Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a se comunicar na língua de Virgílio, escrita e oral

De Joseane, publicado dia 23/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Falar e escrever em latim

Se um dia o estudo do latim fez parte da grade curricular  de nossos estudantes da educação básica, isso já não é o caso. Hoje, o aprendizado do latim se reserva a alunos de certos cursos universitários, pesquisadores e latinistas.

O estudo do latim não é apreciado por grande parte dos estudantes mesmo os de letras vernáculas, embora faça parte da grade curricular acadêmica do curso, figurando como disciplina obrigatória.

A razão? O ensino do latim guardou de alguma forma as características de sua época. Alguns professores ainda ensinam latim como faziam os mestres da época do Império Romano, quando o professor e mestre diziam as frases e palavras que deveriam ser repetidas pelos alunos de forma automática sem deixar espaço para a reflexão.

Claro, não se trata de uma regra mas, basta questionar um estudante de latim que ele vai dizer: é uma aula chata com muita repetição.

Como defesa, os alunos usam a técnica da “decoreba”. Memorizam aquilo que julgam mais importante e que seja susceptível de cair na prova, não dando verdadeira atenção ao aprendizado da língua latina.

E se mudássemos nossos métodos de aprender a linguagem de Cícero?

Felizmente alguns professores entenderam que o estudo do latim é muito importante para que seja passado para trás. Vários métodos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar o aprendizado do latim.

Conheçamos algumas das formas mais práticas para progredir na língua de Roma.

Saiba tudo sobre o sistema de escrita do latim

Antes de qualquer coisa, você sabe como surgiu o alfabeto romano?

História da escrita latina O aprendizado de uma língua começa pelo seu alfabeto

A história do sistema de escrita vem de longa data, pelo menos quatro séculos antes de Cristo tendo como base os povos sumérios. Estes usavam um alfabeto cuneiforme que fora escolhido pelos egípcios para a criação dos hieróglifos egípcios.

Você deve está se perguntando o que o nosso alfabeto romano tem a ver com isso?

Os primeiros escritos criados na Mesopotâmia levaram à invenção do primeiro alfabeto. Antes disso, um século antes de Cristo, os povos fenícios transformaram a escrita cuneiforme em uma escrita retrabalhada, observando apenas os sons consonantais. É este abjad que se espalha pelo Mediterrâneo e que permitirá aos gregos criar o primeiro alfabeto tal qual conhecemos baseado em consoantes e vogais, isso data de 850 aC.

Os etruscos, seguiram o exemplo dos gregos e adaptam o alfabeto grego para criar o alfabeto etrusco que será mais tarde emprestado pelos romanos para escrever o latim.

E foi assim que o nosso alfabeto surgiu! O sistema de escrita dos romanos tinha apenas 20 letras em sua versão arcaica, o alfabeto romano era assim:

A, B, C, D, E, F, H, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.

O V era pronunciado como U ou W e serviu ao memo tempo como consoante e vogal. o J era pronunciado como o I. Foi somente na Idade Média que essas letras foram adicionadas para facilitar a compreensão de uma frase. O G, Y e Z foram emprestados das letras gregas do século três.

O sistema de numeração do latim, também foi emprestados dos etruscos:

I: um,
V: cinco
X: dez
L: cinquenta
C: cento
D: quinhentos
M: mil

Hoje, são os algarismos arábicos que têm sido amplamente difundido. Enquanto os algarismos romanos são usados ​em poucas ocasiões.

A língua materna de Ovídio foi falada em toda a Roma antiga e sobretudo na região do Lácio. Espalhou-se pela Galícia e evolui dando origem ao nosso português. A língua do Lácio está na origem de muitas outras línguas como o francês, o romeno, o espanhol e o italiano.

Hoje, o latim é falado apenas no Vaticano pela Igreja Católica

Aprenda a escrever latim

Para aprender uma língua estrangeira é necessário passar pelo aprendizado do vocabulário e, claro, pela compreensão de algumas regras de gramática que podem ser um pouco chatas.

Aprenda latim pagando pouco Estudar latim pode ser bastante desafiador…

Não queremos te enganar…em latim, você terá que fazer o mesmo! Alguns métodos facilitam a aprendizagem do latim, você poderá aprender a escrever latim facilmente se utilizar um dos seguintes métodos recomendados:

Gramática latina de Napoleão Mendes de Almeida

Napoleão é renomado por ensinar latim até para o mais “leigo” dos estudantes. Trata-se de um material detalhista e muito didático, ideal para quem está se iniciando no aprendizado da língua de Cícero. O material enfatiza quase que excessivamente a gramática normativa, podendo ser um ponto negativo para alguns. Possui muitos exercícios em cada lição e algumas atividades de leitura.

Aprendendo latim de Peter V. Jones e Keith C. Sidwell

Aprendendo Latim é um livro traduzido e adaptado do método Reading Latin, da Cambridge University Press, que já vem sendo usado há bastante tempo no Brasil, cuja vantagem é ser focalizado na leitura, fazendo com que o estudante sinta desde o começo o verdadeiro gosto de aprender latim.

O método Orberg de aprendizagem de latim

Se trata de um método de aprendizagem de latim ainda pouco difundido no Brasil mas conhecido por todos os latinistas mais avançados.

O método Orberg possui uma grande quantidade de exercícios que completam as explicações gramaticais. O aluno aprende a pensar em latim em vez de somente traduzir.

Dicas para aprender a escrever latim

Para realmente aprender o latim é preciso ir além das técnicas de memorização e se lançar de verdade na compreensão da estrutura dessa língua. A língua latina possui uma estrutura que difere do português e que deve ser compreendida pelos estudantes de latim que desejam realmente aprender essa língua de grandes poetas clássicos!

Técnicas para aprender latim Escrever em latim ajuda a progredir no seu conhecimento

Seguindo as nossas dicas,  você certamente vai escrever latim mais rapidamente.

O primeiro passo será encontrar um professor de latim que te ajudará a otimizar o seu tempo de estudo para melhor progredir em latim, embora seja possível aprender latim sozinho…

Crie listas de palavras em latim, aprenda os provérbios do latim, conheça as expressões idiomáticas do latim de cor e certamente você vai avançar!

Conhecer a evolução do latim e como essa língua deu origem ao português faz parte do processo de aquisição do latim. Por exemplo, você sabia que 90 por cento dos vocábulos do português são na verdade palavras que já existia no latim? A história da evolução dos vocábulos latinos também ajuda a escrever latim mais rápido.

Uma técnica que optimiza e muito o seu aprendizado de latim é fazer traduções! Traduzir frases e textos do latim para o português ajuda a ganhar vocabulário, além de ajudar a compreender estruturas gramaticais nas duas línguas.

Escrever em latim pode ser mais simples do que se pensa, sobretudo se o aluno gostar de ler e claro, de escrever.

Palavras do latim que figuram na língua portuguesa

Não são poucas as palavras e expressões do latim que resistiram ao tempo e que figuram no nosso português, sendo utilizadas no nosso dia-a-dia sem que nos perguntemos a sua origem.

Ainda que a língua latina seja hoje considerada como uma língua morta, ela continua a viver através do nosso português. Aprender latim é muito mais divertido quando nos atentamos para as semelhanças entre os vocábulos do latim com os de nossa própria língua.

  • Agenda  do latim agere
  • Alibi,
  •  Alter ego
  • Curriculum Vitae
  • Et caetera ou etc
  • Fac simile 
  • Gratis 
  • Grosso modo 
  • Habeas corpus
  • Incognita
  • In memoriam
  • In vitro
  • Per capita
  • Statu quo
  • Sui generis
  • Ultimatum
  • Vice versa

São algumas das palavras de origem latina que vivem no nosso português. Algumas delas guardaram o mesmo significado, outras nem tanto.

Além das palavras, provérbios e expressões inteiras do latim subsistem hoje no português, adaptados a nossa cultura e tempo.

Como aprender a falar latim?

Aprender a falar latim pode não ser tão prático como aprender a falar inglês, espanhol, francês. Ao contrário destas línguas, o latim não é falado em nenhum país onde se possa fazer um intercâmbio linguístico. Não se ouve facilmente o latim na televisão ou no rádio o que pode dificultar um pouco o aprendizado da língua ou desmotivar um pouco os aprendizes.

Latim e a intelectualidade Fale latim e cause uma boa impressão!

Porém, aprender a falar latim não é tão difícil assim para um falante do português. No entanto, é necessário ficar atento a certas características linguísticas do latim, a seguir:

  • aprenda o sistema de declinações do latim
  • foque na pronúncia do latim
  • é importante aprender a colocação do acento tônico do latim

Seguindo essas diretrizes ficará mais fácil aprender a falar latim!

Nossas dicas para você aprender a falar latim

Falar e escrever em latim é possível utilizando o método de estudo correto.

Dentre as possibilidades para estudar latim estão:

  • aprender latim em um curso de Letras
  • ter aulas de latim pela internet
  • aprender latim com professor particular

Dentre essas possibilidades, ter aulas de latim com professor particular é a mais indicada para aqueles que querem aprender latim sem necessariamente ter que cursar uma graduação, aqueles que querem flexibilidades com relação aos horários das aulas e aqueles que querem aprender de forma séria e otimizada com um profissional da área.

Já pensou poder ler os textos clássicos de grandes nomes da literatura como Virgílio, Cícero, Ovídio na sua língua de origem?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar