Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde estudar bateria e se tornar um grande músico

De Fernanda, publicado dia 04/12/2018 Blog > Música > Bateria > Cursos para aprender bateria

“Música é um som matemático, matemática, uma música silenciosa.”- Edouard Herriot

Ao todo, existem 109 faculdades autorizadas a oferecer o curso superior de música no Brasil, e as que se encontram aptas são qualificadas de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação.

A opção de bacharelado em música é uma excelente preparação para estudos musicais na universidade.

O curso não substitui sua aula de bateria, mas permite que você se abra para outros estilos musicais e expanda sua cultura musical.

Mas quais são os cursos mais bem conceituados no Brasil?

Além disso, sabemos que nem sempre os futuros músicos optam pelo ensino superior para se formar e seguir sua carreira. Existem outras opções além de graduação? Quais escolas? Há opções para percussão clássica e popular?

Todas as respostas estão neste artigo!

Cursos de bateria: ensino superior

Onde aprender bateria? Seja um músico completo: graduação em música pode ser uma boa opção!

Se você sempre gostou de tocar bateria, compor melodias e, desde pequeno já convive com noções musicais, a graduação em música pode ser uma boa alternativa. Com um mercado versátil, o curso permite que o estudante opte pela modalidade de licenciatura ou bacharelado.

Se você escolher a modalidade bacharelado pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, atuando como compositor, maestro, intérprete, gravar trilhas sonoras e até criar jingles para filmes e comercias publicitários.

Já se você optar pela licenciatura, pode também dar aulas de música em escolas do ensinos Fundamental e Médio.

No processo seletivo, a maioria das universidades exige o mínimo de experiência com música. Além disso, por vezes há um teste de conhecimentos gerais e uma prova de aptidão, na qual são avaliados técnica e habilidades em música.

Mas fique atento: algumas cursos dão mais foco à música clássica/erudita, enquanto outros mais à música popular. Informe-se antes para saber qual curso está mais adequado aos seus objetivos como músico.

Para descobrir quais são os melhores cursos de ensino superior no Brasil, recorremos às avaliações fornecidas pelo Ministério da Educação. Entre os quesitos analisados pelo MEC, há o conceito do curso, com o corpo docente, o desempenho dos alunos, as instalações físicas, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos; o conceito preliminar do curso, com avaliação presencial, avaliação dos conhecimentos e competências dos estudantes relacionadas às diretrizes curriculares de determinado curso de graduação.

Conheça as universidades públicas mais bem conceituadas em música, segundo o MEC:

  1. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (Unesp)
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
  3. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  4. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  5. Universidade Federal do Ceará (UFC)
  6. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  7. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  8. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aulas de bateria: escolas de música conceituadas

Em geral, é nas grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife que você vai encontrar as tradicionais escolas de música, cujo principal objetivo é fornecer uma formação completa e integral de músicos, muitas vezes disponibilizando cursos gratuitos depois de um processo seletivo rigoroso.

Por fazerem parte da história da música no Brasil, esses locais também têm a vantagem de serem locais multiculturais, que valorizam a música popular e erudita brasileira e que apresentam um universo cultural e musical muito rico a seus alunos. Nada melhor para a sua formação musical, não?

E não pagar pelos seus estudos não significa que a qualidade do conteúdo teórico e dos profissionais seja pior do que em escolas de música particulares, pelo contrário: algumas delas têm reputação nacional e internacional pela competência e na formação de excelentes músicos.

O diploma oferecido por essas escolas é reconhecido e certamente você sairá de lá com uma bagagem teórica e prática de dar inveja a muitos, e que ainda lhe abrirá muitas portas como baterista.

Vamos conhecer algumas delas?

EMESP Tom Jobim – São Paulo

Antiga Universidade Livre de Música, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim pertence à Secretaria da Cultura. É considerada a melhor escola de música do país. Formou um dos maiores violinistas brasileiros conhecidos, Everton Gloeden.

Há formação continuada (duração de 3 anos ), cursos de especialização (de 2 a 4 anos de duração) e cursos livres nas áreas erudita e popular – todos os cursos são gratuitos. Apenas na formação continuada há limite máximo de idade ( 21 anos).

No âmbito dos Cursos de Formação, a Escola oferece aulas de instrumentos musicais para as áreas de popular e erudito, respeitando as diretrizes de início e término de cada curso definidas no Projeto Pedagógico da EMESP Tom Jobim. Portanto, você pode optar, por exemplo, entre cursos de percussão erudita ou bateria popular.

A escola ainda conduz e incentiva a participação dos alunos nos grupos estáveis: Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Núcleo de Música Antiga e Ópera Estúdio.

Escola de Música Villa-Lobos – Rio de Janeiro

Criada em 1952, a princípio era um centro popular de ensino de arte. Hoje faz parte da Secretaria de Estado de Cultura. A Escola possui quatro tipos de cursos, todos com duração de 3 anos (menos os livres): Formação Musical, gratuito, para alunos de 8 a 15 anos, com inscrições anuais via edital; Básico em Música (percussão sinfônica, percussão popular), pago e semestral, sem processo seletivo e voltado para alunos a partir de 13 anos; Técnico, voltado para alunos com Ensino Médio completo ou em curso, é gratuito e proporciona habilitação profissional; e finalmente os cursos livres, que são pagos e possuem temática diversificada.

A Escola é mais adequada para aqueles que buscam formação teórica consistente, e sua vantagem está sobretudo no preço, pois alguns cursos de bateria são de graça. Além dos cursos, a Escola de Música Villa Lobos incentiva à participação em grupos artísticos, como o Coro de Câmara Adulto, Grupo de Choro Corando Baixinho, Grupo de Jazz, Orquestra Sinfônica e Orquestra Popular. Alguns nomes que passaram pela escola e deixaram suas marcas no mundo musical são Maximiniano Cobra, Tim Rescala, Tato Taborda, Jorge Versilo, Biafra, Téo Lima e Marcus Vinicius Nogueira

Onde estudar bateria? Uma das vantagens de estudar nas grandes escolas de música é que você vai ampliar o seu repertório musical!

Curso de bateria: associações e instituições

Este é particularmente o caso de instituições que promovem projetos sociais e artísticos acessíveis à comunidade.

A iniciativa pode ser de uma organização não governamental ou talvez da própria prefeitura ou secretaria de cultura da cidade: de qualquer maneira, o objetivo principal é democratizar o acesso às manifestações artísticas e incentivar crianças, jovens e adultos a apreciarem a música como um elemento de expressão importante na vida social.

Acessíveis por pessoas de qualquer idade e qualquer nível, as aulas em geral são ofertadas a preço baixo ou até gratuitamente. Nesse caso, frequentemente há um processo seletivo ou uma entrevista devido à grande procura.

Verifique em sua cidade: quem sabe não há opção de aula de bateria? O diploma ou certificado de formação é fornecido em função da instituição.

Você conhece os melhores festivais de bateria do Brasil?

Se prepare com um professor particular

Desenvolver a vocação desde cedo Blogs servem de inspiração para quem tem paixão por bateria desde a infância.

Bem, como você pode observar, há muitas opções para os fãs de percussão que desejam se tornar grandes bateristas e seguir uma formação musical consistente. No entanto, não podemos nos esquecer que, na maioria desses casos acima citados… É preciso estar pronto para os testes de seleção!

Portanto, é necessário que o aluno se prepare para as provas prática e de conhecimentos específicos, muitas vezes exigidas pelas escolas e nos vestibulares.

Bem, você pode se preparar de diferentes maneiras: seja com aulas em grupo em sua escola de música, ou com um grupo de colegas da sua turma, entre amigos ou família, ou você também tem uma última opção: recorrer à ajuda de um professor particular.

Não importa a sua escolha: música erudita, popular, contemporânea… O professor vai desenvolver um programa personalizado para você, mesclando exercícios práticos e teoria musical, com acompanhamento individualizado e estudos voltados para sua preparação. Enfim, tudo para que você se sinta seguro na hora da sua prova!

Se você já faz aulas particulares, conte para seu professor que você deseja ingressar em um curso de música neste ano e que gostaria de conversar com ele sobre isso, obter sua ajuda.

Se você ainda não faz aulas particulares, é hora de encontrar um professor dedicado e especializado. Pode ser uma aula por semana ou a cada duas semanas: o ideal para que o professor identifique seus pontos fortes e fracos e elabore o seu programa de estudos.

Se você já toca em grupo, não hesite em se apresentar uma vez com sua banda para seu professor particular: ele pode dar conselhos, dicas e sua opinião sobre a presença de cada instrumento e a intensidade de cada um.

No Superprof, você encontra aulas de bateria por cerca de 60 reais a hora, dependendo do seu nível, da experiência do professor e da sua localização geográfica. O primeiro curso é oferecido gratuitamente.

E então? Pronto para ingressar para o mundo da música e iniciar uma carreira de muito sucesso?

Quer dicas sobre sites de bateria?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar