Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dominar o idioma de Cícero: um retorno à Roma antiga

De Joseane, publicado dia 20/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Como aprender a falar latim?

Sapientiam autem non vincit malitia -nenhum mal pode superar a sabedoria- provérbio latino

Não é por que o latim é uma língua morta que não devemos nos dedicar a aprendizagem dessa língua!

E se você tornasse a aprendizagem do latim um hábito, como um hobby, por exemplo ?

Se você é aluno de latim ou aluno de letras, certamente você terá obrigatoriamente que aprender a escrever em latim. A tradução de textos do português para o latim e vice-versa, faz parte das aulas de latim de toda faculdade de letras.

No entanto, o foco está escrita de latim e não na fala que não é obrigatória, embora seja desejável.

Você acha que um aluno de latim não pode aprender a falar fluentemente a língua dos romanos? Não é porque não podemos mais conversar com falantes nativos do Império Romano que não devamos aprender a falar latim corretamente.

Se você quer aprender a língua latina, aprenda a pronunciá-la corretamente! Comece com as regras de pronúncia e posição da acentuação tônica na palavra.

Siga os nossos conselhos e você será capaz de reivindicar o bilinguismo em latim. Se há muitas pessoas que aprendem línguas que não existem como a língua do P, por que você não pode aprender a falar latim?

Aprenda a falar latim começando pelo alfabeto

Como falantes de uma língua latina, muitas vezes pensamos que não é necessário insistir no alfabeto latino, já que usamos o mesmo. Um pensamento que está parcialmente errado.

Aprenda afalar e escrever em latim Viu como o alfabeto romano tem suas diferenças?

Na realidade o alfabeto brasileiro não é uma cópia exata do alfabeto latino. No tempo de Cícero, havia 21 letras: J, U, W, Y e Z não existiam. Durante o século I, as letras Y e Z foram adicionadas geralmente para escrever as palavras estrangeiras, principalmente gregas, sendo estas duas letras de origem grega.

Nossas dicas para você aprender a falar latim, aqui.

A particularidade do I e do V

No latim, o I e V éram, ao mesmo tempo, vogais e consoantes. Tudo dependia da palavra. Às vezes, eles poderiam ser escritos duas vezes seguidas na mesma palavra e interpretar a primeira vez o papel de uma consoante e a segunda vez o papel de uma vogal:

  • Servvs: Servus,
  • Ivvenis: juvenis.

Foi somente durante a Idade Média, no século 16, que estas palavras foram simplificadas devido ao surgimento das letras J e U.

  • O I se torna uma vogal e V uma consoante: iam virar jam,
  • O V permanece uma consoante em todos os casos, enquanto o U assume o papel da vogal: vurbs se torna urbs.

O latim não possui nenhum acento na escrita

No começo, o alfabeto latino se parece com o alfabeto português, com exceção do W. Mas cuidado, se a pronúncia é muitas vezes semelhante, há algumas exceções e o latim permanece um idioma diferente do nosso.

Veja aqui uma lista de palavras do latim que ainda se utiliza no português moderno.

Aprenda a falar latim focando na pronúncia

Você sabia que o “s” rolado do espanhol, do italiano e do português vem na verdade do latim?

À exceção de certas universidades, dos cursos de latim e do prestigioso meio acadêmico, a pronúncia do latim fora esquecida, se portuguesando ou se abrasileirando, de acordo com o povo.

Professores de faculdades e colégios de fato abandonaram a pronúncia latina para pronúncia brasileira ou portuguesa ou francesa, etc. Basta ver como pronunciamos “curriculum vitae” em português, um pouco longe da pronúncia original.

É somente em certas universidades, no estudo das letras clássicas que podemos realmente imergir na verdadeira pronúncia do latim.

o latim é falado pela igreja O latim pode ser escutado durante uma missa no Vaticano, por exemplo

Mesmo no Vaticano, quando a missa é celebrada em latim, a pronúncia é mais próxima do italiano do que do latim falado na Roma Antiga.

Mas então, como se deve pronunciar o latim?

Duas regras são absolutamente essenciais para ler o latim e pronunciá-lo da maneira correta:

  • Todas as letras são pronunciadas. Nenhuma letra silenciosa existe, exceto para o H,
  • Uma letra é sempre pronunciada da mesma maneira.

Diferenças com o português:

  •  A letra “t” antes de “i”, tem som de “s”, quando a sílaba não é tônica. Ex.: “gratia” pronuncia-se “grássia”.
  • A letra “j” tem sempre som de “i”. Ex.: […] “Jesus” pronuncia-se “iésus”.
  • O grupo consonantal “ch” tem som de “k”. Ex.: “machina” pronuncia-se “mákina”.
  • O grupo consonantal “gn” tem som de “nh”. Ex.: […] “cognosco” pronuncia-se “conhósco”.
  • O grupo consonantal “ph” tem som de “f”, igual ao português arcaico.
  • Em português pronuncia-se “u” palavras que terminam em “o”; belo = bélu enquanto no latim, o “o” tem som de “o”.

Outros fenômenos que diferenciam o português do latim:

A ditongação é um dos fenômenos que mais marcam as diferenças entre o latim e o português;

  • A ditongação: síncope (queda do fonema medial. Ex.: malu – mau);
  • vocalização (consoante transformada em vogal. Ex.: conceptu – conceito);
  • metátase (transposição de fonema. Ex.: livrairo – livreiro);
  • epêntese (aparecimento de uma vogal, durante a evolução, para desfazer o hiato. Ex.: creo – credo – creio).

Além destes, o “ão” presente no final de vocábulos da língua portuguesa, corresponde a várias formas latinas, como, por exemplo, veranu – verão, non – não, pane – pão etc.

Outros fenômenos que também ocorrem na transição do latim para o português são a:

  • apócope: diz respeito a troca de um fonema surdo por um sonoro homorgâmico (fonemas que se pronunciam com os mesmos órgãos): amica – amiga.
  •  sonorização: é quando, durante a evolução de uma língua para a outra, existe a queda do fonema final: novem – nove.

Ademais, poupa-se o hiato na língua que se fala no Brasil e Portugal. Vogais iguais tornam-se únicas (teer – ter), vogal é trocada por consoante (rigeo – rijo), ditongação de um “i” (tea – teia) e, finalizando, desenvolvimento do som palatal de transição “nh” (mia – minha).

Parece complicado? Agende uma aula de latim com um professor particular e aprenda de uma vez por todas a escrever na língua de Cícero!

Aprenda a colocar a sílaba tônica do latim na fala

Para melhorar as suas habilidades linguísticas, aprender a falar latim de maneira eficaz, alcançar um nível avançado quando se aprende uma nova língua como o latim, é necessário saber como colocar o acento tônico.

Como pronunciar corretamente em latim Respeitando a sílaba tônica você se aproxima mais da pronúncia do latim

Em português, assim como no espanhol e no italiano, a sílaba tônica é muito importante e faz toda diferença na hora de pronunciar as palavras. Assim era também no latim!

Em latim não há acentuação gráfica. Para saber qual é a sílaba tônica de uma palavra, é preciso conhecer a duração da penúltima sílaba.

Não há oxítonas em latim, apenas paroxítonas e proparoxítonas. Quando a penúltima sílaba é longa, a tonicidade recai sobre ela, e a palavra é paroxítona. Quando a penúltima é breve, a tonicidade recua para a sílaba anterior, e a palavra é proparoxítona.

Ex.: amāre ‘amar’ (penúltima sílaba longa) pronuncia-se amáre.

Ex.: facĕre ‘fazer’ (penúltima sílaba breve) pronuncia-se fácere.

Como geralmente palavras de mais de uma sílaba não têm a tonicidade sobre a última sílaba (i.e. não são oxítonas), as palavras de duas sílabas são paroxítonas.

Como visto, não existem acentos gráficos em latim; entretanto, o método frequentemente marca a sílaba tônica com um acento agudo para facilitar a pronúncia.

Há uma dúvida a respeito da natureza da ‘tonicidade’ aqui marcada com o acento gráfico. Alguns estudiosos defendem que era um acento de intensidade (ou seja, algumas sílabas seriam pronunciadas com mais força do que outras, como em português). Outros pensam que o acento latino era melódico, ou seja, musical, como se discute quanto ao grego antigo (nesse caso, algumas sílabas seriam pronunciadas num tom mais alto).

Uma sílaba é longa se a vogal for seguida por duas consoantes, um X ou se consistir de um ditongo (ae, oe, au e às vezes ui, ei). Nos dicionários, eles são anotados em, ē, ī, ō, ū:

  • ‘pax,
  • ‘Pactum,
  • ‘Poena,
  • ‘Pauper

Uma sílaba é breve se a vogal for seguida por outra vogal ou um H, denotado por ă, ĕ, ĭ, ŏ, ŭ nos dicionários:

  • ‘Puer,
  • ‘Puella,
  • ‘Veho.

Deu um “tilt” na cabeça? Que tal procurar um professor de latim e aproveitar para conhecer mais sobre a história do alfabeto latino e outras particularidades do latim?

Treine o seu latim: leia latim em voz alta

Uma das  maneiras mais eficazes para progredir no aprendizado de uma língua é imergindo na sua cultura, passando uma estadia linguística no país de origem. Obviamente, isso não é possível com o latim. A menos que você tome o lugar do Papa, você não terá a oportunidade de falar latim na vida cotidiana.

Aula de latim a domicílio Treine sua pronúncia com um professor de latim

Então como progredir em latim?

Uma maneira de mergulhar na língua latina desde o nível iniciante e assimilar as regras de gramática, aprender o vocabulário e a pronúncia das palavras é escutando podcasts em latim. No site Latinitium, você poderá escutar e repetir frases em latim.

Com a prática, os sons parecerão cada vez mais naturais e você entenderá cada vez melhor os diferentes fonemas. Essa prática te fará também descobrir textos clássicos do latim sem realmente ter que lê-los.

Depois de adquirir um pouco do vocabulário, para melhorar sua pronúncia e se familiarizar com o sotaque, você também pode praticar a leitura em voz alta.

Se você está tendo aulas de latim, o seu professor poderá corrigir a sua pronúncia!

Grandes autores clássicos escreveram em latim. Você saberá que está realmente fera no latim quando for capaz de ler sem problemas a obra de Virgílio, Cícero, Sêneca ou Marco Aurélio na versão original!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar