Faça aulas da língua de Roma Antga

Como aprender o latim?

Ok, mas você pode amar estudar a língua latina e ter como objetivo a erudição, seja qual for o custo. Mas quando você aprende o básico, você ainda está longe de saber como falar latim… Aprender uma língua morta… Para quê? Que ideia estranha, diria em uníssono muitas pessoas. Embora seja verdade que o latim […]

03/11/202013 minutos de leitura

mulher estudando latim

Quais os primeiros passos para aprender latim ?

Existem excelentes motivos para iniciar os estudos da língua latina. Isso porque o latim é uma das principais línguas-mães do mundo já que deu origem a diversos idiomas como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno. Porém, nem todos sabem quais os primeiros passos que devem ser dados para aprender latim. […]

27/01/20206 minutos de leitura

lápis de cor grafite sobre folha de papel

Percurso para quem deseja ensinar latim

Você sabia que 80% das palavras que compõem a língua portuguesa são de procedência latina? Mesmo não sendo mais falada em sua integralidade em nenhum país do mundo, o latim continua presente em vários momentos das nossas vidas! Se você deseja se dedicar a dar curso de latim, seja enquanto professor particular, profissional contratado por uma […]

17/12/20198 minutos de leitura

Livros escritos em latim

Onde aprender a língua oficial da República Romana nas capitais brasileiras?

O curso de latim não está entre os mais procurados pelos estudantes universitários. No entanto, esta linguagem é útil em muitos aspectos: estudar latim ajuda a compreender melhor a organização das línguas românicas (francês, espanhol, romeno, italiano e português). Estudar o latim nos ajuda a compreender a nossa língua, melhorar a ortografia, assimilar a história […]

22/11/20197 minutos de leitura

Precisando de aprender latin?

Você conhece a importância de aprender o Latim, suas bases e história ? Temos tudo aqui reunido para vocês !

Aproveite para agendar uma aula na sua cidade, seja no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba, no Distrito Federal, em Belo Horizonte, Curitiba ou em outra cidade, você vai sempre poder contar com professores qualificados além de poder sempre pedir sua aula on-line, se assim preferir.
A Superprof tem os melhores profissionais e mais de 100.000 alunos já tiveram aula de Latim na plataforma.

Aprenda a língua latina

Saber tudo sobre o latim

Desde a Antiguidade até a Idade Média, o espaço indo-europeu viu surgir sob seu solo uma grande quantidade de línguas regionais e outros dialetos. Uma verdadeira evolução de línguas resultantes dos fluxos migratórios, de contatos, de confrontos e de colonização entre os povos. A Europa é, de fato, o produto de uma evolução multi-milenar. Ao […]

05/02/20197 minutos de leitura

Dicas para escrever em latim

Falar e escrever em latim

Se um dia o estudo do latim fez parte da grade curricular  de nossos estudantes da educação básica, isso já não é o caso. Hoje, o aprendizado do latim se reserva a alunos de certos cursos universitários, pesquisadores e latinistas. O estudo do latim não é apreciado por grande parte dos estudantes mesmo os de […]

23/01/20197 minutos de leitura

Estudos superiores da língua latina

Por que aprender latim?

E se os legionários do Império Romano nunca tivessem tido tempo de conquistar o mundo conhecido dos seus tempos antigos, certamente não teríamos como língua materna as línguas romanas (português, francês, italiano, espanhol, catalão, occitano, etc.). Além disso, nós realmente veríamos uma perfeita inutilidade em aprender latim. Costuma-se dizer que o latim é uma língua […]

19/01/20197 minutos de leitura

Diferença entre latim vulgar e latim clássico

Guia completo do latim

O curso de latim não está entre os mais procurados pelos estudantes universitários. No entanto, esta linguagem é útil em muitos aspectos: estudar latim ajuda a compreender melhor a organização das línguas românicas (francês, espanhol, romeno, italiano e português). Estudar o latim, nos ajuda a compreender a nossa língua, melhorar a ortografia, assimilar a história […]

18/01/20197 minutos de leitura

Latim: morto para uns, vivo para outros

Falar do latim é falar da origem de muitas coisas: a cultura européia, a história da Roma Antiga, as línguas românicas que falamos hoje (português, espanhol, francês, italiano, etc.); é falar de um todo. Mas quem fala latim? Para falar, o que é falar, como se fala português, ninguém, mas sua marca ainda está em nossa vida diária, nas palavras que dizemos (como currículo, etc., ultimato) ou em frases como cum laude, quid pro quo, carpe diem, etc.

Embora o latim não seja uma língua viva em si, ou seja, não é falado oficialmente em nenhum lugar, embora seja co-oficial no Vaticano, há muitas pessoas que estudam esta língua hoje em dia. Por exemplo, qualquer pessoa que se dedique aos idiomas terá estudado latim, pois é a base de muitos deles e permite que você os aprenda mais rapidamente com aulas de latim.

O latim e as vantagens de estudá-lo

Apesar de ser um assunto interessante, há muitos alunos que têm dificuldade para passar nos exames e adquirir os conhecimentos. E o fato é que, embora como falantes de português conheçamos muitas estruturas latinas, no final das contas é outra língua com suas declinações e casos e pode ser, muitas vezes, avassaladora.

Você não sabe sobre declinações e casos? Expliquemos: uma declinação é um conjunto de maneiras pelas quais uma palavra, seja um substantivo, um adjetivo ou um pronome, é declinado, ou seja, dependendo da função de cada palavra no texto, ela terá uma maneira ou outra de ser escrita (portanto, para não complicá-la muito). Quanto aos casos, há vários tipos: nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo, ablativo e locativo, e são usados para o substantivo expressar uma função sintáctica. Por exemplo, o nominativo expressa a função do sujeito, para que você possa situá-lo em português.

Mas sem entrar em muito mais detalhes, pois é para isso que servem as aulas, diremos brevemente as vantagens de estudar latim:

  • Especialistas em línguas românicas: a única maneira de se tornar um especialista completo em línguas como o português, francês ou italiano é conhecer e administrar bem o latim, pois ele é a raiz de todas as línguas românicas.
  • Cultura geral: o latim foi a língua na qual se expressaram as maiores descobertas em filosofia, teologia e política, portanto, conhecer esta língua ajudará você a compreender melhor todos estes princípios básicos do conhecimento humano.
  • Física ou química: não sabemos se você notou, mas o latim é essencial no mundo científico; a maioria dos nomes científicos vem desta língua e os símbolos químicos são geralmente representados pelas primeiras letras de seu nome em latim.

Aulas de reforço para seus filhos

No entanto, e como sabemos que desde a adolescência ou da fase universitária estas vantagens não são tão evidentes, às vezes é necessário dar um empurrão para que nossos filhos os motivem e descubram o lado bom das coisas. Por esta razão, quando seu filho chegar em casa amaldiçoando o assunto ou repetindo a frase típica “isto é inútil para mim”, você estará lá para dizer-lhes o que sabe sobre o latim e como ele pode ajudá-los em seu futuro.

Há muitas academias e centros que oferecem aulas de remediação para os alunos, seja no primário, secundário ou bacharelado, e aulas particulares para melhorar nessa disciplina que lhes dá tantos problemas. Além disso, você pode combinar o reforço escolar em latim com algumas aulas de apoio em matemática ou inglês, por exemplo, uma vez que estes centros têm uma ampla gama de aulas e cursos.

De nossa parte, a Superprof tem uma excelente equipe de professores com qualificações e treinamento comprovado prontos para ajudar seus filhos com o latim e o que mais for necessário. Não pense duas vezes e tenha suas aulas, ipso facto!