“Você precisa de uma boa música dentro de si mesmo se quiser fazer a vida dançar." - Friedrich Nietzsche

Podemos afirmar que o Brasil possui uma variedade muito rica quando falamos de estilos e modalidades de dança. As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo, a Gafieira... Além do Hip-hop, zumba, sapateado, ballet, ragga! Enfim, todos os estilos de música e dança atraem jovens dançarinos. Aprender a dançar com um professor particular ou em uma escola de dança é uma atividade que traz muitos benefícios para as crianças.

Mas como é uma aula de dança para crianças? O que eles vão aprender?

Primeira aula de dança: conheça o professor de dança

Iniciar uma atividade extra-curricular nem sempre é fácil para as crianças. Você tem que se acostumar com o professor de dança, com os outros alunos... A primeira hora de aula não é uma tarefa fácil! É por isso que a maioria dos professores de dança começa o ano lentamente. Não faz sentido apressar as crianças desde a primeira aula e menos ainda em uma aula de conscientização da dança.

Aprenda a dançar!
Por onde começar as aulas de dança? Seja nas aulas para adultos ou para crianças, o primeiro passo é conhecer o professor de dança.

É por isso que a primeira aula de dança para crianças não segue necessariamente o programa clássico. No entanto, os professores de dança ainda tentam seguir a estrutura de seu curso para que o aluno saiba o que esperar das próximas aulas e, assim, tome sua decisão final.

Porque, na verdade, a primeira aula é em geral um teste. Seria, portanto, uma pena sair com uma falsa ideia da aula de dança.

Com isso em mente, o professor de dança começa, portanto, se apresentando e perguntando o nome dos alunos. Depois, em geral vem uma brincadeira, ainda sobre o tema da dança, para tentar quebrar o gelo e para que as crianças se conheçam. Brincar é a melhor maneira de se relacionar entre dançarinos e ensinar alguns movimentos ao mesmo tempo.

O professor também vai descrever o objetivo da aula de dança e conversar sobre o desempenho de final de ano, se necessário.

O objetivo da primeira aula de dança é que a criança se sinta à vontade e não hesite em se expressar, seja fazendo perguntas ou dançando.

Aquecimento: primeiro passo da aula de dança

Depois que o professor e o conteúdo da aula são apresentados, e isso é válido apenas para a primeira hora de aula, a próxima etapa é o aquecimento.

Assim como nas aulas de dança para adultos, a aula de dança infantil não pode pular o aquecimento de dez minutos. Isso permite que os músculos se alonguem e preparem todo o corpo para o exercício. Um passo essencial para evitar lesões.

Mas o aquecimento também é um momento importante para começar a esvaziar a cabeça e se concentrar na aula de dança.

Na verdade, as crianças chegam depois de um longo dia escolar e às vezes ficam agitada ou cansadas. O aquecimento então força os alunos a ouvirem o professor e a se concentrarem nas diferentes partes do corpo, como na meditação.

Como é uma aula de dança?
Como é uma aula de dança? É importante alongar bem os músculos antes de começar a dançar.

O aquecimento não é feito em silêncio, mas com som e ritmo. Professores de dança usam música rítmica para motivar os alunos. Em geral, uma música suave é reservada para alongamentos no final da sessão.

Durante o aquecimento, os dançarinos ocupam todo o salão de dança. É importante que cada aluno ocupe o espaço para aquecer cada músculo adequadamente, sem pisar nos pés dos vizinhos.

Tocando os pés com as pernas estendidas, girando os pulsos e a cabeça... Esses exercícios esportivos são essenciais para evitar lesões durante o início da sessão de dança.

Etapa de uma aula de dança: descubra a disciplina passo a passo

Dança contemporânea, aula de dança clássica, dança jazz moderna, curso de zumba, dança latina, swing, aula de balé, seja qual for o estilo de dança que seu filho escolher, o objetivo da aula de dança é descobrir uma disciplina, se desenvolver e se divertir.

Portanto, a maior parte da aula é reservada para aprender as sequências e os passos específicos de uma dança. Os passos da dança clássica obviamente não são os mesmos da dança moderna, da dança africana ou da capoeira.

O professor de dança particular ou da escola mostra aos alunos os passos em frente ao espelho, para que os dançarinos possam segui-los. Na verdade, os dançarinos aprendem imitando e repetindo muitas vezes. O objetivo é ser capaz de executar uma coreografia inteira após algumas sessões.

Portanto, os alunos repetem os passos aprendidos nas sessões anteriores e aprendem novas sequências.

O objetivo é melhorar o máximo possível e tornar as etapas quase naturais. Um bom dançarino deve acima de tudo dançar com sua alma, não com seu cérebro. Portanto, não é bom pensar muito durante a execução de uma coreografia.

É por isso que o treino é necessário até que você consiga fazer uma coreografia sem pensar.

Em aulas de dança para crianças iniciantes, o ritmo é um pouco diferente. O objetivo é manter a atenção dos jovens estudantes. Os professores, portanto, alternam entre passos de dança, improvisação e descoberta de música.

Como aprender a dançar?
Como é organizada uma aula de dança infantil? A parte mais importante do curso: aprender novos passos de dança.

Criação coreográfica: diversão nas aulas de dança

Também pode acontecer que parte da aula seja reservada para improvisação ou criação coreográfica. Nesse caso, os dançarinos, individualmente ou em grupo, inventam coreografias graças aos novos passos aprendidos e, em seguida, apresentam a dança na frente dos demais. Os dançarinos também são convidados a apresentar passos de dança inventados em suas coreografias.

Essa parte inteira é certamente a parte mais divertida de uma aula de dança. As crianças podem se expressar e descarregar energia com a música.

A imaginação e a criatividade são extremamente trabalhadas, para que as crianças possam encontrar seus próprios estilos.

Todos esses momentos de improvisação e apresentação em pequenos grupos também são importantes ​​para preparar a apresentação de final de ano. Porque, mesmo que o professor de dança seja quem oriente os alunos na realização da coreografia, ela também deve ser inventada e organizada pelos próprios alunos.

É comum que um movimento de grupo seja mantido para introduzi-lo na coreografia final. É também uma maneira de valorizar cada dançarino e lhe dar confiança.

Alongamento para terminar a aula de dança

Breakdance, tango, swing da costa oeste, aulas de música, cada sessão de dança deve terminar com uma etapa dedicada ao alongamento. Assim como o aquecimento, essa parte é importante para o corpo. Trata-se de alongar todos os músculos do corpo novamente, enfatizando as partes que mais foram trabalhadas. O objetivo é evitar dores no dia seguinte à aula de dança.

Esta parte do curso também permite que você relaxe e se descontraia. Frequentemente, os professores de dança escolhem músicas que são suaves o suficiente para que os ânimos se acalmem, bem como o corpo.

Os exercícios são focados na respiração e na sensação.

Certos movimentos nem sempre são agradáveis, mas são necessários para terminar bem a sessão.

Seu filho vai deixar a aula de dança completamente relaxado e calmo.

Esses alongamentos também ensinam os jovens a cuidar de seus corpos e a ouvir. Não há regras. Cada dançarino é mais ou menos flexível e o objetivo desses exercícios não é imitar o próximo, mas esticar o corpo corretamente, de acordo com sua flexibilidade e seus limites.

Como é uma aula de dança?
Como termina uma aula de dança? Alongar os músculos no final do curso é importante para o bem-estar.

Uma verdadeira lição de vida!

Preparando uma criança para uma aula de dança

Como vestir seu filho? Que acessórios ele deve levar com ele? Você precisa preparar um lanche? Essas são perguntas que os pais que inscreveram seus filhos para dançar podem se perguntar. Para ajudá-lo, aqui estão algumas dicas.

O traje de dança é muito importante para o sucesso do dançarino. Esqueça imediatamente calças e jeans muito justos que possam impedir que seu filho se mova facilmente. Evite também calças muito largas. O jovem dançarino corre o risco de tropeçar nelas...

A roupa mais recomendada seria um shorts ou legging, como na prática de ioga, por exemplo. Essas roupas são flexíveis e aderem ao corpo. No começo, temos a impressão de estarmos pelados, mas essa é a melhor maneira de se vestir para se sentir confortável.

O mesmo conselho deve ser seguido para a parte de cima: um top ou uma blusa bem confortáveis, nem muito justos, nem muito largos.

Em seguida, prepare uma sacola pequena para seu filho colocar uma pequena garrafa de água e um lanche, se necessário. Um casaco também pode ser útil para não pegar um resfriado quando a aula de dança termina.

Agora seu filho está pronto para se tornar um ótimo dançarino!

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.