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Qual a melhor alimentação para praticantes do yoga?

De Joseane, publicado dia 10/07/2019 Blog > Esporte > Yoga > Receitas saudáveis para yogi

Yoga é uma disciplina que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros e por boas razões. Entre asanas, mudra, nidra, saudações ao sol, ou kundalini, o yoga se apresenta como uma atividade múltipla, englobando diferentes práticas, fato que agrada ao máximo de pessoas. Para aproveitar ao máximo os benefícios da ioga, pode ser interessante vincular essa prática esportiva a um modo de vida mais são, completo, e tudo isso passa pelo que comemos.

Combinar posturas de yoga, prática regular de uma atividade física, meditação e culinária é completamente possível e até mesmo necessário para se ter uma vida equilibrada.

Assim, quais seriam as melhores receitas para fazer quando você é um yogi praticante e que a prática esportiva ou mesmo meditativa da ioga te interessa plenamente? Será que se pode afirmar que existe uma alimentação perfeita para os praticantes de yoga? Isto é o que veremos nesse artigo!

A ligação entre alimentação saudável e yoga

É sempre bom saber o que você come e pensar em como você faz isso, porque você faz isso. De fato, vegetarianos, veganos, carnívoros, intolerantes à lactose, muitas são as práticas alimentares que, além de nos definirem, nos permitem seguir um modo de vida que pode mudar nossa vida cotidiana.

alimentos ideais para yoga “Nós somos o que comemos”, e a maneira como comemos é muitas vezes representativa da maneira como vemos a vida. Vincular tudo isso à prática da ioga é um recurso necessário para viver plenamente o yoga

Com o yoga, o corpo torna-se mais sensível e despertamos para os efeitos do que ingerimos. A prática é uma limpeza e, quanto mais livres de toxinas, mais repudiamos certos alimentos.

A prática do yoga faz parte de um processo de mudança profunda do eu, e isso inclui a nossa alimentação. O que comemos não é exceção! O alimento possui um papel importante no processo de mudança para se tornar um verdadeiro yogi.

O yoga é uma disciplina rica, completa, que coloca em evidência os nossos sentidos, todos os nossos membros,uma verdadeira terapia para o nosso corpo e para a nossa mente. Uma prática esportiva, portanto, que é necessário saber alimentar, sempre respeitando o corpo. Se a prática é uma busca de paz interior, de luz, de equilíbrio e de felicidade, o lógico é escolhermos alimentos que nos trazem essas qualidades.

Bem-estar geral, da prática meditativa à respiração profunda passando pela construção muscular, é isso o yoga. Para atingirmos os vários objetivos do yoga é preciso ficarmos atentos a todos os aspectos que nos levam a ter uma vida mais plena e saudável. É necessário pensar no que comemos como uma fonte de energia que alimenta o nosso corpo e mente. Uma cozinha rica, fresca, que traz os nutrientes certos para o corpo, e que dá um significado muito mais nobre e profundo à noção de comida. Tudo isso se inscreve no caminho dos objetivos do yoga.

Para te ajudar nesse processo de aproximação entre o yoga e alimentação, aqui está uma pequena seleção de receitas muito simples que te ajudarão a alcançar a perfeita harmonia entre corpo e mente!

Uma boa alimentação para praticantes do yoga

Uma dieta relacionada à prática do ioga é, portanto, acima de tudo, uma maneira de pensar a comida, de perceber o gesto e o ato de se alimentar, de ver a vida em si mesmo. Na maior parte do tempo, os yogis acabam por eliminar carnes da sua dieta e, às vezes, o leite de animais. O vegetarianismo e o veganismo são práticas correntes entre os praticantes de yoga, mas não é necessariamente uma imposição da prática.

Alimentos saudáveis para yoga Ligar culinária e ioga não é apenas cozinhar boa comida, é também saber pensar sobre o que se come, como parte de um processo de vida saudável

Não se trata de comer menos mas de comer melhor encontrando o perfeito equilíbrio e constituindo os mais variados pratos. Entre doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente, todos os pratos ou quase devem misturar e combinar esses gostos, para um resultado mais optimizado para o corpo.

Este é provavelmente o sucesso e o interesse das receitas para yogi, pois são uma forma simples, eficaz e rica de fornecer ao corpo todos os nutrientes de que necessita diariamente, contribuindo para a sua boa saúde e para o seu desenvolvimento ideal.

Entre frutas, verduras, legumes e proteínas, tudo se junta para ter um prato colorido e bonito, saudável e saboroso.

A ideia de base é, portanto, oferecer receitas simples, cuja qualidade de comida é irrepreensível, e onde o casamento de sabores é perfeito, e de acordo com o nosso desejo. Isto é provavelmente o mais importante: nossos desejos devem guiar o que colocamos em nosso prato, porque é na hora das refeições, em plena consciência, que seremos capazes de nos encontrarmos e nos reunirmos diante dos gostos diferentes.

E quais alimentos são os mais adequados à prática de yoga e de meditação?
  • Frutas frescas e de estação
  • A maior parte dos vegetais, sobretudo quando frescos ou cozidos
  •   Grãos, sementes e nozes
  • Leite e queijos frescos orgânicos
  • Adoçantes naturais, como mel
  • Óleos extra virgens, como o azeite ou de coco
  • Especiarias, ervas doces e picantes suaves: gengibre, canela, cardamomo, cúrcuma, funcho, coentros e manjericão.

A seguir, algumas receitas e alimentos ideais para praticantes do yoga.

Receitas vegetarianas para yogi

Veganismo e yoga Seja qual for sua abordagem e seu ponto de vista, um modo de vida saudável geralmente passa pela comida, e a ioga é um verdadeiro motor para transformar nossos pratos.

Para o café da manhã:

  • smoothie/shake com frutas, folhas verdes escuras, chia ou semente de linhaça, leite de amêndoas ou sua proteína vegana de preferência;
  • mingau de aveia cozido com leite de amêndoas, mel e especiarias, acompanhado de algumas frutas frescas;
  • tofu orgânico refogado ou ovos mexidos no óleo de côco e uma batata doce cozida;
  • frutas frecas salpicadas com aveia e flocos de quinoa e um suco verde.

Para o almoço:

  • Hummus: pasta de grão bico, proteína vegana de qualidade
  • salada grande de folhas verdes com quinoa ou grão de bico;
  • tradicional arroz integral e feijão, acompanhado de verduras refogadas e cruas;
  • sanduiche de pão integral com hummus, avocado (ou abacate) e muita salada (tomate, pepino, brotos…).

O lanche da tarde:

  • maçã com manteiga de amendoin ou amêndoas;
  • punhado de amêndoas e sementes variadas;
  • suco de açaí sem xarope de guaraná (você pode optar por mel ou adoçante 100% stevia);
  • suco de morango, água de côco e mel.

O jantar de um yogi:

  • sopa de legumes com lentilhas;
  • arroz integral, grão de bico, avocado (ou abacate)e verduras cozidas;
  • macarrão com molho de sua preferência (por exemplo massas feitas de farinha de grão de bico, acompanhadas de molho tomate).

A sopa de lentilha com cominho, inclusive, é uma excelente pedida para os dias mais frios. A vantagem deste tipo de receita é a possibilidade de fazer criações, adicionado uma variedade de outros ingredientes mantendo a base que são as lentilhas.

Outro prato que pode ser bastante nutritivo e saboroso é o curry de legumes. Adicionado de batata doce, inhame e outros legumes pode confeccionar uma receita copiosa para os dias de mais apetite. 

Legumes como berinjelas e abobrinhas podem ser refolgados, grelhados e ensopados, ideais para confecção de receitas saborosas e saudáveis.

Nas suas saladas você pode incorporar lentilhas, feijão, grão de bico e todos os grãos de forma geral pata fazer um prato mais copioso e nutritivo.

Tente cozinhar pratos simples e com grande variedade de bons ingredientes, se possível opte por alimentos orgânicos que são mais ricos em nutrientes e mais saudáveis.

Receitas saudáveis com proteína animal

Entre os diferentes pilares do yoga, um dos mais importantes é a himsa, a prática de não violência. Esta é uma das principais razões que levam os yogis a serem vegetarianos, porque acreditam que um alimento produzido pela morte e dor de um animal não pode trazer paz nem tranquilidade.

O que comer antes de praticar yoga Alimentação saudável e yoga caminham de mão dadas!

Isso não significa dizer que a proteína animal deve ser exterminada do cardápio, mas que deve-se estar consciente com relação a carne que se ingere, e todo o processo pelo qual passa o animal antes de chegar à sua mesa.

Isso dito, aqui vai algumas receitas com proteína animal para yogis:

  • Um carpaccio de peixe>> muito saboroso, acrescentado de um toque de óleo vegetal, pode acompanhar um bom prato de legumes frescos, lentilhas ao curry ou legumes cozidos.
  • Bruschettas de salmão>> um prato universal que reúne diversos sabores. Escolha um pão de cereais de boa qualidade, uma pequena quantidade de abacate, sementes de girassol, um pouco de salmão ou atum desintegrado, romã, e se delicie com essa receita fácil e nutritiva.
  • Omelete com queijo>> Fazer um bom omelete é quase uma arte. Você pode variar o seu omelete adicionando ervas, legumes, queijos diferentes e até recheio de frango! Acompanhe com uma salada fresca ou um pouco de arrpz integral para os dias de mais apetite.

Quer saber mais sobre a prática do yoga e alimentação saudável? Converse com um dos nossos tutores de yoga!

 

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