Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar baterista nas principais cidades brasileiras

De Glicia, publicado dia 09/01/2019 Blog > Música > Bateria > Onde fazer aulas de bateria no Brasil?

Se tornar um excelente baterista, integrar uma banda ou ainda, se tornar professor de música é o sonho de muitas pessoas. Tocar bateria não é tão difícil quanto parece, mas demanda muita dedicação e o acompanhamento de um bom professor.

A demanda por aulas deste instrumento de percussão é grande e as grandes capitais brasileiras já oferecem muitas opções de cursos e aulas.

Dentre os diferentes instrumentos de percussão existentes, as aulas de bateria são provavelmente as mais procuradas. A bateria é um elemento indispensável para uma banda, pois ela tem uma função rítmica no conjunto musical.

Se você deseja aprender a tocar bateria, neste artigo nós preparamos um guia com as melhores dicas para encontrar cursos em diferentes cidades do Brasil.

Onde fazer aulas de bateria em São Paulo?

Em SP você encontra diferentes opções de aulas de bateria, desde escolas de música até universidades e aulas particulares.

procurando aula de bateria em São Paulo Seja por hobby ou para montar sua própria banda, fazer aulas de bateria é indispensável.

Para quem prefere estudar em uma escola de música, aqui estão algumas das que você encontra na capital paulista:

  • Faculdade e Conservatório Souza Lima: oferece cursos livres, técnico, graduação e pós-graduação em música, cursos de extensão e cursos específicos;
  • Atelier de la Musique Ensino de Música: cursos preparatórios para vestibulares, aulas de instrumentos, musicalização infantil e mais;
  • Centros de Música do Sesc: espaços dedicados à iniciação musical por meio da prática coletiva, cursos e oficinas.

Para aqueles que buscam estudar em uma instituição renomada, a Escola Municipal de Música de São Paulo é uma das mais prestigiosas instituições de ensino musical da América Latina.

Outra escola de música renomada em São Paulo é a EMESP Tom Jobim, escola de música estadual que oferece tanto a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, quanto o aperfeiçoamento de músicos que já completaram sua formação e que desejam aprofundar e ampliar ainda mais seus conhecimentos.

E por que não estudar em uma associação? Se você não pode arcar com os custos de uma escola renomada, saiba que há diversos profissionais qualificados que se dedicam a ensinar em centros associativos como professores voluntários.

Aqui estão alguns deles:

  • Músicos do Futuro: fundada em 1996 pelo Maestro Edison Ferreira, a Associação Músicos do Futuro carrega consigo a missão de transformar a vida das pessoas por meio do ensino musical. Oferece aulas de canto e de diferentes instrumentos musicais;
  • AIM (Associação para Iniciação Musical): a Associação Para Iniciação Musical da Criança Carente – AIM é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a promover projetos de iniciação e educação musical para crianças e adolescentes economicamente desfavorecidos;
  • Programa Guri: o Programa Guri tem como missão a educação musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na Grande São Paulo. O programa foi lançado em 2008 a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e é gerido pela Santa Marcelina – Organização Social de Cultura.

Sem falar, é calro, do curso de música da USP, um dos melhores do Brasil. Além de se tratar de um estabelecimento de ensino superior público, a USP tem cursos de graduação e pós-graduação em música com a opção de se especializar em instrumentos, dentre eles os instrumentos de percussão, obvio!

Veja todas as opções de aulas de bateria em SP!

Onde fazer aulas de bateria no Rio de Janeiro?

No Rio você encontrará excelentes escolas de música, como o renomado Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Para quem deseja aprender bateria e percussão, o conservatório tem bacharelado em instrumento.

procurando aulas de percussão Rio de Janeiro Para adquirir as bases e uma boa técnica, as escolas de música podem te ajudar.

O curso visa formar instrumentistas e desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que produzam um profissional participativo, atuante e responsável.

No Rio de Janeiro há ainda diversas outras escolas de música que contam com excelentes profissionais e onde você pode fazer aulas de bateria. Vejamos algumas delas:

  • Escola de Música Villa-Lobos: fundada em junho de 1952, a escola foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Hoje concentra seu ensino em música e oferece cursos para o público de todas as idades;
  • Centro Musical Antonio Adolfo: fundado em 1985, oferece aulas práticas de diversos instrumentos, para adultos e crianças a partir de 18 meses, assim como matérias teóricas para todos os níveis e idades;
  • Elite Musical: a escola oferece aulas de violão, guitarra, piano, teclado e bateria. São sempre 2 horas de aula por semana, sendo uma prática e a outra teórica;
  • Escola Portátil de Música: conta com 26 professores e mais de 800 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, canto e canto coral;
  • BSB Musical: a rede que conta com dezesseis unidades pelo Brasil é dedicada ao ensino da música em seus mais variados estilos.

No que diz respeito às associações, a capital carioca não fica para trás. A cidade conta com diferentes projetos associativos que buscam a inclusão social através da música: Som+Eu, Escola de Música da Rocinha, ASMB – Ação Social pela Música do Brasil, Grupo Cultural Afroreggae, entre outros.

Tal qual a maioria das universidades federais brasileiras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro possui uma conceituada escola de música e oferece cursos de graduação e pós-graduação.

O bacharelado em instrumentos de orquestra permite ao estudante se habilitar em diferentes instrumentos, dentre eles os instrumentos de percussão, claro.

Mora no Rio? Conheça os estabelecimentos que oferecem aulas de bateria na capital carioca.

Onde fazer aulas de bateria em Belo Horizonte?

Para começar a praticar bateria em Belo Horizonte, veja a seguir algumas boas escolas de música:

  • Núcleo Villa-Lobos: criado em 1971 com o objetivo de oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa;
  • Cavallieri Escola de Música: trazendo um conceito diferente, a escola propõe que o aluno participe da criação musical, colaborando segundo seus interesses e assumindo funções diversas no uso de suas habilidades;
  •  Som Maior: escola de música livre, especializada no ensino de teoria, técnica e prática de instrumentos musicais e canto (gênero popular) com diversos programas de aperfeiçoamento da performance musical;
  • Escola de Música Popular: oferece cursos para todos os instrumentos e canto para alunos nos níveis básico, intermediário, profissionalizante e técnico. Além disso, a escola também oferece cursos de gravação e produção musical e DJ;
  • Avant Garde: oferece a opção de cursos presenciais ou online de bateria, cavaquinho, contrabaixo, áudio e produção musical, DJ, especialização em jazz, entre outros.

curso de bateria em Belo Horizonte Uma bateria é constituída pelos seguintes elementos: caixa, chimbau e bumbo.

Além das escolas de música, Universidade Federal de Minas Gerais oferece cursos de graduação em música, com opção de bacharelado e licenciatura. O bacharelado tem um excelente nível e diferentes habilitações, dentre elas composição, regência, canto e instrumento.

Para quem ainda não pode pagar por um curso de bateria, a web oferece inúmeros sites e plataformas onde é possível fazer aulas online, assistir a vídeo-aulas e mesmo, receber conselhos e orientação de músicos experientes. E tudo isso, de graça.

Sites como www.cursosgratisonline.com.br, que reúne um repertório de cursos gratuitos na web, tem por objetivo ensinar o conteúdo básico e teórico de bateria para que o interessado possa adquirir as bases mais importantes.

Além dos sites, há também as aulas pelo Youtube. Existem canais que se dedicam a transmitir conhecimento sobre os mais variados assuntos, e a música não poderia ficar de fora.

Músicos autodidatas, professores experientes ou ainda, experts especialistas em música produzem conteúdo útil e instrutivo para quem deseja aprender a tocar bateria de forma totalmente gratuita.

Aliás, as aulas online são uma opção válida não apenas para quem mora em BH, mas em qualquer cidade do Brasil!

Confira nosso artigo sobre as aulas de bateria em Belo Horizonte.

Onde fazer aulas de bateria em Recife?

Nós fizemos uma pesquisa rápida e identificamos alguns estabelecimentos que oferecem bons cursos de música na capital pernambucana:

  • Clube da Música: uma instituição privada que existe com o objetivo de oferecer o aprendizado musical, valorização da cultura popular e atividades entre músicos recifenses. Na escola são oferecidas aulas de mais de dez tipos diferentes de instrumentos, com professores gabaritados e especializados;
  • Sonata: oferece cursos de diversos instrumentos musicais, canto, musicalização para crianças e bebês e teoria musical. As aulas são ministradas na escola, mas existe a possibilidade de fazer aulas a domicílio;
  • BL Music: fundada em 1998, pelo jovem músico Bernardo Luiz, com a proposta inovadora de iniciar o aprendizado musical através da prática instrumental. Conta com uma estrutura de doze salas de aula e vinte professores capacitados para ensinar diferentes instrumentos musicais.

Se você deseja se beneficiar de uma formação musical completa e, quem sabe, se tornar o próximo John Bonham, é essencial integrar uma instituição de prestígio. Os conservatórios geralmente separam os alunos por nível, oferecendo, assim, aulas adaptadas. O Conservatório Pernambucano de Música é uma renomada instituição de ensino musical em Recife.

Já a Universidade Federal de Pernambuco é conhecida no âmbito nacional e internacional pela excelência de seus cursos e oferece cursos de graduação e pós-graduação em música.

Os cursos de música na UFPE tiveram início em 1958, na Escola de Belas Artes da então Universidade do Recife. Atualmente, o Departamento de Música oferece 3 cursos de graduação:

  • Bacharelado em Instrumento
  • Bacharelado em Canto
  • Licenciatura em Música

aulas de bateria na região central e nordeste Você sabia que a bateria é o instrumento principal de uma banda?

Na pós-graduação, o departamento oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Música e vários cursos de especialização, além de atividades de pesquisa e extensão.

E se você ainda está indeciso sobre fazer ou não aulas de bateria, você pode começar pelos aplicativos. Hoje em dia, graças à tecnologia e a à internet, se formar em qualquer disciplina é muito mais acessível. Pagando muito pouco – ou muitas vezes, nada – é possível aprender a tocar qualquer instrumento musical usando apenas seu smartphone!

Os dois aplicativos mais famosos para aprender bateria são Drum Guru e Real Drum. Ambos vêm com várias lições para quem toca ou quer aprender a tocar bateria. Tudo ensinado de forma bem lúdica e didática.

No nordeste também é possível aprender instrumentos de percussão! Veja aqui as melhores opções de aulas de bateria em Recife.

Onde fazer aulas de bateria em Brasília?

Para aprender bateria em Brasília, aqui estão algumas escolas que você encontrará na capital brasileira:

  • Escola de Música de Brasília: oferece cursos voltados ao atendimento de vários perfis de alunos em diferentes faixas etárias. São cursos de musicalização infantil, juvenil e de adultos. Há também cursos de iniciação musical e os básicos instrumentais. Todos os cursos são gratuitos e a admissão é feita através de processo seletivo;
  • Musiflex: no curso são usadas baterias eletrônicas, pois além de oferecer também os recursos de uma bateria acústica, a bateria eletrônica tem inúmeros outros recursos que proporcionam um rápido aprendizado;
  • Escola Musicamania: oferece em seus cursos aulas de teoria e percepção musical, técnica do instrumento ou técnica vocal, performance, tecnologia musical aplicada e generalidades sobre o instrumento estudado.

Outra opção é estudar música na universidade e se especializar em instrumentos de percussão. O Departamento de Música da UnB (Universidade de Brasília) oferece, na graduação, os cursos de licenciatura e bacharelado em música.

Entre as disciplinas ensinadas estão:

  • Acústica musical
  • Análise musical
  • História da música
  • Fisiologia da voz
  • Harmonia na música popular
  • Introdução à musicologia
  • Introdução à pesquisa em música
  • Linguagem e estruturação musical
  • Composição musical
  • Instrumentos (guitarra, contrabaixo, violão, percussão, piano, trombone)

Descubra como aprender bateria no Distrito Federal!

Gostaríamos de enfatizar que, além de todas estas opções de cursos de bateria que citamos acima, você ainda tem a escolha de optar por aulas particulares de bateria, independente da cidade que você mora.

Um professor particular de bateria poderá te ajudar a aprender tudo sobre o instrumento de forma rápida e eficiente. Além disso, ele poderá também oferecer todo o suporte necessário, além de um acompanhamento individualizado.

No Superprof, contamos com várias dezenas de professores em todo o Brasil, prontos para acompanhá-lo e orientá-lo em seu projeto de formação musical. Seja para se preparar para um vestibular, como passatempo ou para se tornar baterista profissional futuramente, Superprof encontrará um professor que corresponda às suas expectativas.

E aí, qual destas opções te agrada mais?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar