalha os músculos do core, responsáveis pela sustentação da coluna vertebral e dos órgãos internos. O fortalecimento desses músculos ajudam a melhorar a postura, a alinhar a coluna e a estabilizar o tronco de forma otimizada. Além dos exercícios específicos, o controle respiratório também contribui de maneira considerável para o fortalecimento do core.

Concentração

O corpo é guiado pela mente, assim a concentração permite não apenas criar uma ponte entre o corpo e o espírito, como também realizar cada movimento de maneira eficaz, tendo plena consciência de cada parte do seu corpo.

Controle

O controle permite manter um ritmo leve, mas constante de movimentos. O controle está diretamente ligado ao princípio de concentração e interfere igualmente na respiração.

Fluidez

A fluidez permite utilizar apenas a energia necessária à realização de cada movimento. Ela ajuda na leveza dos movimentos e se baseia na idéia de que o movimento é contínuo, contribuindo de maneira equilibrada para um treinamento funcional, protegendo, assim, os músculos e articulações de um possível desgaste.

Precisão

A precisão está ligada ao controle e se refere ao refinamento dos movimentos. O pilates parece, à primeira vista, uma atividade física simples e fácil, no entanto cada movimento demanda uma quantidade considerável de energia e concentração para ser realizado. Diferentes músculos são solicitados em um movimento e a precisão permite equilibrar a quantidade de energia e tensão necessária para evitar os desgaste.

Respiração

A respiração é um dos aspectos mais importantes das aulas de pilates. A inspiração deve ser feita da forma mais natural possível, e deve ser realizada pelo nariz. Já a expiração deve ser forçada e feita pela boca. Essa técnica solicita os músculos do abdômen, o que permite maior estabilização do tronco e da coluna durante os exercícios.

Primeira aula de pilates: o que esperar?

Você deve estar se perguntando como é uma uma aula de pilates concretamente. É importante estar ciente que a primeira aula é, geralmente, uma introdução à disciplina e sua filosofia.

como é a primeira aula de pilates Pilates feito no solo ou com aparelhos, a presença do professor é indispensável!

Já pensou em fazer aula de yoga para iniciantes? Os melhores professores estão no Superprof!

Descobrimos na primeira aula, por exemplo, como a disciplina foi criada, o nome do seu fundador, sua história e evolução ao longo dos anos. Todos esses conhecimentos são importantes para que o aluno entenda a essência do método pilates, o que ele prega e em que acredita.

Os exercícios propriamente ditos se baseiam nos 6 princípios que citamos anteriormente. O objetivo principal do pilates  é ajudar  a melhorar a  saúde física, através  do fortalecimento e do alongamento do corpo. Se trata de uma disciplina fortemente ligada à reabilitação de pacientes sofrendo de alguma patologia.

Todavia, como o pilates caiu no gosto popular e se tornou uma atividade física muito em voga, ela pode ser praticada por qualquer pessoa. Aliás, o pilates é uma excelente escolha para aqueles que não gostam de frequentar academias convencionais.

Saiba que durante a aula diferentes partes do corpo serão trabalhadas. O pilates dá enfoque à execução perfeita dos movimentos, não à velocidade ou quantidade. E é exatamente essa exigência com relação à precisão que permite trabalhar os músculos mais profundos do corpo, que são também os mais importantes.

Após a primeira aula você com certeza sentirá algumas dores musculares por uns dias, mesmo que você esteja habituado a praticar esportes. O pilates fará você descobrir músculos que até então você sequer imaginava a existência!

Todas as sessões de pilates são realizadas com um professor qualificado. O seu papel é corrigir as posturas e orientar o aluno, indicando-o  se o movimento está sendo bem realizado ou não. Nunca faça aulas de pilates sozinho ou com pessoas que dizem conhecer o método, mas na verdade não possuem uma formação adequada.

O método pilates é mais complexo do que parece e demanda muitos conhecimentos e uma formação específica. Fique atento a esse detalhe quando for escolher seu professor particular ou studio para praticar a disciplina.

Entenda melhor as diferenças entre pilates e yoga.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar