Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba utilizar a língua latina na escrita

De Joseane, publicado dia 18/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Aprenda a escrever latim

Aprender latim exige um pouco de esforço por parte do estudante.

Embora o alfabeto latino não represente algum problema para os  estudantes lusófonos que querem aprender latim, o sistema gramatical do latim pode ser um desafio.

Fato é que utilizamos o mesmo alfabeto românico. No entanto, o sistema gramatical do latim é diferente do português, embora a língua portuguesa tenha se construído a partir do latim.

Mas não precisa se desmotivar. Na realidade, aprender latim não é tão complicado assim quanto se tem o aparato necessário para estudar e compreender as regras de escrita dessa língua clássica.

Pense que, ao aprender o latim, você terá mais facilidade para aprender outras línguas estrangeiras como o espanhol, o italiano, o francês, o romeno. Essas línguas ditas línguas neolatinas, assim como o português, nasceram do latim e possuem muitas semelhanças com a sua língua mãe.

Ter aula de latim com um professor particular de latim te ajudará a otimizar o seu tempo de estudo e a progredir em latim.

Mas, outras formas de aprender a escrever em latim são disponíveis, escolha a aquela ou aquelas que funciona melhor para você!

Aprenda a escrever latim usando um bom método

Aprender a escrever latim pode se tornar mais fácil se utilizado um material de estudo dos bons!

Aprenda latim sem sair de casa Um bom método e um bom dicionário são essenciais para aprender latim

De fato, aprender é uma arte que se domina. Na Idade Média o aprendizado se dava pelo método da memorização somente e não levava em conta a diversidade dos estudantes e suas diferentes maneiras de aprender.

O método de aprendizado do latim se resumia na memorização das declinações e do vocabulário de latim. Os estudantes aprendiam o significado de uma palavra em latim falava pelo pelo mestre e deviam repeti-la em sua frente.

Aprendia-se por imitação a formar frases.

Os alunos dependiam totalmente de seu mestre para aprender, e isso não mudou com o abade Lhomond, que havia, no entanto, simplificado os textos propositalmente para os alunos iniciantes. Porém, o método de aprender a conjugação em voz alta e utilizando a repetição continua sendo a regra.

Foi somente no século 19, na Alemanha, que o primeiro manual de ensino composto de textos para traduzir resolver dar o ar da sua graça .

Na ocasião, já não eram apenas regras gramaticais para aprender de cor, esperava-se que os estudantes as aplicassem!

Esse método foi aperfeiçoado no século 20: com o surgimento de manuais de aprendizagem onde cada lição fornece vocabulário, fórmulas a serem memorizadas, mas também dicas de gramática e suas explicações, além de mostrar a tradução do latim para o português e vice versa.

Conheça alguns métodos de aprendizado do latim disponíveis para estudantes brasileiros:

Gramática latina de Napoleão Mendes de Almeida

Napoleão é renomado por ensinar latim até para o mais “leigo” dos estudantes. Trata-se de um material detalhista e muito didático, ideal para quem está se iniciando no aprendizado da língua de Cícero.

O material enfatiza quase que excessivamente a gramática normativa, podendo ser um ponto negativo para alguns. Possui muitos exercícios em cada lição e algumas atividades de leitura.

Aprendendo latim de Peter V. Jones e Keith C. Sidwell

Aprendendo Latim é um livro traduzido e adaptado do método Reading Latin, da Cambridge University Press, que já vem sendo usado há bastante tempo no Brasil, antes mesmo de sua tradução para o português.

O método possui uma grande vantagem: tem um foco na leitura, fazendo com que o estudante sinta desde o começo o verdadeiro gosto de aprender latim. O método traz um apanhado de textos na língua latina, primeiramente através de adaptações de algumas comédias de Plauto, como a Aulularia.

Após cada texto vem o conteúdo gramatical referente a cada lição; uma seção sobre o latim do dia-a-dia; outra, chamada de Deliciae Latinae, com dicas de construção de palavras e exercícios vocabulares.

Há também uma seção muito interessante, nomeada Latim de verdade, com orações extraídas principalmente da Vulgata, a tradução da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo.

O método Orberg de aprendizagem de latim

Se trata de um método de aprendizagem de latim ainda pouco difundido no Brasil mas conhecido por todos os latinistas mais avançados.

O método Orberg possui uma grande quantidade de exercícios que completam as explicações gramaticais. O aluno aprende a pensar em latim em vez de somente traduzir. Nas mãos de um professor de latim competente, o método faz milagres!

Porém quando se usa de forma autodidata é preciso de muita motivação!

Além desses, existem outros materiais e métodos para aprender latim com professor de latim ou mesmo sozinho!

Quer evoluir ainda mais em latim? Veja aqui algumas listas de palavras e expressões em língua latina.

Treinar traduzindo do português para o latim

Quando já se teve algumas boas aulas de latim e já se tem uma boa base de gramática do latim, é preciso avançar.

Aprenda a traduzir para o latim Traduzir é uma forma didática de aprender

Os exercícios de tradução são uma verdadeira riqueza quando se trata do aprendizado do latim. Traduzir do latim para português e do português para o latim ajuda a ganhar em vocabulário além de ajudar a cristalizar e fixar algumas regras da gramática latina.

Você conhece a história por trás do alfabeto latino?

Quando se faz os exercícios de tradução, as regras de gramática começam a fazer mais sentido. Traduzindo, você vai descobrir que a pontuação é quase inexistente em latim ou que alguns textos são escritos inteiramente em letras maiúsculas.

A construção frasal do latim não cumpre as mesmas regras que a do português.

Depois de aprender a decifrar o latim e traduzi-lo para o português, é hora de fazer o oposto: traduzir do português para o latim. Esse exercício costuma ser um pouco mais exigente. Porém, a essa altura o seu nível de latim já deve está bem emlhor e você será capaz de escrever frases simples em latim.

O ideal é que você tenha aulas de latim com um professor, já que, estudando por si só, fica muito difícil de se auto-avaliar. Mas, se a sua única opção é estudar de forma autodidata, tente sempre anotar o seu progresso.

É fácil encontrar exercícios de tradução do latim na internet caso você não possua um material de latim ou queira diversificar o seu.

Se você não pode investir no seu aprendizado de latim, conheça esses 15 sites onde você pode aprender latim de graça!

Aprenda a escrever latim graças a literatura

Aprender a falar latim é diferente de aprender uma língua viva. Não dá para fazer um intercâmbio no exterior para aprender latim como se faz com o inglês, alemão, italiano, ou outro idioma.

Que tal aprender latim lendo? Você sabia que existe uma versão da bíblia em latim?

No entanto, seja para aprender inglês, aprender francês ou aprender árabe, ler um texto original na língua de origem é muito produtivo. A atividade de leitura permite que você melhore seus conhecimentos sem muito esforço, desde que, é claro, se trate de uma leitura útil e interessante.

Quando estiver lendo um texto em latim fique atento com o vocabulário, copie separadamente as palavras que você não conhece, antes de procurar a sua tradução, tente deduzir o significado através do contexto …

No começo, evite textos antigos que geralmente são complicados quando você aprende um novo idioma como o latim. Aqui está uma lista de textos simples para começar:

  • Jacob’s latin Reader primeira parte e segunda parte.
  • Les Fabulae Faciles de Richie,
  • De Viris Illustribus de Lhomond,
  • La Vulgate em latim.

Uma vez que você tenha um nível mais avançado, você pode ler alguns textos modernos e bem conhecidos da literatura traduzidos para o latim!

Aqui estão alguns que podem lhe interessar:

  • Insula Thesauraria (A ilha do tesouro),
  • Rebilius Crusoe (Robinson Crusoë),
  • Pericla Navarchi Magonis (As aventuras do capitão Magon),
  • Mysterium Arcae Boulé (The Mystery of the Boulé cabinet),
  • Harrius Potter et Philosophi Lapis (Harry Potter e a pedra filosofal),
  • Harrius Potter et Camera Secretorum (Harry Potter e a câmara secreta)

Você vai encontrar a maioria desse livros Google Livros ou no Amazon. Ler é uma excelente maneira de melhorar o seu conhecimento da língua latina, aprender mais sobre a história do latim e enriquecer o seu vocabulário.

Finalmente, quando você estiver completamente à vontade com o latim, você poderá se dedicar a leitura de textos antigos, como De Bello Gallico de César ou A Eneida de Virgílio. Pouco a pouco e com dedicação, o latim se tornará quase tão natural quanto sua língua materna e você poderá finalmente beneficiar das vantagens em aprender latim.

Quer aprender a se comunicar em latim?

Aprender latim faz mesmo diferença?

Se você é estudante de letras clássicas ou de alguma língua românica, você não terá escolha além de aprender latim. Isso por que sendo o latim a língua mãe das ditas neolatinas, estudá-lo é essencial para que se compreenda a origem e a evolução das línguas românicas.

Latim na faculdade de Línguas Se você faz Letras, você certamente terá que estudar latim!

Para os falantes do português, um dos grandes  benefícios de se aprender latim é a possibilidade de se aprimorar no próprio português!

Estudar latim melhora a faculdade lógica do estudante. O aprendizado do latim dá abertura para um universo fascinante de sabedoria, que abrange desde a literatura latina clássica, passando pelas obras da Patrística e da Idade Média, e chegando até ao Renascimento e ao início da modernidade!

Um benefício extra de se estudar latim é poder se aprofundar também no estudo do inglês. Por mais que o inglês seja uma língua anglo-saxônica, quase metade de seu vocabulário provém do latim, devido à invasão normanda que ocorreu em 1066.

Viu só? Não dá pra ficar ai parado fazendo nada quando se tem diante de si uma infinidade de coisas para se aprender!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar