Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar baterista na capital paulista

De Glicia, publicado dia 27/12/2018 Blog > Música > Bateria > Onde fazer aulas de bateria em São Paulo?

As aulas de instrumentos de percussão são bastante procuradas, seja em São Paulo ou em outras cidades brasileiras.

Você sabe o que são instrumentos de percussão?

São todos aqueles que produzem som ao passarem por um impacto, agitação ou raspagem. Este processo pode acontecer tanto com o auxílio das mãos como de outros itens específicos para isso.

A maior parte dessa família de instrumentos tem uma função rítmica – como o tambor, por exemplo – mas também existem instrumentos com função melódica e harmônica – o xilofone é um bom exemplo de instrumento de percussão melódico.

Cursos de bateria são, geralmente, os mais procurados. A bateria é um elemento indispensável para uma banda, pois ela tem uma função rítmica no conjunto musical.

A seguir, veremos quais são as opções para quem deseja aprender a tocar bateria na capital paulista. Continue lendo e descubra nossas dicas!

Aprender bateria em uma escola de música em São Paulo

A música é uma revelação maior do que qualquer filosofia – Ludwig van Beethoven

Seja qual for seu estilo de música preferido, você provavelmente já ouviu alguém tocar bateria. Popularmente conhecida como o coração da banda, a bateria é a responsável por “dar” o ritmo da melodia.

curso de música, aula de bateria e percussão Aprenda a tocar bateria nas melhores escolas de música de São Paulo.

Aprender a tocar o instrumento é relativamente fácil, mas demanda um alto nível de dedicação, se possível diária, para o aperfeiçoamento. Além disso, é preciso ter um bom ouvido para música, ritmo e boa coordenação motora.

A ideia de ter domínio da coordenação motora e não necessariamente apenas o conhecimento das notas musicais ou leitura das partituras, estimula as pessoas a optar pela bateria quando decidem investir na música, seja por hobby ou de maneira profissional.

Que você busque se formar profissionalmente ou apenas fazer uma atividade que gosta, em São Paulo há diferentes escolas de música onde é possível aprender qualquer instrumento de percussão, inclusive bateria.

Algumas das melhores escolas de música da capital paulista são:

  • Faculdade e Conservatório Souza Lima: oferece cursos livres, técnico, graduação e pós-graduação em música, cursos de extensão e cursos específicos;
  • Atelier de la Musique Ensino de Música: cursos preparatórios para vestibulares, aulas de instrumentos, musicalização infantil e mais;
  • Centros de Música do Sesc: espaços dedicados à iniciação musical por meio da prática coletiva, cursos e oficinas.

Para aqueles que buscam estudar em uma instituição renomada, a Escola Municipal de Música de São Paulo é uma das mais prestigiosas instituições de ensino musical da América Latina.

Responsável pela formação de diversas gerações de músicos em atividade profissional no Brasil e em outras partes do mundo, a escola foi fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni. Desde o início de 2013 o estabelecimento passou a integrar a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Outra escola de música renomada em São Paulo é a EMESP Tom Jobim, escola de música estadual que oferece tanto a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, quanto o aperfeiçoamento de músicos que já completaram sua formação e que desejam aprofundar e ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Referência no ensino de música brasileira, a EMESP Tom Jobim reúne em seu corpo docente profissionais com reconhecimento internacional e é accessível por meio de processo seletivo.

Apesar das muitas escolas de música em SP, esta não é a única maneira de aprender bateria na grande metrópole. Vejamos a seguir as outras opções de cursos de bateria para iniciantes.

Faça aulas de bateria em um instituto musical

Não é raro vermos bateristas ou percussionistas experientes abrirem seus próprios ateliês ou institutos musicais na capital paulista para transmitir seus conhecimentos aos amantes de música.

aprender a tocar bateria com aulas em um instituto de música Os instrumentos de percussão ditam o ritmo da melodia, por isso são tão importantes.

Músicos aposentados, especialistas em música e instrumentos ou ainda, jovens músicos com um pouco de tempo livre, o perfil dos professores de bateria que ensinam em institutos musicais ou no próprio ateliê é bem variado.

Fizemos uma pesquisa rápida e encontramos alguns estabelecimentos onde você pode fazer aulas de percussão e outros instrumentos musicais:

  • Victor Lambert, aulas de bateria e violão;
  • Instituto Vera Figueiredo, cursos de bateria e percussão para crianças e adultos;
  • Bateras Beat, aulas de bateria, percussão, canto, contrabaixo, violão, entre outros.

Tanto as escolas de música e conservatórios, assim como os institutos musicais costumam cobrar preços bem salgados pelas aulas de bateria.

No entanto, estes estabelecimentos contam com profissionais altamente qualificados, especialistas naquilo que ensinam, o que garante que você terá acesso às melhores aulas e irá progredir rapidamente durante as aulas.

Uma opção mais em conta, para quem tem um orçamento apertado, são as associações. É o que veremos a seguir.

Estude bateria e percussão em uma associação

Porque pagar uma escola cara quando você pode aprender a tocar bateria em uma associação na cidade de São Paulo?

Se você não pode arcar com os custos de uma escola renomada, saiba que há diversos profissionais qualificados que se dedicam a ensinar em centros associativos como professores voluntários.

Estes profissionais da música, apaixonados pelos que fazem, desejam transmitir seus conhecimentos e sua paixão àqueles que dificilmente teriam acesso a aulas de música.

Veja a seguir algumas associações que fazem um excelente trabalho na capital paulista:

  • Músicos do Futuro: fundada em 1996 pelo Maestro Edison Ferreira, a Associação Músicos do Futuro carrega consigo a missão de transformar a vida das pessoas por meio do ensino musical. Oferece aulas de canto e de diferentes instrumentos musicais;
  • AIM (Associação para Iniciação Musical): a Associação Para Iniciação Musical da Criança Carente – AIM é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a promover projetos de iniciação e educação musical para crianças e adolescentes economicamente desfavorecidos;
  • Programa Guri: o Programa Guri tem como missão a educação musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na Grande São Paulo. O programa foi lançado em 2008 a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e é gerido pela Santa Marcelina – Organização Social de Cultura.

Nas associações é possível seguir um curso de música, fazer aulas de percussão ou ainda, uma oficina específica com o acompanhamento de professores voluntários e dispostos a ensinar e te ajudar a progredir.

Uma outra vantagem de estudar música em uma associação é o fato de que você pode fazer diferentes cursos e aprender a tocar diferentes instrumentos sem precisar pagar a mais por isso.

Os instrumentos mais ensinados em associações são:

  • Guitarra
  • Bateria,
  • violão
  • Flauta,
  • Violino
  • Contrabaixo

Bacharelado em música com habilitação em percussão na USP

A Universidade de São Paulo é uma das melhores do Brasil e da América Latina. O estabelecimento público oferece um dos melhores cursos de música da capital paulista, com a opção de Bacharelado em Música com habilitação em Instrumentos.

tocar bateria em um grupo musical O bacharelado em música forma músicos profissionais, habilitados a trabalharem em todos os ramos da área musical.

Veja descrição do curso que está disponível no site da USP:

O Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento é oferecido pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes e é voltado para alunos que buscam aperfeiçoamento de seus estudos dos instrumentos: Piano, Órgão, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Violão, Viola brasileira, Oboé, Flauta, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba.

Objetivos do curso

  1. Formar instrumentistas, em suas habilidades específicas, aptos a atuar profissionalmente, de acordo com as áreas delimitadas por suas especializações;
  2. Criar um ambiente de profunda reflexão sobre a práxis musical em nossos dias, oferecendo meios para que os graduandos atuem de forma crítica e criativa em contextos diferenciados;
  3. Preparar para o ensino e  pesquisa.

Competências e habilidades

Voltado para a formação de músicos atuantes nos setores da prática de performance instrumental, o curso tem por objetivo formar os alunos nas seguintes competências e habilidades:

  1. Desenvolver amplo conhecimento dos fundamentos práticos e teóricos da música, tais como: percepção musical, análise musical, harmonia e contraponto, história da música, entre outros.
  2. No que diz respeito à formação instrumental, o curso objetiva fornecer aos graduandos uma base técnico-interpretativa de excelência. Além disso, ao final do curso eles devem estar aptos a construir uma postura crítica em relação à escolha e interpretação de seus repertórios.
  3. É importante realçar que a formação do instrumentista requer profundo domínio dos estilos musicais e conhecimento das diversas correntes interpretativas, que possibilitem a sua atuação não apenas como solistas, integrantes de conjuntos e professores de instrumento, mas também nos campos da improvisação e da criação. 
  4. Conhecer os processos de investigação na área de práticas interpretativas, procurando participar de projetos de pesquisa e eventos na área.
  5. Desenvolver e aprofundar a formação acadêmica e a prática da pesquisa, entendendo-a como uma ferramenta importante na construção de um pensamento crítico do instrumentista.

Se você deseja estudar na USP, saiba que a universidade é bem seletiva e o vestibular exige um alto nível de conhecimento musical. Assim, é necessário que o aluno ingresse no curso de música com conhecimentos prévios da prática instrumental.

O Manual da FUVEST (órgão responsável pelo vestibular da USP) oferece informações sobre os conhecimentos e repertório exigidos na prova de conhecimentos específicos.

Aulas particulares de bateria em São Paulo

São Paulo é uma cidade imensa, uma grande metrópole na qual nem sempre é fácil se locomover!

aulas particular de bateria em SP Quer fazer aulas de bateria com um bom professor? O Superprof tem a solução ideal para você!

Você já pensou na possibilidade de fazer aulas de bateria com um professor particular? Além de oferecer aulas totalmente personalizadas, o professor particular geralmente se desloca até o domicílio do aluno.

Uma grande vantagem quando se mora em uma cidade com o trânsito caótico e poucas opções de transporte público – tendo em vista o número de habitantes – como SP. Você faz suas aulas em casa, sem se preocupar com tempo de deslocamento e ainda aprende a tocar bateria no seu ritmo.

Além das aulas em domicílio, você também pode optar por fazer aulas online, por webcam. O princípio é o mesmo: aulas totalmente personalizadas, pensadas de acordo com seu nível e seus objetivos. O diferencial desta modalidade de ensino é a flexibilidade que ela traz na hora de escolher os horários de aulas.

Como nem você, nem seu professor precisam se deslocar, as aulas podem ser feitas a qualquer momento. Incrível, não acha?

E se você acha que encontrar um professor particular de bateria em São Paulo é como procurar uma agulha no palheiro, você está enganado.

Existe uma forma rápida, prática e segura de encontrar seu professor de bateria ideal: o Superprof!

Se você ainda não conhece, saiba que se trata de uma plataforma online, que oferece a possibilidade de encontrar rapidamente um professor de bateria e outras disciplinas em todo Brasil. Basta fazer um cadastro como aluno e em seguida fazer uma busca por cidade ou bairro.

Em poucos minutos você terá acesso a uma lista com os melhores professores particulares próximos de você.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar