Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como encontrar partituras de bateria sem precisar pagar!

De Fernanda, publicado dia 04/12/2018 Blog > Música > Bateria > Onde achar partitura de bateria de graça?

“A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo.” – François Guizot

Fazer aulas de bateria iniciantes não é suficiente para tocar em uma banda. É necessário saber ler as partituras para poder se comunicar mais facilmente com os outros membros.

Mas onde encontrar as partituras de bateria sem pagar?

A diferença entre tablatura e partitura de bateria

Onde aprender bateria? Por que aprender a ler partitura de bateria? | Ler uma partitura é um pouco como conhecer uma nova língua.

Quando você aprende a tocar guitarra, você pode começar estudando teoria da música, o que não é tão divertido, mas uma etapa obrigatória para aprender a ler música. Por outro lado, você pode começar pelas tablaturas de guitarra, uma versão simplificada para tocar os acordes do instrumento.

Na bateria, você tem a mesma escolha: as tablaturas ou as partituras.

Você tem a opção de aprender teoria musical rítmica para ler partituras musicais ou não aprender a teoria e ler tablaturas ou fazer tudo de ouvido.

Meu pai, um baterista há mais de 33 anos, nunca fez um curso de teoria musical ou aula de bateria. Ele aprendeu de forma autodidata e bem antes do advento da internet e dos tutoriais do YouTube. Bem, veja como que nada é impossível …

No entanto, pular os estudos de teoria da música também é pular uma etapa muito importante da sua formação como músico. Caso você queira seguir uma carreira, isso certamente lhe fará falta no futuro.

Por um lado, aprender de ouvido permite que você se torne infalível, nunca desafine nem encontre problemas de ritmo; mas tudo isso também é trabalhado na teoria musical.

Saber ler uma partitura de bateria facilita a sua vida, especialmente no começo, e permite que você se comunique com os demais músicos. Você descobre o que é uma oitava nota, uma décima sexta nota, meio-tom, semi-tom, sustenido…

Saiba que a teoria do ritmo é muito mais acessível do que a teoria musical tradicional. Na verdade, não são as notas que são transcritas, mas o elemento onde você deve bater e o número de batidas de um compasso e a duração de um tempo.

As únicas coisas a aprender são os símbolos dos tambores (bumbo, caixa, surdo, tom-tom médio, tom-tom menor), dos pratos (chimbau com pedal, chimbau com baqueta, condução, topo da condução, ataque, chinês/corte.) e as articulações (leve (tenuto), médio, acentuado (marcato). Fácil, certo?

Quais são os melhores sites gratuitos de partitura de bateria?

Aqui estamos falando de partituras de bateria e não tablaturas!

Existem muitos sites de partituras de percussão, mas nem sempre são de boa qualidade. Saiba que são os autores do site que transcrevem o que ouvem e fazem as notações.

Pode haver erros, e a interpretação deles certamente não é igual à sua. Então, executar uma partitura de bateria exige uma leitura atentiva antes de já partir para uma reprodução automática. Assim você tem certeza de que ela corresponde ao que você ouve da música.

Onde estudar bateria? Onde encontrar partituras de percussão? | Você pode encontrar isso e muito mais em Drums & Co. (fonte: Drums & Co)

Drums & Co.

Também chamado de Battery & Co, o site oferece cursos de bateria com ergonomia muito simples.

Antes de começar a procurar a partitura de sua música favorita, você pode consultar o arquivo de ajuda para refrescar sua memória no quesito teoria de ritmo.

Tenha em mente que não existe uma “versão oficial” da escrita da teoria (ao contrário da teoria musical) e que pode haver diferenças na notação entre sites e autores diferentes.

As partituras deste site estão todas disponíveis em PDF e os estilos musicais são variados. De pop a rock, a canções francesas e metal, há (quase) para todos.

Rufus Drums

Neste site as partituras são muito boas e muitas (mais de 500).

Você também pode encontrar curso de bateria online, dependendo do seu nível, bem como aulas particulares com o autor do site, professor de bateria já há 20 anos.

As partituras são ordenadas por estilo ou nível de dificuldade, uma das vantagens do site.

Assim, no nível 1, você vai encontrar, por exemplo, de Another Brick in The Wall de Pink Floyd e no nível 7, Assassin de Muse; já em reggae, você encontra Buffalo Soldier de Bob Marley e em metal, você encontra No Leaf Cover de Metallica.

AMC

Apesar de um design digno da década de 1990, este site faz referência a muitas partituras organizadas pela ordem alfabética do nome do artista.

Elas foram selecionadas de várias mídias como a Drums & Co, Bernard Bourdeau ou Batteur Magazine.

Você vai encontrar, por exemplo, a partitura de I’m Outta of Love de Anastacia ou Petite Soeur de Ben l’Oncle Soul.

Única desvantagem: o formato nem sempre é o mesmo: word, pdf ou imagem.

The Drum Ninja

Site em inglês muito bem elaborado para encontrar muitas partituras, o The Drum Ninja oferece sobretudo notações de rock.

Em ordem alfabética pelo nome do artista, lá você encontra de tudo: AC / DC a James Brown, passando por Maroon 5.

Não hesite em consultar as guias “Plain Manuscript” e “Drum Notation Key” para se encontrar na notação em inglês.

Drumming Matt

Há poucas partituras neste site, mas são de qualidade e saem um pouco do padrão. Você pode até encontrar na parte inferior das páginas solos de bateria para bateristas experientes e apaixonados.

Você encontra, entre outras, as partituras de Dani California do Red Hot Chili Peppers ou In My Head de Jason Derulo.

Métodos complementares para tocar bateria com partituras

Onde aprender bateria? Como ler uma partitura da bateria? | Os tutoriais do Cifraclub são fáceis de seguir. (fonte: YouTube)

Você aprende bateria com o seu ouvido, com as partituras, mas também graças aos recursos audiovisuais.

Os tutoriais do Cifraclub

Cifraclub está no ar desde 1996 e é o maior serviço de ensino musical do Brasil. São mais de 4 mil vídeos ensinando a tocar bateria mas também violão, guitarra e baixo, além de aulas de canto e teoria musical. O aplicativo já foi baixado milhões de vezes e o site tem mais 12 milhões de pessoas cadastradas. O acervo de 551 mil cifras e tablaturas é disponibilizado gratuitamente em todas as plataformas. E, para facilitar ainda mais vida dos músicos, há ferramentas como o Afinador, Dicionário de Acordes e Metrônomo.

O canal do YouTube oferece outra maneira de aprender bateria de uma forma visual e divertida.

O baterista profissional toca o instrumento de percussão no topo da tela, que é dividida em três: visto de cima, vista lateral e zoom no pedal do bumbo, enquanto na parte inferior da tela, a tablatura é exibida e os itens a serem batidos aparecem em laranja em tempo real.

Para decifrar a tablatura:

Cr = crash
Ri = ride,
Ch = chimbau
Cx = caixa
T1 = tom-tom menor
T2 = tom-tom médio
Su = surdo
Bu = bumbo

Além de todas as explicações serem em português, os recursos visuais disponíveis e o visual com a tablatura é uma ótima maneira de progredir.

Você vai encontrar muitos títulos como Eye of the Tiger do Survivor, Trust de Megadeth ou Perfect Strangers do Deep Purple, bem como muitas músicas brasileiras, é claro!!

A outra vantagem é que, dependendo da música tocada, você vê diferentes baterias, acústicas ou eletrônicas.

Playbacks – que tal tentar os Karaokês

Depois de obter suas partituras de bateria, por que não experimentá-las diretamente com uma playback?

Você pode escolher ouvir apenas os tambores ou remover os tambores para praticar o ritmo binário, ternário e tripleto.

Diversas reproduções estão disponíveis em versão gratuita e outras versões já são pagas.

Como tirar as músicas sozinho e escrever suas próprias partituras de bateria?

Como aprender bateria? Como escrever uma partitura de bateria de uma música? | Vamos lá! Agora que você já está pronto, tire suas músicas sozinho!

Com todas essas ferramentas à sua disposição, você já tem com o que se ocupar por um bom tempo e há uma boa chance de encontrar a música que estiver procurando.

Mas se este não for o caso, esteja ciente de que é possível fazer suas próprias pesquisas para criar suas partituras personalizadas.

Na verdade, depois de aprender a decifrar uma partitura, por que não escrever a sua?

Na primeira vez, você vai achar um pouco complicado, mas depois disso fica cada vez mais fácil e sua partitura vai estar totalmente adaptada para você e sua bateria

Aqui estão algumas dicas para facilitar o exercício:

  • Pegue um lápis, uma borracha e uma folha de papel: antes de passar a limpo, você vai fazer vários rascunhos da sua partitura,
  • Comece com uma música simples e curta;
  • Ouça a música para definir o tempo e o compasso primeiro: use um metrônomo para isso,
  • Utilize suas mãos e coxas (se você não tiver baquetas e um pad para treino),
  • Use um software para desacelerar a música, como o Audacity,
  • Encontre a estrutura da música: muitas vezes é uma introdução, um verso, um refrão, uma ponte, um final. Isso pode variar de acordo com a duração das peças e o número de compassos,
  • Faça um quadro com os tempos e nomes dos tambores e pratos e preencha de acordo com o que ouvir e quando;
  • Use um software para formatar suas partituras: Musescore é gratuito e fácil de usar.

Ouvir é essencial para ter sucesso! Ah, e não se esqueça de compartilhar os seus achados nas redes sociais, com o seu professor particular ou com seus amigos e família! 😉

Então pronto para encontrar sua partitura sozinho?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar