Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pequeno baterista: qual o melhor instrumento?

De Joseane, publicado dia 14/12/2018 Blog > Música > Bateria > Como escolher uma bateria para criança?

A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo. Oscar Wilde

Se o desejo do seu filho é se tornar um baterista, você deveria realmente incentivá-lo. É provado que a prática de um instrumento musical apresente diversos benefícios para as crianças.

Crianças com problemas comportamentais, crianças com baixa estima, estressadas, ansiosas, com dificuldade para se concentrar, podem se beneficiar da música e da prática de um instrumento musical para superar essas dificuldades.

Tocar bateria é uma das melhores atividades se revelando coo uma verdadeira terapia para crianças!

Aprender a tocar bateria ajuda a criança a melhorar a sua concentração, além de ajudá-la a gastar energia de forma produtiva.

Motive o seu filho a aprender a tocar bateria!

Uma aula de bateria pode ser feita em casa com a ajuda de um professor particular de bateria, em uma escola de música ou até mesmo nos Conservatórios de músicas.

Uma variedade de opções para quem quer ter curso de bateria. Ah, e tem também aula de bateria online! Embora seja menos recomendado para crianças, continua sendo uma opção possível!

Aula de bateria em casa ou em escola de música, é possível se tornar um batera desde a mais tenra idade. Se você está convencido de que as aulas de bateria poderão ser uma opção para o seu filhão ou a sua filhona, então veja a seguir como escolher uma bateria para criança…

E veja também onde encontrar aulas de bateria.

Escolher uma bateria infantil ou um modelo para adulto?

Antes de começar a procurar os componentes para montar a bateria do seu filho, leve em consideração a idade da criança!

Como montar uma bateria infantil? Existe bateria para criança?

Se a criança é menor de 6 anos uma bateria de “brinquedo” vai bastar pelo momento ! Com menos de 6 anos a criança só quer saber de brincar, então será inútil investir em algo mais requintado.

Não há necessidade de gastar comprando um modelo de alta qualidade enquanto a criança não tiver idade suficiente para começar as aulas de bateria. Os modelos de brinquedo estão disponíveis por um preço super acessível e irão funcionar muito bem se a criança quiser apenas se divertir tocando bateria.

Por outro lado, algumas crianças desta idade já podem estar muito motivadas a tocar bateria, especialmente se um familiar já possui uma bateria e a criança já souber tocar um pouco.

Será a partir dos 7 ou 8 anos que a criança poderá decidir com mais precisão se quer levar sua paixão por bateria a sério.

Você conhece os benefícios de se tocar bateria?

A tática de usar a bateria de brinquedo parece desinteressada mas não é. As crianças costumam enjoar muito rapidamente dos seus brinquedos, exceto se ela realmente se interessar por ele de forma profunda. Se é o caso do seu filho, meses após meses ele continua brincando coma  sua bateria, então ele está realmente a fim de aprender a tocar.

Experimente ter uma conversa ampla e sincera com a criança e deixe-o decidir se ele quer continuar a tocar bateria e quem sabe ter aulas de bateria para aprender realmente a dominar o instrumento.

Pode ser hora de pensar em contratar um professor particular de bateria!

Pontos a considerar quando da escolha de uma bateria infantil

Pois bem, o seu filho quer realmente se tornar um baterista e você decidiu investir na paixão dele presenteando-o com uma bateria para criança.

Muito bem, mas será que existe uma bateria adaptada para crianças?

Como montar uma bateria pequena? Quais os componentes de uma bateria?

Como montar uma bateria para o seu pequeno?

O primeiro critério a ser levado em conta na hora de comprar uma bateria para criança é evidentemente o tamanho da criança!

Para tocar bateria é necessário que os dois pés possam tocar o chão. O pé esquerdo é necessário para pressionar o pedal do chimbal e o pé direito para pressionar o pedal do bumbo.

Assim, será necessário montar uma bateria adaptada à morfologia da criança. Tudo deve ser ajustável em altura:

  • O banco: deve descer até mais embaixo do que um banco adulto,
  • O  suporte de caixa para se adaptar ao tamanho da criança,
  • O pé do chimbal: geralmente é sempre ajustável,
  • O bumbo: não muito grande apenas para que os tambores fixados acima não fiquem altos demais para a criança,
  • Os pés dos pratos: sempre ajustável em geral.

Para o bumbo, seu diâmetro não deve exceder 20”, mas se for 18″, é melhor!

Você encontrará freqüentemente bumbos menores nos kits de fusão ou jazz.  Uma bateria de rock terá um bumbo de 22 “, os tambores podem ficar altos demais para o seu filho bater.

Veja aqui qual a melhor idade para se ter bateria on line ou presencial…

Escolher uma bateria de segunda mão

Uma bateria é um item relativamente caro. Mesmo em se tratando de um kit básico de bateria, será necessário gastar uma quantidade relevante de grana. Isso por que uma bateria é composta de vários elementos.

Você pode comprar uma bateria já montada, o que costuma ser mais econômico, mas também pode comprar cada componente separadamente de acordo com as suas marcas preferidas, porém essa opção é certamente mais cara.

Comprar uma bateria de segunda mão Como economizar na compra de uma bateria infantil?

Uma ótima maneira de economizar na compra de uma bateria para criança é certamente comprando uma bateria usada. Uma bateria de segunda mão já montada ou você pode comprar os componentes separadamente e montar a bateria infantil perfeita.

Não tenha medo de investir em uma bateria já usada. Até por que os componentes de uma bateria podem ser verificados visualmente e você verá se estão em boas condições.

Se o seu filho vai ter aulas de bateria com um professor particular, não hesite em pedir a ajuda do professor para escolher um material de boa qualidade.

Outras crianças, antes dos seus filhos, tiveram aulas de bateria e por alguma ração se desistiram no meio do caminho. Essa é a razão para que eles tenham colocado a sua bateria à venda e essa também é a razão para que você compre uma bateria já utilizada por um preço baixo. Caso o seu filho mude de ideia você não precisará passar a vida pagando por algo que ele não está utilizando.

Montar uma bateria infantil pode ser mais simples do que se pensa! O ideal é encontrar componentes que possam ser regulados!

Tocar bateria faz bem para as crianças, dê esse presente ao seu pequeno.

Para uma criança é preferível uma bateria acústica ou elétrica?

Uma bateria é barulho garantido. Isso não é segredo para ninguém…Agora imagina uma criança tocando bateria? Pesado né?

Antes de comprar uma bateria para o seu filho, considere alguns pontos relativos ao seu local de moradia, por exemplo:

  • Você está em um apartamento?
  • Você mora no campo?
  • Você tem uma sala dedicada à música?
  • Você tolera bem o barulho?

Tocar bateria dentro de casa Seu filho vai amar fazer barulho!

Tenha em mente que o seu objetivo é que a criança se mantenha motivada a aprender bateria.

Para tanto ele deve ser livre para bater nos tambores sempre que quiser! As frases “sua irmãzinha está dormindo“, “eu estou assistindo a TV” ou “Papai acha que você está  batendo forte demais” são momentos de treinos perdidos e grande possibilidade de desestimular a criança.

O ideal é, claro, morar no campo e ter uma sala separada da casa para o pequeno baterista poder trabalhar tranquilamente seu instrumento.

Mas essa situação ideal não está ao alcance de todos… 

Para a galera que mora em apartamento, é melhor optar por uma bateria eletrônica.

Elas têm a vantagem de serem mais versáteis e ajustáveis ​​em altura e layout.

Eles são mais silenciosas e divertidas para as crianças, já que você pode ajustar o som, por exemplo.

Atenção, uma bateria eletrônica não custa menos do que uma bateria acústica. Novamente, é melhor recorrer ao mercado de segunda mão para uma bateria de qualidade com um custo menor.

Todas as principais marcas de bateria são uma boa opção, desde que sejam ajustáveis ​​em tamanho: Pearl, DW, Yamaha, Ludwig, Tama, Gretsh …

Modelos de bateria adaptadas para crianças

Antes de comprar um instrumento musical para crianças, seja um violão, uma flauta, um trompete ou uma bateria, a criança tem que testar.

Vá com o seu filho em uma loja de música para testar um tambor de percussão diretamente e verifique qual kit de bateria é mais adequado ao tamanho dele.

Não se apresse em comprar um instrumento.

É melhor esperar que a criança faça sua primeira aula de bateria, seja individual ou em grupo. Você então saberá se ele quer continuar com a prática e poderá pedir conselhos ao professor de bateria antes de comprar o instrumento do seu filho. Verifique se os itens importantes (bumbo, chimbal, tarola, tamborete) são ajustáveis ​​e se os tambores não estão muito altos.

Se puder, opte sempre por um instrumento de melhor qualidade para, futuramente, poder revendê-lo, se necessário.

Veja alguns modelos de bateria disponíveis no mercado:

  • Pearl Forum Fusion 20″
  • PDP Mainstage en 20″
  • Yamaha Stage Custom 20″
  • Tama Rythm Mate Fusion 20″

Não esqueça de verificar se há pratos ou não no kit que você vai comprar. Os kits geralmente não os contêm, nesse caso você deve comprá-los separadamente. Idem para o banco e as baquetas. Escolha baquetas longas e finas para seus filhos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar