Existem excelentes motivos para iniciar os estudos da língua latina. Isso porque o latim é uma das principais línguas-mães do mundo já que deu origem a diversos idiomas como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno. Porém, nem todos sabem quais os primeiros passos que devem ser dados para aprender latim.

Para aprender latim é fundamental seguir algumas dicas-chaves. Isso porque o latim possui muitas nuances, regras e normas, o que o torna um idioma rico. Por isso, nem sempre é fácil aprender latim, por mais que existam diversos materiais que são disponibilizados na internet, por exemplo.

Se você deseja descobrir quais são os primeiros passos que devem ser dados para aprender latim, continue lendo o artigo. Separamos os principais métodos para iniciar os seus estudos acerca da língua e os melhores materiais que contêm informações sobre o latim. Confira a matéria e saiba mais!

Aprendendo as bases do latim

aprender as bases de latim
Para aprender as bases do latim pode-se utilizar diferentes métodos de aprendizado, lendo obras literárias e apostilas, assistindo a aulas, realizando conversações e ouvindo rádios em latim, por exemplo. Dessa forma é possível ter um maior aprendizado.

O principal recurso utilizado pelos estudantes para aprender as bases do latim é o livro "Le Latin Sans Peine" que é uma edição antiga, do ano de 1966, redigida em francês (não é possível encontrá-lo escrito na língua portuguesa). Vale ressaltar que há uma versão mais reformulada desse livro que possui gravações de lições em mp3.

Para aprender as bases do latim, você também pode utilizar o livro "Língua Latina Per Se Illustrata" que é um material didático que possui áudios em mp3 e exercícios em latim. Esse livro é ideal para quem deseja aprender latim através da conversação e também compreender os textos escritos em latim.

Existem também boas rádios para ouvir e aprender latim. As principais são a Rádio Vaticana (para quem não sabe, o Vaticano é o único lugar do mundo que utiliza o latim como idioma principal), a Rádio Bremen e a Rádio da Companhia Finlandesa de Difusão, chamada de Nuntii Latini.

Há também um excelente website informativo que disponibiliza informações em latim, chamado de Ephemeris. Todo o site é escrito em latim, e por isso é possível ler notícias atuais na língua latina. Já a respeito de livros clássicos, você pode ler estes:

  • Harrius Potter;
  • Regulus, mais conhecido como "o pequeno príncipe";
  • Asterix;
  • Alicia in Terra Mirabili, mais conhecida como "alice no país das maravilhas";
  • Hobbitus Ille, mais conhecido como "o hobbit";

Há também diversas outras obras literárias que já foram escritas em latim, basta pesquisá-las na internet para encontrar. Além disso,  existem várias histórias em latim que podem ser lidas em sites como o Eutropius e o Lhomond que são fáceis e indicadas para quem é iniciante e deseja aprender latim.

Para quem é cristão, uma boa opção é ler o site Vulgata que disponibiliza uma versão em latim da bíblia que acompanha uma tradução em português. Dessa forma é possível comparar as línguas e conhecer mais o vocabulário latino.

Outra excelente opção para aprender latim é o livro Mille Fabulae et Una - 1001 Fables in Latin. Nesse livro, o estudante pode ler várias fábulas que foram escritas em latim pela autora Laura Gibbs. Por fim, para realizar conversações, há o 'circulus latinus' que é um grupo de pessoas que se juntam para falar em latim.

Para aprender latim de forma rápida e eficaz, é fundamental que o estudante procure pensar em latim e tentar escrever sentenças que sejam mais simples, de acordo com o seu conhecimento de vocabulário. Fazer cópias de textos em latim e tentar traduzi-los também é uma excelente forma de se tornar um expert na língua.

Qual a melhor idade para começar a estudar o latim ?

livro para aprender latim
Não há uma idade exata para aprender latim. Porém, a idade ideal para aprender uma segunda língua é aos 3 anos de idade. Inclusive, a melhor idade para aprender uma segunda língua é entre 3 e 8 anos, pois crianças dessa idade possuem mais facilidade para aprender qualquer idioma.

Não existe uma idade indicada para aprender latim, porém é fundamental que o estudante conheça a importância do latim para iniciar os seus estudos. Isso porque a língua latina é conhecida por ser um "idioma morto" e isso faz com que muitas pessoas não tenham interesse em aprendê-lo.

Mas, quando a pessoa descobre que o latim é a língua-mãe dos principais idiomas da Europa e que as suas regras e normas são recheadas de conhecimentos que envolvem raciocínio e técnicas antigas, ela começa a compreender a importância da língua e a desejar aprender latim.

Quando se é criança, o ideal é aprender latim através de brincadeiras, pois isso pode ajudar bastante no processo de aprendizado. E, quando se é adulto, o ideal é estudar através de apostilas, videoaulas, aulas particulares, livros e ambientes virtuais de conversação em latim.

Com vontade de aprender latim juridico?

Melhores maneiras de estudar latim online

maneiras de estudar latim online
O uso de aplicativos e sites são as melhores maneiras de estudar latim online. Através desses recursos, os alunos conseguem ter acesso a conteúdos excelentes que podem ajudar o estudante a aprender todas as regras e normas que envolvem o latim.

Os aplicativos e os sites são as melhores ferramentas de estudar latim online. Esses métodos de estudo costumam ser mais dinâmicos, fazendo com que o aluno aprenda o conteúdo de forma mais profunda e eficiente.

Além disso, a internet é muito extensa e disponibiliza diversos materiais para aprender todas as nuances que envolvem a língua latina. Na web é possível encontrar vários conteúdos que ajudam a entender a gramática, a pronúncia e as regras do latim.

Aplicativos que disponibilizam conteúdos em latim

Os apps são os queridinhos de quem deseja aprender latim. Isso porque através dos aplicativos, os alunos podem aprender latim de forma mais dinâmica e interativa. Em geral, os apps mais indicados são os que possuem ambientes virtuais onde os estudantes podem se conectar, conversar e trocar ideias utilizando a língua latina. Assim é possível conhecer pessoas novas e aprender latim.

Se você deseja aprender latim através de apps, acesse o Google Play ou o Apple Store e procure os principais aplicativos. Esse método de estudo é indicado para todos que gostam de aprender em conjunto com várias pessoas e também gostam de jogar games que ajudam a aprender determinado conteúdo.

Sites que oferecem materiais de latim

Há excelentes sites na internet que disponibilizam materiais para os estudantes aprenderem a língua latina. Além disso, existem plataformas que disponibilizam videoaulas de latim com professores particulares para facilitar a vida do estudante. Isso porque o estudo autodidata, lendo apostilas e livros, e o acesso às aulas de latim podem tornar o aluno um expert em latim.

O estudante também pode acessar canais do youtube que disponibilizam aulas em latim e acessar materiais - como livros e apostilas em PDFs - gratuitos na internet. Essa forma de estudar latim online é indicada para quem não possui muitos recursos financeiros para aprender latim, mas deseja falar a língua fluentemente.

Para encontrar esses sites, basta procurar no Google os melhores sites para estudar latim online. Há uma infinidade de opções que podem te ajudar bastante a aprender essa maravilhosa língua. E, não esqueça: se você deseja aprender latim de forma mais aprofundada, opte pelas aulas de latim com professores particulares!

Ferramentas para aprender latim

ferramentas para aprender latim
As principais ferramentas para aprender latim são: os livros, as aulas e as conversações em latim. Esses métodos são fundamentais para ajudar o aluno a conseguir falar a língua latina fluentemente. Isso porque o aluno consegue aprender melhor a gramática com os livros, tirar dúvidas e ter um maior direcionamento com as aulas e aprender a pronúncia com as conversações em latim.

As principais ferramentas para estudar latim são os livros, as apostilas e as aulas. Os livros e as apostilas podem ser acessados através de PDFs e as aulas de latim podem ser acessadas na internet. Há também a possibilidade de ter aulas de latim com professores particulares de forma online. Essas aulas são indicadas para quem possui dificuldade em aprender latim ou para quem deseja aprender a língua de forma mais aprofundada.

Essas são as ferramentas mais comuns para estudar latim, porém existem também os ambientes virtuais que facilitam as trocas de conhecimento e ideias, onde os estudantes podem conversar entre si e aprender ainda mais a língua. Os joguinhos dos aplicativos também são boas opções para aprender latim de forma mais dinâmica.

Portanto, as conversações, os livros e as aulas são as principais ferramentas para aprender latim. Para ter mais conversações em latim, você pode optar por sair com pessoas que falam latim a fim de praticar a língua latina continuamente, como se a utilizasse no seu cotidiano. Isso pode te ajudar bastante a aprender o idioma!

Agora que você já conhece os principais métodos para aprender latim, basta escolher a que mais combina com o seu estilo de estudo! Depois é só se maravilhar aprendendo as belas nuances que envolvem a língua latina!

Precisando de um professor de Latim ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.