Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar um batera desde pequeno?

De Joseane, publicado dia 16/12/2018 Blog > Música > Bateria > Aula de bateria para criança

A maior parte dos músicos conhecidos entraram para a música quando eram ainda crianças. Seja por incentivo dos pais, de um amigo, da igreja, ou da vontade da própria criança, se tornar músico e aprender a tocar um instrumento musical é mais simples durante a infância.

Aprender a tocar um instrumento musical, sobretudo a bateria, requer muito treino e uma rotina de aprendizagem regular. Tanto os pais quanto a criança devem está cientes que um instrumento musical não é um brinquedo, é uma arte que deve ser exercitada regularmente para que se possa dominá-la.

Tocar bateria, além de ser muito legal e divertido, apresenta uma variedade de benefícios para a saúde física e emocional da criança.

A bateria é um instrumento complexo e para tocar a criança terá que exercitar bastante a mente e o corpo. Sua criança não gosta de praticar atividades esportivas? Coloque-a numa aula de bateria! É provado que tocar bateria trabalha o corpo tanto quanto jogar futebol!

Seu filho é muito nervoso e tem problemas de concentração? A aula de bateria também é para ele…

Mas qual seria a idade ideal para começar a tocar bateria? Como escolher uma bateria para uma criança? Onde fazer aula de bateria?

Continue lendo para saber tudo sobre tocar bateria na infância…

E saiba que no Superprof você pode fazer curso de bateria online!

Idade ideal para aprender a tocar bateria

O despertar para a musicalidade começa muito cedo quando ainda somos bebês. Bater nos objetos para ouvir os diferentes barulhos, brincar com o chocalho, tudo isso é muito natural para os bebês não é necessário ensinar!

Aula de bateria na infancia Bater em tambores é uma paixão para as crianças, incentive o seu filho a praticar bateria!

Mas, para algumas crianças, essa atitude comum dos bebês perduram por muito tempo. O desejo e a paixão pelos diferentes sons, a escolha por brinquedos musicais, tudo isso é um sinal!

Algumas crianças, orientadas pelos pais, aprendem a tocar algumas notas de um instrumento musical como o piano, por exemplo, por volta dos três anos de idade.

Mas, é preciso ter em mente que essa idade é ainda muito precoce para que você possa matricular o seu filho em uma aula de música, ou para que ele comece a aprender com seriedade um instrumento musical complexo.

Assim, a idade ideal para uma criança iniciar na bateria seria por volta dos 7 anos. Idade que a criança já sabe ler e já tem maturidade para seguir uma rotina precisa.

Algumas escolas de música aceitam crianças a partir dos cinco anos. Nessa idade a criança poderá aprender a compreender o instrumento, se sensibilizar com os sons, aprender algumas notas e canções simples através da repetição daquilo que o professor manda fazer.

Por volta dos sete anos a criança já saberá ler as diferentes notas musicais, saberá crias algumas composições e terá mais responsabilidade para com o seu instrumento musical.

Tenha em mente que tocar bateria também exige que  acriança não seja muito  pequena. Os diferentes componentes de uma bateria nem sempre podem ser regulados para os pequeninos.

Então, se o seu filho for realmente muito pequeno, talvez será difícil adaptar uma bateria para ele.

Aos sete anos a criança também já possui um certo poder de decisão. Ela saberá se a bateria é realmente a sua paixão, ao contrário de uma criança de três anos que muda de ideia a cada cinco minutos.

Será também por volta dos seis, sete anos que a criança possuirá uma melhor capacidade de concentração, ideal para começar a praticar um instrumento musical e progredir rapidamente.

Além disso, é necessário que a criança já possua uma boa coordenação motora para praticar bateria. Segurar as baquetas, bater nos pratos com uma das mãos e nas caixas com a outra mão, ao mesmo tempo em que bate no bumbo utilizando os pés, realmente não é fácil.

A criança precisa estar concentrada, ter coordenação motora e agilidade para conseguir tocar bateria.

Como escolher uma bateria para criança?

É verdade que montar uma bateria adaptada para crianças não é tão evidente.

Como montar uma bateria? Escolha com cuidado cada componente da bateria do seu filho

Aliás, comprar uma bateria para uma criança deixa qualquer pai e mãe com uma pulga atrás da orelha. Existem vários questionamentos por trás da decisão de comprar uma bateria adaptada para o público infantil.

O questão é que quando uma criança ou adolescente decidem que querem aprender a tocar bateria, os pais vão a loucura e começam a se questionar muito: ” o que os vizinhos vão dizer com relação ao barulho”, “vamos ficar loucos com essas barulheira em casa”, “mas onde é que vamos colocar uma bateria”?

E eles têm razão, uma bateria não é um violão que pode ser facilmente guardado em algum lugar do canto do quarto. É preciso acomodar a bateria em um espaço dedicado a ela. E mesmo uma bateria para crianças ocupa um espaço considerável. Se trata de um instrumento com muitos componentes: pratos, caixa, bumbo, baquetas, banco, chimbal….é preciso ter espaço pra essa aparelhada toda!

Além disso, os pais têm medo de investir em uma bateria para o seu filho ou filha pequeno e que esta venha a mudar de ideia depois e não queira mais praticar o instrumento!

Muita calma nessa hora, pais! Realmente existe muito a se pensar na hora de escolher uma bateria infantil. Antes de mais nada é preciso se dizer que tocar bateria fará um bem danado para o seu pequenino!

Pode acreditar, tocar bateria vai ser bom para o seu filho. Uma Bateria é um dos instrumentos musicais mais indicados para iniciação das crianças na música. Por que além de estimular a parte musical, fortalece a coordenação motora, melhora a concentração, entre outros.

Então, para facilitar a sua decisão de comprar uma bateria e saber qual bateria escolher para uma criança, aqui vai a nossa dica:

Compre uma bateria de segunda mão! Uma bateria já usada custa bem menos do que uma bateria nova, isso já resolve metade dos problemas. E, caso o seu filho desista de praticar ( o que achamos pouco provável de acontecer), é só você revender a bateria.

Atenção na hora de escolher a bateria para criança, os componentes devem ser reguláveis para se adaptar ao tamanho da criança. O banco deve descer bem para que a criança possa colocar tranquilamente os pés no chão. Os pés dos pratos e das caixas devem ser também reguláveis para que a criança possa conseguir bater!

E o bumbo deve ser menos do que os bumbos de uma bateria para adulto!

E quanto ao barulho…é melhor optar por uma bateria eletrônica.

Elas têm a vantagem de serem mais versáteis e ajustáveis ​​em altura e layout.

Eles são mais silenciosas e divertidas para as crianças, já que você pode ajustar o som, por exemplo.

Curso de bateria para criança

Ainda que seja possível aprender a tocar bateria sozinho, essa escolha não é a ideal.

Para progredir e se tornar um batera de verdade, o ideal mesmo é ter aulas de bateria com um professor de música.

Passo a passo para tocar bateria Aprenda bateria com um batera de verdade!

Um baterista profissional e professor de bateria é a melhor escolha quando o assunto é aprender a tocar bateria!

Um professor de bateria ajudará o seu filho a dominar a técnica de bater. Seja em aula particular ou em curso de bateria em grupo, o professor ensinará ao aluno a teoria da música e a história da bateria. Tocar bateria é uma arte cujo conhecimento é transferido de um batera para outro.

Se o seu filho deseja ser um músico e batera profissional, ele terá não somente que aprender a tocar bateria mas, também, terá que seguir uma formação de música. Os conservatórios de música seguem sendo o melhor local para formar um músico. A partir dos seis anos de idade as crianças já podem integrar um Conservatório.

As escolas de música também são uma opção para os bateristas mirins, mas não são todas as escolas de música que dispõem de aulas de bateria para iniciantes…é preciso pesquisar!

Tocar bateria ajuda no desenvolvimento da criança

Tocar bateria não somente é muito divertido e deixará a sua criança super feliz, mas também é uma atividade que melhora a saúde da criança.

Curso de bateria online Estudos revelaram que tocar um instrumento musical ajuda no desenvolvimento da criança…

São vários os benefícios de tocar bateria, entre eles:

  • melhora a concentração, criança com dificuldade para se concentrar manda mal na escola, a aula de bateria pode ajudar!
  • disciplina a criança, criança levada? a aula de bateria resolve!
  • a criança aprende a relaxar, ideal para crianças estressadas e eufóricas!
  • exercita a memória, melhora o intelecto, a criança fica mais esperta e isso se reflete positivamente nas notas escolares!
  • melhora a auto estima da criança, ou você pensou que só adulto sofre desse mal?
  • ajuda a socializar, seu filho é muito tímido? Matricule-o na aula de bateria e veja os resultados…

Não se trata somente de diversão, praticar um instrumento musical contribui para o bem estar físico e emocional da criança.

Encontre um professor de bateria para o seu filho!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar