“Dançar é como falar em silêncio. É dizer muito sem dizer uma palavra." - Yuri Buenaventura

De acordo com os últimos resultados do ranking do Spotify, o rap é o estilo musical majoritário entre os 10 mais ouvidos. De fato, nos últimos anos, o hip-hop e o rap têm sido bem-sucedidos com os jovens. Uma tendência que encontramos no lado da dança.

Então, rap, dança moderna ou dança de salão? Que estilo de dança você deve escolher para o seu filho?

Escolha um curso de descoberta para identificar a opinião da criança

Inscrever uma criança pequena em atividades extracurriculares nem sempre é fácil. Você deve primeiro encontrar uma atividade apropriada à sua idade, mas também um professor, uma escola ou uma associação que ofereça a atividade adequada. Então, o que escolher quando seu filho quiser fazer aulas de dança?

Qual dança praticar?
Por que inscrever seu filho na aula de dança? A criança deve descobrir as diferentes danças antes de decidir.

A dança é uma atividade bastante ampla.

Aula de zumba, danças latinas, hip hop, jazz moderno, dança contemporânea, existem muitos estilos. Então, qual aula de dança escolher?

A regra básica é deixar seu filho escolher.

Qualquer que seja a atividade, a intenção inicial deve vir dele. Forçar uma criança a fazer algo que não deseja pode frustrá-la e fazê-la odiar a atividade em questão. Mas é claro que nada impede que você ofereça a ele certas sessões de descoberta.

Esta é a melhor maneira de descobrir que tipo de dança escolher para o seu filho.

Em seguida, opte por cursos de descoberta de dança nos quais o jovem possa testar todos os estilos, ou pelo menos uma grande parte deles. Um ano ou alguns meses de cursos de descoberta nunca são horas perdidas. Seu filho vai descobrir o que ele realmente gosta na dança e assim você poderá fazer a inscrição dele em aulas de dança mais especializadas mais tarde, com segurança.

Breakdance, dança latina.... Às vezes algumas horas de aulas de descoberta podem ser suficientes para a criança decidir.

E quanto à idade?

Em geral, as aulas de dança para crianças começam a partir de 6 anos de idade. É a partir dessa idade que as crianças podem escolher entre dança clássica, dança africana ou outra. Antes dos 6 anos de idade, seu filho terá que ter aulas de conscientização de dança.

O despertar para dançar: aulas para os pequenos

As aulas de conscientização da dança são voltadas para alunos entre 4 e 6 anos (os professores de dança às vezes aceitam alunos com 3 anos). Essas aulas não são como as aulas de dança padrão. As crianças não aprendem coreografias de cor, ou pelo menos coreografias não muito complicadas.

O objetivo das aulas de consciência da dança é, acima de tudo, conscientizar os alunos sobre o corpo e o espaço. As crianças fazem alongamentos e todo tipo de exercícios para aprender como mover seus corpos e se expressar em movimento.

Os pequenos dançarinos também aprendem os conceitos de ritmo e equilíbrio. Na verdade, nessa faixa etária, o mais importante é conhecer seu corpo e canalizar sua energia. Os vários exercícios oferecidos permitem à criança desabafar, depois se acalmar e exercitar a capacidade de se concentrar.

A criança também deve aprender a ouvir o professor, mas também a prestar atenção aos amiguinhos. Um treino completo!

E o despertar para dançar nem sempre se limita à linguagem corporal.

As crianças também podem descobrir música em sua totalidade. Isso pode envolver a descoberta de instrumentos musicais ou ouvir música. Conceitos básicos que permitem que jovens bailarinos forjem uma cultura artística e desenvolvam sua criatividade.

Por fim, noções de teatro, mas especialmente de expressão corporal, estão no programa de despertar à dança. Na verdade, saber dançar significa ser capaz de transmitir emoções por meio do seu corpo. A criança terá todos os recursos em mãos para se tornar uma verdadeira dançarina profissional.

Dança jazz moderna para imitar seus ídolos

Qual tipo de dança escolher?
Por que escolher danças modernas? Modern'jazz é uma dança muito movimentada.

As aulas de jazz modernas fizeram muito sucesso! Na verdade, no início dos anos 2000, o jazz moderno acabou sendo a aula de dança que você tinha de fazer se quisesse dançar como a Britney Spears.

As aulas do moder'jazz oferecem coreografias bastante dinâmicas na música pop brasileira ou americana. É por isso que muitos adolescentes escolhem esse tipo de curso.

Elas são, portanto, muito adequadas para crianças de 7 a 18 anos que desejam se exercitar no ritmo e combinar paixão pela dança e pela música pop / folk.

Muitos dançarinos escolhem esse caminho para seguir os passos dos seus ídolos, mas também para seguir amigos. A oportunidade de encontrar entusiastas e criar novas coreografias.

Porque as aulas de jazz modernas são bastante abertas à improvisação e criatividade. Em pequenos grupos, os dançarinos escolhem uma música e criam sequências para montar uma coreografia de grupo. Para iniciantes e intermediários, algumas etapas são ensinadas anteriormente para poder reutilizá-las na coreografia.

Com frequência, os alunos dessas aulas de dança passam a fazer aulas de hip hop, hoje ainda mais populares do que as aulas de jazz modernas dos anos 2000. É sobretudo uma questão de seguir a moda e a música. Os mais ouvidos hoje? Rap e hip hop.

Para descobrir se as aulas de jazz ou hip hop modernas realmente interessam ao seu filho, é possível, na maioria das escolas de dança, se beneficiar de uma primeira hora de aula gratuita. Seria uma pena não tirar proveito deste curso de teste.

Que tal aulas de salsa?

Aulas de dança clássica: as mais populares

Quando pensamos em aulas de dança, muitas vezes temos em mente a imagem clássica das pequenas bailarinas e pequenos bailarinos. Na verdade, a dança clássica é uma das danças ensinadas mais antigas. Essa dança, específica para balés, é o sonho de muitas meninas e meninos que, por sua vez, esperam se tornar dançarinos de balé.

Em geral, são oferecidas aulas de dança clássica a partir de 6 ou 7 anos. Saiba que às vezes é difícil começar a dança clássica como iniciante aos 15 ou 16 anos de idade. Algumas escolas oferecem cursos para adolescentes iniciantes, mas o mais comum é começar a aprender essa dança desde tenra idade. Isso facilita o aprendizado de etapas específicas, como o famoso pulo de gato.

Quanto mais cedo o seu filho começar as aulas de dança clássica, mais fácil será para ele ter uma boa postura e bons gestos.

Por que fazer balé?
Por que escolher aulas de dança clássica? A dança clássica tem muitos fãs!

Mas a dança clássica é esporte e arte rígidos, que exigem muito treinamento. Inscreva seu filho apenas se ele estiver motivado. É claro: é sempre possível fazer alguns testes aproveitando a primeira hora de aula gratuita ou experimentando um ano de curso. No entanto, se seu filho não se sentir confortável, tente encontrar outro estilo de dança no qual ele florescerá um pouco mais.

Escolha mais aulas de dança originais

Quem disse que existem apenas aulas de dança clássica ou hip hop na vida? Centros e associações de dança mas também professores particulares oferecem muitos outros estilos de dança nos quais você nem sempre pensa. Vamos conhecer um pouco mais dessas danças originais que podem agradar seus filhos?

Dança africana

Uma aula de dança dinâmica, mas também cultural, a aula de dança africana é um verdadeiro prazer para crianças hiperativas. A dança africana é baseada em grandes movimentos realizados com todo o corpo. Da cabeça aos pés, tudo se move ao ritmo da percussão africana. Pode ser uma oportunidade para o seu filho combinar uma paixão pela dança e também pela percussão.

Capoeira

No mesmo estilo da dança africana, a capoeira também é uma dança que provavelmente atrairá muitos pequenos dançarinos. Originária diretamente do nosso Brasil, essa dança, que também é afiliada às artes marciais, permite que você aprenda o equilíbrio e desenvolva sua flexibilidade. Desenvolvida por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Dança celta

Não é fácil encontrar esse tipo de aula de dança. No entanto, esse estilo se tornou bastante popular desde os shows celtas irlandeses. Essa dança requer muito apoio corporal e treinamento com pesos para conseguir seguir as etapas. A concentração também é essencial!

Sapateado

Mais fácil de encontrar do que as aulas de dança celta, o sapateado ainda fascina os jovens. Esse domínio impressionante das pernas e dos pés seduz muita gente. Seu filho pode desenvolver uma paixão por essas danças divertidas e envolventes.

Como aprender a dançar?
Que dança você deve escolher para o seu filho? Por que não escolher uma dança um pouco mais original?

Cabe a ele descobrir o dançarino que está dentro nele!

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.