Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra como estudar percussão sem pagar!

De Fernanda, publicado dia 03/12/2018 Blog > Música > Bateria > Como fazer curso de bateria de graça?

“A música está em toda parte ao nosso redor. Basta escutar.”- Filme August Rush – O som do coração

Fazer uma aula de bateria não é para qualquer um. Se você pensar nos custos (instrumento, estudos), na disponibilidade que precisa ter e no bom relacionamento com seu professor de bateria (que aliás deve ser ideal para conseguir progredir)… Você pode logo desanimar.

Mesmo assim, saiba que é perfeitamente possível fazer aulas de música de graça. Na maioria das vezes esses cursos não são regulares, mas podem ser facilmente seguidos como autodidata.

Então, como aprender música de graça? É possível?

Aqui estão algumas dicas para aprender bateria sem gastar nenhum centavo do seu bolso!

Faça um curso de bateria em uma associação ou instituições

Onde aprender bateria? Como se tornar um baterista sem quebrar a baqueta? | As aulas experimentais são para todos!

Uma boa maneira de encontrar uma aula de bateria sem pagar é em associações ou instituições que promovem projetos sociais voltados à expressão musical.

Prefeituras, Secretarias de Cultura, Organizações Não Governamentais ou outras associações costumam promover ateliers, workshops, cursos de curta duração ou iniciações musicais sem custo para a comunidade, como forma de democratização e incentivo à cultura.

Vale a pena procurar em sua cidade por essas instituições.

Você pode aprender a tocar bateria de acordo com diferentes pedagogias e métodos de aprendizagem.

E se você está tentado aprender bateria sozinho, é sempre interessante ter um acompanhamento de um mentor que possa, por exemplo, corrigir uma má postura, ensinar uma nova técnica para acertar o pedal do bumbo ou até mesmo para ganhar destreza com a mão direita ou esquerda!

Informe-se com antecedência, pois em geral o prazo de inscrição é curto e você precisa passar por um processo seletivo, uma vez que a procura por cursos gratuitos é alta.

No Superprof o primeiro curso de bateria é oferecido gratuitamente

Tudo isso é muito legal, mas nem sempre estamos disponíveis para frequentar as aulas com data e local definidos na semana. A melhor solução, nesses casos, é optar por aulas particulares e contratar um professor de música dedicado.

Saiba que os professores particulares estão disponíveis durante todo o ano! Outra ótima notícia: no Superprof, a maioria deles oferece a primeira hora de aula gratuitamente.

Um professor particular pode identificar os erros do aluno para corrigi-lo e permitir que ele progrida ainda mais depressa.

Na verdade, nas aulas em grupo, o professor não tem muito tempo para se concentrar em cada aluno. Resultado? Uma turma heterogênea: os alunos mais avançados podem se sentir entediados e os iniciantes podem se sentir desmotivados com o grau de dificuldade.

onde aprender bateria? Onde encontrar uma aula gratuita de percussão? | Nossos professores particulares oferecem aulas gratuitas.

Basta escolher seu profissional, entrar em contato com ele e testar a sua pedagogia. É fundamental que o relacionamento e a metodologia de ensino sejam adequadas para ambos. Nessa aula teste, você também pode tirar suas dúvidas: deseja aprender teoria musical? Descobrir um estilo de música diferente do seu? Se preparar passar no vestibular de música ou para ingressar uma grupo especializado em jazz?

Encontre um mentor de bateria

A maneira ideal de encontrar seu curso de bateria gratuito é buscando um mentor de bateria.

Quando descobri a bateria, tive a sorte de ter meu pai como professor. Na maior parte do tempo eu aprendi sozinho, mas ele me deu conselhos valiosos e me ajudou a melhorar o meu jeito de tocar, corrigindo-me durante minha prática.

Se você tem a chance de ter nascido em uma família de músicos, pode se beneficiar de conselhos valiosos e aprender a arte da improvisação, os fundamentos da bateria ou o ritmo. Tudo isso de uma maneira divertida, com um mentor que você admira.

Que tal buscar em seu círculo social alguém que possa lhe dar esses conselhos? Amigos, conhecidos, vizinhos, colegas… Você ficaria surpreso com o número de pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos sem compensação financeira.

Plataformas de troca de serviço para aprender bateria

Onde estudar bateria? Como obter uma aula de percussão gratuita? | Uma hora de reforço escolar pode dar direito a uma hora de bateria!

Por acaso você já pensou na troca para aprender piano, teoria musical, guitarra ou bateria?

A permuta não se aplica apenas à troca de objetos, mas também a troca de serviços.

E qual é o princípio? Em uma plataforma especializada, você oferece um serviço e desfruta do serviço de outra pessoa.

Você ainda não conhece essa maravilha? Não acredito! Todo mundo pode oferecer seu serviço: limpeza, culinária, informática, jardinagem, arte, cursos de línguas, reforço escolar, aulas particulares… Você certamente vai encontrar algo a oferecer em troca por um curso de bateria!

