Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Que recursos da web permitem aprender a tocar instrumentos de percussão?

De Marcia, publicado dia 17/04/2019 Blog > Música > Bateria > Como estudar bateria online?

Quando a bateria está em perigo, isso significa que toda a banda corre algum tipo de risco. Afinal, ela é um dos pilares que sustenta os acordes. Ainda que não represente a maioria das pessoas que se matriculam em uma escola de música, a bateria vem sendo a cada dia mais difundida entre roqueiros amadores e entusiastas da música.

Dentro de uma banda, o baterista tem papel fundamental, já que é ele que dá o toque mais forte aos acordes. Não é à toa que tantos grupos de amigos se reúnem em torno do baterista da turma para montar uma banda de rock. Entretanto, por mais talento que se tenha, tocar bateria demanda conhecimentos técnicos. E é aí que começa o problema, se levarmos em conta que nem todo mundo tem tempo e dinheiro para frequentar uma escola.

E quais seriam então as soluções para esses casos? Abrir mão do sonho de tocar? Tentar reunir recursos para estudar? Nem uma, nem outra. Existe a possibilidade de estudar gratuitamente (e sem sair de casa) por meios online. O objetivo desse artigo é explicar de que forma isso pode acontecer e por que trata-se de uma opção válida.

Por que aprender bateria online?

Pode ser que você se pergunte até onde é possível aprender a tocar um instrumento sem um contato pessoal com a escola e o professor. Entretanto, podemos dizer que essa modalidade vem se expandindo. Se um dia ela liderará o ranking daqueles que decidem estudar música, não sabemos.

O que sabemos, entretanto, é que trata-se de uma alternativa que se adéqua ao estilo de vida das pessoas atualmente. Muitas vezes, trabalha-se tanto que não sobra tempo para praticar algum hobby ou colocar em prática vontades antigas, que fogem ao mundo corporativo.

Bateria sem sair de casa O aprendizado de bateria pode começar pela tela do seu computador.

É comum que as pessoas trabalhem até mais tarde e dediquem o pouco tempo que sobra para estudos a palestras e assuntos relacionados ao trabalho. Respiramos trabalho 24 horas por dia. Os cursos de instrumento online surgiram então como uma alternativa para aprender sem sair de casa, aproveitando qualquer tempo vago. A parte teórica pode ser estudada até mesmo no transporte público, no caminho de casa para o trabalho (ou vice-versa).

Além disso, trata-se de uma possibilidade financeiramente viável para todos. Seja por meio de aplicativos ou tutoriais, existe muito material gratuito na rede e basta saber escolher o que utilizar para alcançar bons resultados. Aliás, quando falamos em curso online, os resultados estão muito mais ligados à dedicação do que em outras modalidades.

Entretanto, dentro da ideia de aprender bateria online, existe um amplo leque de possibilidades. Para você entender melhor, listamos abaixo os canais pelos quais você pode fazer o seu curso.

Aulas particulares de bateria online

Provavelmente, nesse momento, você esteja se perguntando como é possível tomar uma aula de bateria online. Na verdade, ela é organizada de maneira parecida de uma aula particular clássica, de acordo com seus anseios e objetivos.

  • Há quem deseja aprender a tocar apenas por hobby, já que sente que o seu coração bate no ritmo da bateria;
  • Há quem queira montar uma banda com os amigos, com a pretensão de tornar-se conhecido no mundo da música;

Baterista por vocação Se você sente seu coração bater no ritmo da bateria, nada melhor do que começar a estudar.

  • Há quem gostaria de aprender a tocar para poder disseminar esse conhecimento, atuando como professores particulares ou em escolas especializadas.

Para progredir nos estudos, você precisará tomar as aulas em sequência, avançando nível a nível. Daí a importância de escolher as aulas adequadas, de acordo com seus conhecimentos prévios.

  • O iniciante aprende a distinguir acordes e reconhecer cada parte da bateria;
  • O intermediário aprende a utilizar algumas ferramentas específicas, como o metrônomo;
  • O avançado pode aprender a tocar em diferentes estilos.

Existem escolas de música que disponibilizam cursos online de bateria. Também existem sites que oferecem programas gratuitos para você aprender. E há ainda a possibilidade de acessar plataformas específicas, como o Superprof e contratar um professor particular para ajudá-lo nos estudos. Nesse caso, você trata diretamente com ele a questão de valores e se as aulas serão presenciais ou online.

Percebeu como existem diversas possibilidades dentro da ideia de aprender bateria online? As aulas de bateria online seguem mais ou mesmo as mesmas oportunidades do curso presencial, com a diferença que é realizado por Skype ou outros programas similares.

Os cursos ministrados por escolas podem contar com a opção de aulas ao vivo, que são disponibilizadas em vídeos que você pode assistir depois, caso não esteja disponível no horário em que acontecem. Em sites, normalmente encontra-se um programa completo, com materiais teóricos e vídeos que levam à prática – após uma inscrição, os conteúdos são enviados em sequência ou você tem acesso a uma plataforma, onde estão disponíveis. Nesse caso, é necessário manter a organização e não pular etapas durante os estudos.

Como exemplos, podemos citar:

  • Aprendizado digital – Trata-se de uma plataforma onde você pode adquirir pacotes de aulas de bateria, que variam em preço e tempo de duração. O site não especializado apenas em bateria e, portanto, para ter acesso aos cursos específicos desse instrumento, é necessário digitá-lo no espaço de busca;
  • Music Dot – Especializado em cursos relacionados à música, o espaço conta com aulas que vão do básico ao avançado. Você pode realizar a sua matrícula online e escolher os cursos que deseja acessar. Há ainda uma opção de pacote no qual, por um preço único, você tem acesso a todo o conteúdo da plataforma;
  • Baterna – Para quem busca uma alternativa gratuita, talvez essa seja a melhor opção. Nessa metodologia, você pode começar a tocar bateria do zero. Através de uma metodologia simples, que visa auxiliar você a entender os movimentos necessários para tocar e reproduzí-los, tocar bateria se torna uma possibilidade disponível para todos.

Aplicativos para aprender percussão

Já que a maioria das pessoas, hoje em dia, mantêm uma relação muito próxima com seus smartphones, nada melhor que procurar por aplicações que permitam estudar bateria a partir do seu aparelho. Já pensou poder aproveitar o tempo que você gasta no caminho para o trabalho para aprender algum assunto de interesse: a bateria, no caso?

Essa é a grande vantagem dessa modalidade de estudos: você não precisa dedicar um horário específico do seu tempo para os estudos. Eles podem ser realizados sempre que você tiver tempo e disposição para isso, o que diminui a obrigatoriedade e aumenta o prazer em aprender.

Baixe as ferramentas corretas Os aplicativos para celular são uma ótima oportunidade de tomar aulas no caminho do trabalho.

Além disso, você não precisa ater-se apenas às aulas de bateria. Ainda é possível adquirir outras ferramentas secundárias, como um guia básico sobre fundamentos da bateria, um afinador e um gravador de áudio para gravar seus projetos musicais. Tudo isso pode acontecer a partir da tela do seu smartphone.

Com todas essas ferramentas em mãos, você certamente se sentirá mais confiante para aprender a tocar bateria. É claro que não é comum profissionalizar-se dessa maneira, entretanto, é totalmente possível evoluir no aprendizado e dar os primeiros passos, que certamente farão com que você se apaixone ainda mais pela percussão.

Para baixar esses aplicativos, basta visitar a Play Store ou a loja da Apple. É importante lembrar que existem diversas opções de ferramentas para aprender pelo celular e a escolha pode não ser muito fácil. Pensando nisso, disponibilizamos abaixo a lista dos principais aplicativos com cursos de bateria.

  • Chromatik – Disponível para Android, esse aplicativo é ótimo para quem já toca piano, mas anda se sentindo um tanto “enferrujado”. Nele, estão disponíveis tablaturas e cifras. Para ajudá-lo a tocar, cada música registrada no programa contém vídeos e letras, que são sincronizadas para facilitar o seu aprendizado;
  • Drum Guru – Para quem não se importa em utilizar um aplicativo todo em inglês, aqui está uma ótima opção. As lições para tocar bateria são disponibilizadas em vídeos, ministrados por bateristas renomados no mundo do rock. Cada vídeo acompanha a transcrição do conteúdo. A única ressalva é que o programa não é gratuito: você escolhe o pacote que deseja a paga por ele. Disponível para Android;
  • Real Drum – O programa é gratuito e contém 60 lições de bateria, e possibilita transformar o seu celular Android ou iPhone em uma espécie de bateria virtual. O instrumento é simulado na tela, tocado com os dedos e você ainda tem a possibilidade de incluir outros elementos de percussão;
  • Perfect Piano – Mais ou menos na linha do programa citado acima, o Perfect Piano vem com 70 amostras de música para você tocar. O seu celular Android também pode se transformar em teclado e você ainda pode escolher a largura das teclas, e gravar seus acordes, para ouví-los mais tarde. Tal questão é indispensável para a evolução do músico;
  • Aprender a tocar bateria – Disponível na App Store, o aplicativo permite que você aprenda as bases para tocar músicas contemporâneas na bateria. Disponível em versão gratuita, ainda é permitido que você escolha o idioma no qual deseja estudar. As opções são espanhol, francês, português, inglês e italiano;
  • Vic Firth – Está aí um outro exemplo de aplicativo em inglês. A boa notícia é que, se você entende um pouco de partituras, não será difícil acostumar-se a utilizá-lo. Os exercícios são ministrados em vídeos e há 5 opções de velocidades para tocar. Também está disponível para Android e iPhone;
  • Drum Lessons – Inspirado em um site homônimo, esse aplicativo permite a exibição de vídeos tutoriais sobre como tocar bateria. A diferença entre utilizá-lo e navegar no Youtube é que o material já vem todo organizado e e, com poucos cliques (ou toques), você pode acompanhá-los diretamente na tela do seu celular Android.

É claro que existem inúmeras outras ferramentas de qualidade para aprender bateria pelo seu celular. Essa lista tem o objetivo apenas de ajudá-lo a escolher.

Os melhores tutoriais do Youtube para tocar bateria

No Youtube, encontramos de tudo. Hoje em dia, a plataforma de vídeos se tornou uma verdadeira referência, especialmente para os jovens, que vêem nos Youtubers verdadeiros ídolos e fonte de inspiração. Mas vale lembrar que o Youtube serve também para aprender algo novo.

Assista ao melhor canal de vídeos O youtube é um bom lugar para encontrar tutoriais de bateria.

A partir de canais específicos, você poderá tomar todo tipo de aula e descobrir diversas curiosidades sobre a bateria. Basta pesquisar pelos seus assuntos de interesse e seguir as pessoas certas. No que diz respeito à bateria, você poderá descobrir para que serve e como funciona cada parte do instrumento, aprender a tocar, obter dicas de como escolher uma boa bateria para comprar e ainda ganhar noções sobre as melhores maneiras de gravar seus acordes.

Você pode escolher ainda seguir canais de músicos amadores ou profissionais. Todos eles têm algo em comum: a paixão pela bateria. E é ela que os move na gravação de cada vídeo. Por essa razão, sempre haverá algo precioso a aprender: basta seguí-los de coração e mente aberta.

Além disso, existem os canais especializados em cursos, cujos vídeos são divididos em níveis. Para avançar, entretanto, será necessário seguir uma sequência e manter a regularidade das aulas. Lembre-se de que estudar por vídeos pode parecer, em um primeiro momento, uma alternativa atraente, já que não é preciso sair de casa. Porém, tal ação também demanda dedicação e disciplina.

Nem todo mundo é autodidata e, caso você não se sinta a vontade com cursos a partir de vídeos, eles podem servir como complementos para outras modalidades de aula, sejam elas em escolas ou com professores particulares. É importante lembrar também que o momento de estudar deve ser prazeroso, e não tornar-se apenas mais uma obrigação do seu dia a dia.

Lembre-se de que você está estudando algo do seu interesse. Portanto, torne momento especial e único, uma verdadeira oportunidade de fazer algo por você mesmo, que andava tão esquecido em meio à uma rotina corrida e exaustiva.

Dentre os principais canais do Youtube, podemos citar:

  • Alysson Resende – Dirigido pelo baterista homônimo, nesse canal, o estudante pode encontrar diversos tutoriais e vídeo aulas sobre como tocar bateria. Além disso, Alysson publica também vídeos sobre o seu dia a dia como baterista, e trechos de seus shows. Você aprende e ainda encontra inspiração;
  • Gerson Lima Filho – Baterista e professor do instrumento, Gerson disponibiliza, em seu canal, aulas em uma metodologia própria, que pode se aplicar a bateristas de todos os níveis. Além de ter sido o pioneiro no Brasil a lançar aulas de bateria em vídeo no Youtube, ele ainda é o autor de “Plantão GF viradas de rock”, um DVD com abordagem especial sobre o aprendizado da bateria;
  • Mauricio Mendes – Você curte bateria e sertanejo ao mesmo tempo? Então esse canal tem a sua cara! Bateristas iniciantes que desejam adentrar o nicho do sertanejo, do forró e do axé encontram aqui materiais capazes de ajudá-los. Além das aulas, você ainda poderá assistir a entrevistas e performances impressionantes do baterista. Vale lembrar que Maurício é também o responsável pela Academia do Baterista, um curso completo e especializado de bateria para esses ritmos específicos.

Os melhores blogs para tocar bateria

Você tem um blog? Alguém do seu círculo de amigos próximos tem um blog? Provavelmente, caso você não curta escrever em um diário virtual, você conhece alguém que o faça, ou mesmo segue a página de algum desconhecido, com que você se identifica.

Os assuntos abordados são os mais variados: cada um escreve de acordo com suas habilidades e interesses e os seguidores são aqueles que se sentem representados ou que encontram ali algo a aprender. Quando falamos em bateria, nada melhor do que acompanhar blogs específicos para descobrir mais sobre o tema.

Desenvolver a vocação desde cedo Blogs servem de inspiração para quem tem paixão por bateria desde a infância.

Normalmente, os blogs de bateria são alimentados por escolas, músicos profissionais ou entusiastas do tema. E todos eles certamente terão algo importante a acrescentar.

Ao mesmo tempo que servem como inspiração para quem deseja começar a tocar bateria, eles fornecem informações sobre o assunto e ainda proporcionam meios de aprender a tocar de maneira mais fácil. Alguns ainda contêm dicas sobre como estudar por conta própria ou consistem em uma espécie de programa de aulas.

Algumas escolas de música mantêm blogs próprios que normalmente são alimentados por professores e diretores. Essas páginas costumam apresentar uma espécie de amostra do que pode ser aprendido na escola. Há notícias relacionadas à bateria, dicas para tocar os primeiros acordes e até mesmo algumas aulas gratuitas em forma de tutoriais. Pode ser que você precise pagar uma taxa para acessar certas sessões, mas lembre-se de que o valor é irrisório e ainda serve para ajudar a manter a escola ativa.

Bateristas profissionais também mantêm seus blogs. Normalmente, eles possuem experiência na área, o que faz com que tenham algo a dizer, especialmente para quem está iniciando. Diferentes estilos musicais são abordados, ao mesmo tempo que dicas básicas, que podem ajudar em todas as vertentes da bateria são disponibilizadas. Mas você não precisa escolher seguir apenas as páginas de famosos.

Para você perceber, citamos aqui alguns exemplos de blogs:

  • Nunca é tarde para começar – Dirigido pelo músico e professor Gilson Naspolini, que já tocou com diversos nomes do pop, rock e até mesmo sertanejo, o blog apresenta curiosidades e dicas importantes para quem deseja aprender a tocar bateria. Além disso, você ainda tem a possibilidade de realizar o curso ministrado pelo seu criador;
  • Play Batera – Dirigido por John Alfradique, baterista, professor do instrumento, e escritor de livros relacionados à temática, esse blog conta com conteúdos relevantes para quem está estudando bateria. Você entenderá que é possível organizar-se para estudar, ainda que você não tenha tempo, por exemplo. Além disso, o autor é idealizador de diversos cursos online de bateria, disponíveis para estudantes do mundo inteiro. Estima-se que seus conteúdos já alcançaram cerca de 1 milhão de pessoas;
  • Marques Galles – O autor oferece uma série de cursos online de bateria. Em seu blog, dá dicas sobre como tocar acordes especiais, além de outras curiosidades que envolvem o aprendizado e o dia a dia do instrumento. Se você deseja aprender a tocar e ainda entender as experiências de um baterista, aqui é o seu lugar.

Existem bateristas de bandas amadoras que também se disponibilizam a compartilhar informações e experiências a partir de blogs pessoais. Seguí-los pode ser uma forma de acompanhar a trajetória de alguém com quem você pode se identificar. Seguir os mesmos passos parece muito mais possível, quando falamos de “gente como a gente, que acreditou e chegou lá”.

Dedicação e empenho Pessoas como você e eu podem alcançar seus sonhos. Basta acreditar.

Além disso, plataformas de ensino também têm seus blogs. Na Superprof, você encontra inúmeros professores cadastrados, de onde você pode escolher a quem contratar para tomar aulas particulares. A maioria deles disponibiliza uma aula experimental para que você possa conhecer o trabalho antes de fechar um pacote de aulas. E a Superprof também tem um blog. A página é alimentada com informações sobre cada assunto ensinado, com dicas e palavras de incentivo para quem está buscando inspiração para começar.

Não importa se você está se preparando para tocar seus primeiros acordes ou se a bateria já faz parte da sua vida há tempos: acompanhar blogs sobre o assunto certamente será uma experiência enriquecedora, capaz de ajudá-lo a desenvolver seus melhores talentos. Lembre-se de que ninguém caminha sozinho pelo mundo da música: todos precisam de alguma espécie de apoio. Por que não buscá-lo na internet, então? Se os computadores e smartphones estão a cada dia mais presentes em nossa vida, fontes de inspiração também podem vir a partir deles.

Entendemos que fazer algo novo requer coragem e dedicação. Entrar em contato com pessoas que já passaram por esse caminho e atingiram o sucesso é uma ótima forma de sentir-se mais seguro e motivado a prosseguir. Adversidades fazem parte do caminho de todo músico, mas só chega ao sucesso aqueles que estão, de fato, dispostos a continuar trilhando o caminho rumo ao seu sonho.

Cursos online podem ser uma fonte de aprendizado e motivação. Basta buscar os caminhos certos. Está se sentindo mais motivado? Então comece agora mesmo a pesquisar meios online para iniciar seus estudos de bateria.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar