Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Principais razões para saber a língua latina

De Carolina, publicado dia 16/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > O top 10 do porquê aprender latim

As línguas vivas de hoje são as herdeiras das línguas antigas. Assim, incorporamos as expressões idiomáticas dos nossos idiomas ancestrais.

Esse é o caso – entre um infinito – do provérbio latino “ad vitam æternam”, que significa “para a eternidade”. Usamos-o muito frequentemente no nosso cotidiano, certo?

Por exemplo, devemos fazer aulas de latim ad vitam æternam para ser capaz de traduzir, ler textos literários de Cícero, Ovídio, Tito Lívio, Horácio, ou para aprender português (como o latim pode ajudar?)?

O curso de latim para iniciantes e o curso de grego antigo estão em perigo no ensino, até em nível superior?

Nossos avós tiveram um pouco de aula de latim na escola, você sabia? Hoje, a opção latina não existe no currículo (curriculum!) das escolas. Porém, isso não quer dizer que a língua não é importante para o nosso aprendizado!

Aprenda a língua de Roma antiga Quer conhecer as belezas deixadas pelos romanos?

A opção latina deveria ser proposta no ensino médio (como aprender latim?). Segundo alguns professores de latim, a falta de conhecimento da língua pode ser susceptível de diminuir o nível de conhecimento dos jovens estudantes.

Por que saber falar latim em pleno ano 2019?

Os estudantes de latim lembram os seis casos (nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo, ablativo) da primeira declinação latina da palavra rosa.

Aprender as letras clássicas é frequentemente criticado como um curso de linguagem inútil, obsoleto, soporífero e retrógrado.

Neste post, Superprof tenta provar o contrário: aqui estão as 10 principais razões para aprender latim.

1. Aprenda latim para ler lindas cartas e frases

Em muitos debates sobre a educação, principalmente ao que se refere aos estudos das letras, os críticos se concentram na utilidade ou inutilidade de aprender as línguas mortas.

Poucos se concentram na beleza da língua latina…

Belas frases, sons que cantam… Tudo ilustra a beleza dessa linguagem… gostando dela ou não.

Aprender uma língua é sempre uma arte: mais que aprender japonês ou a língua árabe, falar latim fluentemente permite misturar um texto em português ou uma conversa, uma frase em latim retirada de um texto.

Podemos privilegiar a frase latina às palavras portuguesas para produzir um texto autêntico, acadêmico, cheio de erudição. Usar palavras latinas dá o selo e sublima o significado das palavras.

Locuções como ex ante (antes), ex post (após), ex nihilo (do nada), mare nostrum (nosso mar), magna est vis consuetudinis ( “poderosa é a força do hábito”). Elas não são bonitas?

A leitura do idioma latino leva a uma forma de latim falado cantado, entoações de voz que iluminam o que se tem diante dos olhos.

Quer saber mais sobre a língua e a cultura latina?

Evidentemente, tudo isso é muito subjetivo.

Querendo fazer um curso de latim?

2. Estudar latim para estimular disposições cognitivas

Aprender latim requer que você fique livre várias horas por semana para trabalhar e aprofundar suas habilidades.

No entanto, quando aprender a conjugar o verbo latino, o estudo do sistema gramatical e leitura de textos na língua de Júlio César, você vai ver a diferença! Ela realmente permite – talvez mais do que uma outra língua não-romana – expandir suas habilidades cognitivas. Então, aprenda latim para estar nas melhores classes!

Claramente, aprender latim encoraja o uso de ambos os hemisférios do cérebro simultaneamente.

Nós não nos tornamos necessariamente mais inteligentes…

No entanto, o latim é uma linguagem flexional que inclui um grande número de variações e casos: aprendê-los estimula as funções de memória do cérebro.

Além disso, o jovem aprendiz desenvolve seu raciocínio lógico e sua mente crítica, o que será uma ajuda proveitosa na vida futura.

Que tal fazer um curso de latim online?

3. Aprenda a língua latina para adquirir rigor e método

Vulgarizando um pouco, você pode parecer mais inteligente e brilhar na sociedade aprendendo latim.

No imaginário coletivo, o latinista é um velho erudito, grisalho, nostálgico, de uma época passada, cujo modo de vida rigoroso é tão austero quanto o interior de uma igreja.

Escolha um bom dicionário para aprender a língua latina. Na biblioteca, um dicionário etimológico será uma valiosa arma para aprender latim…

Aulas de língua romana para entender a filosofia A língua latina pode lhe acrescentar muito

No entanto, o estudo da língua latina não é reservado apenas para as pessoas da elite social e não serve apenas para as pessoas letradas.

De fato, o latim não é encontrado apenas nos degraus das igrejas, nem na literatura dos padres, mas também nos livros acadêmicos.

Muitos termos científicos vernaculares são palavras de origem latina: na medicina, na botânica, na geologia, na história, etc.

A aprendizagem metódica da língua latina ajuda a ganhar precisão, sem necessariamente ser um estudioso.

A biblioteca e um grande dicionário de português latim são, então, os novos amigos do aprendiz.

4. Aumente sua cultura geral aprendendo latim

A língua latina é também o idioma do Império Romano, mas a civilização romana dominou a Europa, o norte da África e o Oriente Médio por quase 800 anos!

O conhecimento do latim – e as publicações de história e arqueologia – ajuda a entender melhor a vida cotidiana dos romanos, costumes, normas, a história da literatura romana ou até mesmo a vida política do império, de César a Calígula através de Vespasiano, Trajano ou Marco Aurélio.

O latim era a língua de Roma em todos os territórios passados ​​sob seu domínio, e mesmo depois da queda do Império Romano.

Assim, por mais de dez séculos, a língua latina esteve em contato permanente com outras culturas não-latinas – que os romanos chamavam de bárbaros. Esse cruzamento deu origem a transferências linguísticas entre cada dialeto nas fronteiras do império.

De certo modo, esse aprendizado de latim é um curso de história especializada da Europa, uma abertura no passado para entender nosso presente.

5. Aprender melhor as línguas vivas

Aprenda latim para o aprendizado de outras línguas!

Se tornar fluente em latim ajuda a entender melhor a língua e cultura do mundo romano nos tempos antigos. Isso ficou claro para você, não é?

O latim vulgar – o usado nas províncias anexadas por Roma – deu origem a muitas línguas na Europa com o passar do tempo.

Esses sucessivos legados são hoje as línguas oficiais dos estados europeus e americanos, falados por mais de um bilhão de pessoas na Terra: as línguas românicas (italiano, francês, espanhol, português, romeno).

Conhecer o latim permite observar diretamente, e sem ter feito qualquer curso de francês, espanhol ou italiano, semelhanças com a raiz das palavras latinas, com o vocabulário latino e a gramática latina na escrita de idiomas europeus.

Outro argumento importante:

Durante uma possível viagem a países latinos na Europa Ocidental ou na América Latina, uma formação de latim promoverá grandemente sua imersão cultural e linguística para entender mais rapidamente os oradores locais.

6. Aprenda latim para entender melhor a língua portuguesa

A maioria do léxico português vem do latim: é a língua que deu origem à nossa língua materna.

Por isso, ela é tão importante para entender melhor o português.

Como os romanos, nossos ancestrais influenciaram a língua portuguesa, mas não sabemos em que proporções.

Muitas palavras ou expressões em latim foram incorporadas ao vocabulário português sem que a ortografia fosse modificada:

  • Álibi
  • Bônus
  • Index
  • Curriculum Vitae,
  • Ônibus
  • Lavabo,
  • Veto,
  • Aquarium,
  • Agenda,
  • Lapsus,
  • A priori,
  • In extenso,
  • In extremis
  • In situ,
  • Et cetera.

Na verdade, todos podem perceber que nós falamos latim sem saber e sem ter aprendido. Porque nós o usamos em nossa própria língua.

Muitas palavras do português antigo são camadas de latim vulgar e foram modificadas ao longo do tempo como as palavras “bom” (bonum), “água” (aquam), “fácil” (facilis), etc.

Conhecer a língua latina (e sua cultura) nos permite entender melhor a gramática portuguesa, as raízes etimológicas das palavras, aumentar seu conhecimento e seu campo lexical português, produzindo um duplo efeito positivo: melhorar sua expressão escrita e falada.

Aprenda as bases do português Pode parecer mentira, mas você vai ver o quanto é útil falar a língua romana

7. Melhore seus resultados escolares com aulas de latim

Conhece a biblioteca latina?

Aprender latim – ou grego – é muito raro. Mas os estudantes que decidirem fazer esse curso não vão se arrepender. Eles vão melhorar em todas as disciplinas que estudarem depois! Isso porque o latim e o grego são a base de várias ciências.

8. Aprenda latim: uma vantagem para o ensino superior?

Aprender línguas antigas, as chamadas línguas mortas, pode ser um pré-requisito para entrar em algum ensino superior.

De fato, conhecer o latim pode ajudar a analisar os textos antigos escritos pelos autores da civilização greco-romana e aproximar seu conteúdo do contexto sócio-histórico do mundo antigo (Aristófanes, Homero, Sêneca, Platão, Plínio, o Jovem e Plínio, o Velho, etc.).

Nos campos científicos, uma miríade de palavras tem raiz latina: nomes latinos foram preservados para muitos termos vernaculares: em biologia, matemática, medicina, botânica, ciência e vida da Terra, em geologia.

9. Oferecer oportunidades profissionais graças ao latim?

A aprendizagem de línguas antigas permite uma abertura sobre a cultura e os mitos fundadores da civilização ocidental: literatura, filosofia, ciência, direito, ideias políticas.

De fato, os estudantes de latim – não sem sofrer o aspecto elitista que é atribuído aos cursos – podem impulsionar sua carreira profissional.

Aqui estão as profissões compatíveis com o latim:

  • Professora de português,
  • Professor universitário,
  • Professor e pesquisador do mundo antigo,
  • Historiador,
  • Sociólogo especializado em latinidade,
  • Arqueólogo,
  • Etnólogo
  • Linguista,
  • Escritor,
  • Profissional de filologia profissional de línguas antigas.

10. Compreender filmes e séries sobre o Império Romano

Nada jamais fascinou cineastas e roteiristas mais que o Império Romano. Inúmeros filmes foram feitos sobre a Grécia antiga, a mitologia romana e a civilização.

Muitas vezes, filmes e séries têm como alvo um período da história antiga, em uma guerra púnica – por exemplo – ou nesse ou naquele imperador.

As belezas deixadas pelo Império romano Saiba mais sobre as artes grego-romanas

Os filmes Pompéia, Asterix e Obelix ou Gladiador são agora mundialmente famosos. A história em quadrinhos do Asterix também é conhecida e há muitas outras.

Saber latim não ajudará a entender melhor o filme que outro espectador. No entanto, as habilidades linguísticas e o estudo das humanidades ajudarão a ver quaisquer erros históricos ou anacronismos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar