“A dança tem um poder de libertação física, há força para viver, expulsar seus demônios, acreditar em seu instinto." - Roger Lannes

Dançar é uma atividade que não possui contraindicações. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma.

Mas e quando se fala em aulas de dança para crianças?

Você sabe quais são os principais benefícios? E onde matricular seu filho? Qual estilo de dança é o mais indicado?

Descubra todas nossas dicas nesse artigo!

Razões para inscrever seu filho em um curso de dança

Top 10 das razões para inscrever seu filho em um curso de dança.
Os benefícios de dançar para as crianças.

As aulas, independentemente do estilo de dança, ajudam no condicionamento corporal. Alongamentos e sequências coreográficas requerem músculos, mas também flexibilidade. E resistência! Trabalhar o músculo cardíaco pode ser uma das melhores razões para inscrever seu filho na dança.

Os dançarinos podem assim extravasar energia enquanto cuidam da saúde. E, como qualquer atividade esportiva, a dança também ajuda a reduzir o estresse acumulado na escola. As crianças relaxam, se divertem e descarregam energia.

A dança é um exercício que envolve muitos aspectos. Além de ser uma atividade esportiva, também é uma atividade extremamente criativa e que exige o desenvolvimento de sua imaginação.

Dançar é um meio de expressão, como a maioria das artes (música, pintura, etc.). Ao ritmo da música, cada dançarino move seu corpo com seu próprio estilo e de acordo com suas próprias emoções. É assim que os dançarinos inventam mais coreografias originais do que as outras.

As aulas de dança também são uma boa maneira de as crianças se socializarem fora da escola. Na escola de dança, todas as crianças precisam aprender a compartilhar espaço, mas também a dançar juntas para realizar uma coreografia em grupo.

Às vezes é bom ter amigos fora da escola. Especialmente se o aluno não está se adaptando à rotina escolar.

A paixão pela dança pode contribuir nesse processo.

Além de melhorar a resistência de cada criança, fazer aulas também é uma maneira de desenvolver as habilidades motoras dos mais jovens. O equilíbrio é uma capacidade importante para o desenvolvimento infantil.

O equilíbrio pode ser desenvolvido em outros esportes, como patins, equitação, patinação artística, mas também dança. O corpo deve repousar sobre uma das pernas ou, no caso da dança clássica, nas pontas dos pés. Nos exercícios de aquecimento e na realização de uma coreografia, todo o peso corporal deve ser bem distribuído para evitar quedas.

Vários estudos têm mostrado uma correlação entre a prática de atividades artísticas como dança ou música e sucesso acadêmico. Na verdade, de acordo com um estudo do The College Board, foi comprovado que os alunos que seguiram uma opção de dança, arte ou música tiveram melhores resultados acadêmicos, principalmente em matemática e ciências, independentemente de sua formação social ou origem.

Confira nosso top 10 de motivos para matricular seu filho numa aula de dança!

Que tipo de dança escolher para seu filho?

Inscrever uma criança pequena em atividades extracurriculares nem sempre é fácil. Você deve primeiro encontrar uma atividade apropriada à sua idade, mas também um professor, uma escola ou uma associação que ofereça a atividade adequada. Então, o que escolher quando seu filho quiser fazer aulas de dança?

Qual dança praticar?
Por que inscrever seu filho na aula de dança? A criança deve descobrir as diferentes danças antes de decidir.

A dança é uma atividade bastante ampla.

Aula de zumba, danças latinas, hip hop, jazz moderno, dança contemporânea, existem muitos estilos. Então, qual aula de dança escolher?

A regra básica é deixar seu filho escolher.

Qualquer que seja a atividade, a intenção inicial deve vir dele. Forçar uma criança a fazer algo que não deseja pode frustrá-la e fazê-la odiar a atividade em questão. Mas é claro que nada impede que você ofereça a ele certas sessões de descoberta.

Esta é a melhor maneira de descobrir que tipo de dança escolher para o seu filho.

Em seguida, opte por cursos de descoberta de dança nos quais o jovem possa testar todos os estilos, ou pelo menos uma grande parte deles. Um ano ou alguns meses de cursos de descoberta nunca são horas perdidas. Seu filho vai descobrir o que ele realmente gosta na dança e assim você poderá fazer a inscrição dele em aulas de dança mais especializadas mais tarde, com segurança.

Breakdance, dança latina.... Às vezes algumas horas de aulas de descoberta podem ser suficientes para a criança decidir.

E quanto à idade?

Em geral, as aulas de dança para crianças começam a partir de 6 anos de idade. É a partir dessa idade que as crianças podem escolher entre dança clássica, dança africana ou outra. Antes dos 6 anos de idade, seu filho terá que ter aulas de conscientização de dança.

Como encontrar um curso para seu filho aprender a dançar?

Algumas cidades têm a sorte de ter escolas inteiramente dedicadas à dança. Saiba que uma escola de dança não significa que exista necessariamente um grande edifício ou complexo reservado exclusivamente para a dança.

Às vezes, pode ser um grande edifício que serve como escola de dança e música ou teatro. Mas também pode muito bem ser uma pequena sala locada do município. O professor de dança então dá aulas diferentes lá.

Qualquer que seja o tipo de escola de dança que você tenha em sua região ou cidade, lembre-se de contatá-los para saber mais sobre os estilos de dança oferecidos (hip hop, breakdance, dança clássica, zumba etc.), mas também os horários e, principalmente, as taxas.

Escolas de dança podem ser bastante caras. Pergunte sobre os descontos ou pacotes dos quais você pode se beneficiar em função da quantidade de crianças ou possíveis convênios com empresas.

Os teatros também são ótimos centros de dança para seus filhos. Em geral são muito exigentes, especialmente no nível da dança para entrar, mas essas escolas de dança são muito famosas. Essa pode ser uma boa solução se seu filho pretende continuar nesse caminho mais tarde, tornando-se um dançarino profissional ou professor de dança.

Onde aprender a dançar?
Como encontrar uma escola de dança? As escolas têm em geral grandes salas de dança.

Caso você tenha o orçamento limitado, as associações de dança provam ser uma excelente alternativa. Mas as associações também são apreciadas porque em geral estão localizadas em municípios onde é muito difícil encontrar aulas de dança, música ou teatro. Muitas organizações não governamentais desenvolvem projetos face à falta de iniciativa pública.

Pequenas estruturas são então montadas com vários professores.

Alguns professores de dança são voluntários e outros são assalariados.

Essas associações são talvez menos famosas ou exigentes que o conservatório, mas são muito abertas e atentas aos pequenos bailarinos. Acima de tudo, o objetivo é democratizar o acesso à cultura e ao esporte para os jovens.

Portanto, as aulas de dança podem ser abertas de acordo com os desejos dos alunos. E os cursos em geral são bastante flexíveis.

Além disso, as associações costumam organizar apresentações e encontros em torno da cultura artística. De assistir a um show de dança ou simplesmente compartilhar um lanche entre os membros da associação.

As associações também são uma oportunidade de encontrar aulas de dança não encontradas em outros lugares, como dança africana, capoeira ou outras.

Você pode encontrar todas as associações esportivas e culturais com uma pesquisa rápida na internet. Tudo que você precisa fazer é entrar em contato com eles.

Como é uma aula de dança infantil?

Depois que o professor e o conteúdo da aula são apresentados, e isso é válido apenas para a primeira hora de aula, a próxima etapa é o aquecimento.

Assim como nas aulas de dança para adultos, a aula de dança infantil não pode pular o aquecimento de dez minutos. Isso permite que os músculos se alonguem e preparem todo o corpo para o exercício. Um passo essencial para evitar lesões.

Mas o aquecimento também é um momento importante para começar a esvaziar a cabeça e se concentrar na aula de dança.

Dança contemporânea, aula de dança clássica, dança jazz moderna, curso de zumba, dança latina, swing, aula de balé, seja qual for o estilo de dança que seu filho escolher, o objetivo da aula de dança é descobrir uma disciplina, se desenvolver e se divertir.

Portanto, a maior parte da aula é reservada para aprender as sequências e os passos específicos de uma dança. Os passos da dança clássica obviamente não são os mesmos da dança moderna, da dança africana ou da capoeira.

O professor de dança particular ou da escola mostra aos alunos os passos em frente ao espelho, para que os dançarinos possam segui-los. Na verdade, os dançarinos aprendem imitando e repetindo muitas vezes. O objetivo é ser capaz de executar uma coreografia inteira após algumas sessões.

Também pode acontecer que parte da aula seja reservada para improvisação ou criação coreográfica. Nesse caso, os dançarinos, individualmente ou em grupo, inventam coreografias graças aos novos passos aprendidos e, em seguida, apresentam a dança na frente dos demais. Os dançarinos também são convidados a apresentar passos de dança inventados em suas coreografias.

Essa parte inteira é certamente a parte mais divertida de uma aula de dança. As crianças podem se expressar e descarregar energia com a música.

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.