Aqui estão duas plataformas que oferecem esse tipo de serviço:

  • 1001Trocas: o site reúne hoje 50 000 pessoas e 80 000 ofertas, a maioria relacionada a telefonia.
  • Bliivecomunidade de troca de serviços que já está presente em mais de 50 países (inclusive no Brasil), com mais de 14 mil usuários.

Existem muitos outros, basta pesquisar na internet. Muitas vezes, você precisa se registrar para poder oferecer e se beneficiar dos serviços do site. Em seguida, depois de uma simples pesquisa com a palavra-chave “bateria curso” e seu local de residência, você irá filtrar os resultados e selecionar a oferta que lhe interessar.

Uma excelente maneira de se beneficiar de aulas individuais sem abrir sua carteira. E se sentir útil ao mesmo tempo!

Esses cursos são totalmente gratuitos: vão apenas exigir um pouco do seu tempo como contribuição.

Aulas gratuitas em festivais e eventos de bateria

A bateria é um instrumento cada vez mais popular, de modo que os festivais acontecem regularmente e oferecem testes gratuitos de instrumentos ou mesmo cursos para aprender o básico e se tornar um baterista.

Aqui estão vários eventos que podem abrir novos horizontes para você praticar seu instrumento de percussão:

  • Batuka! Brasil
  • Bateras 100% Brasil
  • Encontro de Baterias do Triângulo – Uberlândia
  • Orquestra de Baterias de Florianópolis
  • Oficina de música de Curitiba

Alguns festivais oferecem “apenas” demonstrações de grandes bateristas, geralmente de renome internacional, mas outros oferecem cursos ou participação real, bastando se inscrever.

E, mesmo assim, a demonstração de um baterista profissional às vezes vale tanto quanto uma aula tradicional, sobre tempo e groove.

Tutoriais gratuitos de bateria na internet

Com um pouco de vontade, é bem possível fazer aula de bateria online. Especialmente se você combinar todos os métodos apresentados neste artigo e progredir sem pagar um centavo.

Onde aprender bateria? Como aprender o básico da percussão online? | É possível progredir em bateria na Internet: basta ter motivação e dedicação!

Sim! Muitos canais do YouTube podem ajudá-lo a aprender o básico da bateria, e também a reproduzir músicas de diferentes estilos musicais.

Aqui estão alguns deles:

  • Clube do Baterista: no portal você encontra artigos com exercícios, dicas sobre como escolher seus equipamentos, material para download, podcasts e muito mais. No canal você tem entrevistas, vídeo aulas, dicas rápidas com alguns dos maiores bateristas do Brasil e muito mais conteúdo para seu crescimento como músico.
  • Alysson Rezende: o canal do baterista  tem um conteúdo muito bom e diversificado. Nele Alysson publica vídeos sobre seu dia a dia como baterista de estrada e educador, tutoriais sobre equipamentos, vídeo aulas e vídeos de seus shows pelo Brasil.
  • Vida de batera: o Baterista Kaik Silva mostra de uma maneira divertida e irreverente como é viver de música. Rotina de shows, estudos, ensaios, estrada e outros.
  • The Web Drummer Show: é uma revista eletrônica – de conteúdo original – direcionada para bateristas de todo o Brasil. Aqui você irá encontrar matérias, crônicas, entrevistas, dicas, aulas, debates, vlogs e muito mais.
  • Gerson Lima Filho foi o primeiro Baterista do Brasil a disponibilizar conteúdo no Youtube. Seu trabalho na internet começou ainda antes do grande repositório de vídeos, em 2006 e com certeza você já se assistiu a alguma de suas videoaulas. Professor desde 1999, desenvolveu uma metodologia própria para atender a bateristas de todos os níveis e ainda é colunista da revista Modern Drummer Brasil.
  • TV Batera Clube: espaço dedicado aos vídeos publicados pela loja especializada BateraClube.com.br drum shop. Entrevistas, shows instrumentais, solos, sound checks e testes de produtos, dicas, eventos, entre outros.

Emprestar métodos de bateria na biblioteca

Além dos canais do YouTube, é bem possível aprender a tocar bateria com diferentes livros. Mas é preciso ser um pouco mais paciente: mesmo assim, algumas pessoas preferirem optar pelo livro de método para aprender e validar seu aprendizado passo a passo.

E para evitar gastar dinheiro com esses livros, você pode ir até a biblioteca e pedir emprestado. Aqui estão alguns exemplos:

  • Guia Teórico Prático para o Ensino do Ditado Musical – Partes I e II – Pozzoli
  • Rítmica – José Eduardo Gramani 
  • Método Completo para Caixa Clara– Vol. 1-4 – Ney Rosauro
  • Stick Control for the Snare Drummer – George Lawrence Stone
  • Bateria Brasileira – Christiano Rocha
  • Savage Rudimental Workshop – Matt Savage

Aprender na frente do computador ou atrás de um livro requer motivação e regularidade para progredir. O risco? De se sentir sozinho e desistir na menor dificuldade.

É por isso que também é aconselhável variar o seu método de bateria para não desanimar. Fazer parte de um grupo e testar cursos faz com que você progrida e não fique entediado.

Então, qual curso de bateria livre você vai escolher?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar