Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível ter uma conversa em língua latina?

De Joseane, publicado dia 22/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Nossas dicas para você aprender a falar latim

Quidquid latine dictum sit altum sonatur- o que quer que se diga em latim, soa profundo

Essa citação é realmente verdadeira. As duas línguas clássicas latim e grego certamente agregam valor além, é claro, de ser muito chique!

Quem nunca ouviu a citação de um provérbio em latim e ficou super encantado? O latim soa bem e faz bonito onde quer que seja.

Os estudantes universitários já conhecem o segredo: citar obras em latim, dar nomes de autores latinos, trazer referências do latim, chama atenção dos professores de forma muito positiva!

Quem nunca colocou uma frase em latim em um trabalho de monografia só para “dar uma de intelectual”. E funciona! O latim é uma língua que agrega valor, sobretudo no meio acadêmico.

Mas, se você não é assim tão vaidoso e gostaria de ter razões mais sensatas para começar o seu curso de latim, continue lendo…

Os pontos positivos de se aprender a língua de Cícero

Toda forma de aprendizado e de conhecimento é válido. Conhecer nunca é demais! 

Saiba por que você deveria começar a ter aulas de latim desde já:

  • Aprender a língua latina desenvolve as capacidades cognitivas: a aprendizagem do latim faz trabalhar dos dois hemisférios do cérebro e torna possível desenvolver o espírito de análise e síntese,
  • Estudar latim fazendo traduções pode ser super divertido: você pode brincar com a ordem das palavras na frase! O latim é uma língua de várias possibilidades
  • Aprender latim ajuda a compreender certas estruturas do português: o português nasceu do latim, muitas coisas na nossa língua podem ser justificadas e compreendidas quando estudamos latim! Se você tem dificuldades com o português, aprender o latim vai melhorar muito o seu conhecimento de português.
  • Estudar o latim melhora o conhecimento em cultura geral: faz parte do estudo do latim a imersão na história e na literatura latina,  à leitura de textos clássicos, fundamentos culturais da nossa civilização.

Esse são apenas algumas das várias vantagens que advém do aprendizado do latim. Você ainda vai aprender a declinar, a traduzir, a utilizar expressões idiomáticas e provérbios! Você também vai aprender palavras do latim que são utilizadas no português!

O latim é uma língua morta?

Hoje, o latim é ensinado como uma matéria opcional na grande maioria dos cursos universitários. Em algumas faculdades, o latim é disciplina obrigatória para os alunos dos cursos de Letras. Porém, por se tratar de uma língua morta, muitas vezes o aprendizado do latim é negligenciado pelos alunos.

Falar latim é chique O latim é reservado às academias e a igreja…

O que muitos estudantes não sabem, é justamente aquilo que foi colocado mais acima nesse artigo. O latim é uma disciplina interdisciplinar e o seu aprendizado possui vantagens que vão muito além do que se imagina.

Certo, o latim é uma língua que foi declarada uma língua morta, mas por qual razão é preciso manter vivo o ensino do latim?

Vamos dar uma olhada na história do latim

Cerca de 2.000 anos atrás, nos encontramos na era de ouro da literatura latina, que corresponde ao auge do Império Romano. Por muito tempo, o latim foi falado em toda a Itália, e se espalhou pouco a pouco pelo Império, extinguindo ao mesmo tempo os outros dialetos regionais.

Assim, a linguagem é codificada e aprendida na escola.

Dessa forma, observamos dois pontos essenciais para a expansão de uma linguagem:

  • A necessidade de um tutor político e administrativo: o Império Romano,
  • O apoio de um sistema escolar eficaz.

Por qual razão o latim desapareceu?

No final do Império Romano, por volta do século quinto, o latim ainda era a língua falada. No entanto, a língua perde força com a aqueda do império romano, seu guardião administrativo e político. Com isso, o rigor linguístico se perde e os ditos barbarismos começam a surgir.

Além disso, a Igreja Católica Romana desempenha um papel importante na conservação do latim como língua comum através da cristianização e do ensino do latim para pessoas instruídas. Até mesmo a Grã-Bretanha, a África do Norte e a Espanha usam o latim até o século VII.

Mas finalmente, é na Gália que o latim sofre mais transformações. Já no século VII, existem apenas dois casos e a língua românica se torna a norma mesmo entre os homens da Igreja.

Foi Carlos Magno que restituiu ao latim o título de língua nobre, isso no século VIII. Ele é conhecido por ter inventado a escola, na verdade, ele colocou a escola de volta no lugar ao legislar:

  • Recriar uma estrutura escolar digna do nome,
  • Usar a escola dos mestres do passado (o modelo de escola latina de antes),
  • Usar a escola dos mestres mais instruídos da época.

O latim restaurado é a língua oficial do Império Carolíngio. A latinidade não enfraqueceu, tendo atingido seu auge no século XII. É graças a este latim que a Europa Ocidental de hoje deve sua unidade intelectual. Desde então, o latim tem se tornado uma ferramenta para os mais refinados da sociedade.

O latim, cria uma certa “unificação” na Europa. Aprender latim nos aproxima de nossos compatriotas europeus, na condição de que aprendamos como uma língua viva, uma linguagem comum de comunicação e não uma linguagem elitista centrada no estudo de textos acadêmicos. O latim ainda é usado hoje por cientistas através de taxonomias botânicas, anatômicas, médicas, zoológicas ou químicas.

Aprenda a escrever latim!

Que tal aprender latim em uma universidade de letras?

Se tornar latinista é possível se você estiver realmente motivado. O estudo do latim dispensado nas universidades de letras espalhadas por todo o país permite ao estudante completar uma graduação em latim, se especializar na língua de Cícero e se tornar um doutor pesquisador da língua latina.

Como se tornar professor de latim Que tal se tornar um latinista diplomado?

O curso de latim pode ou não ser obrigatório para os alunos de letras, tudo vai depender da grade curricular de cada universidade e, claro, da especialidade de cada curso. Geralmente, os alunos de literaturas ou de línguas neolatinas (francês, italiano, espanhol, romeno) e do próprio português tem o latim como disciplina obrigatória ocupando uma boa parte da carga horária do curso.

Já os alunos de outras disciplinas possuem menos horas de estudos de latim na grade obrigatória mas podem estender esse tempo colocando o latim na grade como uma matéria opcional.

No entanto, existe a formação de latim. Para aqueles que estão certos da sua escolha em se tornar um latinista e trabalhar com o latim. O latim como ferramenta de trabalho pode ser muito promissor. Você pode se tornar professor de latim, linguista e pesquisador!

Na faculdade de letras, você vai aprender a falar latim e a escrever em latim!

Sabia que é possível aprender latim sozinho pela internet?

Se você não deseja se aprofundar no conhecimento de latim e quer aprender essa língua como um “amador’, a internet é o seu lugar ideal.

Aprender latim na internet Aprenda latim de forma prática e sem sair de casa!

Além de poder gerenciar o seu tempo de estudo, na internet você escolher o método que melhor se adapta a sua forma de aprender.

Aprender latim fazendo tradução, aprender latim lendo textos clássicos, aprender latim trabalhando a gramática, está entre as diferentes formas de aprender latim na internet.

Alguns sites disponibilizam podcasts onde você pode ouvir a pronúncia correta das palavras em latim. Professores de latim disponibilizam vídeos no youtube que explicam conceitos do latim, dão dicas de gramática, ensinam a fazer a declinação em latim e, claro, ensinam a pronúncia correta das palavras e vocábulos.

Dentre as vantagens de se aprender latim, está o fato de poder ler grandes nomes da literatura clássica como Cícero, Virgílio, Plauto, Catão, Horácio, Lucrécio, na língua de origem.

Algumas plataformas online oferecem um método de aprendizado de latim baseado na leituras dos clássicos! Uma ideia genial, rica em pedagogia e cultura !

Além de aprender a falar, também é possível aprender a escrever em latim graças aos recursos online.

Professor particular de latim: a solução ideal

Dentre as modalidades disponíveis para aprender latim, a aula de latim com professor particular é certamente a mais recomendada.

Aula de latim por skype Já encontrou o seu professor particular de latim?

O professor de latim lia o melhor dos dois mundos: aulas com horários flexíveis e o acompanhamento de um profissional.

O professor particular d latim que é geralmente um latinista, estudante de letras ou professor de latim já formado está apto a ensinar latim através de um método adaptado aos diferentes perfis de estudante.

Aula sobre a história do latim, dicas para aprender a ler, escrever latim e falar em latim, informações sobre o acento tônico em lati, os diferentes métodos de aprendizado de latim… o professor particular colocará todas as possibilidades à disposição do aluno.

Quando se está aprendendo uma língua, seja ela qual for, uma das maiores dificuldades encontradas pelo estudante é conseguir manter a motivação. Chega sempre um momento onde se tem a impressão de não mais evoluir quando se está aprendendo uma língua, nesse momento a desmotivação bate à porta.

O professor e profissional do latim conhece esse fenômeno e não deixará o estudante “jogar a toalha”.  O professor particular de latim, através de técnicas pedagógicas de ensino, vai te manter sempre motivado e pronto a progredir na língua latina.

Onde encontrar um professor particular de latim ou um latinista? Aqui mesmo no Superprof! Aulas particulares de baixo custo e feitas sob medida para você que quer aprender latim!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar