Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Profissão batera: Onde ter aulas de percussão?

De Joseane, publicado dia 29/12/2018 Blog > Música > Bateria > Aprender bateria no Conservatório

Sem música a vida seria um erro. – Friedrich Nietzsche

A profissão de baterista pode ser muito promissora!

Quem não gostaria de se tornar o próximo John Bonham da vez? A bateria é provavelmente o instrumento de percussão mais promissor de todos!

Toda banda deveria ter um baterista. O som da bateria é único e sua batida é contagiante. Quem já foi em um show de jazz ou mesmo em um concerto de rock. sane muito bem do que eu estou falando.

O som da bateria é de tirar o fôlego.  A bateria existe desde o começo dos tempos, porém, com o passar do ano, esse instrumento foi evoluindo até se tonar a bateria tal qual a conhecemos atualmente.

Tambor, pratos, bumbo, caixa, baquetas de várias formas e modelos, tudo isso começou nos anos 80 com os grupos de jazz e nos anos 90 com as bandas de rock.

A bateria se tornou ” a menina dos olhos” de várias bandas famosas e despertou o interesse, curiosidade e paixão de fãs mundo afora. Tocar bateria virou “modinha” entre os mais jovens.

A performance dos bateristas em um show de rock por exemplo leva a loucura os fãs que, por sua vez, se apaixonam ainda mais pela bateria.

Aprender a tocar bateria é possível graças aos profissionais da bateria que podem se professores particulares, professores de bateria em escola de música e também professores de bateria no Conservatório de música.

Será sobre esse último, o Conservatório, que falaremos nesse artigo!

Se você já é um baterista e quer se aperfeiçoar na arte de bater, o conservatório de música é para você.

Mas o que é um Conservatório?

Sem música, a vida é uma viagem através de um deserto. – Pat Conroy

O conservatório de música tem como principal vantagem o fato de possuir reconhecimento tem todo território nacional e até internacional. Se trata de um local de referência no ensino de música, na prática de instrumentos musicais diversos (saxofone, violão, piano, violino, violoncelo, clarineta, etc), na arte do canto e das manifestações artísticas em geral.

Conservatório ou escola de música? Estudar em Conservatório de música valoriza o currículo, mas tocar bem valoriza muito mais!

O conservatório beneficia de uma imagem prestigiosa e, consequentemente, agrega valor ao currículo dos músicos que por ele passam. Trata-se de uma instituição de renome, cuja oferta de ensino possui um elevado standard.

O Conservatório, assim como as escolas de músicas tem como objetivo dar suporte aos estudantes e futuros músicos, fomentar a cultura e a arte através da música.

Porém, a formação em conservatório é diplomante. O diploma oferecido pelo conservatório aos alunos que completam a formação é reconhecido no território nacional.

É possível começar os estudos no conservatório desde a mais tenra idade. Geralmente a partir dos 6 anos de idade. Então se você tem um talento mirim em casa com inclinação para a música, matricule-o em um conservatório de música. Ter aulas de música no Conservatório pode ajudar a despertar ainda mais o talento musical das crianças.

Atenção, os estudos de música no conservatório não substitui a formação escolar normal e obrigatória para as crianças. Então, fique atento para que a vontade de seu filho em se tornar músico, atrapalhe a formação acadêmica regular. É preciso saber conciliar os estudos de música, o aprendizado e a prática da bateria com a escola regular.

Saiba também como aprender a tocar bateria sozinho!

 A aula de bateria em Conservatório de música

 As pessoas querem ver músicos tocando coisas que vêm da sua própria mente e coração, respondendo em tempo real. – John Mayer

Algo que você deve saber antes de se matricular em um conservatório de música: o conservatório dá muito trabalho!

O Conservatório de música exige muito dos estudantes, o que torna difícil a conciliação entre os estudos de música e uma formação acadêmica regular. Por essa razão, algumas pessoas desistem da formação ao longo do caminho.

Aula de bateria no conservatório Expressão artística e técnica na hora de executar a bateria…

Os conservatórios estão espalhados por todo o Brasil, se encontram geralmente nas grandes cidades e são, como já dissemos, reconhecidos nacionalmente, tanto entre os músicos como pelo Ministério da Cultura.

O Conservatório Nacional sendo o sonho de consumo de todo e qualquer aspirante a músico. Um diploma do Conservatório pode ser determinante na hora de procurar trabalho como músico em uma escola de música ou mesmo na hora de ingressar uma banda ou um grupo como, corista, cantor, violinista e, claro, baterista.

Ser um baterista formado pelo Conservatório de música é uma formação de prestígio que faz brilhar a profissão de baterista, conciliando a arte ao exercício profissional . Tocar flauta, harpa, clarinete ou bateria faz parte da formação de músico no conservatório.

O maior e mais importante requisito para conseguir uma vaga em um Conservatório de música é: ser apaixonado pelo seu instrumento.

Geralmente é preciso passar em um teste de audição para conseguir uma vaga em um Conservatório. O teste consiste em fazer uma apresentação diante de um júri que vai selecionar os melhores candidatos de acordo com as vagas disponíveis.

Por isso a importância de tomar aulas de bateria com um professor particular antes de almejar o ingresso em um conservatório.

 A formação de baterista no conservatório decorre ao longo de alguns anos e permite ao aluno obter um diploma, que será utilizado para ser reconhecido no mercado da música.

No conservatório, o aluno de bateria não somente aprende a tocar, ele também aprende sobre os diferentes conceitos musicais relacionados a bateria! Teoria musical, improvisação, história da música, origens da bateria, bateria de rock, bateria de jazz, posturas na bateria…o baterista sai do conservatório sabendo de um tudo para se dar bem na sua profissão como baterista!

Obviamente o professor de bateria é uma das peças fundamentais na formação de um baterista. Que se trate de uma escola de música, de uma aula particular de bateria ou do conservatório de música, o professor responsável pelas aulas de bateria será um dos principais responsáveis pelo sucesso do aluno.

Uma dica importante que te ajudará a ter sucesso na sua formação como baterista é: não confie toda a sua formação de músico a escola onde você está matriculado. A escola fará 50 por cento do caminho, mas será você que decidirá o seu futuro como músico.

Aquela máxima de que a prática leva a perfeição é cem por cento verdade no mundo da música!

Os detalhes sobre a formação do baterista em Conservatório

 A inspiração é um despertar, uma aceleração dos poderes de cada homem e manifesta-se em todas as grandes realizações artísticas. – Giacomo Puccini

Você sabia que uma formação de músico no conservatório pode durar entre cinco e oito anos?

Duração da formação de baterista São oito anos de dedicação para ficar…atrás do cantor! Você está preparado?

Um outro detalhe é que para começar a aprender um instrumento do “zero” ingressando em um conservatório de música é preciso ser menor de 16 anos! A partir dessa idade será necessário passar em um teste de audição….e você precisa ser realmente bom!

Geralmente o ensino de música em conservatório é gratuito, como na maioria das instituições públicas de estudo. Porém, paga-se para se inscrever nos testes e provas de admissão.

A máxima “se você está na chuva é para se molhar”, se aplica muito bem ao estudo no conservatório.

Isso quer dizer que, estando você matriculado em uma instituição de tamanho prestígio você deve fazer por merecer. Isso significa que você terá que estudar muito para conseguir os resultados necessários à conclusão do curso como músico e baterista.

Lembre-se que o objetivo principal do Conservatório de música é formar músicos capacitados a manter e propagar a arte e a cultura da música.

Se você quer ganhar dinheiro coma  música terá que se virar por sua conta e risco (modo de falar).

O que queremos dizer aqui é que não há garantias de que você se torne o novo milionário da bateria somente porque fez os seus estudos de bateria no conservatório!

Se dar bem durante a sua formação de baterista

Obviamente que se você se dedicou durante cinco ou oito anos aos estudos de música em uma instituição renomada, obviamente você quuer ser reconhecido pelo seu trabalho!

Aula preparatória de bateria O segredo para ter sucesso como baterista é mandar muito bem na bateria!

Então qual seria o segredo para se tornar um baterista de sucesso?

Um pouco de sorte é sim necessário para que você encontre o sucesso na sua profissão como baterista. Conhecer as boas pessoas e está no bom lugar e na boa hora pode certamente ajudar.

Porém, nada disso servirá se você não for realmente bom com os tambores!

Para se dar bem como baterista você deve realmente dominara  arte de bater. Você deve não somente saber tocar alguns extratos musicais na bateria, mas você deve conhecer minuciosamente cada elemento do kit de bateria.

Você deve ser capaz de criar e desenvolver o seu próprio estilo, mostrando todo o seu conhecimento musical e todo o seu potencial como baterista.

Se trata de saber encantar o seu público. Fazer vibrar a sua platéia e saber fazer com que falem (muito bem) de você!

Você tem as baquetas nas mãos….é preciso somente saber utilizá-las!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar