Tópicos
Aprender latim exige um pouco de esforço por parte do estudante.
Embora o alfabeto latino não represente algum problema para os estudantes lusófonos que querem aprender latim, o sistema gramatical do latim pode ser um desafio.
Fato é que utilizamos o mesmo alfabeto românico. No entanto, o sistema gramatical do latim é diferente do português, embora a língua portuguesa tenha se construído a partir do latim.
Mas não precisa se desmotivar. Na realidade, aprender latim não é tão complicado assim quanto se tem o aparato necessário para estudar e compreender as regras de escrita dessa língua clássica.
Pense que, ao aprender o latim, você terá mais facilidade para aprender outras línguas estrangeiras como o espanhol, o italiano, o francês, o romeno. Essas línguas ditas línguas neolatinas, assim como o português, nasceram do latim e possuem muitas semelhanças com a sua língua mãe.
Ter aula de latim com um professor particular de latim te ajudará a otimizar o seu tempo de estudo e a progredir em latim.
Mas, outras formas de aprender a escrever em latim são disponíveis, escolha a aquela ou aquelas que funciona melhor para você!
Aprenda a escrever latim usando um bom método
Aprender a escrever latim pode se tornar mais fácil se utilizado um material de estudo dos bons!
Procurando por um bom curso de latim?

De fato, aprender é uma arte que se domina. Na Idade Média o aprendizado se dava pelo método da memorização somente e não levava em conta a diversidade dos estudantes e suas diferentes maneiras de aprender.
O método de aprendizado do latim se resumia na memorização das declinações e do vocabulário de latim. Os estudantes aprendiam o significado de uma palavra em latim falava pelo pelo mestre e deviam repeti-la em sua frente.
Aprendia-se por imitação a formar frases.
Os alunos dependiam totalmente de seu mestre para aprender, e isso não mudou com o abade Lhomond, que havia, no entanto, simplificado os textos propositalmente para os alunos iniciantes. Porém, o método de aprender a conjugação em voz alta e utilizando a repetição continua sendo a regra.
Foi somente no século 19, na Alemanha, que o primeiro manual de ensino composto de textos para traduzir resolver dar o ar da sua graça .
Na ocasião, já não eram apenas regras gramaticais para aprender de cor, esperava-se que os estudantes as aplicassem!
Esse método foi aperfeiçoado no século 20: com o surgimento de manuais de aprendizagem onde cada lição fornece vocabulário, fórmulas a serem memorizadas, mas também dicas de gramática e suas explicações, além de mostrar a tradução do latim para o português e vice versa.
Conheça alguns métodos de aprendizado do latim disponíveis para estudantes brasileiros:
Gramática latina de Napoleão Mendes de Almeida
Napoleão é renomado por ensinar latim até para o mais "leigo" dos estudantes. Trata-se de um material detalhista e muito didático, ideal para quem está se iniciando no aprendizado da língua de Cícero.
O material enfatiza quase que excessivamente a gramática normativa, podendo ser um ponto negativo para alguns. Possui muitos exercícios em cada lição e algumas atividades de leitura.
Aprendendo latim de Peter V. Jones e Keith C. Sidwell
Aprendendo Latim é um livro traduzido e adaptado do método Reading Latin, da Cambridge University Press, que já vem sendo usado há bastante tempo no Brasil, antes mesmo de sua tradução para o português.
O método possui uma grande vantagem: tem um foco na leitura, fazendo com que o estudante sinta desde o começo o verdadeiro gosto de aprender latim. O método traz um apanhado de textos na língua latina, primeiramente através de adaptações de algumas comédias de Plauto, como a Aulularia.
Após cada texto vem o conteúdo gramatical referente a cada lição; uma seção sobre o latim do dia-a-dia; outra, chamada de Deliciae Latinae, com dicas de construção de palavras e exercícios vocabulares.
Há também uma seção muito interessante, nomeada Latim de verdade, com orações extraídas principalmente da Vulgata, a tradução da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo.
O método Orberg de aprendizagem de latim
Se trata de um método de aprendizagem de latim ainda pouco difundido no Brasil mas conhecido por todos os latinistas mais avançados.
O método Orberg possui uma grande quantidade de exercícios que completam as explicações gramaticais. O aluno aprende a pensar em latim em vez de somente traduzir. Nas mãos de um professor de latim competente, o método faz milagres!
Porém quando se usa de forma autodidata é preciso de muita motivação!
Além desses, existem outros materiais e métodos para aprender latim com professor de latim ou mesmo sozinho!
Quer evoluir ainda mais em latim? Veja aqui algumas listas de palavras e expressões em língua latina.
Treinar traduzindo do português para o latim
Quando já se teve algumas boas aulas de latim e já se tem uma boa base de gramática do latim, é preciso avançar.

Os exercícios de tradução são uma verdadeira riqueza quando se trata do aprendizado do latim. Traduzir do latim para português e do português para o latim ajuda a ganhar em vocabulário além de ajudar a cristalizar e fixar algumas regras da gramática latina.
Você conhece a história por trás do alfabeto latino?
Quando se faz os exercícios de tradução, as regras de gramática começam a fazer mais sentido. Traduzindo, você vai descobrir que a pontuação é quase inexistente em latim ou que alguns textos são escritos inteiramente em letras maiúsculas.
A construção frasal do latim não cumpre as mesmas regras que a do português.
Depois de aprender a decifrar o latim e traduzi-lo para o português, é hora de fazer o oposto: traduzir do português para o latim. Esse exercício costuma ser um pouco mais exigente. Porém, a essa altura o seu nível de latim já deve está bem emlhor e você será capaz de escrever frases simples em latim.
O ideal é que você tenha aulas de latim com um professor, já que, estudando por si só, fica muito difícil de se auto-avaliar. Mas, se a sua única opção é estudar de forma autodidata, tente sempre anotar o seu progresso.
É fácil encontrar exercícios de tradução do latim na internet caso você não possua um material de latim ou queira diversificar o seu.
Se você não pode investir no seu aprendizado de latim, conheça esses 15 sites onde você pode aprender latim de graça!
Aprenda a escrever latim graças a literatura
Aprender a falar latim é diferente de aprender uma língua viva. Não dá para fazer um intercâmbio no exterior para aprender latim como se faz com o inglês, alemão, italiano, ou outro idioma.

No entanto, seja para aprender inglês, aprender francês ou aprender árabe, ler um texto original na língua de origem é muito produtivo. A atividade de leitura permite que você melhore seus conhecimentos sem muito esforço, desde que, é claro, se trate de uma leitura útil e interessante.
Quando estiver lendo um texto em latim fique atento com o vocabulário, copie separadamente as palavras que você não conhece, antes de procurar a sua tradução, tente deduzir o significado através do contexto ...
No começo, evite textos antigos que geralmente são complicados quando você aprende um novo idioma como o latim. Aqui está uma lista de textos simples para começar:
- Jacob’s latin Reader primeira parte e segunda parte.
- Les Fabulae Faciles de Richie,
- De Viris Illustribus de Lhomond,
- La Vulgate em latim.
Uma vez que você tenha um nível mais avançado, você pode ler alguns textos modernos e bem conhecidos da literatura traduzidos para o latim! (curso latim online)
Aqui estão alguns que podem lhe interessar:
- Insula Thesauraria (A ilha do tesouro),
- Rebilius Crusoe (Robinson Crusoë),
- Pericla Navarchi Magonis (As aventuras do capitão Magon),
- Mysterium Arcae Boulé (The Mystery of the Boulé cabinet),
- Harrius Potter et Philosophi Lapis (Harry Potter e a pedra filosofal),
- Harrius Potter et Camera Secretorum (Harry Potter e a câmara secreta)
Você vai encontrar a maioria desse livros Google Livros ou no Amazon. Ler é uma excelente maneira de melhorar o seu conhecimento da língua latina, aprender mais sobre a história do latim e enriquecer o seu vocabulário.
Finalmente, quando você estiver completamente à vontade com o latim, você poderá se dedicar a leitura de textos antigos, como De Bello Gallico de César ou A Eneida de Virgílio. Pouco a pouco e com dedicação, o latim se tornará quase tão natural quanto sua língua materna e você poderá finalmente beneficiar das vantagens em aprender latim.
Quer aprender a se comunicar em latim?
Aprender latim faz mesmo diferença?
Se você é estudante de letras clássicas ou de alguma língua românica, você não terá escolha além de aprender latim. Isso por que sendo o latim a língua mãe das ditas neolatinas, estudá-lo é essencial para que se compreenda a origem e a evolução das línguas românicas.

Para os falantes do português, um dos grandes benefícios de se aprender latim é a possibilidade de se aprimorar no próprio português!
Estudar latim melhora a faculdade lógica do estudante. O aprendizado do latim dá abertura para um universo fascinante de sabedoria, que abrange desde a literatura latina clássica, passando pelas obras da Patrística e da Idade Média, e chegando até ao Renascimento e ao início da modernidade!
Um benefício extra de se estudar latim é poder se aprofundar também no estudo do inglês. Por mais que o inglês seja uma língua anglo-saxônica, quase metade de seu vocabulário provém do latim, devido à invasão normanda que ocorreu em 1066.
Viu só? Não dá pra ficar ai parado fazendo nada quando se tem diante de si uma infinidade de coisas para se aprender!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos
como se escreve “O mundo é redondo” em latim ???? Desde já, obrigado !
Mundus rotundus est
Ou
Orbis terrester spherica est.