A prática do yoga é muitas vezes acompanhado por um estilo de vida equilibrado e saudável, que inclui a forma como nos alimentamos. Certo, praticar yoga é um prática esportiva rica e completa, porém o yoga vai muito além disso. Yoga é uma filosofia de vida que busca através de seus valores e princípios o verdadeiro equilíbrio físico, emocional e o bem estar do eu.

É provado que a meneira como nos alimentamos e os alimentos que ingerimos possuem um papel importante no nosso corpo e isso reflete no nosso comportamento, no nosso bem estar físico e emocional. Daí vem a relação entre yoga e alimentação. Não dá para buscar o bem estar através da prática do yoga e ignorar essa parte importante que é a alimentação.

Por essa razão, a alimentação faz parte dos pilares do yoga. É preciso repensar a forma como a gente se alimenta, sobretudo quando queremos viver completamente a filosofia do yoga. A seguir, compreenderemos em detalhes como deve se constituir a alimentação de um yogui, o que comer antes e depois da prática do yoga.

A alimentação no yoga

No yoga a alimentação vai além do simples fato de ingerir um alimento. É importante refletir sobre o que se come. Tornar-se consciente daquilo que você tem em seu prato, mastigar bem e calmamente para sentir as diferentes texturas e sabores, escolhendo alimentos sãos e que não infrinjam as bases da yoga que preza a bondade e o não sofrimento.

Vegetarianismo e yoga
A alimentação é uma parte essencial da folisofia yoga. Comer bem e com consciência

No Yoga são tidos em consideração não só os efeitos orgânicos dos alimentos, mas também os seus efeitos subtis sobre a mente. Por esta razão, devem ser evitados os alimentos excessivamente estimulantes que tornam a mente instável, bem como os alimentos demasiadamente pesados que nos levam a um estado de prostração.

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O vegetarianismo no yoga, a importância de se alimentar bem

O estilo de vida yogui propõe uma dieta leve, rica em nutrientes e leva em consideração o não sofrimento. Assim, o vegetarianismo é a dieta mais recomendada e mais praticada entre aqueles que fazem yoga e que vivem bem essa filosofia.

O vegetarianismo e a prática da yoga estão ligados, já que essa dieta reflete sobre a condição do ser animal que merece viver sem sofrimento.

Existem três razões fundamentais para optarmos por uma alimentação vegetariana:

  • A violência que é infligida sobre os animais;
  • O desperdício de recursos alimentares para a criação de gado para abate;
  • Os efeitos nocivos que sobretudo as carnes vermelhas têm na nossa saúde.

Veja que não se trata de se tornar radical da noite para o dia, mas de compreender a filosofia do yoga e fazer aquilo que trará bem estar para você, para o seu corpo e para a sua mente mas também para o mundo em sua volta.

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A dieta ovolactovegetariana: uma opção saudável para os yogi

Para aqueles que praticam a yoga e que sentem a necessidade de ter uma opção de proteína animal no prato, a dieta ovolactovegetariana é uma boa pedida. Esta é a dieta mais comum na Índia (berço do yoga). Ela é composta da ingestão de: ovos, lacticínios, mel e vegetais.

Para quem quer adotar a dieta ovolacto como é comumente chamada, aqui vai uma ideia de cardápio para começar:

  • Café da manhã: 240 ml de leite com granola + 1 maçã;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte + 1 colher de chá de linhaça;
  • Almoço: 1 omelete com queijo e salsinha + 4 col. sopa de arroz + 2 col. sopa de feijão + salada de rúcula, tomate e cenoura temperada com azeite e vinagre + 1 laranja de sobremesa;
  • Lanche da tarde: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã + 1 pão integral com requeijão e 1 fatia de queijo.

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Como funciona a dieta yogui

A yoga busca o equilíbrio e o bem estar do ser. Se alimentar conscientemente faz parte do processo de busca por uma vida mais plena e equilibrada.

Yoga e boa forma física
A boa alimentação ajuda a manter a boa forma física, e consequentemente ajuda a nos sentir bem com o nosso corpo!

Alimentação e yoga são, portanto, inseparáveis. É é certamente por isso que a alimentação é parte dos pilares de base do yoga. Mas, na realidade, por que o yoga chama a atenção para a forma como nos alimentamos? Conheça alguns dos motivos:

  • Adotar uma abordagem ecológica e mais responsável,
  • Por convicção, como o vegetarianismo,
  • Para ajudar a manter o corpo são e perder peso,
  • Para respeitar certas tradições ou religiões,
  • Para aproveitar melhor os benefícios do esporte,
  • Para incentivar os cuidados com o corpo,
  • Para exercitar a plena consciência;

Os alimentos Rajásicos

Todos os alimentos considerados estimulantes, como a cafeína, açúcar refinado, cebola, alho, piripiri. Alimentos fortemente condimentados ou aromáticos, amargos, salgados, ácidos ou doces. Se consumidos em excesso estes alimentos agitam a mente devido ao estimulo sobre o sistema endócrino e nervoso dificultando o estado de calma e satisfação que se pretende alcançar com o Yoga.

Os alimentos Tamásicos

Contrariamente aos Rajásicos estes alimentos são depressores. Retiram-nos energia e envenenam o nosso organismo. Neles estão incluídos alimentos velhos, insípidos, demasiados maduros, enlatados, congelados, conservas e alimentos processados. A carne vermelha e o álcool também estão nesta categoria.

Os alimentos Sátvicos

São alimentos puros que nos permitem maiores obter maiores níveis de energia e de vitalidade. Alimentos, eles próprios cheios de vitalidade. Estão incluídos nesta secção as frutas, os vegetais, os frutos secos, as sementes, os cereais integrais, os laticínios e o mel.

Logo, optar por uma dieta leve e equilibrada priorizando os alimentos naturais constituem uma dieta yogui de qualidade.

Qual a melhor alimentação para praticantes do yoga

O yoga é uma disciplina rica, completa, que coloca em evidência os nossos sentidos, todos os nossos membros,uma verdadeira terapia para o nosso corpo e para a nossa mente. Uma prática esportiva, portanto, que é necessário saber alimentar, sempre respeitando o corpo. Se a prática é uma busca de paz interior, de luz, de equilíbrio e de felicidade, o lógico é escolhermos alimentos que nos trazem essas qualidades.

Receitas vegetarianas para yogui
Alimentos frescos e nutritivos, ideal para uma dieta yogui!

Dessa forma, o yoga sugere que os alimentos sejam consumidos no seu estado mais natural (não processados), mais frescos e nutritivos, uma vez que permite retirar deles uma maior e melhor força vital. Este tipo de alimentos são, não só, mais fáceis de digerir como melhoram o funcionamento de todo o nosso sistema digestivo.

E quais alimentos são os mais adequados à prática de yoga e de meditação?

  • Frutas frescas e de estação
  • A maior parte dos vegetais, sobretudo quando frescos ou cozidos
  •   Grãos, sementes e nozes
  • Leite e queijos frescos orgânicos
  • Adoçantes naturais, como mel
  • Óleos extra virgens, como o azeite ou de coco
  • Especiarias, ervas doces e picantes suaves: gengibre, canela, cardamomo, cúrcuma, funcho, coentros e manjericão.

O que comer antes e depois do yoga

É importante manter um ritmo de vida equilibrado e apostar em uma alimentação saudável em todas as situações. Mas, se você é praticante de yoga ou de qualquer outro esporte, você tem uma razão a mais para repensar a maneira como você se alimenta.

Bebidas para antes do yoga
Smoothie, prático e rápido, além de muito nutritivo!

Para te ajudar a manter uma alimentação equilibrada, aqui vão algumas dicas para sua alimentação antes e depois do yoga:

Compor um lanche rápido antes de praticar yoga:

  • Smoothie Simples   Smoothies são uma opção de lanche muito popular para o pré-treino, e por boas razões. Eles são rápidos, é fácil de digerir e uma boa se você está meio que na correria! O problema com os smoothies é que é realmente tentador ultrapassar o número de ingredientes. É fácil entrar na mentalidade de “quanto mais, melhor”, com smoothies, e então deixar eles mais pesados que um almoço de Domingo…

Assim, para evitar excessos, o ideal é compor o seu smoothie com 3-4 ingredientes no máximo e fazer valer esses ingredientes! Por exemplo:

  • 1 coisa verde ( folhas verdes, aipo, pepino, ervas, etc )
  • 1 Carboidrato ( aveia, granola, linhaça, etc )
  • 1 gordura saudável ( 1 colher de sopa de sementes de chia, 1 colher de sopa de sementes de cânhamo, 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas, ½ -1 abacate, 1 colher de sopa de oleo de coco )
  • 1 -2 copos de líquido de escolha (água, água de coco, leite de amêndoas, etc )

Compor uma refeição nutritiva após a sua aula de yoga:

  • Hummus: pasta de grão bico, proteína vegana de qualidade
  • salada grande de folhas verdes com quinoa ou grão de bico;
  • tradicional arroz integral e feijão, acompanhado de verduras refogadas e cruas;
  • sanduíche de pão integral com hummus, avocado (ou abacate) e muita salada (tomate, pepino, brotos…).

Finalmente, se você faz a sua yoga no fim do dia, provavelmente você já fez o seu lanche da tarde, então, após a aula faça um jantar bem nutritivo e que vá te possibilitar ter uma boa noite de sono. Evite ir dormir logo após comer, o ideal é ter um intervalo de pelo menos duas horas entre o jantar e o horário de dormir. Dicas para o seu jantar depois do yoga:

  • sopa de legumes com lentilhas;
  • arroz integral, grão de bico, avocado (ou abacate)e verduras cozidas;
  • macarrão com molho de sua preferência

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Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.