Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Que recursos da web permitem aprender a tocar instrumentos de percussão?

De Marcia, publicado dia 12/11/2018 Blog > Música > Bateria > Como estudar bateria online?

Quando a bateria está em perigo, isso significa que toda a banda corre algum tipo de risco. Afinal, ela é um dos pilares que sustenta os acordes. Ainda que não represente a maioria das pessoas que se matriculam em uma escola de música, ela vem sendo a cada dia mais difundida entre roqueiros amadores e entusiastas da música.

Dentro de uma banda, o baterista tem papel fundamental, já que é ele que dá o toque mais forte aos acordes. Não é à toa que tantos grupos de amigos se reúnem em torno do baterista da turma para montar uma banda de rock. Entretanto, por mais talento que se tenha, tocar bateria demanda conhecimentos técnicos. E é aí que começa o problema, se levarmos em conta que nem todo mundo tem tempo e dinheiro para frequentar uma escola.

E quais seriam então as soluções para esses casos? Abrir mão do sonho de tocar? Tentar reunir recursos para estudar? Nem uma, nem outra. Existe a possibilidade de estudar gratuitamente (e sem sair de casa) por meios online. O objetivo desse artigo é explicar de que forma isso pode acontecer e por que trata-se de uma opção válida.

Aulas particulares de bateria online

Provavelmente, nesse momento, você esteja se perguntando como é possível tomar uma aula de bateria online. Na verdade, ela é organizada de maneira parecida de uma aula particular clássica, de acordo com seus anseios e objetivos.

  • Há quem deseja aprender a tocar apenas por hobby, já que sente que o seu coração bate no ritmo da bateria;
  • Há quem queira montar uma banda com os amigos, com a pretensão de tornar-se conhecido no mundo da música;

Baterista por vocação Se você sente seu coração bater no ritmo da bateria, nada melhor do que começar a estudar.

  • Há quem gostaria de aprender a tocar para poder disseminar esse conhecimento, atuando como professores particulares ou em escolas especializadas.

Para progredir nos estudos, você precisará tomar as aulas em sequência, avançando nível a nível. Daí a importância de escolher as aulas adequadas, de acordo com seus conhecimentos prévios.

  • O iniciante aprende a distinguir acordes e reconhecer cada parte da bateria;
  • O intermediário aprende a utilizar algumas ferramentas específicas, como o metrônomo;
  • O avançado pode aprender a tocar em diferentes estilos.

Existem escolas de música que disponibilizam cursos online de bateria. Também existem sites que oferecem programas gratuitos para você aprender. E há ainda a possibilidade de acessar plataformas específicas, como o Superprof e contratar um professor particular para ajudá-lo nos estudos. Nesse caso, você trata diretamente com ele a questão de valores e se as aulas serão presenciais ou online.

Aplicativos para aprender percussão

Já que a maioria das pessoas, hoje em dia, mantêm uma relação muito próxima com seus smartphones, nada melhor que procurar por aplicações que permitam estudar bateria a partir do seu aparelho. Já pensou poder aproveitar o tempo que você gasta no caminho para o trabalho para aprender algum assunto de interesse: a bateria, no caso.

Essa é a grande vantagem dessa modalidade de estudos: você não precisa dedicar um horário específico do seu tempo para os estudos. Eles podem ser realizados sempre que você tiver tempo e disposição para isso, o que diminui a obrigatoriedade e aumenta o prazer em aprender.

Baixe as ferramentas corretas Os aplicativos para celular são uma ótima oportunidade de tomar aulas no caminho do trabalho.

Além disso, você não precisa ater-se apenas às aulas de bateria. Ainda é possível adquirir outras ferramentas secundárias, como um guia básico sobre fundamentos da bateria, um afinador e um gravador de áudio para gravar seus projetos musicais. Tudo isso pode acontecer a partir da tela do seu smartphone.

Com todas essas ferramentas em mãos, você certamente se sentirá mais confiante para aprender a tocar bateria. É claro que não é comum profissionalizar-se dessa maneira, entretanto, é totalmente possível evoluir no aprendizado e dar os primeiros passos, que certamente farão com que você se apaixone ainda mais pela percussão.

Os melhores tutoriais do Youtube para tocar bateria

No Youtube, encontramos de tudo. Hoje em dia, a plataforma de vídeos se tornou uma verdadeira referência, especialmente para os jovens, que vêem nos Youtubers verdadeiros ídolos e fonte de inspiração. Mas vale lembrar que o Youtube serve também para aprender algo novo.

Assista ao melhor canal de vídeos O youtube é um bom lugar para encontrar tutoriais de bateria.

A partir de canais específicos, você poderá tomar todo tipo de aula e descobrir diversas curiosidades sobre a bateria. Basta pesquisar pelos seus assuntos de interesse e seguir as pessoas certas. No que diz respeito à bateria, você poderá descobrir para que serve e como funciona cada parte do instrumento, aprender a tocar, obter dicas de como escolher uma boa bateria para comprar e ainda ganhar noções sobre as melhores maneiras de gravar seus acordes.

Você pode escolher ainda seguir canais de músicos amadores ou profissionais. Todos eles têm algo em comum: a paixão pela bateria. E é ela que os move na gravação de cada vídeo. Por essa razão, sempre haverá algo precioso a aprender: basta seguí-los de coração e mente aberta.

Além disso, existem os canais especializados em cursos, cujos vídeos são divididos em níveis. Para avançar, entretanto, será necessário seguir uma sequência e manter a regularidade das aulas. Lembre-se de que estudar por vídeos pode parecer, em um primeiro momento, uma alternativa atraente, já que não é preciso sair de casa. Porém, tal ação também demanda dedicação e disciplina.

Nem todo mundo é autodidata e, caso você não se sinta a vontade com cursos a partir de vídeos, eles podem servir como complementos para outras modalidades de aula, sejam elas em escolas ou com professores particulares. É importante lembrar também que o momento de estudar deve ser prazeroso, e não tornar-se apenas mais uma obrigação do seu dia a dia.

Lembre-se de que você está estudando algo do seu interesse. Portanto, torne momento especial e único, uma verdadeira oportunidade de fazer algo por você mesmo, que andava tão esquecido em meio à uma rotina corrida e exaustiva.

Os melhores blogs para tocar bateria

Você tem um blog? Alguém do seu círculo de amigos próximos tem um blog? Provavelmente, caso você não curta escrever em um diário virtual, você conhece alguém que o faça, ou mesmo segue a página de algum desconhecido, com que você se identifica.

Os assuntos abordados são os mais variados: cada um escreve de acordo com suas habilidades e interesses e os seguidores são aqueles que se sentem representados ou que encontram ali algo a aprender. Quando falamos em bateria, nada melhor do que acompanhar blogs específicos para descobrir mais sobre o tema.

Desenvolver a vocação desde cedo Blogs servem de inspiração para quem tem paixão por bateria desde a infância.

Normalmente, os blogs de bateria são alimentados por escolas, músicos profissionais ou entusiastas do tema. E todos eles certamente terão algo importante a acrescentar.

Ao mesmo tempo que servem como inspiração para quem deseja começar a tocar bateria, eles fornecem informações sobre o assunto e ainda proporcionam meios de aprender a tocar de maneira mais fácil. Alguns ainda contêm dicas sobre como estudar por conta própria ou consistem em uma espécie de programa de aulas.

Algumas escolas de música mantêm blogs próprios que normalmente são alimentados por professores e diretores. Essas páginas costumam apresentar uma espécie de amostra do que pode ser aprendido na escola. Há notícias relacionadas à bateria, dicas para tocar os primeiros acordes e até mesmo algumas aulas gratuitas em forma de tutoriais. Pode ser que você precise pagar uma taxa para acessar certas sessões, mas lembre-se de que o valor é irrisório e ainda serve para ajudar a manter a escola ativa.

Bateristas profissionais também mantêm seus blogs. Normalmente, eles possuem experiência na área, o que faz com que tenham algo a dizer, especialmente para quem está iniciando. Diferentes estilos musicais são abordados, ao mesmo tempo que dicas básicas, que podem ajudar em todas as vertentes da bateria são disponibilizadas. Mas você não precisa escolher seguir apenas as páginas de famosos.

Existem bateristas de bandas amadoras que também se disponibilizam a compartilhar informações e experiências a partir de blogs pessoais. Seguí-los pode ser uma forma de acompanhar a trajetória de alguém com quem você pode se identificar. Seguir os mesmos passos parece muito mais possível, quando falamos de “gente como a gente, que acreditou e chegou lá”.

Além disso, plataformas de ensino também têm seus blogs. Na Superprof, você encontra inúmeros professores cadastrados, de onde você pode escolher a quem contratar para tomar aulas particulares. A maioria deles disponibiliza uma aula experimental para que você possa conhecer o trabalho antes de fechar um pacote de aulas. E a Superprof também tem um blog. A página é alimentada com informações sobre cada assunto ensinado, com dicas e palavras de incentivo para quem está buscando inspiração para começar.

Não importa se você está se preparando para tocar seus primeiros acordes ou se a bateria já faz parte da sua vida há tempos: acompanhar blogs sobre o assunto certamente será uma experiência enriquecedora, capaz de ajudá-lo a desenvolver seus melhores talentos. Lembre-se de que ninguém caminha sozinho pelo mundo da música: todos precisam de alguma espécie de apoio. Por que não buscá-lo na internet, então? Se os computadores e smartphones estão a cada dia mais presentes em nossa vida, fontes de inspiração também podem vir a partir deles.

Está se sentindo mais motivado? Então comece agora mesmo a pesquisar meios online para iniciar seus estudos de bateria.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar